segunda-feira, 16 de março de 2009

REUNIU EM ESPOSENDE O CONSELHO ESTRATÉGICO DO PARQUE NATURAL DO LITORAL NORTE


PARQUE NATURAL DO LITORAL NORTE

ICNB - INSTITUTO DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E DA BIODIVERSIDADE

Na qualidade de Conselheiro, em representação da ANAFRE - Associação Nacional das Freguesias, participei na primeira reunião do Conselho Estratégico do Parque Natural do Litoral Norte, realizada no passado dia 11, na sede do Parque, na Rua 1º de Dezembro na cidade de Esposende.

A presidir a esta primeira reunião esteve o Presidente do ICNB - Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade - Dr. Silva Rosa.

Também esteve presente o Director do Departamento de Gestão das Áreas Classificadas do Norte - Dr. Lagido Domingos, bem como representantes de várias instituições, com a Câmara Municipal de Esposende - Dr. Jorge Cardoso, da Assembleia Municipal de Esposende - Dr. Maranhão Peixoto, Universidade do Minho, Associações Ambientalistas e outras organizações cívicas.

No início da reunião o presidente do ICNB sugeriu que fosse feita a eleição/nomeação de um presidente para este Conselho Estratégico referindo que gostaria que o mesmo fosse alguém de fora do ICNB.

O representante da Câmara Municipal sugeriu que a presidência ficasse a cargo de Maranhão Peixoto - representante da Assembleia Municipal de Esposende, o que viria a ser aprovado por todos os presentes.

De seguida foi apresentado o relatório das actividades realizadas no período de 2006 a 2008, com o valor gasto em cada intervenção ou actividade.

O presidente do ICNB apresentou os principais objectivos do PNLN para os anos de 2009 e 2010, sendo de salientar a aposta na continuidade, com principal aposta na melhoria das condições de visitação e no controlo das espécies exóticas.

Em termos de futuro a médio prazo foram ainda apresentadas as actividades de preservação da Área, a construção do Centro de Interpretação Ambiental, a construção da Ecovia do Litoral, a contenção da erosão costeira, bem como uma série de obras que deverão ser levadas a efeito através do Programa Polis.

A próxima reunião deverá realizar-se no dia 3 de Junho e deverão constar da agenda desta, as seguintes temáticas:

- Aprovação do Regulamento Interno;
-Apreciação do Relatório de Actividades;
- Debater a edificabilidade na Área urbana do Parque.

MF


Sem comentários: