ALBINO NEIVA, PRESIDENTE DO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO CORREIA DE OLIVEIRA, QUE ENGLOBA AS ESCOLAS
BÁSICAS DE ESPOSENDE E APÚLIA E SUAS EB1/JI ASSOCIADAS(OS)
“…O sucesso da nossa escola é uma realidade e acontece porque temos bons alunos
e bons professores …”
“…A educação assenta, fundamentalmente em 3 pilares: Família, como
primeiros educadores; Escola; Sociedade”
“…Somos inspecionados, como qualquer outra escola, com regularidade pelo
Ministério da Educação e na última inspeção, 2015, relativamente aos resultados
escolares, obtivemos um «Muito Bom»…!
“…Este agrupamento de escolas contam com uma comunidade escolar de 2.281
pessoas e 14 estabelecimentos…”
“…Um professor atento não pode deixar de “espreitar” a comunicação social
e sobretudo a local. O semanário “Notícias de Esposende” dá-nos uma informação
apaixonada da nossa gente e que merece o nosso Muito Obrigado.”
Albino
Casado Neiva nasceu no dia 02 de outubro do ano de 1953 na freguesia de
Marinhas, onde sempre residiu. É casado com Maria Arminda, professora já aposentada,
e tem dois filhos. A Ana Cristina e o João Luís.
Fez
os seus estudos na escola de Marinhas, passou por Braga e concluiu o seu curso
no Conservatório de Música de Braga. Fez, ainda, um curso de Especialização
Técnica de Administração Escolar na Universidade Católica.
Professor
de música, lecionou na Escola Gonçalo Nunes em Barcelos, na Escola Frei
Bartolomeu em Viana do Castelo e três anos no Magistério Primário, também na
cidade da foz do Lima.
É
diretor há 10 anos. Primeiro foi presidente do Conselho Geral e depois eleito
diretor. O atual mandato termina no próximo ano.
VAMOS
FALAR UM POUCO DO MEU CARO AMIGO “ALBINO NEIVA” DOS SEUS GOSTOS E PREFERÊNCIAS
E DO SEU PERCURSO
COMO COSTUMA OCUPAR OS SEUS TEMPOS LIVRES?
A ouvir e executar música (piano) e a
ler, sou um amante da leitura. Gosto de ler de tudo mas prefiro o modelo ficção e história.
E AO NÍVEL
DESPORTIVO?
Gosto de
andar de bicicleta.
COMO CLASSIFICA A
CIDADE DE ESPOSENDE?
Acolhedora.
É uma cidade onde há de tudo e onde não somos anónimos. As pessoas conhecem-se
e cumprimentam-se.
SEI QUE TEM OBRAS
PÚBLICADAS, PRINCIPALMENTE AO NÍVEL DA COMPOSIÇÃO MUSICAL. AFINAL QUE OBRAS TEM
PUBLICADAS?
Lágrimas de Portugal, 1995. Aborda a temática da
emigração: 1920, Brasil e 1960, Europa, especial para França.
Trilhos de Liberdade, 2001. Aborda a temática da ditadura
de Salazar e o caminho para o 25 de abril de 1974.
Libermann, em 2002. Composição encomendada pela Comunidade Espiritana,
que deverá ser apresentada no próximo ano em Fátima.
AS FORMIGAS, musical
infantil, 2011. Aborda a temática dos insetos mais interessantes e geniais, organizando-se
de forma muito inteligente e até civilizada.
Para além disso posso ainda referir a
colaboração com o Coro de Marinhas ao longo de 30 anos, onde os musicais Lágrimas
de Portugal e Trilhos de LIBERDADE foram escritos para o seu
reportório específico.
Algumas destas obras já foram
apresentadas publicamente em várias localidades, tais como, em Marinhas, em
Vila Cova, em Apúlia e em Belinho.
VAMOS
AGORA AO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO CORREIA DE OLIVEIRA
CONSTITUIÇÃO
DA ATUAL EQUIPA DIRETIVA
CONSELHO GERAL
Presidente –
António Veiga.
DIREÇÃO
Diretor – Albino Neiva;
Subdiretora – Ângela Nova;
Adjunta do Diretor – Teresa Felício;
Adjunta do Diretor para a Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo – Angélica
Cruz.
O AGRUPAMENTO EM NÚMEROS
POPULAÇÃO ESCOLAR
Discentes – 2047
Educação Pré-Escolar – 288 (16 grupos);
1.º Ciclo – 791 (40 turmas)
2.º Ciclo – 462 (21 turmas)
3.º Ciclo – 506 (22 turmas)
Docentes – 149 (Educação Pré-Escolar – 14; 1.º ciclo – 46; 2.º e 3.º
ciclos – 89
Assistentes Operacionais – 75
Assistentes Técnicos – 8;
Técnicos Superiores (Psicólogas) – 2;
Estabelecimentos de Ensino – 14 (Curvos, Palmeira de Faro, Gemeses, Gandra,
Esposende, Fão, Apúlia, Fonte Boa e Rio Tinto.
PORQUE ME PARECE DE TODA A IMPORTÂNCIA, VOU
DEIXAR AQUI O DISCURSO DO DIRETOR NA FESTA DE ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO NA
ESCOLA SEDE EM ESPOSENDE
“Nestes últimos tempos tem-se falado
muito da escola. Às vezes bem, outras mal. E muitas vezem é feita a seguinte
pergunta: - Como é, ou como deve ser a escola?
Quero-vos dizer que conheço as nossas
escolas e todas elas são boas, porque dão o seu melhor. Todas as escolas tem
bons alunos, tem bons professores, tem bons assistentes operacionais, tem tudo
que é bom. Não podemos no entanto esconder que as escolas têm as suas
vicissitudes, as suas fragilidades, mas damos sempre aquilo que podemos de
melhor.
E por falar de melhor, quero
informá-los, porque é muito bom que se saiba, que nós somos inspecionados de 4
em 4 anos e a equipa do Ministério que esteve cá no nosso agrupamento há cerca
de 1 ano a avaliar-nos, disse que também somos bons, ou seja, aconselhou-nos a
confiar nesta escola.
Acreditem que os professores são
sempre o melhor que podem e sabem, simplesmente às vezes há situações que não
dependem apenas de nós.
Na escola temos alunos e temos pais.
Pais e encarregados de educação que no pré-escolar, no básico e no 2º ciclo
acompanham sempre os seus meninos, mas que em alguns casos, quando estes chegam
ao 3º ciclo descuidam-se e isso poderá trazer as suas consequências, por isso
desaconselhável.
A educação tem três pilares
essenciais, disso não tenhamos ilusões. Os primeiros educadores são os pais, é
a própria família. O segundo pilar é a escola que também tem as suas próprias
responsabilidades, com certeza. A escola está cá para ensinar, para transmitir
conhecimento. O terceiro pilar é a sociedade.
Hoje, que encerramos o ano letivo,
com esta grande manifestação de alegria, como estão a acompanhar, quero dizer-vos,
ainda, que ao longo do ano desenvolvemos inúmeras atividades, aqui na escola
sede e em todas as escolas. Gostaria assim de partilhar convosco duas coisas
muito importantes: Além das atividades que fazemos ao longo do ano, gostaria
aqui de lembrar algumas atividades importantes realizadas durante este ano.
Realizamos há dias a 24ª Marcha de
Montanha, com uma caminhada daqui até S. Lourenço, em Vila-Chã, participando os
alunos do 6º ano, tanto da escola sede como os de Apúlia. Foi uma atividade
extraordinária e para o ano, sendo a 25ª faremos questão de lhe dar uma atenção
ainda mais especial. Concorremos a nível nacional a um projeto que é o pequeno
grande C. Lembro que concorreram 600 escolas e a nossa escola ficou selecionada
nas melhores 16. E porquê? Porque os nossos alunos são bons e os nossos
professores também são bons.
É importante também sublinhar que
concorremos ao concurso Canguru matemático onde a nível nacional concorreram
mais de 27 mil alunos. Um aluno nosso ficou em 4º lugar e o outro em 12º lugar.
Mais uma atividade que considero muito importante foi “A leitura e as
ferramentas de Web2” para a articulação curricular – ideias com mérito. Este
projeto foi de tal forma relevante que foi mencionado e apresentado no 2º
encontro nacional sobre o tema “aprender para inovar, no Instituto da Educação
da Universidade de Lisboa, ou seja o nosso projeto foi apresentado na
Universidade de Lisboa. Este nosso projeto foi ainda apresentado num Congresso
Ibero-Americano de bibliotecas Escolares, em Madrid. E porquê? Porque os nossos
alunos são bons e os nossos professores também são bons. E agora eu pergunto: E
todos os professores são bons? Eu acho que sim. Que damos o nosso melhor. E
também questiono: E todos os alunos são bons? Eu também acho que sim, que dão o
seu melhor.
E para terminar, digo-vos ainda que
para o próximo ano vamos implementar mais 3 projetos, para vos ajudar no ensino
aprendizagem. Vão ser o MAT+, o PORT+ e o INGLÊS+. Aproveito para agradecer a
todos os que nos ajudaram, a começar pela Câmara Municipal, a nossa Associação
de Pais, os nossos professores, os nossos alunos, os nossos assistentes
operacionais, a todos muito obrigado. Gostaria ainda de deixar uma palavra à
nossa Subdiretora, professora Ângela e aos demais elementos da direção, pelo
empenho e dedicação para que nada falhe e tenhamos efetivamente uma escola de
sucesso. Boa festa e até sempre.”
GOSTEI DESTE DISCURSO, EMOTIVO, E A CARREGAR NA TÓNICA DE UMA
ESCOLA DE SUCESSO, COM BONS ALUNOS E BONS PROFESSORES.
GOSTAVA QUE EXPLICASSE MELHOR OS TAIS 3 PROJETOS DE QUE FALOU
NESTE SEU DISCURSO DE HOJE À COMUNIDADE
São projetos a candidatar ao Ministério da
Educação.
MAT+
Implementado em
2014/15;
PORT+
Implementado em
2015/16;
INGLÊS+
A implementar em 2016/2017, com aplicação específica no 3.º ciclo. Pretende-se elevar a
qualidade do sucesso escolar –
O sucesso real (transição de alunos com níveis positivas a todas as áreas
disciplinares).
Um espaço onde o aluno pode:
Recuperar
das dificuldades;
Melhorar o
seu Desempenho;
Esclarecer
Dúvidas;
Preparar os
Testes;
Realizar
atividades que melhorem a sua destreza a matemática, português e inglês.
Estes
projetos apresentam duas virtualidades:
1.ª –
Reforçar o Apoio Educativo – direcionado para recuperar e promover o sucesso
escolar;
2.ª –
Promover um ensino de qualidade (Sucesso
Pleno vs. Sucesso Real) –
direcionado aos alunos que, apesar de já se encontrarem num nível de desempenho
satisfatório, pretendam um complemento às suas aprendizagens de forma a
melhorarem a qualidade do seu sucesso.
No espírito
do seu Projeto Educativo, o Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira,
pretende promover o sucesso de forma consistente garantindo nesta primeira
fase, que todos os alunos do 3.º ciclo do ensino básico regular usufruam de um
apoio pedagógico diferenciado às disciplinas, desde o início do ano letivo,
atendendo aos diferentes ritmos de aprendizagem.
QUAIS SÃO OS VOSSOS DOCUMENTOS ESTRATURANTES?
Projeto Educativo.
Regulamento Interno.
Plano Anual de Atividades.
Funcionamento
e Organização Pedagógica do Agrupamento
A ATUAL EQUIPA DIRETIVA É A FAVOR OU CONTRA
AS PROVAS DE AFERIÇÃO?
A equipa não tem uma postura
favorável ou contra. O que aconteceu este ano letivo, o Conselho Pedagógico
pronunciou-se desfavoravelmente pela sua realização, considerando: o
Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira organizou todo o ano letivo
em função do Despacho nº 7104-A/2015, de 26 de junho que estabelecia o
calendário escolar para 2015-16, designadamente no que concerne às datas
previstas para realização das provas finais e exames nacionais (4º, 6º e 9º
anos de escolaridade); A elaboração do Plano Anual de Atividades teve
subjacente toda a calendarização divulgada, ficando programadas diversas
atividades exatamente para a última semana de aulas, que atualmente colidem com
as datas de aplicação das provas de aferição para os alunos do 2º ano. Perante
a divulgação da Informação aos Agrupamentos de Escolas/Escolas Não Agrupadas e
aos estabelecimentos do ensino particular e Cooperativo emanada do Ministro da
Educação, datada de 8 de janeiro de 2016, que estabelece o “Modelo Integrado de
Avaliação Externa das Aprendizagens no Ensino Básico”, documento no qual se
explicitam as alterações ao anterior modelo de avaliação externa, designadamente
a descontinuidade das provas finais de Ciclo do 4º e 6º anos e a aplicação das
provas de aferição aos alunos dos 2º, 5º e 8.º anos em 2015/16. Por outro lado,
na publicação do Decreto-Lei nº 17/2016, de 4 de abril, no ponto 2 do artº 5º,
é referido que os agrupamentos de Escola podem optar pela não realização das
provas de aferição no presente ano letivo. Com base neste parecer, decidi pela
não realização das Provas de Aferição no presente ano letivo.
QUAIS SÃO EM SEU ENTENDIMENTO OS PRINCIAIS FATORES
QUE TÊM CONTRIBUIDO PARA O VOSSO SUCESSO?
Sucintamente: dedicação e
profissionalismo, por um lado. Por outro lado, a preocupação e apoio dos Pais
na edificação da educação dos seus filhos.
E AS ASSOCIAÇÕES DE PAIS? COMO É O DIÁLOGO
COM OS PAIS?
Congratulámo-nos com o excelente
relacionamento ente as Associações de Pais e as respetivas escolas onde a
cooperação tem sido excelente na prossecução dos ideais elencados no nosso
Projeto Educativo
QUAIS SÃO AS Principais necessidades da Escola-Sede e DAS DEMAIS ESCOLAS
DO AGRUPAMENTO?
- Não esquecendo que temos a Escola Básica
de Apúlia com necessidade de uma requalificação geral (escola inaugurada no ano
letivo 2001) a Correia de Oliveira necessita de algumas intervenções pontuais e
para as quais não temos resposta financeira (o nosso orçamento destina-se a
custear despesas de funcionamento e de manutenção prioritária):
- Recuperação do Bloco de apoio à Educação
Especial e Serviços de Psicologia e Orientação;
- Recuperação das passerelles;
- Recuperação da cobertura do
Gimnodesportivo.
Quanto aos Jardins de Infância e às Escolas
Básicos do 1.º ciclo, da responsabilidade da Câmara, de uma maneira geral
apresentam um bom estado de conservação.
QUAL É O SONHO DO
SENHOR DIRETOR?
Oferta pública para a Educação Pré-Escolar
na cidade de Esposende, única freguesia do Concelho que não contempla esta
oferta.
QUER DEIXAR UMA
MENSAGEM A TODA A COMUNIDADE EDUCATIVA DO AGRUPAMENTO A QUE PRESIDE?
Não há escolas modelo, há sim escolas que
tudo fazem para dar uma resposta concreta aos problemas do seu dia-a-dia, onde
o aluno representa a primeira e última preocupação. Todas as nossas decisões
vão no sentido do real interesse do aluno.
CONHEÇE A IMPRENSA LOCAL E MAIS AINDA SENDO
UM LEITOR ATENTO, SEI QUE CONHECE ESTE SEMANÁRIO “NOTÍCIAS DE ESPOSENDE”. QUAL
É A SUA OPINIÃO A CERCA DESTE JORNAL?
Um professor atento não pode deixar de
“espreitar” a comunicação social e sobretudo a local. O semanário “Notícias de
Esposende” dá-nos uma informação apaixonada da nossa gente e que merece o nosso
Muito Obrigado.
NOTA FINAL
Conheço o meu caro e bom amigo, prof.
Albino Neiva, há já muitos anos e pelas mais variadas razões, por quem tenho
especial admiração e uma grande estima e consideração.
Nesta escola já desempenhei muitos
“papeis”. Aluno, encarregado de educação e dirigente associativo. Estive no
Conselho Pedagógico e no Conselho Geral. Presidi à «APEBACO – Associação de
pais e Encarregados de Educação da Escola EB/1e3 António Correia de Oliveira»
durante 6 anos e à «FAP – Federação das Associações de pais do Concelho de
Esposende, durante outros tantos», o que me permitiu viver por dentro toda a
temática da educação. O prof. Neiva, tendo sido professor, esteve na Presidência
do Conselho Geral e depois foi eleito Diretor da Escola Sede e mais tarde presidente
do Agrupamento. Cheguei a acompanhá-lo a reuniões à “DREN” e participei em
muitas atividades conjuntas. Não poderia deixar de referir o respeito e a
consideração que o Diretor sempre teve para com os pais e as próprias
Associações, marcando sempre presença nas Assembleias Gerais e noutras
reuniões, sempre que convidado. Conheço-o como sendo um diretor de “porta
aberta”, ou seja sempre disponível a receber quem a ele se dirige, o que
demonstra uma grande abertura e a toda a comunidade educativa.
Mas indo um pouco mais atrás, lembrar
o facto de eu próprio ter estudado nesta escola (ex.Ciclo), onde fiz o 5º e o
6º ano. Passado algum tempo, voltei, na qualidade de pai e encarregado de
educação. Já por aqui passaram também os meus 3 filhos mais velhos, onde
fizeram com sucesso do 5º ao 9º ano e atualmente tenho aqui a mais novo, que
transita para o 7º ano e aptou por se manter nesta escola. Costumo dizer e
reafirmo-o que a escola pública tem tudo para ter sucesso. Ainda mais agora que
se discute o financiamento público de escolas privadas. Este é um Agrupamento
de Escolas com bons profissionais, onde os alunos se sentem em segurança e de
onde saem grandes homens e grandes mulheres e um dia excelentes profissionais.
Despeço-me desejando umas excelentes
férias a toda a comunidade escolar.
Mário Fernandes
18-06-2016MF
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