segunda-feira, 30 de março de 2009

PARABÉNS, JOÃO LUIS! ESTIVES-TE ESPECTACULAR NA TVI!

Concorrentes em palco
Claque do João Luis
Rita Pereira com o Nandinho


JOÃO LUIS ESTEVE ESPECTACULAR NA TVI


Esteve espectacular e cantou lindamente. Parece-me que a canção escolhida, não terá sido a mais adequada e talvez esteja aí uma das razões para a saída de programa do João Luis.

Importa referir a atitude positiva do João, em todo o programa, bem como o facto de ter deixado uma óptima imagem junto dos milhões de portugueses que assistiram em directo ao programa.

Eu que tive o prazer de ter estado no estúdio, gostei muito da actuação do João Luis e lamento a sua saída.

Foi bonito ver todas aquelas "estrelas", principalmente para a pequenada. Rita Pereira, Tony Carreira, Simone de Oliveira, Joana Amendoeira, Pedro Granger, Helena Vieira, Luís Jardim, Júlia Pinheiro, Luís Goucha, e muitos outros.

Parabéns, João Luis!!!

Tudo o que fizeste já foi muito bom. Continua assim e irás bem longe.

MF

domingo, 29 de março de 2009

PORTUGAL 0 - SUÉCIA 0


PORTUGAL

PORTUGAL

PORTUGAL

PORTUGAL

PORTUGAL

Apesar de ter transmissão em directo na TVI, quisemos ver ao vivo. É bem diferente e bem melhor. É uma outra sensação, com muita mais emoção e apesar do resultado, valeu a pena!

Foi pena ter sido tão... decepcionante!!!

MF


sábado, 28 de março de 2009

PORTUGAL x SUÉCIA! EU VOU ESTAR LÁ A INCENTIVAR E A APLAUDIR. VIVA, PORTUGAL!

levantamento dos bilhetes para o Portugal x Suécia

PORTUGAL - SUÉCIA
ESTÁDIO DO DRAGÃO
28-03-2009 - 20:45


Joga-se esta noite no estádio do Dragão, o PORTUGAL x SUÉCIA. Trata-se de um jogo importantíssimo, para as aspirações da Selecção Portuguesa, rumo à África do Sul.

Estarei no estádio com os meus filhos, Jorge e Fernando a incentivar e a aplaudir a nossa Selecção.

Viva, Portugal!!!

MF

sexta-feira, 27 de março de 2009

JOÃO LUIS FERNANDES BARBOSA DE VILA-CHÃ VAI PARTICIPAR NO PROGRAMA DA TVI "UMA CANÇÃO PARA TI"



JOÃO LUIS FERNANDES BARBOSA DE VILA-CHÃ VAI ESTAR NA TVI

Uma Canção Para Ti
O jovem João Luís Barbosa, de 13 anos,é natural e residente em Vila Chã do nosso concelho e filho do Delmiro Barbosa e da Lúcia Fernandes e foi seleccionado entre mais de 3.000 candidatos para participar com mais 11 cantores no concurso “uma canção para ti”, a ser exibido pelas 21.30 horas do próximo domingo na estação televisiva TVI.

Os telespectadores podem participar na votação através do telefone e espera-se assim uma grande mobilização para apoio a este pequeno cantor, que já deu mostras de grande potencial nos castings de selecção.

Alguns dos seus colegas da Escola das Marinhas vão estar presentes na tenda montada na Venda do Pinheiro para lhe proporcionar apoio nesta Primeira Gala de Apuramento e por cá estarão muitos esposendenses atentos à sua participação com o seu voto telefónico.

É só estar atento no dia, ouvir a sua interpretação e seguir as instruções para ligar para o número que corresponde ao voto no João Luís Barbosa.

Regulamento do Programa da TVI:

"Os protagonistas destes programas são várias dezenas de jovens cantores com idades entre os 8 e os 15 anos, oriundos de todo o País e que interpretam as mais belas canções de todos os tempos.
Nesta segunda edição de "Uma Canção para Ti", mantém-se um sistema de apuramento similar à anterior edição, mas é dada oportunidade de participação a um maior número de jovens cantores, com a introdução de 3 fases de apuramento que culminam numa gala final onde será conhecido o vencedor absoluto desta segunda edição. Os apurados em cada uma das três fase irão estar presentes na Gala Final desta série, onde será encontrado o vencedor.
Em cada uma das galas o esforço e desempenho destes jovens cantores será avaliado por um júri e também pelo público que, em casa, decidirá quais os jovens que deverão permanecer no programa, até à eleição de um único vencedor/a na Gala Final.
Um vasto reportório de grandes êxitos nacionais será interpretado por esta nova geração de cantores, que serão acompanhados, ao vivo, por uma grande orquestra e por um corpo de baile. Em todas os programas poderão haver convidados especiais, transformando estas galas numa verdadeira festa da música e de canções.
Em cada Gala todos os concorrentes cantam, a solo e em conjunto, um tema muito conhecido da musica portuguesa e haverão igualmente haver actuações em dueto com cantores convidados.
Só após todos os participantes terem actuado será aberta a linha de televoto (cada concorrente tem um número de telefone atribuido, com o respectivo código identificador). É também possível votar em cada participante através do mini-site deste programa disponível no site da TVI (http://www.tvi.pt/).

O júri tem como função avaliar todas as interpretações a solo, dando, em todas as actuações, a sua opinião. Para salvar um dos concorrentes e em caso de empate na decisão dos elementos do Juri, cabe ao Presidente do Júri escolher o concorrente que deve continuar no programa.
Mas, esta grande festa de homenagem à música Portuguesa e de revelação de novos talentos vai continuar numa gala extra, a Finalíssima, na qual irão actuar os concorrentes que mais se destacaram nas duas primeiras séries de "Uma Canção para Ti".
"Uma Canção para Ti". estreia no dia 29 de Março e a apresentação está novamente a cargo de Júlia Pinheiro e Manuel Luis Goucha."

MF

quarta-feira, 25 de março de 2009

AMANHÃ À NOITE VOU PARTICIPAR NUMA TERTÚLIA NO "PÉ NO RIO" EM ESPOSENDE


TERTÚLIA NO "PÉ NO RIO" EM ESPOSENDE
26 - MARÇO - 2009 21h30

"O IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL DAS CRIANÇAS E JOVENS NA SOCIEDADE"

Temas a debater:

- Crianças tecnológicas;
- Desenvolvimento Cognitivo e Psicomotor;
- Cyber-bullying;
- Redes Sociais Virtuais;
- Criminalidade Virtual.

Esta Tertúlia é uma organização da Zendensino e terá a presença de vários especialistas nas matérias que serão debatidas.

MF

domingo, 22 de março de 2009

REALIZOU-SE ESTE DOMINGO UMA CAMINHADA "CURVOS, A FLORESTA E A ÁGUA"

CAMINHADA "CURVOS, A FLORESTA E A ÁGUA" VISITOU A ETAR DE CURVOS

Participaram dezenas de Curvenses, essencialmente pais e alunos da Escola EB1/JI de Curvos e elementos da Associação de Pais das Escolas de Curvos.

O percurso teve itinerário misto, com saída da Escola, passagem pelo alto de Frossos - Miradouro, Rua da Sorge e paragem na ETAR DE CURVOS. Aqui foi feita uma visita guiada por um Técnico - Sr. Paulo, da Empresa Águas do Cávado. O presidente da Junta, que organizou esta visita, também marcou presença.

De seguida saída da ETAR, passagem por Vilar, Curvos, Igreja e chegada à Escola.

Tratou-se de um lindíssimo passeio, pelas ruas, floresta e campos de Curvos.

Parabéns à Associação de Pais de Curvos e a todos os participantes.

MF

sexta-feira, 20 de março de 2009

JARDIM-DE-INFÂNCIA DE CURVOS FESTEJOU O DIA DO PAI


DIA DO PAI

O Jardim-de-Infância de Curvos, celebrou mais uma vez o Dia do Pai.

Foi uma festa bonita e com muita animação. Este ano, foram os pais a fazer actividades e diversões para os seus filhos e com os seus filhos.

No final da animação, houve ainda mais um momento de confraternização, com um lanche para todos.

Um abraço enorme para os meus quatro filhos, a Isabel, o Fernando, o Jorge e a Cristina, que me encheram de miminhos e alegria, não só neste dia, como sempre me enchem.

Parabéns também para o meu pai!

MF

segunda-feira, 16 de março de 2009

REUNIU EM ESPOSENDE O CONSELHO ESTRATÉGICO DO PARQUE NATURAL DO LITORAL NORTE


PARQUE NATURAL DO LITORAL NORTE

ICNB - INSTITUTO DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E DA BIODIVERSIDADE

Na qualidade de Conselheiro, em representação da ANAFRE - Associação Nacional das Freguesias, participei na primeira reunião do Conselho Estratégico do Parque Natural do Litoral Norte, realizada no passado dia 11, na sede do Parque, na Rua 1º de Dezembro na cidade de Esposende.

A presidir a esta primeira reunião esteve o Presidente do ICNB - Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade - Dr. Silva Rosa.

Também esteve presente o Director do Departamento de Gestão das Áreas Classificadas do Norte - Dr. Lagido Domingos, bem como representantes de várias instituições, com a Câmara Municipal de Esposende - Dr. Jorge Cardoso, da Assembleia Municipal de Esposende - Dr. Maranhão Peixoto, Universidade do Minho, Associações Ambientalistas e outras organizações cívicas.

No início da reunião o presidente do ICNB sugeriu que fosse feita a eleição/nomeação de um presidente para este Conselho Estratégico referindo que gostaria que o mesmo fosse alguém de fora do ICNB.

O representante da Câmara Municipal sugeriu que a presidência ficasse a cargo de Maranhão Peixoto - representante da Assembleia Municipal de Esposende, o que viria a ser aprovado por todos os presentes.

De seguida foi apresentado o relatório das actividades realizadas no período de 2006 a 2008, com o valor gasto em cada intervenção ou actividade.

O presidente do ICNB apresentou os principais objectivos do PNLN para os anos de 2009 e 2010, sendo de salientar a aposta na continuidade, com principal aposta na melhoria das condições de visitação e no controlo das espécies exóticas.

Em termos de futuro a médio prazo foram ainda apresentadas as actividades de preservação da Área, a construção do Centro de Interpretação Ambiental, a construção da Ecovia do Litoral, a contenção da erosão costeira, bem como uma série de obras que deverão ser levadas a efeito através do Programa Polis.

A próxima reunião deverá realizar-se no dia 3 de Junho e deverão constar da agenda desta, as seguintes temáticas:

- Aprovação do Regulamento Interno;
-Apreciação do Relatório de Actividades;
- Debater a edificabilidade na Área urbana do Parque.

MF


quinta-feira, 12 de março de 2009

4 ANOS DE GOVERNAÇÃO DA MAIORIA

Estes 4 anos de maioria, foram uma oportunidade perdida, senão vejamos:

- As pessoas vivem hoje bem pior do que há 4 anos atrás;
- As famílias estão totalmente sobre endividadas;
- O poder de compra diminuiu drasticamente;
- Os impostos aumentaram;
- As empresas estão com bastantes dificuldades;
- O desemprego aumentou;
- A qualidade de vida diminuiu;
- Etc., etc...

Tem-se verificado o culto da imagem e da personalidade, e uma verdadeira aposta... na propaganda. Foi atribuida exagerada importância aos números e às estatisticas, esquecendo-se as pessoas!

Uma análise séria obriga-nos a dizer que também houve muitas medidas positivas, que trouxeram desenvolvimento e modernização, mas o que importa isso, se estamos hoje bem pior do que há 4 anos?

A actual crise (durante muito tempo negada, por alguns), veio por a nu as debilidades do país e mostrar que muita coisa tem que ser feita, para que Portugal dê a volta por cima e os Portugueses voltem a acreditar no futuro.

MF


domingo, 8 de março de 2009

SIM, SOU CANDIDATO... DE NOVO À PRESIDÊNCIA DA JUNTA DE FREGUESIA DE CURVOS!

Sou de novo candidato à Presidencia da Junta de Freguesia de Curvos.
Esta minha recandidatura deve-se essencialmente a duas razões:

- Porque sinto que é esse o desejo da grande maioria dos Curvenses e habitantes de Curvos;

- Porque estou certo que tenho as melhores condições para continuar a presidir à Junta de Freguesia de Curvos, e para assim continuar a desenvolver a nossa terra.

Entro de novo na corrida, como sempre, pela LIC - Lista Independente de Curvos.

A única novidade é o facto de desta vez dar o meu apoio público à recandidatura do actual Presidente da Câmara Municipal de Esposende - João Cepa e ter o apoio do PSD, que desta forma não apresentará Lista própria, dando o seu apoio à LIC.

Quanto ao Manifesto Eleitoral e à Equipa, falarei lá mais para a frente.

Viva Curvos, Viva a LIC, Viva os Curvenses!!!

MF

sexta-feira, 6 de março de 2009

INTERVENÇÃO POLITICA NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ESPOSENDE EM 26 DE FEVEREIRO


INTERVENÇÃO DE MÁRIO FERNANDES NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE 26 DE FEVEREIRO DE 2009, CONTRA ATERRO SANITÁRIO EM PALME

“Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia Municipal;
Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal;
Ex.mos Senhores Membros da Mesa;
Ex.mos Senhores Vereadores;
Caros Colegas;
Caro Público;

Fomos todos surpreendidos, há dias, com uma incompreensível decisão da “Resulima”, do Ministério do Ambiente e da Câmara Municipal de Barcelos, dando conta da intenção de construir um “aterro sanitário” na vizinha Freguesia de Palme, na área florestal que confina com as Freguesias deste Concelho – Curvos, Vila-Chã e Forjães;

Venho assim informar esta Assembleia Municipal que as Freguesias de Curvos, Vila-Chã, Forjães e Palmeira de Faro, estão totalmente solidárias com as vizinhas Freguesias do concelho de Barcelos, principalmente com Freguesias de Palme, Aldreu, Fragoso, Feitos e Vila Cova;

Não sou, nem somos contra os aterros sanitários, somos contra um aterro sanitário neste local – Área classificada de REN – RESERVA ECOLÓGICA NACIONAL. Trata-se da maior mancha florestal mista dos dois concelhos – Barcelos e Esposende;

Esta decisão seria um verdadeiro atentado ao Ambiente, que iria afectar negativamente a produção florestal, a actividade agrícola, a contaminação dos solos e das águas, para além de muitos outros efeitos nefastos;

Não podemos aceitar decisões tão importantes com base economicista e por isso exigimos a realização de estudos imparciais de impacto ambiental;
O futuro começa já hoje!
É por isso que temos que estar contra este atentado às nossas Freguesias;

No próximo domingo, a partir das 14h30, realizar-se-á uma manifestação pública de repúdio, com uma marcha lenta desde o cruzamento da Figueiró em Palme, até à Câmara Municipal de Barcelos, onde será entregue uma petição, contra um aterro neste local, assinada pelos Presidentes de Junta supra referidos.

Mário Ferreira Fernandes
Presidente da Junta de Freguesia de Curvos”
Assembleia Municipal de Esposende 26-02-2009.

MF

domingo, 1 de março de 2009

CURVENSES PARTICIPARAM EM FORÇA NA MANIFESTAÇÃO CONTRA ATERRO EM PALME


MILHARES DE PESSOAS MANIFESTARAM-SE EM FRENTE À CÂMARA MUNICIPAL DE BARCELOS

Comissão Organizadora da Manifestação, chefiada pelo Presidente da Junta de Palme, foi recebida pelo Vereador da Protecção Civil Félix Falcão e pelo Vereador do Ambiente Agostinho Pizarro e ainda por outros responsáveis camarários.


PETIÇÃO ENTREGUE PELOS MANIFESTANTES NA CÂMARA MUNICIPAL DE BARCELOS:

Ex.mos Senhores;
Presidente da Câmara Municipal de Barcelos
Presidente da Assembleia Municipal de Barcelos

Os subscritores da presente petição, por si e em nome dos cidadãos que representam, vem muito respeitosamente manifestar a sua total indignação e inequívoca oposição á projectada instalação do futuro aterro sanitário do concelho de Barcelos na mancha florestal da freguesia de Palme (mais concretamente no zona adjacente á recta da Figueiró).

Com efeito, trata-se de um local, todo ele pertencente à REN – Reserva Ecológica Nacional e que, como sabemos é caracterizado por:

- Ser uma floresta densa e pujante;
- Constituir uma importante fonte de rendimento para inúmeros pequenos proprietários e agricultores residentes na freguesia de Palme e nas freguesias adjacentes;
- Ter um solo extremamente húmido e produtivo, fruto sobretudo dos lençois freáticos e de várias nascentes de água aí localizadas, que se constituem em ribeiras, acabando por desaguar no rio Neiva;
- Ser uma área florestal pura e limpa em termos ambientais.
Acresce que, durante todos estes anos, tanto as populações envolventes, como todos os inúmeros utilizadores da estrada nacional n. 103 souberam sempre respeitar a natureza da dita área, fazendo jus à sua respectiva classificação.

Ora, a instalação de um gigantesco aterro só iria trazer impactos negativos para o respectivo local e para todas as freguesias envolventes.

A Reserva Ecológica Nacional e a própria floresta ficariam, por certo, irreversivelmente mais pobres.

Por outro lado, a instalação do aludido aterro no local pretendido iria provocar prejuizos devastadores na quantidade e qualidade da água quer serve a rega, o consumo dos animais e a própria utilização doméstica quer em Palme, quer nas várias freguesias envolvidas.

Os pequenos proprietários ficariam pois, sem o seu complemento de subsistência;

Todo o património natural e construido, incluindo o das freguesias envolventes, ficaria sujeito a enormes desvalorizações.

A qualidade de vida, a tranquilidade, o sossego, o turismo rural e as próprias habitações, ficariam seriamente afectados.

Ora, embora não nos compita apresentar alternativas, existem no concelho de Barcelos áreas degradadas e com muito menor valia ambiental e diminuto interesse sócio-económico.

E, assim sendo, vimos pedir ancarecidamente a V.ª Exªs que, respeitando a soberana vontade das respectivas populações e dos seus actuais representantes ora signatários, se dignem tudo fazer para que tal projecto não se concretize.

Porque estamos certos das nossas razões e convicções, continuaremos determinados e unidos para dizer hoje e sempre, NÃO ao aterro sanitário.

Palme (Figueiró), 1 de Março de 2009.

Os Presidentes das Juntas de Freguesia de;

PALME
ALDREU
CURVOS
FRAGOSO
FORJÃES
PALMEIRA DE FARO
VILA-CHÃ
FEITOS
VILA COVA

MF