HUGO DIREITO
DIAS É PROFESSOR E DIRETOR DA “ESCOLA SEMENTES DE LIBERDADE” A ÚNICA ESCOLA
PARTICULAR DE 1º CICLO NO CONCELHO DE ESPOSENDE
“…Aqui pretendemos entender o aluno como um todo… A criança
precisa de uma rotina vivencial… Tudo isto funciona muito disciplinarmente…
Potenciamos uma liberdade consciente e responsável, com respeito pela liberdade
do outro... Nós fomos “beber” a pedagogias seculares e à essência da
aprendizagem do ser humano, adaptando-as à realidade da Escola. Entenda-se
realidade da Escola enquanto alunos, meio, etc. Por exemplo, Maria Montessori,
Rudolf Steiner, Freinet e o Movimento da Escola Moderna... Não nos afunilamos
numa pedagogia, pois na diversidade é que está a abordagem holística…”
Hugo Direito Dias nasceu no dia 30 de agosto do ano de 1982
na cidade de Braga, mas atualmente reside no concelho de Esposende. É casado
com Adriana Moreira e têm duas filhas. A Cecília, com seis anos e a Júlia, com
três.
Fez os seus estudos na cidade de Braga, tendo-se licenciado
em Biologia e Geologia, na Universidade do Minho.
A sua atividade profissional, de professor, já passou por um
conjunto significativo de estabelecimentos escolares públicos e privados. Deu
aulas no Colégio João Paulo II, em Braga, na Escola Secundária das Taipas, em
Fafe, na Escola Alcaides de Faria e atualmente na Escola que dirige, ou seja, a
Sementes da Liberdade, onde neste momento nos encontramos a conversar. Entretanto
ainda passou pelo TINBra, Teatro Infantil de Braga.
CARO DIRETOR,
VAMOS FALAR UM POUCO DE SI, DOS SEUS GOSTOS PESSOAIS. O QUE É QUE GOSTA MAIS DE
FAZER?
Aquilo que me dá mais prazer é ensinar e representar.
O QUE É QUE
FAZ NOS SEUS TEMPOS LIVRES?
Essencialmente trabalho. Uso, por exemplo, algumas viagens de
carro para ouvir música e inspirar-me para…o trabalho!
E HOBBYS?
Gosto de escrever. Já lancei, em conjunto com a professora
Adriana, duas publicações. A Coleção DIUDINHO, com dois volumes. O I Volume
chama-se “Lendas de Acreditar” e o II Volume “O Canto da Natureza”. Ambos foram
editados pela Editora Alfarroba e contam as aventuras de um duende do tamanho
do dedo mindinho. Já agora, as aventuras surgiram, justamente, enquanto lecionávamos.
Tivemos necessidade de integrar na história conteúdos programáticos para os
alunos aprenderem melhor.
QUAL É O SEU
CLUBE E DESPORTO FAVORITO?
Não gosto de futebol.
MAS DE QUE
DESPORTOS GOSTA, ENTÃO?
Hum… Na verdade, não gosto de praticar desporto.
O QUE É QUE
ACHA DE ESPOSENDE?
É um misto equilibrado de desenvolvimento urbano e rural. Sem
a azáfama das grandes cidades, mas com muitos locais aprazíveis. Gosto dos
passadiços e das ciclovias da marginal. Conseguimos uma boa qualidade de vida.
E PORTUGAL?
Eu acredito no futuro de Portugal. Nós aqui na Sementes de
Liberdade estamos a dar o nosso pequeno contributo.
E SOBRE OS
ATENTADOS QUE VÃO ACONTECENDO NA EUROPA E NOUTRAS REGIÕES?
Sabe, vive-se numa guerra de valores. Os media enfatizam os
atentados na Europa e noutras regiões, mas em Portugal também há outro tipo de
atentados…A inversão de valores, o individualismo, a falta de um coletivo… Há
um humanismo disfarçado.
E OS
REFUGIADOS, PORTUGAL DEVE RECEBÊ-LOS?
Sim, devemos dar apoio, não se deve negar ajuda. Mas não
podemos esquecer que a caridade deve começar em casa, há muitos cidadãos
portugueses a precisar de ajuda, quer seja humanitária, financeira, etc.
QUAL É O SEU
SONHO?
É ter e fazer a paz. E educar as minhas filhas com valores.
VAMOS AGORA
FALAR DA “ESCOLA SEMENTES DE LIBERDADE”, A ÚNICA ESCOLA PARTICULAR DE 1º CICLO,
NO CONCELHO DE ESPOSENDE
A Escola Sementes de Liberdade foi fundada no ano de 2013 e
tem sede na Freguesia de Palmeira de Faro, Esposende. O primeiro ano de
funcionamento foi o ano letivo de 2013/2014.
COM QUEM TÊM
PROTOCOLOS DE COLABORAÇÃO?
Temos vários protocolos com algumas instituições de
referência. Universidade do Minho, STOL, Centro Social da Paróquia de Curvos,
Agrupamento de Escolas de Marinhas, Câmara Municipal de Esposende e UNESCO,
entre outros.
CENTRO SOCIAL
DA PARÓQUIA DE CURVOS
Com o Centro Social da Paróquia de Curvos ao nível de
transportes e das refeições. Sempre que, no âmbito das nossas atividades no
exterior precisamos de nos deslocar, recorremos a esta instituição. As
refeições também são todas servidas pelo Centro. Além disso, colaboramos em
atividades pontuais promovidas por ambas as instituições.
AGRUPAMENTO
DE ESCOLAS DE MARINHAS
Com o Agrupamento de Escolas de Marinhas temos um protocolo
para utilização do pavilhão gimnodesportivo. Deslocamo-nos uma vez por mês para
a realização de práticas desportivas.
CÂMARA
MUNICIPAL DE ESPOSENDE
As parcerias com a Câmara Municipal de Esposende são cada vez
mais frequentes, nomeadamente de cariz educativo, cultural e social. Com a
Junta da UF de Palmeira de Faro e Curvos e, consequentemente, com a Câmara
Municipal de Esposende temos o contrato de comodato, relativo às instalações. QUAL É O CUSTO DA
RENDA? O contrato de comodato inclui
a manutenção das instalações por parte da Escola Sementes de Liberdade, sendo
que intervenções estruturais são colocadas à Câmara Municipal de Esposende.
O PRESIDENTE
DA CÂMARA VISITOU-OS HÁ DIAS. DE QUE TRATOU ESSA VISITA?
É verdade. A visita serviu para o Senhor Presidente, a
Senhora Vereadora da Educação e Cultura e demais Equipa, conhecerem melhor por
dentro a realidade da Escola, suas vivências e necessidades. Serviu, ainda,
para que os técnicos que acompanharam o Senhor Presidente se apercebessem da
necessidade de proceder a uma intervenção ao nível da cobertura e alguns muros
de vedação, com vista à conservação do referido edifício.
UNIVERSIDADE
DO MINHO
Para além de já termos participado em conferências promovidas
pela Universidade do Minho, temos estreitado relações. Para o próximo ano
letivo, de 2016/2017, teremos cá professores estagiários que irão, com certeza,
trazer o seu contributo. No ano letivo passado, tivemos uma parceria com o
Departamento de Biologia que acompanhou a investigação científica com patos cá
na escola e que nos valeu um prémio da Fundação Ilídio Pinho. Temos também na
calha uma parceria com o Centro de Investigação em Educação desta Universidade
e a Universidade de Vigo, na participação numa investigação sobre a promoção de
materiais pedagógicos.
STOL
O STOL – Science Through Our Lives é uma organização tutelada
pela Universidade do Minho e com a qual mantemos uma colaboração cada vez mais
estreita. No ano passado acompanhou-nos também na monitorização dos parâmetros
de observação dos patos do charco da Escola e este ano estreitamos relações com
o Projeto “Ideias leguminosas”. Esta parceria já está a dar os seus frutos já
que participaremos no Congresso SCICOM PT, sobre comunicação de ciência, com
uma comunicação sobre a transmissão de conteúdos científicos através da Arte.
Estamos inclusive a desenvolver um jogo de tabuleiro inédito que está a ser
alvo de algumas reações muito positivas.
UNESCO
Somos a única Escola do Norte com 1º Ciclo que faz parte da
“Rede de Escolas Associadas da UNESCO”, para a realização de atividades de
promoção da paz e da sustentabilidade. Participamos há cerca de duas semanas no
15º Encontro de Escolas UNESCO, com projeção europeia, que aconteceu na
Figueira da Foz.
QUAL É,
AFINAL, A CONTRAPARTIDA QUE A CÂMARA RECEBE DA ESCOLA?
Para além de levarmos Esposende fora de portas, como foi o
caso deste congresso e o que irá acontecer em Lisboa, ajudamos a desenvolver o
concelho e a promovê-lo. Realizamos um conjunto muito significativo de
atividades. Levamos muitas delas ao Auditório Municipal. Fomos autores da
narrativa turística que faz parte da edição do Guia Turístico Infanto-juvenil
do concelho. Participamos no “Março com sabores do mar”, participaremos no
Fórum da Educação. Realizamos atividades de promoção do Centro de Educação
Ambiental, por exemplo, temos na calha o lançamento de um concurso literário
integrado no Projeto “Ideias leguminosas” e o nosso painel de materiais
reciclados, que apresentamos no Desfile de Carnaval, estará exposto no Mosteiro
de Tibães, como um exemplo de trabalho educativo e pedagógico desenvolvido no
concelho.
Fazemos um trabalho comunitário e social ao promovermos
hábitos de alimentação saudável, ou seja, realizamos um conjunto de atividades
que vão muito para além do que é a escola. Em outubro próximo apresentaremos um
teatro de marionetas sobre as leguminosas, também em parceria com o CEA e
Esposende Ambiente.
Para ter uma ideia, nós recebemos mensalmente uma média de 5
visitas de pessoas que gostariam de replicar esta escola noutros concelhos.
Recebemos já visitas de pessoas da Madeira, Açores, Brasil e alguns países da
Europa como Dinamarca, Inglaterra e França. Dizemos sempre que muito do que veem
na Escola se deve ao facto de esta estar inserida num concelho com tantas
potencialidades para este projeto educativo muito virado para a Natureza.
COMO
FUNCIONAM AS VOSSAS VALÊNCIAS? E QUAL É O VALOR DAS MENSALIDADES?
Inscrição/Matrícula: 125€
Mensalidade: 220€x10 meses
Alimentação: 3€ por almoço
Prolongamento (das 17h30 às 19h00: 30€/mês ou 1,5/30 minutos)
Descontos: 12% sobre a mensalidade, para irmãos. 5% sobre o
pagamento anual da propina
Períodos adicionais incluídos na mensalidade:
1 Semana nas férias de Natal
1 Semana nas férias de Páscoa
Atividades até 30 de junho
Atividades incluídas na mensalidade:
Artes – Plástica, Dramática e Expressivas
Movimento – Com uma aula mensal no polidesportivo do
Agrupamento das Marinhas
Ciência e Ambiente – Horta, charco, atividades experimentais,
etc.
Inglês – Do 1º ao 4º ano
Expressão Musical
Yoga
QUAL É O
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO?
Das 08h30 às 19 horas. As aulas são das 09h às 17h30.
TRATANDO-SE
DE UMA ESCOLA PRIVADA, QUEM SÃO OS PROPRIETÁRIOS DA ESCOLA?
Somos uma Associação sem fins lucrativos. Somos uma IPSS.
COMO É
CONSTITUIDA A ATUAL DIREÇÃO?
Presidente: Hugo Dias
Vice-Presidente: José Lopes Dias
Tesoureiro: Carlos Rego
QUANDO
TERMINA O PRESENTE MANDATO?
Este mandato iniciou este ano e termina em 2020.
QUEM É QUE
PODE SER ASSOCIADO?
Quem quiser sê-lo. Basta que preencha uma ficha a solicitá-lo
e seja admitido em reunião de direção.
QUAL É O
VALOR DA JOIA E DA QUOTA ANUAL?
Não existe joia de entrada. O valor da quota anual é de 12
euros.
QUANTAS
PESSOAS TRABALHAM AQUI?
Somos 6 pessoas.
QUANTOS
TURMAS TÊM ATUALMENTE?
As turmas são criadas consoante o número de alunos e as
idades. Atualmente temos 2 turmas. Uma turma com o 1º e o 2º anos, com um total
de 11 alunos e outra do 3º e 4º anos, com 14 alunos. Temos 25 alunos. No
primeiro ano iniciamos apenas com 5 alunos. De qualquer forma já passaram por
aqui mais de trinta alunos. Há o mito de que a Escola recebe apenas alunos com
Necessidades Educativas Especiais e alunos com problemas ou dificuldades de
aprendizagem. Temos todo o tipo de alunos e com NEE são apenas 3, mantendo-se
este número no próximo ano. Nada como conhecer a Escola por dentro para poder
falar lá fora.
PELOS NÚMEROS
QUE APRESENTA VÊ-SE UM AUMENTO SIGNIFICATIVO EM APENAS 2 ANOS DE EXISTÊNCIA. DE
ONDE SÃO PROVENIENTES OS VOSSOS ALUNOS?
Esposende, Vila do Conde, Viana do Castelo, Barcelos e Vila
Nova de Famalicão.
E PARA O
PRÓXIMO ANO?
Para o próximo ano já temos 11 crianças matriculadas,
maioritariamente do 1º ano. Isto quer dizer que, prevendo-se a saída dos 10 que
estão atualmente no 4º ano, essas vagas já estão preenchidas pelas novas 11
matrículas. Como temos turmas pequenas, o número de vagas no momento é muito
limitado.
QUAL É O
VOSSO OBJETIVO EM TERMOS DE NÚMERO DE ALUNOS E DE TURMAS?
Gostávamos de ter de 15 a 18 alunos por turma. O nosso atual
alvará permite-nos ter um total de 48 alunos.
E CRESCER.
QUAIS SÃO AS VOSSAS PERSPECTIVAS?
O nosso objetivo é um dia abrir o 2º Ciclo. E, logo que
possível, iniciar também com o pré-escolar.
QUAIS SÃO OS
VOSSOS DOCUMENTOS ESTRATÉGICOS?
Regulamento Interno.
Plano Anual de Atividades.
Projeto Educativo.
MAS AFINAL O
QUE É QUE VOS DISTINGUE DA ESCOLA PÚBLICA?
Já fomos ambos professores em escolas públicas e sabemos como
é o seu funcionamento e a sua organização. Como curiosidade, posso dizer-lhe
que a professora Adriana lecionou nesta escola precisamente no último ano em
que ela foi publica. Depois encerrou e manteve-se encerrada, enquanto escola,
até nós virmos para cá. Sabemos até das limitações que os professores têm nas
Escolas, muitas delas com imensos alunos, poucos funcionários, etc.
Preocupamo-nos muito com os alunos, ouvimo-los e aos pais, prestamos atenção
aos pormenores e aos seus interesses. Usamos metodologias diversas adaptadas ao
aluno, à turma e/ou à escola. Além dessa sensibilidade e atenção com os alunos,
trabalhamos as áreas em interdisciplinaridade, há uma forte ligação da parte
curricular com as Atividades de Enriquecimento Curricular, coisa que nas
escolas públicas e mesmo em várias privadas não se verifica. Conseguimos, desta
forma, que o conhecimento não seja compartimentado, promovendo uma educação
integral e holística. Vemos o aluno como um todo e não estamos só centrados na
parte cognitiva, mas também muito na parte pessoal, trabalhando a chamada
inteligência emocional.
QUAIS SÃO,
ENTÃO, OS VOSSO MÉTODOS DE ENSINO?
Nós fomos “beber” a pedagogias seculares e à essência da
aprendizagem do ser humano, adaptando-as à realidade da Escola. Entenda-se
realidade da Escola enquanto alunos, meio, etc. Por exemplo, Maria Montessori,
Rudolf Steiner, Freinet e o Movimento da Escola Moderna. Não nos afunilamos
numa pedagogia, pois na diversidade é que está a abordagem holística. Os alunos
têm acesso a diversas técnicas, filosofias, formas de trabalho, etc. Por vezes,
recorremos a aulas expositivas, como qualquer escola mais tradicional, outras
vezes, abordamos as áreas curriculares de Português, Matemática e Estudo do
Meio, integradas em projetos, não descurando, as metas curriculares previstas a
nível nacional e exigidas pelo Ministério da Educação. A Escola é, então,
reconhecida pelo Ministério da Educação e qualquer aluno que a frequente obtém
a certificação do 1º ciclo, tal qual qualquer outra escola da rede pública e
privada do ensino particular e cooperativo.
Depois interligamos as áreas curriculares com as atividades
de enriquecimento. É assim que se consegue o sucesso ao nível da produção de
atividades e da aquisição de conhecimentos.
AQUI PRETENDEMOS ENTENDER O ALUNO COMO UM TODO. A CRIANÇA
PRECISA DE UMA ROTINA VIVENCIAL. TUDO ISTO FUNCIONA MUITO DISCIPLINADAMENTE.
Potenciamos uma liberdade consciente e responsável, com respeito pela liberdade
do outro. Tudo na escola é decidido pelos alunos em assembleia escolar, sempre
sob a orientação dos professores.
SÃO A FAVOR
OU CONTRA AS PROVAS DE AFERIÇÃO?
Este ano são facultativas, mas nós optamos por realizá-las,
pois necessitamos de aferir através de uma avaliação externa as práticas
educativas da Escola. Não queremos, de todo, viver alienados da sociedade e do
mundo. No próximo ano, os alunos sujeitos à prova serão apenas dois, pelo que
decidimos fazer esta aferição já este ano. Além disso, a aplicação das provas
num ano facultativo permite que o processo seja feito sem pressões e com a
tranquilidade própria que damos aos momentos formais de avaliação e que já nos
é característica. De qualquer forma, a aplicação das provas de aferição em nada
se relaciona com os já abolidos exames de fim de ciclo, com os quais não
concordávamos.
QUAIS SÃO OS
FATORES QUE TÊM CONTRIBUIDO PARA O VOSSO SUCESSO?
Turmas reduzidas, interdisciplinaridade e a equipa educativa.
Valorizamos as relações humanas e os valores sociais, até com alguma
espiritualidade. Apostamos muito na gestão de conflitos entre os alunos e na
orientação para a sua resolução, para que o consigam fazer de forma autónoma,
com respeito por si e pelo outro. Há algo que nos é muito característico que é
a facilidade com que expressamos e deixamos expressar as emoções na escola,
pois as crianças têm uma pureza própria que a seriedade e responsabilidade dos
adultos não pode, nem deve mascarar.
OS VOSSOS
ALUNOS, APESAR DE SEREM AINDA NOVOS, TRAZEM TELEMÓVEL PARA A ESCOLA?
Não é permitido. Não podem trazê-los para a escola. Os pais
têm os contactos da escola e há toda a facilidade caso queiram contactar
connosco.
E A NÍVEL DE
TECNOLOGIAS?
Não há qualquer sobrevalorização dos equipamentos
informáticos. Entendemos que as crianças de hoje em dia já têm muito acesso à
tecnologia e que devemos enfatizar outras competências.
COMO É QUE
SABEM SE OS VOSSOS ALUNOS SÃO MENINOS FELIZES?
No final do dia não querem ir para casa e muitas vezes vão
para casa num estado que reflete a liberdade e a felicidade com que estiveram
na escola, isto é, com as roupas algo sujas e contando de forma entusiasta o
que fizeram durante o dia.
COMO É O
DIÁLOGO COM OS PAIS?
Existem reuniões periódicas, nomeadamente para a entrega dos
registos de avaliação trimestral e desenvolvimento de atividades. O
relacionamento é uma constante e a participação dos pais na vida da escola é
muito ativa. Temos uma Comissão de Pais que colabora e incita à colaboração de
todos em várias atividades.
QUAIS SÃO AS
VOSSAS PRINCIPAIS RECEITAS? E DESPESAS?
As principais receitas vêm das mensalidades. Claro que depois
realizamos atividades, como feirinhas e espetáculos que nos permitem algumas
receitas. As maiores despesas são com os nossos recursos humanos e material
didático.
COMO FOI QUE
EQUIPARAM A ESCOLA, UMA VEZ QUE A RECEBERAM SEM QUALQUER MOBILIÁRIO?
Compramos algum e outro foi doado por amigos e empresas.
O QUE É QUE
ESPERAM PARA O FUTURO?
Enquanto I.P.S.S., temos evoluído num caminho cada vez mais
sólido. Aguardamos a abertura de candidaturas ao programa Portugal’2020, para
avançar com uma proposta. Já fomos convidados para replicar este modelo noutros
municípios, mas por enquanto pretendemos trabalhar aqui e tentar abrir o
pré-escolar e o 2º Ciclo. Já fomos recebidos na Assembleia da República e enviamos
ao Ministério da Educação solicitação para a celebração de Contrato de
Associação, embora estejamos conscientes que esta nossa pretensão poderá não
ser atendida tão breve quanto gostaríamos. Vamos continuar a trabalhar, para um
futuro melhor.
NOTA FINAL
Por diversas razões, conheço a Escola Sementes de Liberdade desde
que esta entrou em funcionamento. Conheço os seus principais responsáveis,
prof. Hugo e Prof.ª Adriana, que alias estiveram à conversa comigo. Tenho
assistido a muitas das suas atividades e tenho acompanhado a sua “caminhada”,
para além de ter vários amigos com filhos na Escola. Felicito-os pela coragem e
pelo trabalho desenvolvido e desejo-lhes as maiores venturas. Um abraço.
Mário Fernandes
07-05-2016
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