segunda-feira, 4 de agosto de 2014

CRÓNICA DE OPINIÃO AO SÁBADO NO SEMANÁRIO «NOTÍCIAS DE ESPOSENDE»




BARROSO MANDOU CALAR A “MALTA”, PORQUE VEM AÍ PIPAS DE MASSA! PASSOS RETRIBUIU COM MOEDAS!

Foi apresentada esta sexta-feira, dia 1 de Agosto, a escolha do Primeiro Ministro, Passos Coelho, para o lugar de Comissário Europeu português: O escolhido acabou por ser um membro do atual governo, Carlos Moedas.

Está visto que gente capaz, para altos cargos, só mesmo a que está no governo. Todos os cargos que têm sido preenchidos, aqui e ali, tem sido por pessoas do atual governo. Agora é Carlos Moedas, até aqui seu secretário de Estado Adjunto, para ser o próximo comissário europeu português, na equipa do Presidente eleito da Comissão Europeia Jean Claude Juncker, que deve iniciar funções no próximo mês de novembro.

Carlos Moedas teve a responsabilidade de coordenar a Estrutura de Acompanhamento dos Memorandos com a troika. Esteve à frente das sucessivas negociações do memorando. Foi o elo de ligação, a par do Ministério das Finanças, entre o Governo e os representantes da UE, do BCE e do FMI nos temas relacionados com a execução técnica das medidas acordadas.

Há muito, conselheiro de Passos Coelho, participou, com Eduardo Catroga nas negociações com o PS no último Orçamento de Estado da era Sócrates. Mais um que passou pelo Goldman Sachs, o tal Banco por onde tem passado quase todos.

Afinal tanta conversa com o Partido Socialista para que fosse alinhada uma personalidade de consenso, quando segundo nos fazem saber este terá sido o primeiro nome escolhido pelo Primeiro Ministro e pelo Vice-Primeiro Ministro.

A tática de mandar o nome da Ministra das Finanças para cima da mesa parece-me que funcionou em pleno, pôs alguma oposição a afirmar [é verdade] que esta não devia sair do governo, porque isso poderia ser negativo para o país. Afinal em que é que ficamos? Tantas criticas à Ministra das Finanças e às suas politicas e na hora de poderem ver-se livres dela, eis que afinal a sua saída pode ser prejudicial?

PORQUE ESTAMOS EM AGOSTO, TEMPO DE FÉRIAS, NÃO FALTAM TEMAS PARA NOS DISTRAIR:

SONHOS DE UMA NOITE DE VERÃO: Só mesmo em Portugal!

BANCOS COM PREJUÍZOS. Nunca pensei que isto viesse um dia a acontecer em Portugal. Com tanta massa, como é possível ir à falência. O que vale é que parece haver alguns com gestão responsável e por isso livres destes abcessos.

INVENTORES SEM GUITO. Tinha que ser um Português a inventar algo que facilita o acerto nos números do euromilhões. Causa-me alguma confusão saber que o “pobre” do jovem não tem dinheiro para realizar uma simples viagem rumo aos States. Mas afinal com tão brilhante descoberta de que é que este jovem está à espera para ficar ele próprio com o primeiro prémio do euromilhões? Se calhar é como eu, escolhe os números e depois quem não acerta neles é lá a roleta, que faz sair outros. Tenho a esperança que um dia ainda hão de acertar nos… meus!

DURÃO MANDA PIPAS DE MASSA. Por isso que se julga com o direito de mandar calar o «Zé Povinho». A questão é para quem vai essa massa? Será que vai para os mesmos que foi a que em tempos idos veio em paletes?

PASSOS RETRIBUI A MASSA DO DURÃO, COM MOEDAS. Lá está, favor com favor se paga e sempre dá algum jeito para uma remodelaçãozita no governo.

CONSTITUCIONAL ACEITA ESTADO DE EXCEÇÃO. Umas vezes não, outras sim. Desta feita sempre deu algum jeito ao governo, com o encaixe de cerca de duzentos e tal milhões de euros.

ALEMANHA PAPA TAÇAS. Pois, a segunda final da nossa seleção nesta categoria, mas ainda não foi desta. Dá graça ver os responsáveis da seleção portuguesa elogiar os nossos craques, agradecendo-lhes a prestação. Imaginem se vencessem?

SANTANA RECONDUZIDO NA SANTA CASA. Pois, presidente na Santa Casa, sempre vai distribuindo a massa dos milionários jogos em que os portugueses são apostadores ferozes e Belém pode ficar mais à vista.

MARCELO NÃO [AR]RISCA. Marcelo fala, fala, fala, avalia e classifica tudo e todos. Dá palpites, faz conjecturas, mas para ele próprio na hora da verdade é o que se vê. Agarrem-me senão vou-me a eles. Quer, mas tem medo.

COSTA DISCORDIA. A campanha interna do Partido Socialista segue na crista da onda, com cartazes, campanha durinha, criticas e acusações e milhões de… e-mail’s à mistura.

SEGURO, SEGUE INSEGURO. O atual presidente dos Socialistas esteve bem ao sugerir ao seu adversário interno, o tal “oportunista”, que deixe de ser papagaio e que diga o que se propõe fazer de… diferente.

Assim, sobre presidenciais, o meu registo da realidade destes dias: MARCELO O «MEDRICAS»; DURÃO” o «CALCULISTA»; RIO o «VAGUISTA»; SANTANA o QUE «ARRISCA»; SÓCRATES o «AVENTUREIRO» e GUTERRES o «PASSAGEIRO». E ainda vão aparecer muitos mais. É fácil, basta ser Português, saber ler e escrever e ter 36 ou mais anos de idade.

ESPOSENDE EM FESTA NO MÊS EM QUE CELEBRA O DIA DO MUNICIPIO

No concelho de Esposende o mês de Agosto [e os de Julho e Setembro também] é por excelência um mês dedicado aos visitantes, aos turistas e em especial aos nossos emigrantes. Município, autarquias, Associações e coletividades preocupam-se em receber bem que nos visita e preparam com todo o afinco atividades que proporcionem animação, lazer, desporto e o bem-estar de quem cá se encontra ou aqui se desloca.

São muitas as atividades e para todos os gostos e os mais variados públicos. Nota-se uma conjugação de esforços para diversificar e melhorar a oferta ano após ano, de forma a cativar e a fidelizar os visitantes. Somos um concelho com praia e pinhal, com um Parque Natural [do Litoral Norte], com uma riquíssima fauna e flora, com desportos náuticos, desportos da natureza, eco-turismo, percursos naturais, rota das quintas, rota dos vinhos, rota da arquitetura, e inúmeras festas e feiras, como a já tradicional feira medieval. Ainda há dias tivemos a Galaicofolia no Castro de S. Lourenço a atrair milhares de visitantes. Uma organização excelente, num lugar mítico a fazer reviver dois mil anos de história.

Não faltam atrações e motivos de interesse para quem quiser passar uns tempos neste bonito concelho à beira mar, com uma agenda cultural e desportiva riquíssimas e com ofertas para todos os gostos e mais variados públicos independentemente das idades e origens. O festival Sons de Verão traz até nós milhares de forasteiros.

Por tudo isto [muito mais haveria para dizer e enumerar], se é de Esposende, reviva o seu e nosso concelho e mostre-o aos seus amigos, passando pelas quinze freguesias, todas elas, com grandes motivos de interesse. Se nos visita de férias ou em turismo, aproveite bem a qualidade de vida que este concelho lhe oferece e desfrute do vasto programa que temos para si e das riquezas do concelho de Esposende!

Desejo uma ótima estadia a todos os nossos emigrantes de todo o concelho, que usufruam de tudo o que este concelho tem para lhes oferecer. A gente vê-se por… ai!

Mário Fernandes

02-Agosto-2014

Sem comentários: