terça-feira, 18 de março de 2014

SEMANA DA LEITURA EM ESPOSENDE CELEBRA OS 800 ANOS DA LÍNGUA PORTUGUESA


SEMANA DA LEITURA'2014

Esta semana realizam-se inúmeros eventos culturais inseridos na SEMANA DA LEITURA, que vai celebrar os 800 anos da língua portuguesa e para a qual estão agendados encontros com autores e escritores, como, Daniel Completo, João Tordo, Isabel Fernandes Pinto, Richard Towers, que constituem momentos importantes para a promoção do livro e da leitura. Estes encontros vão realizar-se nas várias bibliotecas da rede de bibliotecas do concelho de Esposende, com ligação das bibliotecas municipais às escolares.

Aproveito para deixar aqui uma sugestão para que seja instituído um Prémio Literário Municipal, do tipo «PRÉMIO D’ESCRITA D’ESPOSENDE» para anualmente premiar as publicações de Esposendenses ou que versem sobre Esposende e que se revelem de superior interesse cultural. Cada participante poderia escolher um tema da sua preferência que versasse sobre o nosso concelho, a sua origem, a sua história, as tradições, os usos e costumes, o património material e imaterial e as suas gentes como fontes de inspiração. A cultura é uma das maiores riquezas de um «povo», de uma «terra», incentiva ao gosto pelos livros, à leitura e à escrita e perpetua o passado, os usos e costumes e as riquezas de uma terra e de um lugar.

Funcionaria ainda como uma excelente forma de promover a criatividade e a originalidade e de incentivar à descoberta de novos talentos nesta área tão importante do conhecimento. A escrita ajuda-nos a perceber a importância deste tipo de iniciativas para a dinâmica de uma cidade e de um concelho e para o seu enriquecimento. Este prémio [que poderia ter várias categorias, como escritor revelação, etc., etc., etc.] funcionaria como uma alavanca para melhorar e enriquecer o património e a história do nosso concelho.

Tão importante como o investimento nas grandes obras materiais, é a aposta na vertente cultural, em toda a sua dimensão e amplitude, por forma a dar a conhecer as nossas raízes, a nossa história e tudo aquilo que temos de bom. Quanto melhor conhecermos uma terra e o seu povo, mais e melhor a vamos sentir e com ela vibrar!

MF


Sem comentários: