domingo, 3 de agosto de 2008

CAMINHADA PELOS TRILHOS PITORESCOS DE CURVOS









CAMINHADA COM YOGA E VISITA A LOCAIS NATURAIS E PATRIMÓNIO HISTÓRICO DE CURVOS!

Realizou-se este Domingo de manhã uma Caminhada com Yoga, que contou com a participação de cerca de 100 pessoas.

Com saída às 10h30 da Sede da Junta de Freguesia de Curvos, seguiu pelo Adro da Igreja, Carreiro do Adro, Quinta do souto, Capelo Sr. dos Aflitos, Carreiro de Vilar, Jardim de Vilar - Monumento à toponímia. Aqui realizou-se a primeira paragem.

De seguida, passagem pela ETAR de Curvos, Rua da Abelheira, Rua da Sorge, Rua de S. Torcato e subida pela Rua do Miradouro. Paragem no sitio do Miradouro, para observar a lindíssima paisagem, tanto do verde de Curvos, como das Torres de Ofir, Franqueira, Laúndos e Póvoa de Varzim.

Continuação em direcção à poça de Frossos, pela Rua de S.Miguel. Chegados à Poça de Frosos, foi possível descansar um pouco e ver a água passar por entre as pedras e ouvir o chilrear dos passarinhos.

Visita à Quinta de S. Miguel, e instalação para a Sessão de YOGA, que foi ministrada por duas Professoras do Centro de YOGA de Vila do Conde, realiza num bonito e enorme relvado.

Aqui, tratou-se de uma sessão participada por todos, desde os mais pequenos aos mais idosos - incluindo várias pessoas com mais de setenta anos. Toda a gente ficou maravilhada, demonstrando total satisfação pela sessão proporcionada, não tendo faltado logo quem lembrasse a importância e o interesse na realização de mais iniciativas deste tipo.

Terminada a Sessão, fizemos uma visita à Quinta de S. Miguel, com uma azenha totalmente recuperada e em funcionamento, muitos rústicos, lagos e enormes relvados.

Saímos em direcção ao Largo do Berardo, pela Rua de S. Miguel. Do Largo do Berardo seguimos pela Rua da Cachada, Rua do Cruzeiro e Sede da Junta de Freguesia de Curvos.

Foi bonito ver a participação de um significativo número de Curvenses, assim como muitas pessoas que vieram de outras localidades, como Palmeira de Faro, Vila Cova, Esposende, Mar, Vila do Conde e de muitas outras paragens. A Comunidade de Inserção de Curvos também participou com muitas utentes, com enorme entusiasmo.

Houve muita animação, muita diversão e muito convívio.

Foi uma experiência única e maravilhosa, em todos os sentidos!

MF

1 comentário:

pjmfaria disse...

Parabéns pela organização. Além dos aspectos lúdicos e do convívio proporcionado por tão maravilhosa ideia, veio-me, também, o "matar saudades". Passei por locais onde há mais de 30 anos não o fazia,(o cso da Poça de Frossos, e pelo Carreiro de Vilar, incluíndo a fonte, pelo menos há 25 anos). Eu, natural de Curvos e elemento activo enquanto lá residente,considero que são actividades que devem ser realizadas mais vezes e por circuitos variados. Parabéns
Paulo Faria