sábado, 6 de setembro de 2014

CRÓNICA NO «NOTÍCIAS DE ESPOSENDE» DE 06 DE SETEMBRO DE 2014




O PAPEL DAS AUTARQUIAS LOCAIS
A atividade de uma Junta de Freguesia deve, obrigatoriamente, ir muito para além da simples limpeza pública das suas vias de comunicação, da iluminação pública, da emissão de atestados, ou do licenciamento de arrumadores, apesar de mesmo aqui haver ainda muitas que não mostram capacidade para resolver situações banais, mas que muitas vezes são de grande importância para os fregueses.
As Juntas têm que reinventar o seu papel, ir ao encontro de novas competências, sentir o pulsar da comunidade, das suas ânsias, das suas necessidades e das prioridades locais como um todo. A cultura, o lazer, o recreio e o desporto potenciam a qualidade de vida dos fregueses e proporcionam-lhes conhecimento, convívio e saúde. Órgãos das autarquias locais têm que estar atentos à evolução da sociedade, das novas tecnologias e da forma de comunicar, para fazer chegar a sua mensagem.
É importante que haja uma divulgação séria das iniciativas a realizar, tornar públicos programas e orçamentos, responder àquilo que é procurado pelas pessoas. Ouvi-las e dar satisfação às suas muitas vezes simples reivindicações. Existem iniciativas capazes de unir e mobilizar a sociedade, de a fazer vibrar e sentir o orgulho de ser freguês de uma determinada terra, ou lugar, de uma Freguesia.
Apenas quero abordar neste momento a vertente cultural que deve ser uma das prioridades de qualquer Junta. Em Curvos, nos doze anos que presidida às minhas equipas e à Junta de Freguesia editei 4 livros, quer da autoria de autores locais – Dr.ª Inês Faria, quer de autores de outras paragens, todos eles versando sobre a Freguesia de Curvos.
“A Igreja a Terra e os Homens – As Visitas Pastorais e outros Achados de Curvos, Arcebispado de Braga”; “Gente da Minha Terra. Curvos. Análise demográfica e social: 1596-1998”; “Perto do Fim”, e “Curvos Encantos e Letras Soltas”.
As 3 Juntas de Freguesia a que tive o prazer e o privilégio de presidir, tiveram sempre, e nisso os meus pares sempre me acompanharam incondicionalmente, na prossecução de objetivos de âmbito cultural, social e patrimonial histórico, iniciativas para pôr a sua população perante a sua “rica” história e o seu património civilizacional. Assim, nasceram os 4 livros já referidos.
Como dizia o poeta José Afonso “só se lembra dos caminhos velhos quem tem saudades da terra”. É destes caminhos, desta gente e da riqueza das suas tradições e do seu património que nos falam todos estes livros.
Hoje vou escrever um pouco sobre o último dos 4 livros editados: “CURVOS ENCANTOS E LETRAS SOLTAS” foi o tema do Concurso de Escrita, realizado pela então Junta de Freguesia de Curvos, no ano de 2012. Foi uma forma de promover a criatividade e a originalidade e de incentivar o aparecimento de novos valores nesta área tão importante do conhecimento.
Cada participante pode escolher um tema da sua preferência, embora se valorizassem os trabalhos que tivessem Curvos, a sua origem, a sua história, as tradições, os usos e costumes, o património material e imaterial e as suas gentes como fontes de inspiração. Ao participarem neste concurso, os autores dos trabalhos assumiram a cedência de autorização de publicação dos mesmos à Junta de Freguesia.
A apreciação dos trabalhos coube a um Júri constituído por mim, enquanto Presidente da Junta de Freguesia de Curvos, pela Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Esposende – Dr.ª Jaqueline Areias, e pelo escritor e historiador Dr. Penteado Neiva.
A participação dos Curvenses e simpatizantes de Curvos foi de tal ordem, que o Júri teve dificuldades em cumprir com o calendário relativo à publicitação dos resultados e mais ainda no que respeita à escolha dos três trabalhos a serem premiados. Alias não foram três os prémios, mas seis, uma vez que se optou por criar duas categorias a premiar: Prosa e poesia. Assim, tivemos três primeiros prémios em prosa e outros três em poesia. O júri também atribuiu seis menções honrosas, a trabalhos de excelente qualidade.
Perante a quantidade e a qualidade da generalidade dos trabalhos apresentados e perante a grande diversidade de autores, a Junta de Freguesia decidiu premiar todos os concorrentes, com a publicação dos seus trabalhos ou de parte deles.
Foi assim que surgiu “CURVOS ENCANTOS E LETRAS SOLTAS”, de que todos os Curvenses se orgulham, disso tenho a certeza, pois aqui se retratam história reias vividas em Curvos, em que muitos se poderão reconhecer como atores. Outras histórias são fictícias, apelando à imaginação e criatividade. Os poemas que permeiam estas histórias tiveram Curvos e a sua gente como fatores inspiradores.
Este livro ajuda-nos a perceber o quão importantes são este tipo de iniciativas, para a dinâmica de uma Freguesia e para o seu enriquecimento. Tal como já havia acontecido, com concursos de objetivos semelhantes, como, «Fotografar Curvos», «Pintar Curvos», «Potenciar o Ambiente em Curvos» e vários outros concursos, ficamos com a Freguesia mais rica no seu património e na sua história.
Assim se enriquece a cultura e o património de uma Freguesia.
ESPOSENDE MEDIEVAL
Felicito a organização da Feira Medieval de Esposende, realizada no passado fim-de-semana, por mais este evento que trouxe até nós milhares de pessoas. Foi bonito e a afluência durante os 4 dias e sempre em crescendo. Notou-se também um certo enraizamento desta tradição que começa a efetivar-se como um dos marcos importantes a enriquecer a agenda de atividades do nosso concelho.
Como aspetos a melhorar apenas registo aquilo que deve ser a ligação, com mais stands, da Rua 1 de Dezembro à Rua Conde de Castro, pelo Largo Rodrigues Sampaio, bem como a criação de mais incentivos aos comerciantes locais e quando digo locais não me refiro apenas aos da cidade de Esposende, mas a todos, de todo o concelho e das mais variadas áreas de negócio.
Esta começa a ser uma das montras privilegiadas para o nosso comércio, por isso é de todo o interesse o envolvimento do tecido empresarial, para que de uma forma criativa mostre os seus produtos e serviços e os comercializem, divulgando o nosso concelho.
SEMPRE A CORTAR!
Desta semana foram-nos chegando notícias e imagens daquilo que dizem ser um certo esvaziamento, com a requalificação de dezenas de Tribunais, onde parece incluir-se o de Esposende, o que só nos pode deixar tristes e apreensivos.
Nada para o qual não estivéssemos há muito avisados, basta ver a prometida reforma do poder local que mais não foi do que o encerramento de Freguesias e o seu esvaziamento. Causa-me alguma estranheza, a passividade com que a comunidade parece ir aceitando esta desertificação de serviços de proximidade a que temos vindo a ser votados.
Por este caminho não me espanta nada que a seguir venham a liquidar os concelhos com menos de 50.000 habitantes. Isto preocupa-me, sabendo que o meu se inclui nesta categoria.
Custa-me ver esta falta de cidadania a que vou assistindo!
Mário Fernandes
06-09-2014


Sem comentários: