sexta-feira, 21 de agosto de 2015

À CONVERSA COM JOÃO BENTA CAMPEÃO DE CICLISMO



JOÃO BENTA VENCEU O CARISMÁTICO “TROFÉU JOAQUIM AGOSTINHO” E FOI O NOSSO HERÓI NA VOLTA A PORTUGAL 2015
CICLISTA ESPOSENDENSE MOSTROU GRANDE QUERER E UM RESISTÊNCIA SEM IGUAL NA VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA. APESAR DA QUEDA QUE LHE PROVOCOU FERIMENTOS VÁRIOS AINDA CONSEGUIU UM HONROSO 20º LUGAR NA CHEGADA A LISBOA.
Mais uma grande entrevista com um grande esposendense. Alguém que já deu provas de um grande profissionalismo, uma grande entrega e um grande querer. Um jovem que na adversidade mostrou ter a fibra e a resistência necessária para ser um grande campeão.
João Ricardo Cardoso Benta é natural e residente em Marinhas, Esposende, tem 28 anos de idade, tem um irmão e uma irmã e é casado há um ano. Natural de uma família simples, gente de trabalho, com pai carpinteiro e mãe cozinheira. João Benta não se limita à atividade desportiva profissional, pois também é um verdadeiro artista, que canta e anima espetáculos.
UM VERDADEIRO ARTISTA
Um jovem com grande energia, que faz por se manter sempre em boa forma física, que nunca deixou de treinar, mesmo quando esteve inativo, mas que ao mesmo tempo aproveitou para seguir a paixão pela música. A sua veia artística levou-o a cantar num grupo musical, sendo o seu principal vocalista. Sente-se muito bem em palco e de microfone na mão cantou e encantou o público, sempre muito que ia assistindo aos seus espetáculos. Com o regresso ao ciclismo, é a música que fica a perder, bem como os seus admiradores. Agora é a vez do ciclismo a música pode esperar.
GOSTOS PESSOAIS
MÚSICA
”Gosto de tudo um pouco. A música faz-me companhia. Para além disso gosto de cantar, o que me leva a ser um conhecedor dos vários tipos e géneros musicais.”
LEITURA E ESCRITA
”A minha atividade ocupa-me bastante, mas não deixo de ir tendo as minhas leituras. Leio essencialmente a imprensa desportiva.”
UM CLUBE
”Sou Benfiquista.”
E A FAMÍLIA?
”A família é o primeiro apoio. São as pessoas que melhor nos querem e quem mais nos apoia. Estou casado há cerca de 1 ano e a minha esposa acompanha-me sempre que pode e dá-me todo o apoio e isso é muito gratificante.”
TEMPOS LIVRES
”Dedico os meus tempos livres à família, em primeiro lugar e aos amigos. Claro que também há momentos para descanso para recarregar as energias.”
PERCURSO ESCOLAR E FORMAÇÃO
“Frequentei a escola básica na freguesia de Marinhas. Passei para o Ciclo em Esposende e depois frequentei o ensino profissional na ACIB. Conclui o 12º ano na área das energias térmicas. Um dia, quem sabe e volto a estudar, mas sempre na área profissionalizante.”
OS AMIGOS
“Os amigos vêm logo a seguir à família, porque são eles que nos apoiam, incentivam, acompanham e aplaudem. Os amigos estão presentes em todos os momentos e em todas as circunstâncias e eu já o senti de uma forma muito forte e duradoura.”
INÍCIO DE CARREIRA
“Iniciei a minha carreira na JUM – Juventude Unida de Marinhas. A convite de alguns amigos comecei pelo BTT e ganhei gosto por pedalar. No 1º ano fui júnior e seis meses após o início obtive logo a minha primeira vitória. Ao fim de 1 ano, fui para a equipa da Tensai de Viana do Castelo. Nesta altura fiz a minha opção pela «estrada». Fui 4 anos sub-23. O primeiro e o segundo ano foram para adaptação.
Em 2007, no terceiro ano enquanto sub-23 obtive a 1ª vitória de estrada, Santa Marta de Penaguião – Vila Real. Fui chamado à selecção nacional de sub-23, o que foi para mim uma grande alegria.
2008 FOI UM ANO DECISIVO
“Foi o melhor ano. Venci a Clássica de Palmela – Volta a Portugal do Futuro. Participei no Campeonato da Europa e do Mundo com a selecção. Participei na Volta a França do futuro, onde trabalhei para o Rui Costa, que foi o 2º classificado.”
Em 2009 assinei o meu primeiro contrato como profissional, pela equipa MADEINOX/BOAVISTA.”
“O SONHO COMANDA A VIDA”
É este o lema do nosso campeão., que regressou cheio de garra à competição. Afastado da competição desde o início de 2011, João Benta reentrou no ciclismo como reforço do plantel do Louletano. O ano de 2015 está a demonstrar as excelentes qualidades de João Benta.
“CURRICULO DESPORTIVO”
São inúmeras as conquistas deste campeão. Começou a vencer com tenra idade e não mais parou de ganhar títulos, quer a nível local quer a nível e com dimensão nacional. Foi campeão em várias categorias e neste ano de 2015 já arrecadou grandes vitórias: Jornal de Notícias, Joaquim Agostinho e várias outras. Com 28 anos de idade, sabendo que o auge de um ciclista pode acontecer bem depois dos 30, vamos muito certamente assistir a grandes vitórias nacionais e internacionais. Espero ver-te nas 3 voltas em que ambicionas participar.
2015 ESTÁ A SER UM EXCELENTE ANO
“No campeonato Nacional de Ciclismo, consegui um 6º lugar, a 22 segundos de Rui Costa que foi o vencedor.
Venci o “TROFÉU JOAQUIM AGOSTINHO”, uma prova mítica, realizada na zona de Torres Vedras, que contou com a participação de grandes ciclistas nacionais e estrangeiros.”
Apesar do azar, com a queda, considero ter feito uma excelente Volta a Portugal. Ficou à vista de toda a gente o que sofri para chegar a Lisboa e terminar a Volta, mas não podia ser de outra forma. Eu queria chegar ao fim e cheguei. Claro que fiquei muito mal tratado e foi necessária uma grande dose de coragem para correr como eu corri. Já está e estou feliz por isso.”
EQUIPAS POR ONDE PASSOU
2003 – JUM – JUVENTUDE UNIDADE DE MARINHAS - JUNIOR
2004 – TENSAI
2005 – GONDOMAR – SUB-23
2006 – ASC VILA DO CONDE
2007 – CASATIVA
2008 – S. JOÃO DE VER
2009 – BOAVISTA – PROFISSIONAL
2010 – BOAVISTA
2011 A 2013 – PARAGEM FORÇADA
2014 – JUM – JUVENTUDE UNIDADE DE MARINHAS
2015 – LOULETANO – RAY JUST ENERGY
MELHORES COMENTOS
“Todos as provas que venço são momentos excepcionais, embora possa destacar algumas pelo seu especial significado; A vitória na 2ª Etapa do GRANDE PRÉMIO JORNAL DE NOTÍCIAS, em Junho deste ano e a 1ª vitória enquanto profissional na Clássica de Amarante em 2010. Este ano de 2015 está a ser um ano que me está a dar grandes alegrias.”
PIOR MOMENTO
“O pior momento é bem conhecido da generalidade das pessoas, prende-se coma suspensão de 3 anos a que fui sujeito. Considero que fui descriminado e que acabei por servir um pouco como o bode expiatório. Cometi um erro e assumi-o. Esse facto em vez de servir de atenuante, ainda foi utilizado para agravar a medida. De qualquer forma esta situação faz parte do passado e agora a única coisa que me interessa é voltar a uma boa forma, competir e vencer. ”
DE MARINHAS ATÉ AO… ALGARVE
“É verdade, iniciei na JUM, em Marinhas, por quem tenho grande admiração e a quem muito devo e hoje, depois de passar por várias equipas, estou no Louletano. Trata-se de uma equipa que está a apostar forte em grandes ciclistas, para disputar as grandes provas com as equipas concorrentes.”
OS TREINOS E OS ESTÁGIOS
“Treino no concelho de Esposende e nos concelhos vizinhos, como Viana do Castelo, Ponte de Lima, Barcelos, Braga e Póvoa de Varzim.
No defeso – pré-época os treinos contemplam natação, ginásio, btt e futebol. No período da época já são treinas praticamente só na bicicleta. Os estágios faço-os quase sempre no Gerês, que é a minha zona de treino de excelência.”
CHEFE DE FÍLA
“O «Chefe de Fila» é aquele que dá garantia de que pode estar na discussão da corrida. É um ciclista que tem que estar habituado a aguentar toda a pressão e a garantir o espírito de grupo”.
A IMPRENSA?
“A imprensa, mesmo a desportiva, dá pouquíssimo destaque ao ciclismo e a tudo que não seja futebol. Primeiro está o futebol, depois outras modalidades e só depois a que vem o ciclismo, o que é de lamentar. Basta ver as capas dos jornais no dia a seguir à Volta a Portugal, para ver como ignoraram quase na totalidade a prova rainha do ciclismo em Portugal. Pode ser que um dia isso se vá alterando, não que seja gradualmente.”
PATROCÍNIOS E PARCERIAS
Uma palavra de agradecimento para os meus principais patrocinadores e para os parceiros que me apoiam;
LOULETANO – RAY JUST ENERGY – BEBIDAS ENERGÉTICAS
PACTO – ROUPAS E EQUIPAMENTOS [BARCELOS]
BIKETREINO – PLANIFICAÇÃO DE TREINOS E BIO-MECÂNICAS [BARCELOS]
SPIUK – ÓCULOS E SAPATOS
CBK – RODAS DE CARBONO
SPORT LAST – MEIAS DE RECUPERAÇÃO E DESCANÇO
PRINCIPAIS EQUIPAS PORTUGESAS DE CICLISMO
Louletano – Rádio Popular/Boavista – Efapel – LA Alumínios e Tavira
UM ÍDOLO
“O melhor de sempre é Lance Armstrong. Em Portugal, Joaquim Agostinho. Na atualidade ALBERTO CONTADOR e em Portugal RUI COSTA é o melhor.”
A FEDERAÇÃO NACIONAL DE CICLISMO
“A Federação tem sido dinâmica e tem feito bons calendários. Uma das grandes apostas da actualidade tem sido a atração de grandes equipas do estrangeiro para estagiar cá em Portugal e isso é muito positivo.”
PISTA COM VELÓDROMO
A nova pista de ciclismo com velódromo, na Anadia foi uma das principais mais-valias dos últimos tempos.”
O CONCELHO DE ESPOSENDE
“Adoro este concelho e não o troco por nenhum outro. Conheço grande parte do país o que me permite valorizar ainda mais tudo que cá temos. Temos cá de tudo. Praia, paisagem e montanha. A única coisa que podíamos dispensar era a ventania. Falo do vento porque até no meu caso, é um pouco prejudicial para o treino.”
MUNICIPIO DE ESPOSENDE
É pena que a Câmara Municipal não apoie o ciclismo, nem os ciclistas do concelho. Há atletas de outras modalidades a quem é facultado o livre acesso aos equipamentos públicos do concelho, como ginásios e piscinas, o que é de louvar. No meu caso isso não me foi ainda facultado. Nem sequer estamos a falar de investimentos, mas simplesmente de apoio, a esposendenses que honram o seu concelho e levam bem longe o nome de Esposende.”
PRESENÇA NA INTERNET E NAS REDES SOCIAIS
“Tenho uma página no facebook, da qual faço eu próprio a gestão. É onde dou a conhecer a minha atividade desportiva e até pessoal. Tenho muitos seguidores e muitos fãs que me apoiam e que me incentivam. Ainda agora na volta a Portugal foi magnífica a quantidade de mensagens que me dirigiram e as publicações de apoio que foram criadas. Até grupos de apoio foram criados. Fiquei muito sensibilizado com a forma como os meus amigos e admiradores se envolveram e me contagiaram com a sua força e entusiasmo. Para todos, um obrigado muito especial.”
UM APELO
“Convidar os jovens e os adolescentes a praticar ciclismo, independentemente da modalidade que escolham. É um desporto saudável, que proporciona em boa condição física e bons momentos de convívio entre os praticantes e ainda podemos conhecer outros locais, muitas vezes inacessíveis a outro tipo de veículos.”
“SONHO PARTICIPAR NAS 3 VOLTAS DE ELEIÇÃO: GIRO, TOUR E VUELTA”
“O meu grande objectivo, podemos considerar o meu sonho é um dia vir a participar nas 3 principais provas mundiais: A VUELTA em Espanha, o GÍRO em Itália e o TOUR em França.”
VOLTA A PORTUGAL DE BICICLETA
Escrevi o seguinte texto no facebook do João Benta; Percorrida que está a 1ª Etapa da VOLTA, quero dar-te os parabéns por teres resistido tão bem [ao classificares-te na 1ª metade] ao arranque perpetrado por ciclistas de renome que contigo concorrem. Quero dizer-te que na tua terra te começaram a apontar como favorito à vitória na prova, embora a nível nacional a imprensa da especialidade aponte outros como favoritos. Ainda bem que assim é. Os teus acham-te capaz, e és. A nível nacional são todos os outros. Segue imperturbável que a corrida ainda agora iniciou e amanhã tens nova prova. Eu acredito que vais “provar” quanto realmente vales! Estou certo, não por ser teu amigo, mas por confiar na tua capacidade e no teu querer, que vais fazer uma boa VOLTA e depois quem sabe, conseguir algo muito bonito. Estou contigo e sei que no que depender de ti tudo farás para te superar e para conseguires o melhor resultado possível. Os Esposendense estão contigo. INDEPENDENTEMENTE DO RESULTADO QUE CONSEGUIRES, SERÁS SEMPRE O NOSSO CAMPEÃO!
O que tens a dizer desta VOLTA A PORTUGAL?
Foi um prazer enorme participar nesta que é a mais importante prova nacional, onde encontramos os mais conceituados ciclistas nacionais e alguns estrangeiros. Iniciei a prova de uma forma razoável, e fui subindo na tabela classificativa, tendo andado sempre nos 10 primeiros. Não fosse a queda que tive, devido ao piso irregular, com raízes salientes e teria conseguido ficar entre os primeiros. De qualquer forma estou satisfeito por mesmo assim ter conseguido terminar a prova e ter obtido o 20º lugar da geral em mais de 150 participantes. O apoio incondicional do público, familiares, amigos e simpatizantes foi muito importante. Houve muitas pessoas que me acompanharam pessoalmente em várias etapas incluindo na chegada a Lisboa. O meu muito obrigado pelo carinho que me dispensaram.
Agora há que recuperar, e voltar à estrada, dentro de aproximadamente 3 semanas.
“AGRADEÇO AOS ESPOSENDENSES TODO APOIO”
“Quero agradecer a todos os que incondicionalmente sempre me apoiaram em especial aos muitos que me proporcionaram uma receção magnífica no passado domingo na chegada a casa, depois de uma volta tão exigente e tão dura. Obrigado.
NOTA FINAL
Foi com o maior prazer que entrevistei este jovem de excelência. Este meu amigo, João Benta, é um homem com um caráter incrível, com uma coragem sem limites e com uma personalidade e um argumentário que desarma qualquer um. Vale a pena conhecer este campeão. Um ciclista que já sentiu na pele o infortúnio e os azares da modalidade. Foi REI no mítico Troféu Joaquim Agostinho, e no Grande Prémio do Jornal de Notícias e um verdadeiro HEROI na Volta a Portugal que terminou este domingo em Lisboa.
Um jovem com múltiplos talentos, em excelente forma, com uma grande capacidade de resistência e uma enorme vontade de vencer, que vai arrancar grandes vitórias nas próximas provas. É, por tudo isto, um nome a fixar, não em Esposende, porque aqui já o conhecemos, mas a nível nacional e internacional. Desejo-te uma rápida recuperação e que voltes rapidamente à estrada que é onde te sentes melhor. Boa sorte e que concretizes todos os teus sonhos. FORÇA CAMPEÃO!
Mário Fernandes
13-07-2015






Sem comentários: