sábado, 16 de novembro de 2013

AQUI ESTÁ O «QUESTIONÁRIO DO PAPA PARA OUVIR A OPINIÃO DOS FIEIS» COM VISTA À PREPARAÇÃO DO SÍNODO "FAMÍLIA E EVANGELIZAÇÃO"











Documento da Conferência Episcopal Portuguesa, intitulado "II ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO SÍNODO DOS BISPOS - DOCUMENTO PREPARATÓRIO - DESAFIOS PASTORAIS DA FAMÍLIA NO CONTEXTO DA EVANGELIZAÇÃO".

O presente documento é composto por oito páginas, com três grupos, o I-O SÍNODO..., o II-A IGREJA... e o III-QUESTIONÁRIO, onde constam as 39 questões colocadas pelo Papa aos fieis.

Vou dar a minha opinião e não vou deixar nenhuma das 39 questões sem resposta! Enquanto católico, não poderia nunca deixar de dar a minha mais simples opinião, o meu contributo, com vista à tão desejada [basta ver as reacções que se têm verificado em todo o mundo à actuação deste Papa] abertura da Igreja a temas tão importantes e tão actuais, como o são muitos deles agora suscitados pelo próprio Papa Francisco.

Na questão Nº 9: Outros desafios e propostas:
Respondo: A ORDENAÇÃO DE MULHERES, porque discordo da discriminação, porque acho que muitas destas podem ser bem mais capazes do que os homens e ainda porque acho que pode ser importante para dar pleno sentido à vida religiosa de milhares de mulheres que por todo o mundo se disponibilizam para ajudar o próximo. Por outro lado, também poderia dar resposta à actual diminuição do número de padres e à falta  de vocações masculinas, com os seminários semi-vazios.
Sei que pode ser uma opinião polémica, mas é a minha e de há muito tempo.

É inequívoco o contributo do Papa Francisco para despertar consciências, para a pacificação do mundo, para a união dos povos e para atrair à Igreja pessoas de todos os credos e sensibilidades.

Um bem-haja ao Papa Francisco pela ousadia e pela coragem e o desejo de que continue a surpreender-nos desta forma tão simples e ao mesmo tempo tão importante!

Na Diocese de Braga, de entre muitas outras forma, as respostas ao questionário podem ser enviadas por e-mail, para: sergiotorres70@gmail.com

MF


Sem comentários: