domingo, 31 de janeiro de 2016

I SALÃO DE MOTOS DE COMPETIÇÃO DE ESPOSENDE FOI UM SUCESSO



I Salão de Motos de Competição em Esposende.

Nesta visita tive a sorte de encontrar, de entre tantos amigos, quatro grandes  campeões: Os pilotos Paulo Gonçalves e Alexandre Laranjeira, o canoista João Ribeiro, o ciclista João Benta e ainda o piloto Miguel Oliveira.

Gostei. No próximo ano a aposta pode melhorar se for incorporadas algumas habilidades com duas rodas e pequenas gincanas, bem como uma componente musical. Em Esposende não faltam boas vozes e excelentes músicos.











 



MF


sábado, 30 de janeiro de 2016

FESTA DA SOLIDARIEDADE NO CENTRO SOCIAL DE CURVOS



Realizou-se esta sexta-feira ao final da tarde um espetáculo de variedades, com teatro e danças, pelos utentes das várias valências e diferentes idades. O Salão Paroquial esteve repleto. Parabéns.





















MF


quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

ROTARY CLUB DE ESPOSENDE CELEBROU O 38º ANIVERSÁRIO



ROTARY CLUB DE ESPOSENDE CELEBROU O SEU 38º ANIVERSÁRIO E RECEBEU A VISITA DO GOVERNADOR DO DISTRITO 1970

O Rotary Club de Esposende celebrou esta semana o 38º aniversário da sua fundação. Do programa constaram iniciativas que se desenvolveram de 23 a 26 de março. No dia 23, dia da fundação, realizou-se uma missa na igreja matriz de Esposende, em memória dos companheiros rotários esposendenses já falecidos; Agostinho da Rua Reis; Albino Novais da Venda; Alberto do Espírito Santo Bermudes; Albino Ribeiro de Sá; António Alberto Guimarães Teixeira da Silva; António Alves Ribeiro; António Martins de Oliveira; Carlos Oliveira Martins; Ernestino Augusto Velasco Miranda; Geraldo Malgueiro da Silva; João Paulo de Castro Morais Gomes; Manuel Cardoso Silva; Manuel José Dias Ferreira e Maria Dulce Miranda Ferreira – Sócia Honorária.
As comemorações tiveram continuidade no dia 26, com a Visita Oficial do Governador do Distrito 1970, António Vaz e a sua esposa Marlene. A tarde iniciou-se com uma visita à Câmara Municipal de Esposende para a sessão de apresentação de cumprimentos, tendo a comitiva sido recebida pelo senhor vice-presidente, Maranhão Peixoto. Uma visita com um registo muito amistoso, onde pontificou a disponibilidade de ambas as instituições para continuar a trabalhar em parceria e em prol de causas sociais e humanitárias. Seguiu-se uma visita a uma unidade fabril de excelência, situada em Marinhas. Nos Laticínios das Marinhas foram recebidos pela administradora, Berta Castilho, que fez uma visita guiada às instalações, mostrando todo o processo de fabrico. Ficou bem patente a excelência dos produtos aqui fabricados, queijos e manteigas, considerados dos melhores do mundo e este ano já reconhecidos com um prémio nacional, o selo «Sabor 2016». Refira-se que Berta Castilho foi agraciada, há dois, pelos Rotários Esposendenses com o prémio “Profissional do ano”.
Já no Hotel Suave Mar, foi a vez de os Órgãos Diretores reunirem com o Governador, António Vaz. À noite, realizou-se a reunião festiva, ao jantar, com a presença de companheiros de clubes vindos de vários pontos do país, destacando-se Barcelos, Póvoa de Varzim, Ponte da Barca, Coimbra, Ovar e outros. Entre os convidados também se contaram responsáveis de várias instituições esposendenses de relevo, como os Bombeiros Voluntários de Esposende, a Santa Casa da Misericórdia de Esposende, o Fórum Esposendense e vários órgãos de comunicação social. Este jantar, com mais de cem pessoas, ainda teve um excelente momento musical, pelas alunas do 9º ano da Escola Secundária Henrique Medina. Da noite constou a receção ao Governador e aos convidados, a tradicional saudação às bandeiras, o momento do protocolo, a apresentação rotária, o momento da secretaria e do presidente, as atualidades e comunicações e o momento do Governador.
Mariz Neiva, presidente do Rotary club de Esposende, agradeceu efusivamente a presença do Governador e demais convidados e elencou o trabalho feito, com especial destaque para as bolsas de estudo, o profissional do ano e o jantar de Natal com as crianças do Centro de Acolhimento Temporário Emília Figueiredo, bem como o programa a realizar até final da sua presidência, cujo mandato termina no final de junho e que contempla a reunião à lareira, o passeio anual do Club, a noite de fados e a degustação de vinho de casta alvarinho. Um dos momentos altos foi a entrada de um novo companheiro, José Barreto, que assim veio engrandecer o quadro social do Club. Neste mandato, são já quatro as novas entradas, pois há cerca de três meses já tinham entrado três novos companheiros. Cristina Oliveira, José Pereira e Mário Fernandes, ultrapassando assim os vinte profissionais ativos no Club. Mariz Neiva falou de um dia com dois momentos muito importantes. O aniversário e a visita do Governador, duas excelentes oportunidades para a prática do companheirismo e terminou lembrando o lema do ano rotário “Seja um Presente para o Mundo” e agradecendo a visita do Governador, António Vaz e do Governador Assistente, António Leite. E que o Club continue a ser útil à comunidade, disse.
Maranhão Peixoto, vice-presidente da Câmara Municipal, lembrou a sua própria condição de membro Lyon e enalteceu todo o trabalho do Rotary Club de Esposende, que diz conhecer, garantiu o interesse do Município no reforço de parcerias e deixou uma palavra de encorajamento aos companheiros rotários, em prol das causas sociais que a todos move.
António Vaz, na sua intervenção, louvou o trabalho do Rotary Esposendense, referiu-se às principais causas do Rotary, tanto a nível local e nacional, como a nível internacional, lembrando campanhas nobres, como, a da irradicação da “polis”, o fornecimento de água potável, o combate à pobreza, a saúde materno-infantil e várias outras, contanto com muitos milhares de voluntários a nível mundial. Terminou caraterizando o movimento rotário como um movimento de solidariedade, de humanidade e de serviço.







MF


terça-feira, 26 de janeiro de 2016

À CONVERSA COM LUÍSA TORRE PRESIDENTE DA ANIESP ASSOCIAÇÃO ANIMAL ESPOSENDE


LUÍSA TORRE, PRESIDENTE DA ANIESP - ASSOCIAÇÃO ANIMAL DE ESPOSENDE
“…Lembrem-se sempre que os animais são seres, eles sentem dor, alegria, fome, sede e são fiéis a quem lhes dá amor”
Luísa Fernanda Silva Torre nasceu a 28 de fevereiro do ano de 1982 na freguesia de Fão, onde sempre residiu.
Licenciada em Educação, pela Escola Superior de Educação do Porto, de onde seguiu para a Universidade do Minho para aí obter o grau de mestre me Formação, Trabalho e Recursos Humanos. O seu percurso escolar foi feito a partir de Fão onde frequentou a escola básica, o segundo ciclo na escola António Correia de Oliveira em Esposende e o terceiro ciclo na Escola Secundária Henrique Medina. Sem grandes oportunidades na sua área, onde apenas esteve enquanto formadora na área da educação, aproveitando a experiência adquirida tanto nas referidas ações, como na supervisão das discotecas Ofir, durante vários anos e na sede da ex. Junta de Freguesia de Fão, onde esteve de 2004 a 2009, concorreu ao lugar onde hoje se encontra e muito a motiva. É supervisora de duas áreas de serviço, uma em Fão e outra em Barqueiros.
Vamos então conhecer um pouco melhor a Luísa Torre, os seus gostos pessoais e a instituição que fundou e à qual preside, a ANIESP – ASSOCIAÇÃO ANIMAL DE ESPOSENDE.
CONTE-ME QUAIS SÃO OS SEUS GOSTOS PESSOAIS
“Adoro cães.”
O QUE É QUE FAZ NOS TEMPOS LIVRES?
“Os meus tempos livres são muito poucos, porque sempre que estou livre ocupo-me dos animais.”
E LEITURA? O QUE É QUE LÊ?
“Essencialmente noticias. Leio a imprensa diária, mas na internet.”
E ESCREVER?
“Gosto de escrever, mas nos últimos tempos não tenho tido tempo para o fazer.”
E DESPORTO?
“Gosto do meu Benfica. Sou simpatizante.”
E ANIMAIS? QUE ANIMAIS TEM EM SUA CASA?
“Tenho um cão e quatro cadelas.”
O CONCELHO DE ESPOSENDE É UM CONCELHO AMIGO DOS ANIMAIS?
“Felizmente em Esposende já temos autoridades que são muito sensíveis a esta causa. As pessoas também o começam a ser. É para isso que temos desenvolvido um conjunto de atividades de sensibilização e alerta. As pessoas tem correspondido e nota-se que há cada vez mais pessoas com uma atenção mais especial aos animais.”
VAMOS AGORA FALAR DA ANIESP
ANIESP – ASSOCIAÇÃO ANIMAL DE ESPOSENDE
“A ANIESP nasceu no dia 23 de outubro de 2015, da vontade de um grupo de pessoas que gostam muito de animais. Eu soube da intenção de alguém de Esposende, mas cuja intenção nunca foi formalizada. Como sempre gostei muito de animais, sempre ajudei, tentei informar-me com essas pessoas e ao fim de algumas reuniões, nos idos meses de agosto e setembro, chegou o momento de dar forma à Associação.
A ANIESP – ASSOCIAÇÃO ANIMAL DE ESPOSENDE, é fruto da união de esforços de verdadeiros amigos dos animais, com experiência no voluntariado a favor de causas humanitárias e que, por partilharem da paixão em comum, decidiram associar toda a sua dedicação e os recursos disponíveis, dedicando-se à defesa da dignidade da vida.
A ANIESP é uma associação sem fins lucrativos, de missão humanitária, que visa promover e melhorar as condições de vida das pessoas mais vulneráveis e dos animais abandonados, perdidos ou vítimas de maus tratos, bem como a defesa do meio ambiente.
COMO SÃO CONSTITUIDOS OS ORGÃOS SOCIAIS DA ANIESP?
DIREÇÃO
Presidente: LUÍSA TORRE
Vice-Presidente: PAULO SANTOS
Tesoureira: RITA SILVA
Secretária: ANA SANTOS
Vogal: ALEXANDRA ALCOBIA
CONSELHO FISCAL
Presidente: LUÍS CUNHA
Vogal: SANDRA VIANA
Vogal: MAFALDA BRÁS
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: VALE CAPITÃO
Vogal: MARLENE PINHEIRO
Vogal: PAULA SEIXO
CARTA AOS SEGUIDORES E AMIGOS DOS ANIMAIS
Desde o nascimento da ANIESP, há cerca de 3 meses, já recebemos e atendemos inúmeros e diversificados pedidos de auxílio. De forma a conseguirmos dar resposta a todas as solicitações, e dada a inexistência de instalações próprias, temos recorrido a FAT (famílias de adoção temporária), FAR (famílias de adoção remunerada) e hotéis, entre outros, para acomodar da melhor forma possível os animais resgatados, além de termos ainda proporcionado cuidados médicos aos animais feridos e debilitados. Ora todas estas situações acarretam custos, por vezes elevados, que se tornam difíceis de suportar, tendo em conta as caraterísticas na nossa recém-formada Associação.
Somos apenas um pequeno grupo de voluntários, com muito amor e carinho pelos animais, que dedica grande parte do seu tempo, de lazer e não só, a ajudar os mais necessitados. Somos apenas um grupo de amigos que se sente revoltado com as inúmeras situações de abandono e maus tratos de que alguns animais são alvo, e que procura minimizar o seu sofrimento e proporcionar-lhes, de alguma forma, uma vida digna e mais feliz.
Subsistimos apenas com as quotas anuais dos nossos sócios, com donativos pontuais e com pequenas contribuições mensais de alguns amigos. Neste curto período de atividade, em que já auxiliamos cerca de 95 animais, temos redobrado os esforços e participado em eventos na tentativa de angariar alguns fundos, que se tornam escassos para dar resposta a tantas solicitações. Apesar disso, por vezes somos alvo de alguma incompreensão e insatisfação por parte de quem nos contacta, que considera ser nossa obrigação atender a todas as solicitações e resolver todos os problemas que se nos apresentam, e que a responsabilidade de ajudar os animais é da única e exclusiva responsabilidade das associações, e não do cidadão comum.
Mas nós, ANIESP, somos meros seres humanos, com capacidades e limitações semelhantes às de tantos outros, apenas com grande espírito de sacrifício, imensa dedicação e enorme amor aos animais. Tenham tudo isto em mente sempre que procurarem o nosso auxílio, e antes de nos contactarem questionem-se se não poderiam fazer algo mais, pois também nós, meros voluntários, precisamos da vossa ajuda!
QUANTOS ASSOCIADOS TEM?
“Apesar de estarmos constituídos apenas há 3 meses já temos mais de cem sócios o que só por si demonstra o interesse que temos vindo a despertar na comunidade.”
QUAL É O VALOR DA QUOTA ANUAL? E DA JOIA DE ENTRADA?
No primeiro ano tem um custo de 12€ e a partir daí serão 10€ de anuidade.
E PROTOCOLOS DE COOPERAÇÃO?
“Já assinamos protocolos com Clinicas do animal, onde os nossos associados se possam dirigir com os seus animais e tenham descontos nos serviços.”
Plano de Atividades para 2016
Na persecução dos objetivos da nossa associação, para além da atividade diária de resgate, tratamento, acompanhamento e adoção de animais abandonados e em risco, pretendemos organizar diversos eventos em prol da defesa dos animais e envolvendo a comunidade do concelho de Esposende:
Janeiro
Campanha de Sensibilização contra o Envenenamento de Animais Selvagens e de Companhia em parceria com a Associação Assobio (término da campanha em fins de Março);
Fevereiro
Concerto da Orquestra dos Meninos da Escola de Música de Esposende;
Assembleia Geral Ordinária (apreciação e votação do relatório e contas).
Março
Campanha de Angariação de Sócios “Coelhinho da Páscoa”.
Abril
Participação na Feira de Velharias de Esposende.
Maio
Campanha de Recolha de alimentos através da Animalife;
Participação na “Cãominhada”, organizada pela Câmara Municipal de Esposende em parceria com o Canil Intermunicipal de Ponte de Lima.
Junho
Campanha ANIESP contra o abandono de Animais de Companhia (término da campanha a 15 de Outubro).
Julho
Donativo de 30 paletes ao Canil Intermunicipal de Ponte de Lima no âmbito da Campanha “Pequenos Gestos, Grandes Ações”.
Agosto
Participação na Feira do Marisco de Fão;
Participação na Feira Medieval de Esposende (caso não seja cobrado qualquer valor de participação);
Celebração do Dia Internacional do Animal Abandonado (dia 19 de Agosto).
Setembro
Ação de Sensibilização sobre os animais de companhia com as crianças do agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira;
“Cãominhada” realizada pela ANIESP para a comunidade do concelho de Esposende.
Outubro
Palestra com o Dr. Luís Lameira – “Os benefícios psicológicos da interação dos animais de companhia com o ser humano”;
Jantar Comemorativo do Dia Mundial dos Animais e Celebração do Primeiro Ano de Atividade da ANIESP (8 de Outubro);
Novembro
Segunda Campanha de Angariação de Sócios “Anjinhos do Natal” (término na 1.ª semana de Janeiro de 2017);
Campanha de angariação de camas e cobertores inserida na Campanha “Pequenos Gestos, Grandes Ações”;
Participação no V evento da Chila e Chocolate.
Dezembro
Exposição cronológica da atividade da ANIESP;
Segundo donativo de 30 paletes ao Canil Intermunicipal de Ponte de Lima no âmbito da Campanha “Pequenos Gestos, Grandes Ações”.
Assembleia Geral Ordinária para a apreciação e votação do Plano de Atividades e Orçamento para 2016. Aprovado em Reunião de Direção realizada em 08/12/2015.
Orçamento para 2016
Despesas:
Atividades: 790,00€Aquisição de equipamentos (leitor de microchip, coleiras ANIESP com chapa gravada): 150,00€Clinicas veterinárias (consultas, internamentos, vacinações, esterilizações/castrações, medicação, etc.): 2.000,00€HotelSAR (Lucky, Xandu e Kira): 2.400,00€; FAR: 600,00€; Aquisição de desparasitantesinternos: 50,00€; Consumíveis (cartões de visita): 50,00€;
TOTAL: 6.040,00€
RECEITAS:
Quotas: 740,00 €
Donativos, apadrinhamentos: 2.400 €
Resultados de iniciativas: 2.900 €
TOTAL: 6.040 €
Protocolo de Adoção
A ANIESP solicita sempre que a adoção seja responsável. Ou seja, ter condições habitacionais ideias para o tamanho do animal, ter disponibilidade para o passear, proporcionar-lhe alimentação, cuidados de saúde e carinho todos os dias.
A ANIESP privilegia a interação prévia com o animal antes da tomada de decisão final de adoção.
A ANIESP, com base em estudos sobre o comportamento animal, tem como requisito de uma adoção responsável que o adotante dê tempo de adaptação do animal à nova família e espaço de pelo menos 2 semanas. Em casos excecionais, como por exemplo, o novo dono não conseguir interagir com o animal nas primeiras 48 horas ou vice-versa, a ANIESP solicita que seja contactada de imediato para proceder à recolha do animal em questão.
A ANIESP mantém sempre contacto telefónico com os donos nos primeiros meses para se inteirar se a adoção está a ser bem-sucedida e se o animal se encontra bem de saúde.
Esterilizações e Castrações: Se o animal ainda não tiver idade para ser esterilizado ou castrado, quando completar os 6 meses o dono tem a opção de o fazer contactando a ANIESP para que o ato clínico seja feito numa das nossas clínicas protocoladas usufruindo assim de um preço especial de animal adotado. Em circunstâncias que considere justificadas, devida e previamente informadas ao adotante, a ANIESP pode considerar a esterilização obrigatória.
Em relação à vacinação e desparasitação, a ANIESP aconselha que sejam feitas e com a ajuda da associação. Uma precaução em relação à saúde de ambas as partes, animal e adotante.
A ANIESP não promove a adoção de animais que estejam doentes, são primeiro tratados. Antes da adoção, quando somos contactados, caso o animal tenha uma doença ou lesão crónicas, informamos para que se cumpra o objetivo da adoção responsável.
Os procedimentos de adoção da ANIESP são simples, apenas queremos o bem-estar mutuo. Pequenos gestos, grandes ações!
BALANÇO DE ATIVIDADES JÁ REALIZADAS
Em 3 MESES de existência:
NUM TOTAL DE 93 ANIMAIS RESGATADOS NESTE MOMENTO TEMOS 15 PATUDOS PARA ADOÇÃO, CONSEGUIMOS 74 ADOÇÕES E 4 APADRINHAMENTOS,
Acedemos a 13 apelos de desaparecimentos, dos quais 7 encontraram as suas famílias,
Atualmente contamos com 1870 seguidores e amantes da nossa Página do facebook, estamos em fase de construção do nosso site, temos 78 sócios efetivos…COM PEQUENOS GESTOS, TEMOS CONSEGUIDO GRANDES AÇÕES!
NUM TOTAL DE 93 ANIMAIS RESGATADOS NESTE MOMENTO TEMOS 16 PATUDOS PARA ADOÇÃO, CONSEGUIMOS 73 ADOÇÕES E 4 APADRINHAMENTOS,
Atualmente contamos com 1561 seguidores e amantes da nossa Página do facebook, estamos em fase de construção do nosso site, temos 78 sócios efetivos…COM PEQUENOS GESTOS, TEMOS CONSEGUIDO GRANDES AÇÕES!
QUAL É O LOCAL ONDE SÃO DEIXADOS AO ABANDONO MAIS ANIMAIS?
“É no monte de S. Lourenço, em Vila-Chã.”
MUITA DA VOSSA COMUNICAÇÃO PASSA PELA PÁGINA DO FACEBOOK. É ESSE O PRINCIPAL CANAL DE COMUNICAÇÃO?
“Neste momento é e tem funcionado muito bem. Em breve contamos ter um site mais profissional para atender os associados e divulgar toda a nossa programação e atividades.”
VI QUE NO VOSSO PLANO DE ATIVIDADES HÁ UM CONJUNTO DE AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO A REALIZAR NAS ESCOLAS. O VOSSO OBJETIVO É CHEGAR AOS ADULTOS ATRAVÉS DAS CRIANÇAS?
“Temos realizado várias ações e workshops em Escolas porque consideramos que é crianças nas crianças o gosto pelos animais que se pode transformar a sociedade.”
QUER DEIXAR UMA MENSAGEM?
LEMBREM-SE SEMPRE QUE OS ANIMAIS SÃO SERES, ELES SENTEM DOR, ALEGRIA, FOME, SEDE E SÃO FIEIS A QUEM LHES DÁ AMOR!
Adote, não compre! Com pequenos gestos, podemos fazer grandes ações! AJUDE-NOS A AJUDAR!
OBRIGADO POR SEREM AMIGOS DOS ANIMAIS.
E UM SONHO?
NÓS ACREDITAMOS, NÓS AGIMOS, NÓS CONSEGUIMOS DAR O NOSSO MELHOR. QUEREMOS CRIAR O CONCEITO: CONCELHO AMIGO DOS ANIMAIS.
NOTA FINAL
Conheci a Luísa Torre através de uma amiga comum, que me falou da ANIESP e da sua principal impulsionadora e presidente. Pus-me no terreno e facilmente cheguei à fala com a Luísa que me recebeu muitíssimo bem e se mostrou totalmente disponível para esta conversa. Foi fácil. Tão fácil como perceber o seu gosto pelos animais e o carinho e o tempo que lhes dispensa. Muito obrigado Luísa e as maiores felicidades para a Vossa jovem associação. E já agora que este concelho seja cada vez mais um concelho amigo dos animais.
Mário Fernandes.
23-01-2016


MF






domingo, 24 de janeiro de 2016

PARABÉNS, PRESIDENTE MARCELO!



Felicito o novo Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa. E felicito-o porque venceu, mas não só. Felicito também porque fez aquilo que nenhum outro candidato fez. Considerou Esposende, visitando-nos. Mais, foi o único a entrar nos Paços do Concelho de Esposende [na passada sexta-feira]. Para Esposende não podia começar melhor.

O candidato "Marcelo", agora eleito Presidente, fez aquilo que nenhum outro fez no pós 25 DE ABRIL, nem na qualidade de candidatos, nem depois, enquanto presidentes.

Fica aqui a imagem e o desejo de que volte em breve!



Parabéns ao novo Presidente da República Portuguesa.

MF

PRESIDENCIAIS'2016

Já votei.

MF


sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

COM MARCELO REBELO DE SOUSA EM ESPOSENDE



Ao inicio da tarde desta sexta-feira, no Largo Rodrigues Sampaio, em Esposende.

Na foto: Com Marcelo Rebelo de Sousa, Benjamim Pereira, Alberto Figueiredo, Emília Figueiredo, Agostinho Teixeira...

MF


quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

À CONVERSA COM FERNANDO CEPA PRESIDENTE DO CENTRO SOCIAL DA JUVENTUDE DE MAR




FERNANDO CEPA, PRESIDENTE DO CENTRO SOCIAL DA JUVENTUDE DE MAR
“…O meu desejo é dar continuidade a toda esta dinâmica, construir o nosso Museu com todo o espólio histórico, social, cultural e desportivo e uma sala de troféus.”
António Fernando Abreu Cepa nasceu a 23 de agosto do ano de 1944 na freguesia de Mar, onde ainda hoje reside. Bancário aposentado, é casado com Emília Maria Cepa da Fonseca, professora do ensino básico do 1º Ciclo, também já aposentada. Tem 3 filhas: Paula Cepa, Diretora do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, de Marinhas e Forjães, Dora Cepa, professora de Educação Física e a Diana Cepa, engenheira ambiental. Tem 5 netos, a quem dedica também algum do tempo para conviver, porque gosta de dedicar uma parte considerável do tempo à família.
Frequentou a escola do Ensino Básico em S. Bartolomeu do Mar e os demais ciclos na Figueira da Foz, local onde viveu com os pais dos dez aos vinte e dois anos de idade.
Concluiu o Curso Geral do Comércio, na Escola Industrial e Comercial da Figueira da Foz.
Prestou o serviço militar obrigatório durante quatro anos. Foi mobilizado para a ex-colónia da Guiné Bissau durante a guerra do ultramar.
Bancário aposentado, entrou para o ex-Banco Nacional Ultramarino, em Merceana, Torres Vedras, tendo passado, ainda, por Viana do Castelo e Esposende. A sua aposentação, há mais de 15 anos, aconteceu precisamente no momento em que o BNU foi integrado na Caixa Geral de Depósitos, pretexto para uma saída, que acabou por proporcionar mais tempo livre para dedicar à família, aos amigos e à atividade cívica, em especial na presidência do Centro Social da Juventude de Mar.
Vamos conhecer melhor o meu amigo Fernando Cepa. Os seus gostos, a sua formação, o seu percurso e a instituição de que tanto gosta, o Centro Social da Juventude de Mar.
SEI QUE FOI UM BOM FUTEBOLISTA E QUE JOGOU EM VÁRIAS EQUIPAS DE VÁRIAS ZONAS DO PAÍS. COMO FOI O SEU PERCURSO DESPORTIVO?
“Passei por vários clubes onde pratiquei futebol, voleibol, basquetebol, remo e tiro. Joguei futebol na NAVAL 1º DE MAIO, no GINÁSIO CLUB FIGUEIRENSE, no ALLA ARRIBA (Mira), no SPORT CLUBE VIANENSE e no MARINHAS FUTEBOL CLUBE. Aos 10 anos de idade fui morar para a Figueira da Foz com os meus pais, devido à atividade profissional do meu pai; por isso é que joguei em clubes daquela zona. Morei na Figueira da Foz até aos 22 anos de idade. Fui à guerra do ultramar e, logo de seguida, entrei no mercado de trabalho na área financeira que era precisamente o que eu desejava.”
QUAL É O CLUBE DO SEU CORAÇÃO?
“Sou simpatizante do saudoso Benfica da década de sessenta, quando só havia jogadores portugueses. Por isso, nenhuma geração tem o direito de esquecer aquela temível equipa cuja linha atacante era constituída pelos monstruosos jogadores José Augusto, Santana, Águas, Coluna e Cavém. Ainda sem o rei Eusébio.
DE QUE DESPORTOS GOSTA MAIS, PARA ALÉM DO FUTEBOL?
“Gosto de andebol, voleibol, basquetebol e rugby.”
O QUE É QUE FAZ NOS SEUS TEMPOS LIVRES?
“Gosto muito de passear e de viajar.”
E HOBBYS?
“Os meus principais hobbys são a leitura e a escrita.”
ESCREVE SOBRE QUÊ?
“Estou a escrever as memórias da minha passagem pela guerra colonial. Tendo a minha companhia desenvolvido uma intensa atividade operacional no mato, em teatro de guerra, com terríveis combates pelo meio, com mortos e feridos por todos os lados, há muito que contar e registar com vista à memória futura.
E LER. O QUE É QUE COSTUMA LER?
“Leio livros de vários autores sobretudo portugueses e leio a imprensa diária. Estou neste momento a acabar de ler “Sá Carneiro” e “Enquanto Salazar dormia”.
O POLÍTICO
PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DE MAR DURANTE 2 MANDATOS DE TRÊS ANOS CADA, VEREADOR DURANTE SETE ANOS E ADJUNTO DO PRESIDENTE DA CÂMARA, ALBERTO FIGUEIREDO, DURANTE TRÊS ANOS.
“Fui presidente da Junta de Freguesia de Mar durante dois mandatos, numa altura em que os mandatos ainda eram de três anos cada. Foi uma experiência muito gratificante, porque pude contribuir de uma forma ativa para o desenvolvimento da minha freguesia. Em termos municipais, fui vereador da oposição durante sensivelmente 7 anos, e quando Alberto Figueiredo venceu a presidência fui para seu adjunto, tendo desempenhado esse cargo durante três anos. Nesta altura, deixei a política para voltar à minha profissão, tendo assumido a gerência da filial do Banco Nacional Ultramarino, que entretanto, abriu em Esposende.”
LEMBRO-ME DE SI A LIDERAR CAMPANHAS ELEITORAIS NO TEMPO EM QUE AS ELEIÇÕES SE VENCIAM MUITO COM O PORTA-A-PORTA E OS COMÍCIOS. HOJE JÁ HÁ MUITA COISA QUE PASSA PELOS MÉDIA, EM ESPECIAL PELA INTERNET.
O QUE É QUE RECORDA DESSES TEMPOS?
“Tal como o Mário diz era tudo muito diferente. O contacto pessoal com as pessoas, a passagem por todas as freguesias, os comícios apoteóticos, que eram verdadeiras festas populares com a participação de todas as pessoas que nos recebiam com enorme carinho e calor humano. Hoje é tudo diferente, tudo muito calculado, muito frio, impessoal, sem capacidade para mobilizar o eleitorado.”
E HOJE, COMO VÊ O CONCELHO DE ESPOSENDE?
“Esposende é uma maravilha. É um sítio bom para se viver. Não há terra mais bonita no mundo.”
O QUE ACHA QUE NOS FALTA?
“Podia haver um pouco mais de indústria, principalmente para criar postos de trabalho e fixar as pessoas.”
E AO NÍVEL DA POLÍTICA NACIONAL? O QUE ACHA DESTA SOLUÇÃO ENCONTRADA POR ANTÓNIO COSTA PARA CHEGAR A PRIMEIRO-MINISTRO?
“Nem todos concordam, mas há que respeitar porque esta solução não fere a Constituição. Por esta e muitas outras razões, acho que a Constituição devia ser revista.”
E AS PRESIDENCIAIS?
“A gente quase nem se apercebe de que temos à porta um importante ato eleitoral para a Presidência da República. É confrangedor o desinteresse da população. Por isso, será bom que os políticos arrepiem caminho e comecem a tomar medidas para levar novamente a população a participar ativamente nos atos eleitorais.”
CENTRO SOCIAL DA JUVENTUDE DE MAR
O Centro Social da Juventude de Mar foi fundado no ano de 1975, ou seja um ano depois da Revolução de Abril. Fernando Cepa é um dos sócios fundadores e foi o seu primeiro presidente.
COMO SÃO CONSTITUIDOS OS ORGÃOS SOCIAIS?
Direção: Presidente: Fernando Cepa
Vice-Presidentes: Manuel Azevedo e António Maranhão Peixoto
Secretário: Alfredo Lima
Tesoureiro: Alfredo Santos Cepa
Vogais: Abílio Cepa Cerqueira e António Vilas Boas de Abreu
Assembleia Geral: Ilídio Maranhão, Paula Cepa e Jorge Costa.
Conselho Fiscal: Fernando Maranhão e Estêvão Lima Abreu
ONDE FORAM AS PRIMEIRAS INSTALAÇÕES DESTE CENTRO SOCIAL?
“As primeiras instalações foram na “Casa da Marquesa”, na Estrada Nacional 13. Depois passamos para a “Casa do Pedrinha”, junto à praia. Nas atuais instalações, na Bouça Grande, estamos desde o dia 12 de outubro do ano de 1986.”
AS ATUAIS INSTALAÇÕES (SEDE E DEMAIS ESPAÇOS) SÃO DA PRÓPRIA ASSOCIAÇÃO?
“Todas as instalações são nossas. A sede, onde nos encontramos neste momento, o Pavilhão Gimnodesportivo, mesmo aqui ao lado, o Centro de Dia (junto à sede dos Escuteiros) e o Campo de Futebol. Este valioso património pertence inteiramente à instituição e tem sido valorizado através de uma política de equilíbrio financeiro entre as receitas e as despesas.”
VEJO QUE ESTÃO COM OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO AO NÍVEL DA SEGURANÇA. DE QUE É QUE SE TRATA?
“Estamos a dar cumprimento às normas legais de segurança impostas pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, especificamente, na área de combate aos incêndios, com a instalação de detetores de incêndios, portas corta-fogo e saídas de emergência com portas com barras anti pânico. É uma intervenção que ronda os quarenta mil euros.”
QUANTOS ASSOCIADOS TEM?
“Temos cerca de sessenta associados.”
QUE VANTAGENS TÊM OS VOSSOS ASSOCIADOS?
“Têm um conjunto de benefícios sociais, que passam por significativos descontos nos serviços prestados.”
QUAIS SÃO AS ATUAIS VALÊNCIAS E QUAL É O NÚMERO DE UTENTES EM CADA UMA DELAS?
Serviços Sociais:
CRECHE: 30 utentes
PRÉ-ESCOLAR: 50 utentes
ATL: 45 utentes
CENTRO DE ESTUDOS: 10 utentes
EDUCAÇÃO DE ADULTOS: 15 utentes. (Única valência no concelho que nunca deixou de existir).
Serviços Recreativos:
Atividades de Lazer: dança e música: 25 utentes
Desporto: 130 utentes
QUANTOS COLABORADORES TRABALHAM ATUALMENTE?
“Temos 18 funcionários profissionalizados e muitos voluntários nas várias valências.”
E A FROTA AUTOMÓVEL?
“Temos um autocarro de 28 lugares e duas carrinhas.”
UMA ASSOCIAÇÃO COM UMA APOSTA MUITO CLARA NA CULTURA: UM JORNAL, MAIS DE 10 LIVROS EDITADOS E UMA… BIBLIOTECA
QUAIS SÃO OS VOSSOS PRÓXIMOS PROJETOS?
 “A grande aposta é abrir a Biblioteca durante o corrente ano de 2016 e integrá-la na Rede Nacional de Bibliotecas e na própria rede concelhia. Além disso, como referi atrás, criar o Museu e a Sala de Troféus. ”
«BRISA DE MAR» É UM JORNAL DE REFERÊNCIA
“O Jornal mensal “Brisa de Mar” é propriedade do Centro Social de Mar. É o periódico mais antigo, em publicação, no nosso concelho de Esposende. O seu diretor é o atual vice-presidente da direção da associação, Manuel Azevedo e o diretor adjunto é o vice-presidente, António Maranhão Peixoto.
É um jornal que tem registado o quotidiano da comunidade local desde 1975, contribuindo para a memória histórica da freguesia. Por outro lado, é de destacar a importância que o mesmo tem para os nossos emigrantes espalhados pelos quatro cantos do mundo. Damos espaço a todas as instituições locais, nomeadamente, à paróquia, escuteiros e Junta de Freguesia.”
NA CULTURA SEI QUE FORAM PIONEIROS NA PUBLICAÇÃO DE EDIÇÕES DE INTERESSE LOCAL E CONCELHIO. FALE-ME DESSAS EDIÇÕES.
A par da edição do “Brisa de Mar”, lançamos um projeto de edições de obras que têm manifesto interesse local e regional. Começamos em 1988 com a publicação “A Romaria de S. Bartolomeu do Mar e o seu Banho Santo”, da autoria do prestigiado historiador natural desta freguesia, Professor Doutor Franquelim Neiva Soares, seguindo-se, em 1994, “O Diabo à Solta na Romaria de S. Bartolomeu do Mar”, de prestigiado escritor Padre Carlindo Martins Vieira, que paroquiou esta freguesia durante vários anos; em 1995, “O Forte de S. João Batista e o Farol de Esposende”, da autoria do saudoso historiador e escritor Doutor Bernardino Amândio; em 1997, “Excitações da Razão”, obra poética do Engenheiro Jorge Braga; em 2000, 2005 e 2010, os três volumes sobre as “Memórias de S. Bartolomeu do Mar”, (I – “Crenças e Ritos de Passagem”; “II – Geografia, Cadastro, Toponímia e Património”; “III – População, Organização Administrativa e Religiosa, Economia, Cultura e Ambiente”), dos autores locais, António Maranhão Peixoto, Franquelim Neiva Soares, Jaime Cepa Machado, Manuel António Azevedo, Orlando Martins Capitão e Paula Cristina Cepa); em 2004, “Impressões e Desabafos”, do Doutor Orlando Martins Capitão e em 2015, a magnífica e ímpar obra sobre as “Famílias de Mar – Origens e Ramificações”. Esta obra é fruto de uma aturada investigação de cerca de uma dezena de anos levada a efeito pelo nosso conterrâneo Doutor Orlando Martins Capitão.
Em 1996, na área do áudio visual editamos a longa metragem “S. Bartolomeu do Mar: imaginário”, onde se fez uma retrospetiva da vida comunitária da freguesia naquela época.
O ANDEBOL DE MAR É UM CLUBE DE CAMPEÕES. UMA APOSTA FORTE NO DESPORTO E NA JUVENTUDE
“Temos a prática de várias modalidades, mas aquela que mais se tem destacado é o Andebol, pelas atletas envolvidas, pelos títulos conquistados e pela formação da juventude. Esta modalidade tem divulgado o concelho de Esposende em todo o território nacional, ilhas incluídas, e, pelo estrangeiro. Somos o único clube que tem representado o concelho com as seniores a disputarem a primeira divisão nacional, lugar que esperamos ocupar no final desta temporada.
As nossas equipas de Andebol Federado disputam os campeonatos nacionais nos  seguintes categorias/escalões:
Bambis, Minis, Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores e Seniores.
São cerca de 110 os atletas que neste momento se encontram a praticar esta modalidade. Só temos jogadoras naturais e residentes no concelho de Esposende.
QUAIS FORAM, ATÉ AO MOMENTO, OS PRINCIPAIS TÍTULOS ALCANÇADOS PELAS EQUIPAS DE ANDEBOL?
Os títulos mais significativos, foram; 1997 – Seniores: Vice campeão nacional da 2ª Divisão; Juvenis – Campeão Nacional. 1999 – Iniciados Femininos: Campeão Nacional. 2002 – Juvenis – Campeão nacional e Distrital. Iniciados – Campeão Nacional e Distrital. Infantis – Vice campeão Distrital. 2003 – Infantis – Campeão Nacional. Iniciados Femininas – Campeão Nacional e Distrital. Juniores – Campeão Distrital; 2004 – Juvenis – Campeão Distrital. 2005 – Juvenis – Vice campeão nacional. Infantis – campeão Distrital. 2007 – Juvenis – Campeão Distrital. 2008 – Infantis – Campeão Distrital. 2009 – Seniores – Campeão Nacional da 2ª Divisão. Iniciados Femininos – Campeão Nacional. 2014 - Infantis – Campeão Distrital. 2015 . Infantis – Campeão Distrital.
E QUANTO A DISTINÇÕES E LOUVORES, O QUE HÁ?
1997 – Voto de Louvor pela Junta de Freguesia de Mar.
1998 – Vencedor do Concurso “O Melhor Clube Desportivo do Distrito de Braga” e Voto de Louvor pela Câmara Municipal de Esposende. Medalha de Mérito Desportivo atribuída pela Câmara Municipal de Esposende.
1999 – Troféu “Falcão do Minho”, símbolo da Qualidade e Dinamismo.
2000 – Prémio “Esposende Ambiente, 2000”.
2001 – Troféu Desportivo “O Minhoto”.
2003 – Medalha de Mérito da Associação Humanitária dos Dadores de Sangue do Concelho de Esposende.
2008 – Medalha de Reconhecimento pelo Rotary Club de Esposende ao “Brisa de Mar”. Voto de Louvor do Agrupamento Nº 82, dos Escuteiros de Mar.
2009 – Voto de Louvor da Câmara Municipal de Esposende.
QUAIS SÃO AS VOSSAS ATIVIDADES JÁ CALENDARIZADAS PARA O PRESENTE ANO?
Continuar a requalificar as instalações da Creche, do pré-escolar e do ATL.
Festa de Encerramento do Andebol.
Presépios de Rua e Exposição de Presépios em Miniaturas.
Festa de Encerramento e Festa de Natal.
Em colaboração com a Câmara Municipal de Esposende, realizar o Torneio de Andebol de Carnaval “Manuel Ribeiro”. Abertura da Biblioteca, da Sala de Troféus e do Museu.
COM TANTAS ATIVIDADES, EM QUE VALOR SE SITUA O VOSSO ORÇAMENTO ANUAL?
“Em cerca de duzentos mil euros.”
DE ONDE PROVÊM AS VOSSAS PRINCIPAIS RECEITAS?
“Das quotizações, dos vários protocolos com entidades oficiais e de apoios pontuais de empresas locais.”
SENHOR PRESIDENTE, UM DESEJO?
“O meu principal desejo é que os vindouros deem continuidade a esta obra construída com o trabalho desinteressado de muita gente boa da nossa terra.”
E UM SONHO?
“UM MUSEU COM TODO O NOSSO ESPÓLIO E COM UMA SALA DE TROFÉUS.”
NOTA FINAL
Conheço o meu caro amigo Sr. Fernando Cepa há muitos anos. Um homem sempre muito ativo na comunidade. Tanto na política como nas associações. Foi adjunto do presidente da Câmara, vereador, presidente de Junta de Freguesia e presidente do Centro Social da Juventude de Mar. Também me lembro da sua atividade profissional, na gerência da agência de Esposende do ex. Banco Nacional Ultramarino. Fundador do Centro Social e seu primeiro presidente há quarenta anos, nunca mais de lá saiu, tendo deixado a presidência apenas durante um mandato, retomando logo de seguida para ainda hoje lá se manter.
Agradeço muito a forma como me recebeu no Centro Social, a visita guiada que me fez e a deferência com que sempre me tratou. Gostei de conhecer um pouco melhor toda a história e a dinâmica desta casa, a quem desejo os maiores sucessos e a concretização dos sonhos dos seus dirigentes.
Um abraço, forte.
Mário Fernandes.
16-01-2016