sexta-feira, 25 de setembro de 2015

À CONVERSA COM ANABELA LAJOSO PRESIDENTE DO CLUBE MOTARD DA GUIA




ANABELA LAJOSO PRESIDE AO “CLUBE MOTARD DA GUIA EM BELINHO” E AO “GRUPO DE CANTARES E DANÇARES DE S. PAIO DE ANTAS”
«ADORO CONDUZIR E FAÇO QUESTÃO DE TER CULTURA… GASTRONÓMICA»
Anabela da Torre Moreira Lajoso nasceu no dia 15 de abril de 1974 em Fão mas reside desde sempre na freguesia de Antas. É casada e tem 2 filhos, a Bárbara e o André. A Bárbara tem 19 anos estuda economia na FEP, é campeã nacional de râguebi, tendo recebido uma distinção da Câmara Municipal de Esposende em 2014. O André tem 12 anos, estuda e pratica karaté.
Vamos conhecer um pouco melhor a minha entrevistada de hoje, uma mulher destemida, sempre pronta a liderar e a trabalhar em prol da comunidade. Mediadora de seguros encontra-se atualmente a frequentar o ensino superior, numa licenciatura em solicitadoria.
Duas vezes candidata à presidência da Junta de Freguesia de Antas, o que lhe permitiu integrar a Junta, primeiramente numa Comissão Administrativa e depois na qualidade de secretária eleita, durante um mandato e pertencer à Assembleia de Freguesia, enquanto membro efetivo, durante outro. A política, tal como a própria afirma, não sendo desenvolvida com seriedade pode levar à criação de inimizades, mas garante que não foi nunca o seu caso. Mais afirma que sempre faz questão de distinguir política da vida pessoal e do próprio trabalho que vem desenvolvendo nas associações.
Primeira presidente, mulher, do clube Motard da Guia – Belinho, afirma que é com o maior prazer que lidera um clube com esta importância e que sempre se sentiu muitíssimo bem integrada no clube. Fundadora do Grupo de Cantares e Dançares de S. Paio de Antas, com um grupo de pessoas pôs mãos à obra e criou um grupo de tradições locais, constituído por cerca de sessenta pessoas.
Vamos lá conhecer um pouco melhor a «Senhora Presidente».
GOSTOS PESSOAIS
“Sou apreciadora de boa comida, faço questão de ter cultura gastronómica e de fazer periodicamente reuniões gastronómicas com amigas…. Ao contrário do que certos cargos que exerço possam dar a entender, sou muito feminina.”
UM CLUBE
”Sou do futebol Clube do Porto. Não sou sócia mas sou simpatizante.”
TEMPOS LIVRES
”São poucos. Gosto de passear em família e de degustar as iguarias por onde passo.”
MÚSICA
”A música faz-nos companhia, mas a preferida é o fado e o folclore”
LEITURA
”Leio a jornais diários e tudo que é notícias. Gosto de estar bem informada.”
ESCRITA
”Escrevo e gosto de escrever. Tenho alguma poesia na… gaveta.”
HOBBY
”Tenho dois hobbys. Um deles é o associativismo, o outro é conduzir. Gosto de trabalhar em prol da comunidade e de… conduzir, tanto vale que seja moto como carro. Uma das coisas que mais prazer me dá é conduzir a minha YAMAHA VIRAGO 535… embora um pouco maçarica.
CLUBE MOTARD DA GUIA – BELINHO
Fundado no ano de 2009, tem sede na Rua do P.e Almeida, na freguesia de Belinho. Esta sede, num edifício cedido para o efeito, funciona essencialmente como centro de encontro e de convívio dos associados e amigos do clube.
PELA PRIMEIRA VEZ PRESIDIDO POR UMA MULHER
Anabela Lajoso sucedeu à equipa liderada por Carlos Salgueiro, que contava com Joaquim Azevedo e Manuel Rolo. A atual presidente, Anabela, conta na sua equipa com, Rafael Correia, Rui Faria, Joaquim Azevedo e Romeu Mota.
“Foi de uma grande responsabilidade, o que me obrigou a mostrar que o facto de ser mulher não representa nenhum problema, bem pelo contrário. A minha eleição, pode ter representado um virar de página neste tipo de associações, tradicionalmente lideradas só por homens. Também aqui quis dar o exemplo, mostrar que todos os cargos podem ser desempenhados tanto por homens como por mulheres. Sabe, os meus consócios costumam dizer “A NOSSA PRESIDENTE PARA NÓS É UM GAJO”. Entendo isto como uma prova do respeito que há e do bom convívio que se consegue estabelecer.
ASSOCIADOS
O clube tem cerca de duzentos associados.
OBJETIVOS
Sermos um grupo, uma verdadeira equipa. Pretende-se que haja um franco convívio entre os apaixonados pelos motociclos e pelos ciclomotores. O Clube é acima de tudo um ponto de encontro e um fator de união entre todos os motares. Para ser associado basta que goste do Clube e que pugne para o seu engrandecimento.
O clube inicialmente foi criado e conhecido pelas suas motos clássicas e ciclomotores de 50 cm3.
QUOTA ANUAL
A quota é de 15€ por ano. Não existe jóia de entrada.
PATRIMÓNIO
O Clube tem um contentor devidamente equipado com um bar, com o qual participam nas festas (S. Pedro e Stª tecla), um palco, para a realização de espetáculos e uma carrinha, “uma Ritinha”.
CONCENTRAÇÕES MOTARD
Uma das principais atividades anuais do Club Motard é precisamente a Concentração Motard, que tem contado com a participação de largas centenas de motards. As duas primeiras realizaram-se na freguesia de Belinho e as duas seguintes em Esposende, no novo largo da feira, junto ao edifício da GNR e da Central de Camionagem.
As concentrações motards que organizamos têm sempre programas muito completos que chamam centenas de apaixonados por veículos motores. Atuações musicais, exibições de Freestyle, jantar, espetáculos de strip-tease e muitas outras atividades que animam as tardes e as noites.
Aproveito para deixar aqui o apelo a todos os que gostam de motos, mesmo que ocasionalmente não tenham que nos acompanhem e que apareçam nas nossas atividades, onde primamos pelo bem receber, pela animação e pelo espirito festivo.
NOS 40 ANOS DO CSJ DE MAR
Em julho passado estivemos na vizinha freguesia de Mar a participar na celebração do 40º aniversário do Centro Social da Juventude de Mar. Foi uma atividade muito importante e que também contou com um grande número de motards que se quiseram associar àquela instituição numa data festiva.
TRANSPORTE DA VIRGEM PEREGRINA
Fizemos questão de participar no cortejo de receção da Virgem peregrina, tanto na chegada ao nosso concelho, como na despedida, quando seguiu para o Castelo do Neiva.
FUTURO
Continuar a participar em concentrações e atividades de clubes congéneres, a realizar a nossa concentração anual, passeios turísticos e convívios.
CLUBES MOTARDS NO CONCELHO DE ESPOSENDE
Existimos nós, o Club Motard União de Forjães, “Os Castrejos” em Vila-Chã e o Club Motard de Esposende, Clubes com quem temos excelente relacionamento.
GRUPO DE CANTARES E DANÇARES DE S. PAIO DE ANTAS
Anabela Lajoso é uma das fundadoras do Grupo de Catares e Dançares de S. Paio de Antas, criado no ano de 2008 e cuja estreia aconteceu logo no ano seguinte, com a primeira atuação a realizar-se nas festividades de S. Paio de Antas, em 28 de junho de 2009.
As pessoas a quem se deve a ideia da criação do grupo, de entre outros, são o Sr. António Emílio e o Sr. Manuel Pires. São também eles os “engenheiros” do grupo, ou seja aqueles que criam, inventam e produzem, as tendas, o equipamento e tudo o mais que é necessário para o grupo.
S. Paio de Antas é, desde há muitos anos, uma terra onde a música faz parte do dia-a-dia das suas gentes. Estou a referir-me em especial à “Banda de Música de Antas”, hoje liderada pelo meu amigo Diogo Costa, a quem já entrevistei e que leva a excelência da música por todo o país e além-fronteiras. À Banda de Música ainda podemos acrescentar bons Grupos tais como Grupo de Coral à Banda, bons músicos, compositores e maestros.
Apesar da riqueza musical retratada, Anabela Lajoso e um grupo de pessoas que gostam das tradições locais, da dança e da música, sabiam que faltava ainda um grupo que movimentasse as pessoas e divulgasse o canto, a dança, a roupa, as tradições, os usos e costumes locais.
Esse grupo havia de ser criado no ano de 2008 e chama-se «GRUPO DE CANTARES E DANÇARES DE S. PAIO DE ANTAS».
Houve que estudar as tradições recolher material que retratasse usos e costumes, questionar os mais velhos, mexer e remexer velharias e antiguidades. O objetivo foi fazer um levantamento daquilo que noutros tempos se dançada e se cantava e de saber como é que as pessoas se vestiam e em que se ocupavam.
ELEMENTOS
“O Grupo atualmente contam com cerca de 60 pessoas, desde músicos, cantadores e outros elementos.”
AO GRUPO SENIOR JUNTA-SE O INFANTIL
“Na realidade temos 2 grupos. O sénior e o infantil. Isto permite-nos envolver as famílias, pais, filhos e netos, e dar uma certa continuidade, pois os mais novos conforme forem crescendo vão passando para o grupo dos adultos.
ESCOLA DE CONCERTINAS
“Temos uma escola de concertinas, onde se aprende a tocar, normalmente são crianças que integram de imediato o Nosso grupo”
SEDE E ENSAIOS
“Não temos sede. Ainda. Contamos um dia vir a ter, pois isso pode contribuir e muito para o engrandecimento do grupo e para criar melhores condições, tanto para guardar os materiais, como para ensaiar. De qualquer forma atualmente ensaiamos na escola de Guilheta, à sexta-feira à noite.”
TRAJES
“Os trajes são do grupo. São guardados na casa de cada elemento que os usa. Os trajes foram renovados em 2014, tendo acarretado um custo total aproximado de 18 mil euros.
As nossas roupas são “baratas” e com pouco ouro, porque a freguesia não era rica. Limitámo-nos a retratar as nossas raízes, não copiando nada por ninguém. Os nossos trajes são únicos e são diferentes entre si. São todos diferentes, tal como antigamente pois a população vestia-se de forma diferente. É isso que o nosso grupo retrata.”
ANGARIAÇÃO DE FUNDOS?
“Fazemos feirinhas e tasco, tal como aconteceu ainda no mês de agosto e este mês de setembro, tanto em Esposende, como aqui em Antas. Todas as atividades visam a angariação de recursos para engrandecimento do grupo.”
E APOIOS?
“Os apoios com que contamos é o NOSSO TRABALHO. DE TODOS.”
OS ELEMENTOS DO GRUPO GANHAM DINHEIRO?
“Ninguém ganha absolutamente nada. Aqui as pessoas andam com gosto e por gosto. Todos os proveitos são para melhorar o grupo e fazê-lo crescer.”
PROTOCOLOS?
“Temos um protocolo com a Câmara Municipal de Esposende para a realização de 2 atuações por ano.”
ATUAÇÕES
“Este ano já realizamos inúmeras atuações: Esposende, Mar, Maia, Ribeira de Pena, Piódão, Cerdeira entre outras.
Temos participado ao longo dos anos em várias festas e eventos, como a Feira do Linho, cortejos, exposições e outros certames. Também temos uns fornos a lenha que fazemos deslocar a estes eventos, com o qual realizamos verbas para as nossas dinâmicas e atividades.”
NOTA FINAL
A conversa com Anabela Lajoso foi algo surpreendente, porque sendo uma pessoa que já conhecia um pouco, pela via da politica, pelas suas candidaturas à presidência da Junta de Freguesia de Antas e pela presidência do clube Motard da Guia, nada sabia da sua presidência no Grupo de Cantares e Dançares de S. Paio de Antas, tendo por isso sido uma total surpresa para mim.
Questionada acerca do procedimento que tem quando há sobreposição de atividades de ambas as instituições que preside, afirmou perentoriamente: “Vou a ambas”. Claro que pelo que percebi, se devido à distância isso não for possível, sempre tentará alternar, por forma a tratar ambas com a mesma consideração e carinho.
Gostei muito de conversar com Anabela Lajoso, a quem agradeço a simpática receção e a espontaneidade das suas respostas. Uma mulher que gosta do associativismo, pelo qual dá muito do seu tempo, que gosta de conduzir e viajar e que ainda tem tempo para encontros gastronómicos com as amigas. Mas como se não bastasse para além da sua atividade de mediadora de seguros, ainda se dispôs a “tirar” uma licenciatura em solicitadoria que sem pressas um dia há-de terminar.
Muitos Parabéns e continue assim, sempre dinâmica e bem-disposta. Felicidades.
Mário Fernandes
17-09-2015





Sem comentários: