ESPOSENDE INICIA O «ANO
ESCOLAR 2014/2015» SEM SOBRESSALTOS
1 milhão e 200 mil ESTUDANTES regressam às escolas NA próxima
segunda-feira. EM
ESPOSENDE SÃO MAIS DE 5 MIL ALUNOS A FREQUENTAR OS VÁRIOS CICLOS DE ENSINO
A educação e o ensino são dos temas que
mais interesse me despertam, daqueles que me tem feito correr o concelho e
ocupar algum do meu tempo com um especial empenho pessoal. Enquanto dirigente
associativo tenho desenvolvido um trabalho permanente em prol de uma educação
de excelência no nosso concelho. A participação em diferentes órgãos, como o
“Conselho Municipal de Educação” nos órgãos escolares, como o “Conselho Geral”,
o “Conselho Pedagógico”, nas Associações de Pais e na presidência da Federação
das Associações do Concelho de Esposende, têm-me proporcionado um conhecimento profundo
daquilo que se passa nas nossas escolas e toda a sua envolvência. Tive o privilégio
de participar na fundação de inúmeras associações de pais em vários
estabelecimentos escolares, de Rio tinto e Fonte Boa até Belinho, passando por
Gandra, Gemeses, Palmeira de Faro, Curvos, Vila-Chã e Marinhas de entre outras
freguesias.
Esta referência ao movimento associativo de
pais e encarregados de educação deve-se ao magnífico trabalho que centenas de
pais desenvolvem de uma forma voluntária, em prol de uma melhor educação para
os seus filhos. Se todos dermos um pouco do nosso tempo, estaremos a ajudar os
nossos filhos e a proporcionar-lhes um futuro melhor. Há também que reconhecer
uma grande mudança que se verificou no relacionamento entre os vários parceiros
de uma comunidade escolar, em especial, escola e pais. Se em tempos em muitos
casos os pais eram vistos como um corpo estranho à escola, alguém que só estava
ali para fiscalizar e até complicar, hoje a situação alterou-se radicalmente,
porque as experiências vieram a demonstrar que os pais e encarregados de
educação são os principais amigos das escolas e colaboradores incansáveis na
luta por melhor condições e pelo sucesso dos nossos filhos.
Hoje, as associações de pais estão bem
organizadas e contam com elementos de grande dinâmica e capacidade, participam
nos órgãos da escola propondo atividades para os planos de atividades, ajudando
depois na sua concretização, financiam visitas de estudo e prémios de mérito,
promovem e realizam palestras e encontros temáticos, editam publicações, ajudam
os seus pares a ultrapassar constrangimentos vários, colaboram nos transportes
e até na vigilância, etc., etc., etc.
E não foi só a escola a perceber a
importância deste partenariado, ou seja destas parcerias, escola/município/pais,
também a Câmara Municipal reconheceu nos pais uma mais-valia para a escola e
para colaborar ativamente nas temáticas da educação e do ensino.
A autarquia, a escola, os agrupamentos, os
alunos, os professores, os pais e as associações de pais e encarregados de educação,
a comunidade escolar e as bibliotecas escolares, devem analisar em permanência
os dados estatísticos referentes ao nosso concelho e prestar especial atenção a
temas como, os transportes, a escolaridade obrigatória, a pontualidade e a
assiduidade, a política educativa e claro está, o sucesso ou insucesso dos
alunos.
Esteve bem o Município ao manter a
atribuição de bolsas de estudo a estudantes do ensino superior. Acabam de ser atribuídas
30 bolsas, com o valor unitário de 600€ e em troca os estudantes deverão
prestar serviço no Município pelo período de 1 mês. De registar também o forte
investimento do Município nos manuais escolares, nos transportes e na ação
social com resultados muito positivos também na área educativa, uma vez que
visa as famílias mais carenciadas e mais vulneráveis. À exceção dos manuais que
este ano parece que excecionalmente poderão ser oferecidos a todos os alunos. O
que se espera é que as famílias sem dificuldades financeiras não se dirijam à
Câmara para contra a entrega da fatura receberem a verba gasta. Também aqui
deve funcionar o bom senso dos intervenientes.
A política educativa municipal, baseada na
Carta Educativa e levada à prática pela Senhora Vereadora da Educação, Dr.ª Jaqueline
Areias, com quem tive o prazer de falar ainda esta semana, mostra-se muito
satisfeita pela forma como o arranque do ano se está a processar esperando
contar com a colaboração de todos os parceiros envolvidos.
Eu que conheço muito bem o trabalho da Dr.ª
Jaqueline à frente do pelouro da educação, reconheço-lhe uma grande capacidade
de trabalho e um excelente relacionamento com toda a comunidade escolar. Sei
que faz questão de visitar todas as escolas e agrupamentos do concelho em todos
os períodos letivos, o que torna a sua missão muito mais fácil porque ao
verificar no local as necessidades, anseios e constrangimentos dos vários estabelecimentos
de ensino, pode assim responder com prontidão. O diálogo permanente e a
resolução das situações são uma realidade que muito bem conheço.
Temos que reconhecer, porque efetivamente é do
nosso conhecimento, que o Concelho de Esposende tem hoje um Parque Escolar de excelência,
com edifícios novos ou requalificados praticamente em todas as Freguesias do
Concelho. A modernização tem sido uma constante, como é disso exemplo a
construção no novo Centro Escolar de Forjães que se encontra pronto a inaugurar.
É importante que os pais e encarregados de educação
deste concelho tenham sempre uma presença atenta e reivindicativa. Devemos ser
os primeiros a exigir, a reivindicar, e a criticar se necessário for, mas
também estaremos na fila da frente para ajudar, para agradecer, e para louvar
tudo aquilo que virmos bem feito.
O papel dos pais
é educar, o da escola instruir. os pais trabalham por uma escola melhor, mais
segura, disciplinada E acolhedora. O ESTADO DEVE GARANTIR UMA ESCOLA UNIVERSAL
E DE SUCESSO!
Quanto ao Governo e ao desinvestimento que se tem verificado na Educação
[no caso de Esposende, muito compensado pelo Município e ainda bem], tem sido
lamentável, mais parecendo que a única preocupação do Ministério da Educação é
poupar, quando os recursos aplicados na educação devem ser vistos como
investimento e nunca como uma despesa. Não estou a afirmar que não deve haver
rigor e exigência bem pelo contrário, mas que existem áreas essenciais onde é
necessário manter o investimento por forma a garantir a qualidade dos serviços.
Já não me atrevo a pedir para que sejam dadas as mesmas oportunidades e
aplicadas as mesmas políticas de países como a Noruega, de grande apoio aos
estudantes e às famílias, mas que devemos ir mais longe do que aquilo que
atualmente acontece, lá isso devemos. O investimento na educação é muito importante
para o futuro de Portugal.
Era bem que o Governo afinasse melhor o sistema de colocação dos
docentes, para que deixassem de se verificar, ano após ano, as colocações de
última hora de todo indesejáveis e muitas vezes prejudiciais para o normal
início de aulas e para os próprios professores. Do governo esperam-se políticas
assertivas para a educação. Talvez devêssemos aproveitar o pelouro atribuído ao
nosso Comissário Europeu – Investigação, Ciência e Inovação, para investirmos
fortemente nas áreas do conhecimento, do ensino e da educação. Este investimento
dos fundos da EU deverão potenciar o crescimento económico e a criação de
emprego.
UM BOM
ANO ESCOLAR PARA TODOS: DIRETORES, PROFESSORES, EDUCADORES, AUXILIARES, ESTUDANTES E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO. OS MAIORES SUCESSOS PARA TODA A COMUNIDADE ESCOLAR.
DESTE SUCESSO DEPENDE O FUTURO DE PORTUGAL.
Uma homenagem especial aos
professores. Aos meus, que me ensinaram, aos que ensinaram os meus filhos e de
uma forma geral a todos os professores, pela entrega, profissionalismo,
paciência e carinho com que desenvolvem esta nobre missão que é a arte de
ensinar. Bem-haja!
Nota final: Não estava à espera que a minha
crónica da semana passada «O PAPEL DAS
AUTARQUIAS LOCAIS» viesse a provocar tantas reações. Gostei e aceito muito
bem a diversidade de opiniões, sendo certo que a maior parte até se revêem na
minha posição. Tenho sempre em muito boa conta todas as mensagens e reações que
recebo. Por isso venham dai, continuem escrever que eu tentarei não deixar
ninguém sem resposta.
Mário Fernandes
13-09-2014
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