segunda-feira, 25 de maio de 2015

À CONVERSA COM ÁLVARO MAIO POETA ANIMADOR E JORNALISTA






ÁLVARO MAIO, ARTISTA MULTIFACETADO ADOTOU ESPOSENDE PARA SUA TERRA
JORNALISTA, POLITICO, ANIMADOR, MÚSICO E POETA NASCEU NA PÓVOA DE VARZIM, CRESCEU EM MOÇAMBIQUE MAS CEDO SE MUDOU PARA ESPOSENDE
Álvaro Manuel Oliveira Maio nasceu no Largo do Cidral a 29 de Junho de 1960 na Póvoa de Varzim. É filho de um ex-mecânico  e de uma balconista e tem dois irmãos mais novos. Bem dedo muda-se com a família para Moçambique. Cresceu em Lourenço Marques, onde fez grande parte da sua formação até ao ensino Industrial.
Mais tarde, de regresso a Portugal, estudou Desenho e projeto Industrial vindo a exercer a profissão de Desenhador-Projetista na área da metalo-mecânica. Estudou depois Jornalismo, disciplina que lecionou durante dois anos no ensino público exercendo também como jornalista a profissão em várias rádios e jornais nacionais e locais.
Trabalhou em vários jornais de referência nacional, como o «Jornal de Notícias», o «O Jogo» e nas Rádios Onda Verde da Póvoa de Varzim e Linear de Vila do Conde.
A escrita vem já dos tempos de infância pois ainda muito jovem recebeu uma menção honrosa com a publicação do conto “ A minha 1ª viagem ao sol” no Jornal de Noticias de Lourenço Marques, em 1969.
VINDA PARA ESPOSENDE
Com provas dadas em vários meios de comunicação social, é convidado para diretor da «Rádio de Esposende» anterior designação da agora «Esposende Rádio». Chegado à rádio de Esposende, logo começou a fazer de tudo. Dirigia e realizava trabalhos jornalísticos; fazia os principais blocos informativos, as grandes entrevistas e os próprios relatos dos jogos de futebol das equipas concelhias.
ORIGENS
Nasceu na Póvoa de Varzim, onde viveu até ao ano e meio, foi para Moçambique onde viveu até aos 14 anos, regressando novamente à Póvoa. Em 17 de maio de 1990, mudou-se para Esposende, onde passou a residir em permanência.
FORMAÇÃO ACADÉMICA
Licenciou-se em Comunicação e Marketing e ainda frequentou o curso superior de Sociologia. Ao contrário do que vem sendo tradição,  faz questão que não tratem por Dr. , relativiza o “canudo” e afirma que mais importante do que uma licenciatura é adquirir formação e competências e ser capaz de as usar !
GOSTOS PESSOAIS
Gosta muito de ler e  escrever. Os contos e as crónicas são os géneros literários que mais aprecia e que mais prazer lhe dão. “Gosto de ler escritos que me obriguem a pensar, admiro muito Aghata Cristhie, que li por volta dos meus 7 anos de idade. Aprecio a escrita de Hemingway e Tolstoi, em Portugal a minha maior referência é Eça de Queirós, especialmente pela crítica social.”
“OS MEUS IDOLOS SÃO OS TROVADORES”
“Destaco especialmente Zeca Afonso,Pedro Barroso, Bob Dylan e Johan Baez.
“O MEU CLUBE DO CORAÇÃO É O BENFICA”
“Benfiquista, claro. Sou sócio do Benfica há 54 anos.” Neste momento Álvaro Maio sacou da carteira o cartão de sócio, com o número 5035. Notei-lhe um enorme orgulho ao exibir-me o cartão que o liga ao Benfica.
“Fui nadador federado e pratiquei várias outras modalidades, como, andebol, canoagem, hipismo e automobilismo, tal como o meu pai.”
O MOMENTO MAIS
“O nascimento dos filhos são os momentos mais importantes e com maior simbolismo. No passado recente também há um momento muito importante na minha vida. “Encontrei a paz que me faltava, ao conhecer a pessoa certa, para me fazer companhia”. Esta harmonia fez com que me sentisse  bem comigo próprio e com a vida, daí o meu “reaparecimento” público, quer com actuações, com a edição do meu primeiro livro e com o regresso ao convívio com os amigos.”
ESPOSENDE?
“Esposende é a minha cidade e o meu concelho. Um local onde impera o sossego, um ambiente saudável, perto de tudo; Cidade, campo, montanha, rio e mar. Em 1975, ajudei na construção do campo de escuteiros em Apúlica, tendo começado aí esta minha grande paixão por este concelho.”
ÁLVARO MAIO JÁ FOI A VOZ DA "RÁDIO EM ESPOSENDE"
Não havia quem não conhecesse a voz deste locutor. Na Rádio fazia tudo e de tudo um pouco. A voz de Álvaro Maio era inconfundível, tendo granjeado por cá muitas amizades e fás indefetíveis, que ainda hoje permanecem.
Durante todos estes anos foi acumulando crónicas e poesias algumas das quais estão hoje publicadas na antologia poética “ Fragmentos” com que iniciou a sua vida editorial.
O POLITICO
Militante centrista – CDS, de Manuel Monteiro, foi deputado Municipal em Esposende.
Desiludido com o partido, com a saída de Manuel Monteiro sai do CDS/PP e segue o caminho de Manuel Monteiro, fundando a «Nova Democracia». Manuel Monteiro falava muito no país do polvo, ou seja dos interesses instalados e da corrupção.
DEPUTADO MUNICIPAL
Deputado Municipal, pelo CDS/PP na Assembleia Municipal de Esposende durante dois mandatos acaba por abandonar em rota de colisão com o Partido pelo qual foi eleito.
RADIALISTA
Um homem que nos habituamos a ouvir na Rádio de Esposende, começou muito cedo a brincar á Radio em Moçambique e depois nas primeiras estações “piratas” em Portugal. As suas entrevistas e os relatos de futebol ainda hoje permanecem no nosso ouvido, devido à sua voz colocada e singular.
O JORNALISTA
Álvaro Maio ostenta com grande orgulho a Carteira Profissional de Jornalista, bem velhinha, mas em bom estado de conservação. Inscrito desde 1987, possui a Carteira Profissional de Jornalista com o Nº 2872. Estagiou na Rádio Renascença, na Radio Televisão Portuguesa, na Delegação do Porto, trabalhou no Jornal de Notícias de entre vários outros meios de comunicação social nacional. Rádio de Esposende e várias outras Rádios de todo o norte, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Vila Nova de Famalicão.
Atualmente faz relatos de futebol na Rádio Cidade Hoje, de Vila Nova de Famalicão.
ANIMADOR NA QUINTA DA MALAFAIA
O meu interlocutor de hoje, é há 15 anos o principal animador no Arraial Minhoto da Quinta da Malafaia, em Antas, Esposende. Entrou para a Malafaia logo no ano seguinte à abertura deste espaço de festas e nunca mais largou. Um apaixonado do folclore tem aqui um espaço onde se sente “como o peixe na água” dando uma dinâmica e transmitindo uma alegria sem igual. A maioria dos milhares de visitantes que todos os anos que por aqui passam, ficam maravilhados pela alegria contagiante, tão caraterística no Álvaro Maio.
O POETA
O lançamento do primeiro livro de Álvaro Maio «Fragmentos» foi realizado no Diana Bar, na Póvoa de Varzim, por Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura, que o  prefaciou  e quinze dias depois foi a vez de Maranhão Peixoto actual vice-presidente da Câmara de Esposende apresentar o livro  neste concelho, no Auditório Municipal que se encheu para ouvir a declamação dos seus poemas.


“FRAGMENTOS”
 “Fragmentos são estados de alma escritos fora de tempo em qualquer espaço. A poesia é para mim a forma mais fácil de partilhar vivências, sonhos, ideias, conhecimentos e até revoltas. Nestes Fragmentos ficam 4 retratos: O Físico, com os cantos do mundo onde o aconchego das palavras me recorda a vida no espaço que me rodeou nesta passagem; O Sentimento, onde a mescla de influências se confunde com a história da minha vida; A Sociedade, onde as coisas se misturam num social irreal ou onde o irracional se projeta no aís e no mundo; A Astrologia, num capítulo que marca todos os outros, pescando na formação do mundo e na reencarnação do Homem, toda a explicação para o que acontece e para o que acontecendo faz acontecer como se este acontecimento que é a nossa passagem por esta vida, não fosse mais que um guião previamente escrito pela influência dos astros e por nós interpretado como se a terra fosse o palco onde o nosso desempenho só se valoriza com o autoconhecimento que esta ancestral Ciência nos traz.”
Aqui fica um dos poemas desta coletânea poética. Esta escolha é minha, porque é um poema dedicado a Esposende:
ESPOSENDE
Cidade que já foi Vila
Em tempo de descobertas
No rio já viu caravelas
Rumo ao mar velas abertas
Entre pinhais, rio e mar
É uma terra abençoada
Quando o sol teima em brilhar
Nesta cidade encantada
Igrejas e monumentos
Vão contando a sua história
As saudades de outros tempos
Constroem sua memória
Há histórias de cavaleiros
De padres e de doutores
De peixes pelos esteiros
De vidas de pescadores
De Esposende falam os contos
Que os seus filhos escreveram
Em suas praias houve tontos
Que se arriscaram e morreram.
O FUTURO?
“Espero continuar a fazer aquilo que mais gosto, que é escrever, compor, tocar e cantar. Um dia, quem sabe, dedicar-me-ei em exclusivo à música e à animação.”
O PRÓXIMO LIVRO JÁ ESTÁ À ESPREITA
“MAIS DE MIM”, é o título de próximo livro de Álvaro Maio, que já se encontra praticamente finalizado e que deverá ser lançado lá para agosto ou setembro.
E UM CD
“Vai ser um Cd com 12 músicas originais, todas compostas por Álvaro Maio com letras do próprio e algumas de outros poetas .”
PRÓXIMO CONCERTO
“Vou atuar na  FEIRA DO LIVRO DE MATOSINHOS, este sábado, dia 23 de maio. Trata-se de um concerto com especial importância, numa das  feiras do livro de referência da região norte, que acontecendo durante as festas do Sr de Matosinhos  costuma contar com muito público.”
SONHOS?
“O meu maior sonho é um dia ter um espaço meu para as tertúlias. Pode ser um bar, ou um espaço de restauração, onde a animação esteja a meu cargo e para onde possa convidar os meus amigos.”
Álvaro Maio regressou em força aos palcos, tendo sido um dos principais animadores em inumeras atividades realizadas no concelho de Esposende. Tem estado em tertúlias, lançamento de livros, também esteve no recente lançamento do meu livro de Crónicas, na evocação do 25 de abril e em muitos outros eventas. Caro Amigo Álvaro Maio, Esposende tem muito a ganhar com a tua animação, por isso, faz favor, o palco é teu.
OBRIGADO, CARÍSSIMO AMIGO ÁLVARO MAIO!
Obrigado pela disponibilidade e pela simpática conversa que tivemos. É sempre um prazer rever um amigo de longa data (ambos deputados municipais em Esposende, no mandato 2001/2005) e com ele trocar «dois dedos de conversa». Conversar com Álvaro Maio permite-nos aprender sempre algo mais e ficar a conhecer ricas experiências e histórias de vida.
Continue a animar-nos, a escrever e a cantar. Um abraço, forte e o desejo de boa sorte e das maiores felicidades.
NOTAS FINAIS
Felicito o Benfica e os benfiquistas pela conquista do bicampeonato de futebol, mas lanento e reprovo toda a violência que foi gerada com os festejos.
Nota máxima para os comerciantes da Rua Direita (Rua primeiro de dezembro) pelo 1. Desfile de moda que realizaram no passado sábado. Estão de parabéns pela ousadia e pelo sucesso obtido, atraindo a esta zona histórica da cidade muitas pessoas. Já agora dizer que a "passadeira azul" dá ainda mais glamour. Parabéns aos organizadores e a todos os participantes.
Desejo as maiores felicidades ao meu caro amigo PAULO SPEEDY GONÇALVES no "Dakar Series" na Argentina onde está a ter uma excelente prestação, vencendo desde logo a etapa inicial. Força, Paulo.



Mário Fernandes;
23 - 05 - 2015

Sem comentários: