quinta-feira, 6 de novembro de 2008

FAP EM ENTREVISTA AO JORNAL PÓVOA SEMANÁRIO


ENTREVISTA AO JORNAL PÓVOA SEMANÁRIO - EDIÇÃO N. 514 DE 05/11/2008

FAP QUER AUMENTAR ASSOCIADOS

A Federação das Associações de Pais do Concelho de Esposende (FAP), já traçou objectivos para esta ano lectivo de 2008-2009. Aumentar o número de associações nas 15 Freguesias do Concelho, e participar na dinamização de actividades que envolvam toda a comunidade escolar esposendense. Mário Fernandes, presidente da FAP, em entrevista ao Póvoa Semanário, fala também das Eleições que estão marcadas para este mês de Novembro.

Póvoa Semanário:
Quais são os objectivos para este ano lectivo, da FAP a que preside?

Mário Fernandes:

A FAP tem um programa muito ambicioso que consiste em três aspectos principais. O primeiro continua a ser a criação de Associações de Pais, de forma que todas as Freguesias do Concelho tenham pelo menos uma Associação. Aqui enquadra-se também o permanente apoio que damos a todas as Associações de pais deste Concelho, para a concretização dos seus projectos e programas de actividade.
O segundo aspecto tem a ver com a dinamização de actividades que envolvam toda a comunidade escolar – Agrupamentos, Escolas, Associações e Autarquias, no sentido de melhorar as condições físicas das nossas Escolas e haja uma melhor resposta aos desafios que se colocam nas escolas. O terceiro tem a ver com actividades a realizar para todo o público deste concelho, no sentido de trazermos a debate todos os temas da actualidade e cujo esclarecimento pode ajudar na criação de melhores condições de ensino e consequentemente melhor ensino e melhor educação no nosso concelho.

Póvoa Semanário:

Iniciativas que vão promover a curto prazo?

Mário Fernandes:

Demos início a um Ciclo de Conferências temáticas que pretendemos realizar regular e periodicamente, com a presença de especialistas. Há mais um vasto conjunto de actividades pensadas e que farão parte do plano de actividades a aprovar na próxima Assembleia-Geral, que se deverá realizar no próximo mês de Novembro. Nesta mesma Assembleia realizar-se-á a eleição dos Corpos Sociais para os próximos dois anos. Aproveito para fazer desde já o convite, para que possam aparecer pessoas que se disponibilizem e que apresentem, se possível várias Listas a eleição. Isso seria sinónimo de vitalidade e de dinamismo.

Póvoa Semanário:
Como analisa o projecto "Esposende Município Educador" levado a cabo pela autarquia esposendense?

Mário Fernandes:
Esposende Município Educador é uma distinção que muito deve honrar os esposendenses, pois implicou a tomada de decisões tendentes a influenciar positivamente a Educação no nosso concelho. Uma cidade Educadora deve dar principal enfoco à Educação, para que esta contribua activamente na construção do conhecimento e de valores de uma cidadania responsável. Isso deve ser feito, de forma que haja investimento por parte da autarquia e dos outros agentes educativos, para criar as melhores condições nos nossos estabelecimentos de ensino. Há ainda um importante trabalho a desenvolver a nível da sensibilização de toda a população para as questões da educação, como a educação escolar, a formação, a auto-formação e a valorização da pessoa enquanto cidadão de um concelho que olha de uma forma tão séria para o futuro."

MF

Sem comentários: