quarta-feira, 12 de agosto de 2015

À CONVERSA COM O JOVEM ARTISTA ESPOSENDENSE JOÃO BARBOSA VOCALISTA DA BOYS BAND «LIKE US»



JOÃO BARBOSA É MÚSICO E CANTOR E É UM DOS VOCALISTAS DA BOYS BAND «LIKE US»
JOVEM ARTISTA ESPOSENDENSE CANTA NOS LIKE US, A BANDA SENSAÇÃO DESTE VERÃO COM CONCERTOS POR TODO O PAÍS, INCLUINDO UM EM ESPOSENDE, NO DIA 17 DE AGOSTO NO FESTIVAL “SONS DE VERÃO”
João Luís Fernandes Barbosa é natural de Vila-Chã, Esposende, tem 19 anos de idade, estuda arquitetura, tem um irmão mais novo, o Pedro e é filho de pais empresários, a Lúcia Fernandes e o Delmiro Barbosa.
Estamos perante um jovem cheio de talentos, que despertou bem cedo para as artes. Vamos lá conhecer um pouco melhor este jovem talentoso e cheio de sonhos para concretizar e ver concretizados. Mais um Esposendense de excelência. Como se vê, Esposende tem talentos em todas as áreas.
INÍCIO DE CARREIRA
Com apenas 6 anos já fazia companhia ao pai, na Ronda de Vila-Chã, com a função de “porta-estandarte”. Começou a tocar concertina aos 8 anos de idade. Logo de seguida iniciou na guitarra, frequentando aulas com o prof. Paulo Marques. Pelos 12 anos começou a visitar o atelier do pintor e retratista Fernando Rosário, com quem aprendeu algumas técnicas de lidar com as tintas.
Aos 12 entrou num projeto musical local «LEGIUS MUSICAL» onde foi vocalista. Um ano mais tarde participou no programa televisivo da TVI, «Uma canção para ti». Depois de vários castings, onde passou todas as fases chegou à decisiva fase, tendo participado na 1ª sessão em direto.
Esta participação e o seu talento abriram-lhe muitas outras portas. Canal Biggs, Gala de Natal da TVI, Você na TV, I Have The Power, e muitos outros programas radiofónicos, televisivos e espetáculos ao vivo. Missão Sorriso com a Leopoldina, Sic Radical, Rádio Cidade e muitas outras.
UM CLUBE
”Sou adepto do Sport Lisboa e Benfica. Gosto, mas não sou fanático. É o clube que eu adoro e cujas vitórias me dão grandes alegrias. Felizmente, nas 2 últimas épocas tenho assistido a boas épocas da equipa de futebol, atual bicampeã em Portugal. O futebol que mais me entusiasma é ao nível da seleção nacional.”
MÚSICA
”Adoro ouvir música de uma forma genérica. Mas gosto ainda mais de tocar e cantar. A música faz parte integrante da minha vida”
LEITURA
”Leio muito sobre música, sobre automóveis e sobre motos. Também leio sobre saúde e desporto.”
FORMAÇÃO
Frequentou a escola básica em Vila-chã, ou seja, da 1ª à 4ª classe. Do 5º ao 8º ano frequentei o Centro Escolar de Marinhas e o secundário, do 9º ao 12º, esteve na Escola Secundária Henrique Medina em Esposende. Concluído o secundário concorreu e ingressou no ensino superior, tendo acabado de transitar para o 2º ano, no curso de arquitetura.
HOBBY
”Cantar, tocar e fazer desporto. No passado era desenhar e pintar. O meu hobby são as motos. Adoro andar de moto, seja moto 4x4, seja motos de 2 rodas. Também faço muito desporto. Tenho frequentado o novo parque de manutenção instalado pela Câmara junto à lota e parque de caravanismo.”
“ADORO CONVIVER COM AMIGOS”
”Se há coisa que adoro fazer e faço sempre que posso, embora o tempo seja sempre escasso é conviver com os meus amigos.”
QUE IMPORTÂNCIA TEM TIDO A TUA FAMÍLIA NA TUA CARREIRA?
”Tem toda a importância, por todas as razões. A minha família tem sido decisiva para o meu sucesso e para a carreira que tenho seguido. São os meus primeiros e maiores apoiantes e estão sempre presentes, independentemente de se tratar de maior ou menor sucesso, de grandes ou pequenos acontecimentos. São as pessoas com quem posso contar incondicionalmente e são precisamente aquelas que nunca me exigiram sucesso. Apenas me pedem que tenha princípios e que me aplique naquilo que faço. Deixo por isso aqui um obrigado muito especial à minha família, na certeza de que continuarei a dar sempre o meu melhor e a tentar seguir o seu exemplo de vida.”
“LEGIUS MUSICAL”
O João Barbosa foi o vocalista do Grupo Musical «Legius Musical». Um grupo local que atuava em festas, tendo realizado mais 5 espetáculos com grande afluência de público. Atuaram em Belinho, Vila-Chã, Esposende, Vila Verde e outros.
“VOCÊ NA TV” COM CRISTINA FERREIRA E GOUCHA
”Fui convidado do programa televisivo “Você na Tv” e estive presente com Cristina Ferreira e Luís Goucha. Levei quadros meus, que tinha pintado. Também esteve presente neste programa o artista Hérman José. Falei do pintor Fernando Rosário e ofereci 1 quadro a cada um dos entrevistadores/locutores. Foi mais uma experiência para recordar.”
“I HAVE THE POWER”
“Participei num programa pertencente ao movimento mundial “I Have the Power”. Fui como convidado, dar o meu testemunho de vida, com a presença de várias dezenas de jovens e até adultos.”
PARTIPAÇÃO ESPECIAL NO PROGRAMA TELEVISIVO DA TVI «UMA CANÇÃO PARA TI»
”A minha mãe terá visto o anúncio do concurso e inscreveu-me, guardando segredo. Entretanto ligaram de volta a convidar-me para ir participar no casting. Foi ai que a minha mãe me contou. Participei no casting inicial, com centenas de outros concorrentes. Foi no Hotel AC Porto, junto ao Estádio do Dragão no Porto. Ao fim de 4 etapas, em dias diferentes, lá fui sendo selecionado e eis que chega o momento de passar a ir às provas de seleção mas em Lisboa. Entretanto fui selecionado e participei na 1ª Gala, onde cantei com Tony Carreira, que foi como que o meu padrinho naquele programa. Foi uma experiência na qual gostei muito participar.”
Eu também fui à Venda do Pinheiro assistir à tua participação no programa “Uma Canção Para ti” e gostei muito da tua atuação. Estives-te seguro, como sempre e tiveste uma excelente prestação. O Júri teceu-te rasgados elogios e augurou-te uma excelente carreira na área da música, [e nisso eles estiveram certos], mas no final veio a tua eliminação, um autêntico balde de água fria. Todos os que lá estávamos ficamos perplexos e incrédulos, mas tivemos que aceitar a derrota. Apesar de tudo isto, olhava-se para a tua cara e eras um rapaz feliz. Que é que te passou pela cabeça naquele momento?
“Fiquei triste porque tinha dado o meu melhor e senti que seria justo seguir em frente. O júri deu-me muitos elogios, mas depois a votação foi uma surpresa. Fiquei um pouco triste, mas estava contente por ter participado e ter chegado até ali. Levei o nome de Esposende a todo o país e isso foi para mim uma enorme satisfação. Entretanto a quando da vinda de Tony Carreira a Esposende, quando atuou em frente aos Bombeiros estive com ele, que me disse que fazia todo gosto em compor a primeira música quando eu um dia lança-se um disco a solo. Quem sabe um dia.”
CANAL BIGGS
”O CANAL BIGGS tem dado especial destaque à nossa banda. Fizemos atuações ao vivo e o canal passa as nossas músicas com muita regularidade, levando-nos ao público jovem. Trata-se de um canal pago, mas que tem grande audiência e que é visto e acompanhado por muitos jovens e adolescentes, porque é vocacionado para a música. Foi uma excelente rampa de lançamento e continua a ser um espaço de excelência para divulgar as nossas músicas.”
LIKE US
“Depois de participar numa série de programas televisivos, certo dia recebi uma chamada a convidar-me para participar num casting, no Porto, para o programa chamado «BIG TALENT». Fui numa altura em que andava um pouco ocupado e fui adiando a minha ida, mas a insistência foi tanta que acabei por ir. Gostaram e passei. As fases de seleção foram-se seguindo e chego de novo a Lisboa, onde encontrei muitas das caras que comigo tinham participado no programa «Uma Canção para Ti». Vários castings, do meu grupo fui o único apurado. Foi numa altura que andava um pouco rouco, mesmo assim passei. O último casting foi no Vasco da Gama, onde tive conhecimento dos outros e finalistas que viriam a fazer parte da banda comigo: O Francisco Fernandez, de 17 anos, Lisboa, o Daniel Soares, de 19 anos, Lisboa e o David Gomes, de 19 anos, do Barreiro. Portanto acabei por ser o único de fora da área da capital. A partir daqui foram inúmeras sessões fotográficas, ensaios e logo chegou a gravação do primeiro CD. Depois vieram as participações em programas de Rádio – Rádio Cidade e em programas televisivos. Depois as atuações ao vivo, que este ano estão a atingir grande sucesso por todo o país.”
“LIKE US”. COMO FOI ESCOLHIDO O NOME DA BANDA E O QUE SIGNIFICA?
”O nome da banda foi escolhido conjuntamente pela organização e por nós os 4, os elementos da banda. Houve consenso. Significa gostar de nós e ser como nós.”
CERTAMENTE JÁ TIVESTE MUITAS PROPOSTAS E CONVITES. ALGUM EM ESPECIAL?
”Sim, é verdade. Sou frequentemente brindados com inúmeras propostas dos meus fãs. Propostas e convites de todo o tipo. É de uma enorme satisfação sentir que sou admirado e que as pessoas me seguem. A situação mais caricata que tivemos foi um pedido de autógrafos em soutiens.”
LIKE US JÁ COM O 2º CD EDITADO
O primeiro CD tem 11 músicas e foi lançado no dia 28 de abril de 2014. Realizaram-se sessões de autógrafos no Centro comercial Vasco da Gama em Lisboa, no Mar Shoping no Porto e no Braga Parque, em Braga. Foram sessões muito concorridas, com milhares de fãs à procura dos seus artistas preferidos.
O segundo CD é uma reedição do primeiro, com todos os temas do primeiro CD, mais uma faixa – ELA SABE e 5 versões DJ/Remix de algumas músicas. Existem versões digitais, tanto do primeiro como do segundo CD.
CONCERTOS
Lisboa, Setúbal, Guimarães, Águeda, Faro e o último deste verão é precisamente na tua terra, em… ESPOSENDE.
”O ano passado foi o lançamento da banda, com a apresentação dos CD’s, muitas atuações em programas diversos, presença nas rádios e televisões, músicas nas telenovelas dos vários canais e um sem número de atuações. Este ano estamos já numa segunda fase, a consolidar a banda, a atuar para um público mais diversificado e a atuar em palcos de renome, ao lado dos grandes nomes da música nacional e internacional, como são caso disso, o MARÉS VIVAS, o AGUITÁGUA, FARO, e o próximo nos SONS DE VERÃO em ESPOSENDE.”
QUAL FOI O MELHOR CONCERTO? E AQUELE EM QUE TE DEU MAIS PRAZER ATUAR?
”Gostei de todos. Cada um com um público diferente mas sempre a apoiar e a vibrar connosco. De qualquer forma tenho que destacar o MARÉS VIVAS em Vila Nova de Gaia e o concerto de Setúbal. Atuar para milhares de pessoas, como aconteceu também em Águeda é qualquer coisa de espetacular. No final do concerto ainda demos entrevistas para as televisões onde esteve a RTP1 e 2 e a TV Globo, de entre outras, para além das Rádios nacionais. É um espetáculo ver os jovens a cantar as nossas músicas a apoiar-nos entusiasticamente e a aplaudir”
O QUE SENTES AO VER NA ZONA CENTRAL DA TUA FREGUESIA E EM TODO O CONCELHO A TUA FOTO NO CARTAZ DOS SONS DE VERÃO?
”Nunca imaginei que um dia isto viesse a ser possível. É uma honra enorme e um orgulho.”
SENTES-TE FAMOSO?
“Ser-se famoso e ser-se conhecido é muito diferente. Já me considero conhecido, mas espero um dia, ser… famoso! Independentemente disso, há coisas que nunca esquecerei, como é o caso da minha terra, das minhas origens.”
FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITER
A boys band LIKE US tem uma presença muito importante nas redes sociais com mais de 50 mil seguidores e apoiantes
“Recebemos muitas mensagens, nas várias redes sociais, onde inclusivamente existem vários grupos de fãs que nos seguem e apoiam. Obrigado a todos.”
LIKE US EM ESPOSENDE DIA 17 DE AGOSTO
“Tenho a certeza que vai ser um concerto memorável. Atuar na minha terra, para as pessoas da minha terra, com quem habitualmente me cruzo e convivo é a concretização de mais um sonho. Espero que as pessoas compareçam e vibrem connosco. Tenho a certeza que vão gostar. Quero aproveitar a oportunidade para deixar uma palavra de agradecimento à Câmara Municipal de Esposende pela oportunidade que me dá e à minha banda para atuarmos num festival tão importante como este.”
PRÓXIMOS CONCERTOS: 12-AGOSTO EM FARO - 17- AGOSTO EM ESPOSENDE
O FUTURO DA BANDA E DA CARREIRA. 2016?
“Contamos lançar tão breve quanto possível o nosso terceiro CD, com novas músicas. No próximo ano contamos voltar aos principais palcos e cartazes nacionais e fazer uma digressão internacional, até porque já existem convites.”
O QUE PENSAS SEGUIR? ARQUITETURA, MÚSICA, AMBOS, OU OUTRA ATIVIDADE? O QUE ESPERAS ESTAR A FAZER DAQUI POR 5 ANOS?
“Espero ser arquiteto e se isso for possível, viver da música. Uma coisa é certa a arquitetura vai estar sempre lá, porque é a área que eu adoro.”
“O MEU SONHO É TER UMA CARREIRA A SOLO”
“O meu sonho é continuar a cantar, chegar o mais longe possível e um dia poder ter uma carreira a solo.”
UMA MENSAGEM PARA AS FÃS
O que os LIKE US querem é marcar uma nova posição na música portuguesa. Criar o seu próprio estilo. O que nós queremos é fazer aquilo que adoramos que é cantar e encantar o nosso público. Um obrigado muito especial a todos os fãs e simpatizantes. Sigam-nos que as surpresas vão ser mais que muitas.”
Sigam-me em: www.facebook/joaobarbosaoficial e instagram.com/joaobarbosa official.
NOTA FINAL
Por todas as razões e mais algumas, foi para mim um enorme prazer fazer esta entrevista ao João Barbosa. Um jovem que vi crescer, que conheço de perto e a quem reconheço um grande carater, uma personalidade ímpar e uma grande humildade. Um jovem que tem talento para as artes. Toca concertina, guitarra, cavaquinho, piano, canta, pinta e desenha. Estuda arquitetura, a sua segunda paixão e segue com grande sucesso a carreira musical na banda nacional “Like Us”.
Esteve bem a Câmara Municipal ao incluir esta banda musical no seu cartaz «Sons de Verão’2015» porque assim enriqueceu a sua oferta musical, diversificando-a e ao mesmo tempo permite aos esposendenses que assistam à atuação de um jovem esposendense que encanta o público.
Felicito-te, João, nem tanto pelos talentos que te reconheço e que acabo de enumerar, mas muito mais pelo jovem que és, pela simplicidade e pela humildade com que vives e encaras a vida. Segue em frente, porque todo o sucesso que tens vindo a alcançar é merecido e há uma carreira que te espera, seja na arquitetura, seja na música.
Esposende espera-te, a ti e à tua banda «LIKE US» e estou certo, vai brindar-vos com uma das maiores enchentes de sempre no Largo dos bombeiros e na zona central da cidade de Esposende. Um abraço, forte, com estima e amizade.
Mário Fernandes
06-08-2015





MF


Sem comentários: