terça-feira, 5 de maio de 2015

À CONVERSA COM A FADISTA FILIPA MENINA [CRÓNICA NO JORNAL NOTÍCIAS DE ESPOSENDE]


FADISTA FILIPA MENINA NOS PRINCIPAIS PALCOS NACIONAIS

JOVEM ESPOSENDENSE VIVE DO FADO E PARA O FADO E LEVA BEM LONGE O NOME DE ESPOSENDE

Filipa Menina tem 26 anos de idade é casada e mãe de uma menina de 3 anos, a Ana Beatriz. Filha única, também mãe de uma única filha, sabe bem da vivência que isso representa, por isso que se sente feliz, por poder ser mãe a tempo inteiro. Nasceu eu Esposende, mas a sua residência sempre foi na Vila de Apúlia. Atualmente tem o privilégio de residir mesmo com porta virada para o mar, este mesmo mar que lhe serve de inspiração e lhe permite vislumbrar o horizonte bem longínquo e todo o mistério que este encobre.
Em Apúlia frequentou a Escola Básica, do 1º ao 4º ano, do 5º ao 7º, seguiu para Esposende, frequentando a Escola EB 2/3 António Correia de Oliveira. A partir do 9º transitou para a Escola Secundária Henrique Medina, também em Esposende. De Esposende, mudou de ares e desceu atá Vila do Conde onde prosseguiu os estudos, tendo concluído o curso de «Animadora Sócio-Cultural».
Curso concluído estagiou na ASCRA, em Apúlia, mas no final do estágio optou por ficar por casa e apostar na sua carreira, uma vez que a sua experiência e currículo já começavam a exigir mais tempo e dedicação.

O DESPERTAR PARA A MÚSICA
Filipa Menina lembra-se muito bem de ter começado a “cantarolar”, com a idade dos 7 anos. Cantava por casa, em festas da família e também começou a dar um ar da sua graça na escola. Foi aqui, alias que a Filipa terá dado nas vistas pela primeira vez, com uma atuação numa festa de final de ano “diante de toda a gente”. Bem, tomou-lhe o gosto e a partir daqui, desinibida, tudo se tornou mais fácil. As atuações começaram a suceder-se e o à vontade em palco deu-lhe confiança.

O INICIO DE CARREIRA
“Uma das primeiras atuações a sério foi numa festa de Natal do Liceu. A professora Conceição Saleiro [professora de Geografia], poe-se a cantar perante aquela multidão e a coisa correu bem. Senti o carinho das pessoas, alunos e professores e os aplausos fizeram-me sentir uma verdadeira cantora.”
Aos 15 anos integrou o GRUPO DE FADOS DE ESPOSENDE, onde toca ainda hoje o Senhor Alberto Cardoso e aí podemos afirmar que começou a sua carreira de fadista. Cantou neste grupo cerca de 2 anos, tendo adquirido experiência, começando a ser reconhecida como cantora.

O PERCURSO E OS PRIMEIROS PRÉMIOS
Do Grupo de Fados de Esposende, dá um novo passo em frente e começa a cantar com regularidade em concursos de karaoke, em inúmeros espaços, como o MUSEU CAFÉ APÚLIA, o BAR DA PRAIA EM ESPOSENDE, o BAR DA PRAIA NA PÓVOA DE VARZIM, de entre vários outros na nossa região.
Com as atuações começaram a surgir os primeiros prémios. Lembra-se, com saudade de concursos de karaoke, onde chegou a ganhar primeiros prémios o valor de 2 mil e quinhentos euros. “Eram outros tempos”, afirma a fadista.
Os prémios obtidos trouxeram grande projeção, proporcionando-lhe o acesso a outros espaços e espetáculos.

“O JANTAR QUE MUDOU A MINHA VIDA”
Numa bela noite, fui jantar com o meu pai, a Barcelos e por coincidência estava lá a cantar a grande fadista Vila-condense ELIANA CASTRO [entretanto falecida], acompanhada por músicos espetaculares.
A meio do jantar e no primeiro intervalo da atuação musical Filipa Menina foi convidada a cantar com a ELIANA. Começou a cantar e logo despertou o interesse da fadista, que no intervalo a chamou dirigindo-lhe palavras de elogio e de incentivo. Filipa Menina, contou-me, “fiquei incrédula, com tão grandes elogios, principalmente vindo desta conceituada fadista”.
“Fui convidada a acompanhar ELIANA CASTRO e a partir deste dia, passei a ser sua companhia em todos os espetáculos que ela e o grupo realizavam. Passei a fazer parte deste grupo maravilhoso. Comecei pelos ensaios, seguindo-se as atuações. No inicio não recebia nada, mas logo comecei a receber e que bem que me soube.”
Com o desaparecimento desta cantora fantástica, Filipa Menina seguiu o seu percurso, iniciando aqui a sua carreira a solo. Tinha nesta altura 20 anos de idade.
Entretanto casa-se e é mãe de uma “menina”. A Ana Beatriz, hoje com perto de 3 anos.

LISBOA É O PALCO MUNDIAL DO FADO
Tenho sido convidada e tenho realizado várias atuações em Lisboa e isso tem-me permitido entrar em palcos mais conhecidos, por onde passam os grandes nomes do fado nacional. Quando iniciei as minhas atuações no sul, relembro com especial carinho o gosto que foi atuar ao lado de nomes como CAMANÉ, JOANA AMENDOEIRA, CUCA ROSETA e MARIA DA FÉ, com quem privei e cantei e de quem ouvi saborosos elogios. Tive o privilégio de atuar com grandes músicos, como, CAJÉ GARCIA, JOSÉ ELMIRO NUNES, MÁRIO PACHECO, CARLOS MACEDO, guitarrista e fadista e, LUÍS GUERREIRO, guitarrista de MARISA.
Estou convidada a atuar este verão de novo em Lisboa, na presença de grandes fadistas, como, a FÁBIA, o JORGE FERNANDO, CARLOS MACEDO e CAGÉ à viola e ouvir da boca deles os maiores elogios.
Atualmente já realizo atuações por todo o país. Há cidades que já tem espetáculos meus com alguma regularidade, como, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Porto e Lisboa.

EM ESPOSENDE CANTA-SE BOM FADO
A fadista considera que em Esposende se canta bem, que há bons fadistas e que o Município tem feito uma boa aposta em espetáculos musicais e culturais. Os fadistas esposendenses têm realizado espetáculos com alguma regularidade, veja-se o seu próprio caso, o Pedro Pestana, o Grupo de Fados de Esposende e outros. Por aqui iniciou também a GISELA JOÃO, com quem também cantou. Gostou de ver o Festival “Sons de Verão” trazer até Esposende um grande fadista nacional como foi o caso do CAMANÉ e espera um dia ver nesse mesmo palco fadistas esposendenses.
“Felicito o Senhor Agostinho Maciel de Forjães pelas excelentes iniciativas que tem vindo a realizar, trazendo ao nosso concelho grandes nomes do Fado nacional.”
No norte também há excelentes fadistas [alias uma boa parte dos fadistas que hoje cantam em Lisboa, foram daqui do norte para a capital]; Sandra Correia, Nelson Duarte, Francisco Moreira (o Quico) que venceu o prémio FADO na RTP, e grandes músicos.

O MOMENTO MAIS EMOCIONANTE
“Há dois momentos que quero destacar. O primeiro foi a atuação no Clube de Fado de Lisboa, com o guitarrista “MÁRIO PACHECO”, com o CAMANÉ, JOANA AMENDOEIRA, CUCA e outros, muitos deles hoje famosos, mas na altura ainda no início de carreira.
O segundo momento com especial importância, a recordar, foi a atuação a solo no Auditório Municipal de Esposende, com casa cheia, onde me senti verdadeiramente acarinhada pelas pessoas da minha terra.”

GOSTOS
“Adoro música. Gosto muito de música portuguesa; Dulce Pontes, Rui Veloso, Sara Tavares e vários outros cantores portugueses.”

“O MEU IDOLO É… AMÁLIA RODRIGUES”
“Adoro a AMÁLIA RODRIGUES. A paixão por esta senhora do FADO é tal que tenho uma tatuagem de AMÁLIA aqui no braço.”. E tem. Paixão é paixão. Sempre que a Filipa falava de Amália, notei-lhe uma grande comoção e um carinho muito especial por este símbolo nacional que se encontra no Panteão Nacional.

“SINTO-ME FELIZ! CANTAR E SER MÃE SÃO AS COISAS QUE SEMPRE DESEJEI”. PROFISSÃO: FADISTA!
Efetivamente viver da música, vivendo em Esposende, não é coisa fácil. Se estivermos a falar de “Fado” parece-me que ainda se torna mais difícil. No entanto estamos perante uma jovem, com atuações em todo o país, que se orgulha de viver daquilo que mais gosta, que é da música.

CAMPEÃ NACIONAL DE ANDEBOL NA JUVENTUDE DE MAR
A minha interlocutora, aqui surpreendeu-me ao apresentar-se como Campeã Nacional de Andebol, pela Equipa da Juventude de Mar. Bem digo eu que Esposende é um concelho de exceção, com campeões em inúmeras áreas.
Para além do andebol, ainda ficamos a saber que a Filipa praticou râguebi num Clube dos Arcos de Valdevez.

EMBAIXATRIZ E SOLIDÁRIA
“Sempre que me convidam para participar em espetáculos solidários, é com todo o gosto que o faço. Nunca disse não a nenhum convite sério, com fins solidários, ara ajudar as mais variadas associações, coletividades, ou pessoas, individualmente”.
Filipa Menina apareceu ainda há pouco tempo, já este ano, numa reportagem de um canal nacional de televisão a defender melhores condições para as pessoas com a doença da “paramiloidose”, lutando pelo fornecimento, pelo Estado de um medicamento vital para a qualidade de vida e para a cura de pessoas com esta doença. Felizmente que o Estado já começou a disponibilizar o «Tafamidis», porque se trata de um medicamente muito caro e que é essencial para as pessoas com esta doença.
É público que a Filipa tem dado a cara pelo «Núcleo de Esposende da Associação Portuguesa de Paramiloidose”, Associação esposendense, onde o seu próprio pai também tem sido um colaborador assíduo, juntamente com os demais responsáveis.
“Depois de aparecer na televisão, tenho recebido muitos contactos a pedir informações, a solicitar esclarecimentos e ajuda e a todos, tento dar resposta. Há situações que carecem de respostas de outro tipo e que encaminho para o Núcleo de Esposende da Associação, presidida pela Senhora Enfermeira Leonor Rosa, que tão bem tem dirigido a associação, sempre na procura do bem comum, da qualidade de vida das pessoas e da cura da doença. Quero deixar aqui um bem-haja à enfermeira Leonor Rosa e na sua pessoa a toda a equipa pelo magnífico trabalho que desenvolvem. Sabem que podem contar sempre comigo e com o meu apoio.”
O Núcleo de Esposende da Associação Portuguesa de Paramiloidose tem sede em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Esposende, sitas na Rua dos Bombeiros, Nº 27-B - 4740-291 Esposende e prossegue a prossecução dos seguintes objetivos;
Reunião mensal dos membros da Direção para discussão do trabalho efetuado, distribuição de atividades e debate de ideias e projetos; Distribuição mensal de alimentos, fornecidos pelo Banco Alimentar Contra a Fome, às famílias mais carenciadas, portadoras da doença; Participação em festas, eventos sociais e concursos; Realização de convívio de Natal com lanche, distribuição de prendas e cabaz de Natal; Dar continuidade ao protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Esposende, relativo a transporte de doentes para as respetivas consultas/tratamentos a efetuar no Hospital Curry Cabral, em Lisboa; Consciencialização da população em geral para a problemática da doença e angariação de sócios, através dos média e dos eventos a efetuar durante o ano; Sensibilização de novos elementos para colaborarem com este Núcleo; Manter identificada/atualizada a base de dados das famílias portadoras de PAF, no que diz respeito à sua situação em relação à doença; Colaborar nas atividades organizadas pela Direção Nacional; Manter o acompanhamento a doentes e famílias no que diz respeito a apoio psicológico, visitas domiciliárias, ajudas técnicas, orientação/encaminhamento. Excelente. Bem-haja pelo Vosso trabalho.

PRÓXIMOS ESPETÁCULOS
No dia 6 de junho, no Auditório Municipal de Esposende, num espetáculo para a qual a Filipa conta com a presença de mais fadistas esposendenses. O Pedro Pestana e o David Silva, já confirmados e outros de quem aguardar confirmação. Um espetáculo a não faltar. Eu não faltarei de certeza.

UM SONHO PARA CONCRETIZAR
“Quero muito editar o meu primeiro CD ainda durante o presente ano de 2015. Com este CD, vou tornar-me oficialmente profissional”. Risos… Mais profissional ainda, questionei eu. Mais risos…
E “COTINUAR A SER FELIZ, A SER MÃE A TEMPO INTEIRO E A CANTAR FADO”. E a encantar, acrescento eu.
A terminar, Filipa Menina, fez questão de deixar uma palavra de agradecimento à sua família, em especial ao seu pai, Luís Menina e ao seu marido, Nuno Lomba, pelo apoio incondicional e um beijinho à filha, a Ana Beatriz.

OBRIGADO, FILIPA.
Um obrigado muito especial à fadista Filipa Menina, por me ter recebido na sua própria casa, em Apúlia, de frente para o mar e pela informalidade com que a nossa conversa decorreu. Obrigado e as maiores felicidades; Pessoais, familiares e profissionais. Um forte abraço.

NOTA FINAL
Caras Amigas e Amigos. Um obrigado muito especial a todos sem exceção. Adorei a sessão de apresentação do meu 1º livro de Crónicas «CRÓNICAS DE MÁRIO FERNANDES». Foi bonito ver o Fórum Municipal de Esposende repleto. Esteve tudo excelente; Momento musical a abrir, pela Escola de Música de Esposende, intervenções, Dr. Penteado Neiva, prefaciador, Drª. Jaqueline Areias, Vereadora e aqui moderadora, Arq.º Benjamim Pereira, presidente da Câmara Municipal de Esposende e, ambiente geral. Agradeço aos meus caros amigos, que escreveram o posfácio, Dr.ª Berta Viana, Dr. Manuel Carvoeiro, Dr. João Nunes; Dr. José Felgueiras, Sr. José Ferreira, Eng.º José Gonçalo Areia e a D. Maria Adelaide Camacho, pela amabilidade e pela simpatia expressa nos seus textos. Muito obrigado.

As mais de 2 centenas de livros, de entre vendas, ofertas [algumas, poucas] e encomendas, logo no lançamento, tem para mim um significado muito especial. É porque despertou o interesse da comunidade e esse é para mim um sinal de que vale a pena escrever e intervir… civicamente. O meu sincero MUITO OBRIGADO, com um forte abraço.

Mário Fernandes;
02-05-2015




Sem comentários: