domingo, 1 de março de 2009

CURVENSES PARTICIPARAM EM FORÇA NA MANIFESTAÇÃO CONTRA ATERRO EM PALME


MILHARES DE PESSOAS MANIFESTARAM-SE EM FRENTE À CÂMARA MUNICIPAL DE BARCELOS

Comissão Organizadora da Manifestação, chefiada pelo Presidente da Junta de Palme, foi recebida pelo Vereador da Protecção Civil Félix Falcão e pelo Vereador do Ambiente Agostinho Pizarro e ainda por outros responsáveis camarários.


PETIÇÃO ENTREGUE PELOS MANIFESTANTES NA CÂMARA MUNICIPAL DE BARCELOS:

Ex.mos Senhores;
Presidente da Câmara Municipal de Barcelos
Presidente da Assembleia Municipal de Barcelos

Os subscritores da presente petição, por si e em nome dos cidadãos que representam, vem muito respeitosamente manifestar a sua total indignação e inequívoca oposição á projectada instalação do futuro aterro sanitário do concelho de Barcelos na mancha florestal da freguesia de Palme (mais concretamente no zona adjacente á recta da Figueiró).

Com efeito, trata-se de um local, todo ele pertencente à REN – Reserva Ecológica Nacional e que, como sabemos é caracterizado por:

- Ser uma floresta densa e pujante;
- Constituir uma importante fonte de rendimento para inúmeros pequenos proprietários e agricultores residentes na freguesia de Palme e nas freguesias adjacentes;
- Ter um solo extremamente húmido e produtivo, fruto sobretudo dos lençois freáticos e de várias nascentes de água aí localizadas, que se constituem em ribeiras, acabando por desaguar no rio Neiva;
- Ser uma área florestal pura e limpa em termos ambientais.
Acresce que, durante todos estes anos, tanto as populações envolventes, como todos os inúmeros utilizadores da estrada nacional n. 103 souberam sempre respeitar a natureza da dita área, fazendo jus à sua respectiva classificação.

Ora, a instalação de um gigantesco aterro só iria trazer impactos negativos para o respectivo local e para todas as freguesias envolventes.

A Reserva Ecológica Nacional e a própria floresta ficariam, por certo, irreversivelmente mais pobres.

Por outro lado, a instalação do aludido aterro no local pretendido iria provocar prejuizos devastadores na quantidade e qualidade da água quer serve a rega, o consumo dos animais e a própria utilização doméstica quer em Palme, quer nas várias freguesias envolvidas.

Os pequenos proprietários ficariam pois, sem o seu complemento de subsistência;

Todo o património natural e construido, incluindo o das freguesias envolventes, ficaria sujeito a enormes desvalorizações.

A qualidade de vida, a tranquilidade, o sossego, o turismo rural e as próprias habitações, ficariam seriamente afectados.

Ora, embora não nos compita apresentar alternativas, existem no concelho de Barcelos áreas degradadas e com muito menor valia ambiental e diminuto interesse sócio-económico.

E, assim sendo, vimos pedir ancarecidamente a V.ª Exªs que, respeitando a soberana vontade das respectivas populações e dos seus actuais representantes ora signatários, se dignem tudo fazer para que tal projecto não se concretize.

Porque estamos certos das nossas razões e convicções, continuaremos determinados e unidos para dizer hoje e sempre, NÃO ao aterro sanitário.

Palme (Figueiró), 1 de Março de 2009.

Os Presidentes das Juntas de Freguesia de;

PALME
ALDREU
CURVOS
FRAGOSO
FORJÃES
PALMEIRA DE FARO
VILA-CHÃ
FEITOS
VILA COVA

MF

Sem comentários: