Município de Esposende promove workshop sobre “Pacto dos Autarcas”
29 de Maio às 18h30
Centro de Educação Ambiental
No âmbito do projecto “Esposende Cidade Natura”, o Município de Esposende vai promover um workshop sobre o “Pacto dos Autarcas”, na próxima terça-feira, dia 29, pelas 18h30, no Auditório do Centro de Educação Ambiental, em Marinhas.
Intitulada “Pacto dos Autarcas: um compromisso para a gestão energética eficiente”, esta acção visa dar a conhecer o Plano de Acção para a Sustentabilidade Energética de Esposende e sensibilizar a população em geral para a adopção de medidas ambientalmente adequadas relacionadas com a gestão energética.
Esposende aderiu, em 2010, ao “Pacto dos Autarcas”, comprometendo-se a definir uma estratégia e a implementar acções que garantam a redução, em pelo menos 20% e até 2020, das emissões de CO2 na área do Município, bem como a aumentar em 20% a eficiência energética e a utilização de fontes de energia renováveis.
Tendo como base a inventariação das emissões de gases com efeito estufa e os consumos energéticos relativos a um ano de referência estabelecido, foi elaborado o Plano de Acção para a Sustentabilidade Energética de Esposende, que estabelece a implementação de um conjunto de medidas que contribuirão para a progressiva redução das emissões de CO2 e, consequentemente, a melhoria do desempenho energético-ambiental do concelho.
A participação na palestra é gratuita, contudo carece de inscrição prévia, através do e-mail cea@esposendeambiente.pt. Para mais informações, os interessados deverão consultar o site da Esposende Ambiente, no seguinte endereço: http://www.esposendeambiente.pt/
Refira-se que esta iniciativa integra o eixo prioritário “Qualificação do espaço público e valorização ambiental”, do Programa de Acção URBI Esposende, aprovado pelo Programa Operacional Regional do Norte – ON2. Neste projecto estão previstas várias acções, abrangidas por três campanhas de sensibilização, designadamente;
- Separação selectiva de resíduos urbanos;
- Aterações climáticas;
- Protecção da orla costeira.
MF
Sem comentários:
Enviar um comentário