sábado, 28 de fevereiro de 2009

ESTARÁ DE VOLTA A... CENSURA?

A PSP apreendeu numa feira de livros de saldo em Braga, alguns exemplares de um livro sobre pintura.

A polícia considerou que o quadro do pintor “Gustave Courbet”, representando "a origem do mundo" e reproduzido nas capas dos exemplares, era pornográfico, adiantou uma fonte da empresa livreira.

Toda esta situação acabou por dar muita mais publicidade à dita fotografia, do que se os livros continuassem discretamente na banca do editor!!!
MF

CURVOS MOBILIZA-SE PARA PARTICIPAR NAS MANIFESTAÇÕES CONTRA ATERRO



ESTAMOS CONTRA!


Estamos totalmente contra a instalação de um ATERRO SANITÁRIO (Lixeira moderna), numa zona florestal, classificada como RESERVA ECOLÓGICA, junta à EN na Freguesia de Palme, fazendo fronteira com as Freguesias de Curvos, Vila-Chã e Forjães.


Não podemos aceitar decisões com carácter economicista.
Exigimos estudos imparciais, de impacto ambiental!
Sim à Floresta! Não à Lixeira!
Contem connosco!!!

MF

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

MANIFESTAÇÕES CONTRA INSTALAÇÃO DE ATERRO SANITÁRIO EM PALME


MANIFESTAÇÃO ESTE DOMINGO ÀS 14 HORAS


As populações de várias Freguesia dos Concelhos de Barcelos e de Esposende:


PALME
ALDREU
FRAGOSO
FEITOS
VILA COVA
CURVOS
VILA-CHÃ
FORJÃES
PALMEIRA DE FARO


Manifestam-se contra a intenção da Resulima de instalar um aterro sanitário na Freguesia de Palme, numa área classificada como RESERVA ECOLÓGICA.


MF



quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

CIDADE DE ESPOSENDE COM WIRELESS GRATUITO EM LOCAIS PÚBLICOS


LARGO RODRIGUES SAMPAIO COM NOVO MOBILIÁRIO URBANO E COM WIRELESS

O Largo Rodrigues Sampaio, a Casa da Juventude, a marginal e a zona do Farol em Esposende, dispõe de Internet sem fios "wireless" gratuita!

Esposende passa assim a fazer parte das ditas "auto-estradas da informação", no que toca à internet sem fios em locais públicos.

No Largo Rodrigues Sampaio também acabam de ser substituídos os inestéticos bancos que aí existiam, por novíssimos, modernos e cómodos bancos, com encosto.

Obras dignas de registo!

MF


terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

DESFILE DE CARNAVAL NAS RUAS DE CURVOS


O Centro Social de Curvos organizou mais um desfile de Carnaval.

Participaram neste desfile mais de uma centena de figurantes. De salientar a presença de todo o pessoal do Centro e dos seus utentes.
O desfile saiu do Centro Social às 09:30, deu uma volta completa pela Freguesia de Curvos e terminou por volta das 12:30.
Muita cor, muita musica, muita animação, muita originalidade e muita alegria!!!
Parabéns ao Centro Social de Curvos!
MF

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

SONDAGENS MOSTRAM QUE OS PORTUGUESES ESTÃO DESCONTENTES


O GOVERNO E A O...POSIÇÃO!!!

Já repararam que os portugueses começam a não confiar no Governo (vejam-se as várias sondagens!), mas também mostram ainda não confiar no principal partido da oposição!!!

Foi curioso ver o prof. Marcelo dizer uma coisa no Domingo à noite, e na Segunda-feira desdobrar-se em explicações, quando afinal o que havia dito, parece de toda a clareza!!!

Isto é que está uma crise!

MF

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE DA JUNTA DE FREGUESIA DE CURVOS É UM EXEMPLO DE SUCESSO


O CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE BRAGA - MAZAGÃO, realizou uma visita às instalações da JUNTA DE FREGUESIA DE CURVOS, no âmbito da CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE;

Face às actuais preocupações com que se vêem confrontadas as autarquias locais e com o objectivo de atingirem novos padrões de qualidade, o Instituto de Emprego e Formação Profissional de Braga, promoveu o curso "Gestão, organização e funcionamento das autarquias locais", dirigido a activos qualificados desempregados.

O Autarca de Curvos - Mário Fernandes, começou por dar as boas vindas aos visitantes e fez uma apresentação da POLITICA DA QUALIDADE DA JUNTA e dos seus OBJECTIVOS. De seguida deu a conhecer as instalações da Junta e apresentou em “PowerPoint” o SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE DA JUNTA e o SISTEMA DE GESTÃO DA PÁGINA DA JUNTA NA INTERNET.

A formadora do Módulo Qualidade dos Serviços - do Centro de Formação de Braga - Dr.ª Ida Cândida Sousa, considerou pertinente dar a oportunidade aos formandos de conhecerem uma autarquia com o sistema de gestão da qualidade implementado.

Esta visita possibilitou aos Formandos o conhecimento, em contexto real, de todo o processo inerente à certificação da Junta de Freguesia de Curvos.


MF

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

ESTATUTO DO ALUNO ESTEVE EM DEBATE NA CASA DA JUVENTUDE


Estatuto do Aluno em debate

O Estatuto do Aluno esteve em debate, na passada sexta-feira, na Casa da Juventude, em mais uma tertúlia das “Conversas na Casa…”. Pais, alunos e professores debruçaram-se sobre este tema e sobre as implicações que trará para a comunidade educativa.

Estiveram presentes dezenas de alunos, pais e professores. Também marcou presença a Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Esposende - Dr.ª Emília Vilarinho.

Como convidados, estiveram à mesma mesa Mário Fernandes, Presidente da Federação das Associações de Pais do Concelho de Esposende, Filomena Faria, Professora da Escola Secundária Henrique Medina, de Esposende, e Filipa Silva, Presidente da Associação de Estudantes deste estabelecimento de ensino, numa conversa moderada por Sara Cepa, Professora da Escola Profissional de Esposende.

Em representação dos pais e encarregados de educação, Mário Fernandes deixou claro que “os pais estão contra este estatuto, porque o objectivo é o inverso do que querem para os filhos”, sustentando que “vem premiar as ausências, os faltosos”. Na mesma linha de pensamento, a docente Filomena Faria considerou que “o aluno tem que passar por saber e não passar por passar”.

Por seu lado, a Presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária Henrique Medina referiu que a maior parte dos alunos desconhece o Estatuto do Aluno e as suas implicações.

Em torno do tema da tertúlia foram abordadas questões como o papel dos pais e encarregados de educação na vida escolar dos filhos, com os professores e os pais a defenderem uma participação activa. “Temos o direito e o dever de acompanhar os nossos filhos”, referiu um encarregado de educação presente, salientando a abertura da escola a essa relação de proximidade e comunicação.

As actividades de enriquecimento curricular e a carga horária dos estudantes foram outros dos aspectos focados na conversa, sendo que todos os agentes da comunidade educativa – professores, alunos e pais – consideram que é excessiva a actividade lectiva.

“As actividades extra-curriculares funcionam, como actividades curriculares”, apontou a Professora Filomena Faria, enquanto que Mário Fernandes referiu que no 1.º Ciclo do Ensino Básico “as actividades de enriquecimento curricular são normais e regulares” e no ensino secundário “os alunos não sabem o que são ‘furos’, porque têm as aulas de substituição”.

Os pontos de maior controvérsia foram mesmo o regime de faltas, as provas de recuperação, e as sanções.

MF

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

...DE REGRESSO

Caras Amigas e Caros Amigos;

Cá estou eu de novo. Contingências da vida, "obrigaram-me" a dedicar os últimos quinze dias, quase em exclusividade no apoio ao meu irmão.

Felizmente tudo começa a normalizar.

Mais uma vez, muito obrigado a todos, pelo apoio, pela colaboração, pelo carinho e pela amizade.

Um abraço;

MF