quinta-feira, 5 de novembro de 2015

À CONVERSA COM AUGUSTA ALMEIDA PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO AMBIENTALISTA "RIO NEIVA"



AUGUSTA ALMEIDA, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO AMBIENTALISTA «RIO NEIVA»
“DESENVOLVEMOS UM CONJUNTO MUITO DIVERSIFICADO DE ATIVIDADES E QUEREMOS DIFERENCIAR-NOS NO APOIO ÀS PESSOAS DIFERENTES”
Maria Augusta Almeida Faria Almeida nasceu no dia 17 de janeiro de 1960, na freguesia de Belinho, Esposende, onde sempre residiu. Casada, tem 2 filhos. Um com 30 anos, a trabalhar na Islândia e o outro com 26 anos a trabalhar em Peniche. Professora do 1º Ciclo passou por inúmeras escolas no norte do país, de Barcelos, Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Antas, Forjães e Marinhas, onde chegou há cerca de 12 anos. Há vários anos que é professora bibliotecária, e actualmente responsável pelas bibliotecas do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, que engloba as escolas de Marinhas e das demais freguesias a norte do concelho de Esposende.
Uma professora que tem uma grande paixão pelos livros e pela leitura e que dedica muito do seu tempo à natureza e à proteção do ambiente.
Vamos então conhecer um pouco melhor esta esposendense, tanto a nível pessoal como o seu percurso profissional, a sua atividade, os seus hobbys e a associação «Rio Neiva» a que preside.
TEMPOS LIVRES
“Gosto de passear, de fazer caminhadas, de ler.”
LEITURA
”Leio sempre que posso. Gosto de ler Afonso Cruz, Richard Zimler... Gosto muito de literatura infantil.”
«ASSOCIAÇÃO RIO NEIVA - Defesa do Ambiente e promoção de atividades desportivas e ambientais»
A “Rio Neiva – Associação de Defesa do Ambiente” criada a 17 de novembro de 1989, em diário da república, é uma associação que tem por fim defender e valorizar o ambiente e o património cultural e promover um desenvolvimento regional equilibrado. Conforme aprovado na Assembleia Geral de 4 de Março de 1994. É uma associação sem fins lucrativos e privilegiará a colaboração com associações congéneres, tem a sua sede na freguesia de Antas, do concelho de Esposende.
QUAIS SÃO PRINCIPAIS OBJETIVOS DA “RIO NEIVA”?
Os objetivos da associação são: Promover um ambiente saudável; aproximar as pessoas ao meio envolvente; Fumentar o desporto em contacto com a Natureza; Incentivar hábitos amigos do ambiente; Sensibilizar as pessoas, principalmente os mais jovens, para a promoção de um ambiente saudável; Promover campanhas de educação ambiental; Ligar a reutilização de materiais às questões sociais.
MEDALHA DE MÉRITO NOS 25 ANOS DA ASSOCIAÇÃO
A Câmara Municipal de Esposende atribuiu a Medalha de Mérito Municipal à Associação Rio Neiva, no seu 25º aniversário. “Foi um momento de grande satisfação e uma honra para a nossa Associação, que tem desenvolvido um grande trabalho em prol da comunidade.”
1989: Iniciou com o objetivo principal que era a proteção ambiental do Rio Neiva.
1991: Canoagem para ligar os jovens à natureza;
2000: Mais um desporto na natureza. O BTT;
2004: Início a mais um desporto na natureza, que hoje se reveste de grande importância e que conta com um número considerável de praticantes. O pedestrianismo;
QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES PARA ACESSO DE ASSOCIADOS?
Basta que comunguem dos nossos objetivos, que gostem da natureza e que queiram trabalhar connosco para o engrandecimento da Associação.
Os nossos associados provém essencialmente das freguesias de Antas, Belinho e Mar, Marinhas, Forjães, Castelo de Neiva e Chafé.
QUAL É O VALOR DA QUOTA ANUAL E DA JOIA?
O valor da quota anual é de 12 euros. Não temos joia de entrada.
VANTAGENS PARA OS SÓCIOS
Os nossos sócios podem usufruir de descontos, como: Nas atividades Rio Neiva; No aluguer de kayaks (posto náutico Foz do Neiva); Desconto nas lojas: Dunar - atividades radicais - 10% a 15% (exceto algumas atividades); Onda Desportiva - artigos desportivos - 10%; Chavães - ourivesaria - 10%; Visão Óptica - óptica - 10%; Casa Terra - bicicletas e acessórios - 10% a 15%; Cipriano - ourivesaria - 10%; clinica de dentistas (Belinho); clinica Santa Marinha; Cruz Vermelha das Marinhas.
ASSOCIADOS
Os direitos e obrigações dos associados, as condições da sua admissão e exclusão, bem como os termos da extinção da associação e consequente devolução do seu património serão as constantes do Regulamento Interno aprovado pela Assembleia Geral.
Podem ser associados da “Rio Neiva” todas as pessoas individuais ou coletivas, que se sintam identificadas com os fins que a associação prossegue.
Existem duas categorias de sócios: sócio júnior – sócio menor de quinze anos, estando isento de cota. Sócio sénior – sócio maior de quinze anos. (conforme aprovado na Assembleia Geral de 12 de Março de 1999). A admissão dos associados compete à direção e a exclusão dos mesmos à Assembleia Geral, sob proposta da direção.
São deveres dos associados; Pagar a jóia que vier a ser fixada pela Assembleia Geral; Servir os cargos para que foram eleitos ou nomeados; Concorrer, por todos meios ao seu alcance, para a prossecução do fim da associação.
São direitos dos associados; Eleger e ser eleito para qualquer cargo; Gozar de todas as regalias concedidas pela associação ao abrigo dos Estatutos, deste Regulamento Interno ou de quaisquer regulamentos especiais.
RECEITAS
Constituem receitas da associação; As jóias dos associados; O subsídio da Câmara Municipal, as candidaturas a projetos essencialmente do IPDJ e donativos; Os rendimentos de atividades promovidas pela associação; Quaisquer outros rendimentos. As receitas da associação constituirão um único fundo, que suportará todas as despesas que for necessário efetuar para a realização dos objetivos da associação.
QUAL É O VALOR MÉDIO DOS VOSSOS ORÇAMENTOS ANUAIS?
Os nossos planos de atividades contemplam muitos atividades nas mais variadas modalidades e setores e rondam os 15 a 20 mil euros por ano.
QUAL É A PRINCIPAL NECESSIDADE DA ASSOCIAÇÃO?
A principal prioridade é mesmo a questão da sede. Necessita de ser ampliada, onde se incluam um ginásio, balneários e um hangar para barcos.
A Câmara Municipal está em vias de adquirir um terreno contíguo à nossa atual sede e a associação já tem um projeto. Aguardamos a concretização desta obra o mais rápido possível, para podermos servir com mais qualidade os nossos associados e os, jovens que frequentam a área desportiva.
CAMPANHAS EM CURSO
Temos uma campanha de apanha de frutas sobrantes, para transformar ou não e entrgar a IPSS’s ou na Loja Social. Temos voluntários a criar e a recriar roupas usadas, na vertente social e ambiental. Estamos a trabalhar para criar um enxoval para oferecer a uma futura mãe carenciada.
CLUBE COM VÁRIOS CAMPEÕES NA CANOAGEM
“O nosso clube tem conseguido formar jovens que já obtiveram bons resultados em provas a nível nacional e até internacional. A alta competição não é o nosso principal objetivo, embora o fato de termos bons resultados seja sempre gratificante e encorajador. O que nós mais valorizamos é a formação dos jovens e a sua ocupação de uma forma saudável. Queremos ajudar os jovens a crescer, tanto física como intelectualmente, com valores e sensibilidade para as questões ambientais. Os nossos jovens sentem-se bem connosco, convivem e entreajudam-se.”
1000 CRIANÇAS ENVOLVIDAS NAS ATIVIDADES DE VERÃO
“De meados de junho a finais de julho, durante as tardes, passaram pelas nossas atividades mais de mil crianças.”
PARCERIAS E PROTOCOLOS
“Realizamos parcerias e protocolos com várias entidades e instituições, como a Câmara Municipal, as Escolas, IPSS e Associações congéneres. Temos uma parceria com o agrupamento de escolas António Rodrigues Sampaio (Marinhas), para o apoio ao desporto escolar, principalmente aos alunos da Unidade de Autismo de Forjães.
As instituições que frequentam as nossas atividades, pagam apenas um valor simbólico.”
MINI QUINTA PEDAGÓGICA
“É um dos projetos da associação. Contempla um pequeno espaço com animais e plantações/sementeiras de árvores autóctones e é onde realizamos os pic-nic’s da associação e até de outras instituições. Temos uma campanha de adoção de animais.”
PEDESTRIANISMO
“Todos os meses realizamos uma caminhada, no penúltimo domingo do mês, sempre com destino diferente. Contamos com a participação média, neste momento, de cerca de 30 pessoas. Também realizamos anualmente uma caminhada internacional, assim como uma caminhada especial (fim de semana).”
CLUBE DE CANOAGEM
Neste momento estamos a funcionar em condições precárias. Temos dois contentores cedidos pela federação de canoagem, que servem de armazem e outro de um particular a servir de vestiário. Não temos possibilidade de oferecer um banho aos atletas. O ginásio está nas instalações do clube do futebol do Antas.
“Nos dois últimos verões, instalamos um pequeno bar, a funcionar num espaço cedido pela junta de freguesia, durante o verão, servindo de centro de convívio e de angariação de fundos para a associação.”
CAMPOS DE FÉRIAS
“Foram quatro semanas de atividades que envolveram perto de 20 jovens na prática de muitas atividades desportivas, de lazer e ambientais.”
A “RIO NEIVA” É UMA ASSOCIAÇÃO JUVENIL
“Foi assim durante muitos anos e agora, assim continua. Os órgãos sociais têm que ser compostos maioritariamente por jovens até os 30 anos de idade. Está inscritano Registo Nacional de Associações Juvenis. É também uma ONGA (Organização não Governamental do Ambiente e aguarda à longo tempo, a resposta ao pedido de Utilidade Pública ”
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS AMEAÇAS AO AMBIENTE NO NOSSO CONCELHO?
“Alguma poluição dos rios e demais cursos de água que foi comunicada às autoridades responsáveis; A disseminação de espécies infestantes; A erosão costeira.”
QUE INTERVENÇÕES GOSTAVA DE VER FEITAS NO VOSSO RIO, O RIO NEIVA?
“É importante que se proceda a obras de melhoria. O mais urgente é o desassoreamento do rio, que deve competir às entidades ligadas a esta área.”
COMO É O VOSSO RELACIONAMENTO COM O MUNICIPIO E A AUTARQUIA?
“O relacionamento é bom e a colaboração também tem sido boa, mas somos ambiciosos e queremos melhores condições para os nossos jovens, por isso, esperamos continuar a ter apoios, para a concretização dos projetos previstos.”
PATIVIDADES E PROJETOS
“Fazemos a divulgação das nossas atividades no nosso website, no facebook e no boletim informativo da Junta de Freguesia de Antas.”
QUAL FOI O MELHOR MOMENTO DA SUA PRESIDENCIA?
“Posso enumerar dois momentos muito especiais. Ver a sede da associação reconstruída, depois da catástrofe vivida, aquando do incêndio e o momento em que recebi, em nome da associação, a Medalha de Mérito do Município de Esposende, pelo que a mesma representa para a associação, os seus órgãos diretivos, todos, os presentes e os que por aqui passaram e claro está para os nossos associados e benfeitores.”
E O PIOR MOMENTO QUE AQUI VIVEU?
“O incêndio que deflagrou na nossa sede no dia 27 de setembro de 2013.”
UM SONHO?
“Em termos associativos é a ampliação da sede e em termos pessoais é continuar a cultivar muitas e boas amizades.”
COMO VÊ O CONCELHO DE ESPOSENDE?
“É um território bonito e dinâmico. Gosto de viver neste concelho.”
UM CONVITE?
“Convido as pessoas a visitarem a nossa associação, a frequentarem as nossas atividades e a terem uma consciência cívica e ambiental na defesa da natureza.”
“A «RIO NEIVA» FOI PIONEIRA NA DEFESA DO AMBIENTE NO NOSSO CONCELHO”
“Foi nesta associação que em primeiro lugar começaram a ser tratadas as temáticas ambientais no nosso concelho.”
NOTA FINAL
Conheço a amiga profª Augusta Almeida há já uns anos e reconheço-lhe uma grande capacidade de trabalho e o gosto enorme que tem nos vários projetos que tem vindo a desenvolver.
Tive o prazer de participar num dos programas pioneiros que desenvolveu, intitulado “Lê para mim... que depois eu conto” e que pretendia dinamizar a leitura em família, tanto dos mais novos, como dos adultos. Ler em família envolvia pais e filhos e professores, que acompanhavam alguns serões muito bem passados, neste caso, na escola de Curvos. O projeto percorreu todas as escolas do agrupamento das Marinhas. Um projeto que teve excelentes resultados, um deles de especial importância para mim, que culminou com a instalação de uma magnífica biblioteca da escola de Curvos.
Para além disso tenho acompanhado de perto o seu trabalho na “Associação Rio Neiva”, com resultados excelentes, em benefício da comunidade, do ambiente, do desporto e do lazer.
Cheguei a receber na sede da Junta da Freguesia de Curvos, por várias vezes, o grupo de caminheiros da «Rio Neiva» que por ali passavam nas suas caminhadas domingueiras. Dessas receções fazia parte uma sessão de boas vindas, uma intervenção sobre a história da freguesia, com o devido enquadramento, sempre tudo acompanhado de algumas iguarias locais, como o mel, o pão, o chouriço, as laranjas e o bom vinho.
Continue assim, professora Augusta e muito obrigado pela simpática receção e acolhimento. Desejo-lhes, a todos, dirigentes, associados e simpatizantes da Associação RIO NEIVA, as maiores felicidades e que continuem com este excelente trabalho.
Mário Fernandes
30-10-2015





Sem comentários: