sábado, 30 de outubro de 2010

CURVENSES ENCHERAM AUDITÓRIO DOS SOCORROS A NÁUFRAGOS

"QUINTA DAS HISTÓRIAS VIVAS" DE CURVOS











Esta Quinta-feira - dia 28 de Outubro, às 21h30, o auditório do edifício de Socorros a Náufragos de Esposende, encheu-se por completo de Curvenses. Tratou-se de uma noite muito animada e com conversas e histórias interessantíssimas, sobre Curvos e contadas por Curvenses. 

 
O presidente da Junta de Freguesia de Esposende - José Felgueiras, também esteve presente, intervindo e demonstrando o seu interesse pela história do nosso concelho, tendo mesmo contando ele próprio algumas histórias e dados históricos de Curvos, como a importância das laranjas e a sua exportação em grande escala para diversos países, a excelência do clima de Curvos, importante para o tratamento de doenças pulmonares e muitas outras histórias, como a dos carreteiros!

Presenças importantes, com óptimas intervenções, como   a de Américo Martins, Augusta Santamarinha, Aurora Martins, João Costa Leme, Filipe Martins, Ana Maria Sobreiro, Amélia Serra, Celeste Martins, Emilia Calado, Emilia Miranda, Paulino Miranda, Maria Miranda, Conceição Cruz, Armindo Vale, Elisa Vale, Amélia Cruz, Mário Fernandes e muitas outras mulheres e homens de Curvos, que aqui nos trouxeram inúmeras histórias de outros tempos. Foi lembrada a importância do clima e do relevo da freguesia, da qualidade do solo, da produção vinicola, da cultura de citrinos, da quantidade de água, da tecelagem, etc., etc., etc. Foi referida a evolução da freguesia nas últimas décadas, a importância de determinadas famílias e proprietários, foram ainda lembradas várias canções, tendo mesmo sido cantadas muitas delas, por muitos dos presentes e diga-se de passagem, de uma forma muito afinada. Tenho a certeza que contribuimos, todos os presentes, para o enriquecimento da história da nossa terra.

Parabéns ao Gaterc e aos seu responsáveis. Parabéns também e o meu muito obrigado a todos os Curvenses que compareceram e que assim contribuíram para o enriquecimento da cultura e da história de Curvos.

Nota: Este "serão" estava programado para ter a presença de duas Freguesias - a de Curvos e a de Vila-Chã, mas acabou por estar presente somente a freguesia de Curvos. Neste caso, ainda bem, pois só os Curvenses já encheram por completo o magnifico Auditório do edifício de Socorros a Náufragos de Esposende.

MF

Sem comentários: