Presidente da Câmara Municipal de Esposende, João Cepa, na sua intervenção |
PADRE JOSÉ PIRES AFONSO
HOMENAGEADO ESTE DOMINGO
A homenagem, a título póstomo, ao P.e Zé, contou com a presença de familiares, amigos e das próprias comunidades paroquais de Palmeira de Faro, Curvos e Vila-Chã.
às 15 horas teve inicio uma eucaristia em memória ao saudoso P.e Zé. A aucaristia foi presidida pelo Arcipreste e pároco de Palmeira de Faro e Curvos, P.e Armindo e contou com a concelebração do P.e Avelino Peres Filipe, P.e António Neiva e P.e António Pires Afonso, irmão do homenageado. O celebrante, P.e Armindo, lembrou o P.e Zé como um Homem bom, que fez um percurso sempre do lado dos mais desprotegidos e sem grande atenção aos aspectos materiais.
No final da missa foi inaugurada uma estátua P.e Zé, em tamanho real, instalada a poente da Igreja e da residência paroquial. Aqui verificaram-se discursos do escultor, Mendanha, do Presdiente da Junta de Palmeira de Faro, Jorge Filipe e do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, João Cepa. Todas as intervenções foram no sentido de inaltecer as caracteristicas humanas, o espirito de ajuda e de altruismo do homenageado.
De seguida foi inaugurada em exposição de fotografias, explicada pelo historiador Penteado Neiva, lembrando o P.e Zé como um padre com grande conhecimento e cultura e simultaneamente com um especial gosto pela terra, por muitos conhecido pelo P.e "lavrador" pela importância que sempre dedicou à agricultura, tanto como produtor como dinamizador do Grémio da Lavoura, atual Cooperativa Agrícola de Esposende.
Intervenção de P.e António Pires Afonso irmão do homenageado |
Descerramento da estátua do P.e Zé |
Historiador Penteado Neiva explica paineis expostos |
Gostei de participar nesta homenagem ao Padre Zé. Uma justíssima homenagem, a lembrar um percurso de vida exemplar.
Um abraço para todos os famíliares.
Um abraço para todos os famíliares.
MF
Sem comentários:
Enviar um comentário