sexta-feira, 21 de agosto de 2015

À CONVERSA COM JOÃO BENTA CAMPEÃO DE CICLISMO



JOÃO BENTA VENCEU O CARISMÁTICO “TROFÉU JOAQUIM AGOSTINHO” E FOI O NOSSO HERÓI NA VOLTA A PORTUGAL 2015
CICLISTA ESPOSENDENSE MOSTROU GRANDE QUERER E UM RESISTÊNCIA SEM IGUAL NA VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA. APESAR DA QUEDA QUE LHE PROVOCOU FERIMENTOS VÁRIOS AINDA CONSEGUIU UM HONROSO 20º LUGAR NA CHEGADA A LISBOA.
Mais uma grande entrevista com um grande esposendense. Alguém que já deu provas de um grande profissionalismo, uma grande entrega e um grande querer. Um jovem que na adversidade mostrou ter a fibra e a resistência necessária para ser um grande campeão.
João Ricardo Cardoso Benta é natural e residente em Marinhas, Esposende, tem 28 anos de idade, tem um irmão e uma irmã e é casado há um ano. Natural de uma família simples, gente de trabalho, com pai carpinteiro e mãe cozinheira. João Benta não se limita à atividade desportiva profissional, pois também é um verdadeiro artista, que canta e anima espetáculos.
UM VERDADEIRO ARTISTA
Um jovem com grande energia, que faz por se manter sempre em boa forma física, que nunca deixou de treinar, mesmo quando esteve inativo, mas que ao mesmo tempo aproveitou para seguir a paixão pela música. A sua veia artística levou-o a cantar num grupo musical, sendo o seu principal vocalista. Sente-se muito bem em palco e de microfone na mão cantou e encantou o público, sempre muito que ia assistindo aos seus espetáculos. Com o regresso ao ciclismo, é a música que fica a perder, bem como os seus admiradores. Agora é a vez do ciclismo a música pode esperar.
GOSTOS PESSOAIS
MÚSICA
”Gosto de tudo um pouco. A música faz-me companhia. Para além disso gosto de cantar, o que me leva a ser um conhecedor dos vários tipos e géneros musicais.”
LEITURA E ESCRITA
”A minha atividade ocupa-me bastante, mas não deixo de ir tendo as minhas leituras. Leio essencialmente a imprensa desportiva.”
UM CLUBE
”Sou Benfiquista.”
E A FAMÍLIA?
”A família é o primeiro apoio. São as pessoas que melhor nos querem e quem mais nos apoia. Estou casado há cerca de 1 ano e a minha esposa acompanha-me sempre que pode e dá-me todo o apoio e isso é muito gratificante.”
TEMPOS LIVRES
”Dedico os meus tempos livres à família, em primeiro lugar e aos amigos. Claro que também há momentos para descanso para recarregar as energias.”
PERCURSO ESCOLAR E FORMAÇÃO
“Frequentei a escola básica na freguesia de Marinhas. Passei para o Ciclo em Esposende e depois frequentei o ensino profissional na ACIB. Conclui o 12º ano na área das energias térmicas. Um dia, quem sabe e volto a estudar, mas sempre na área profissionalizante.”
OS AMIGOS
“Os amigos vêm logo a seguir à família, porque são eles que nos apoiam, incentivam, acompanham e aplaudem. Os amigos estão presentes em todos os momentos e em todas as circunstâncias e eu já o senti de uma forma muito forte e duradoura.”
INÍCIO DE CARREIRA
“Iniciei a minha carreira na JUM – Juventude Unida de Marinhas. A convite de alguns amigos comecei pelo BTT e ganhei gosto por pedalar. No 1º ano fui júnior e seis meses após o início obtive logo a minha primeira vitória. Ao fim de 1 ano, fui para a equipa da Tensai de Viana do Castelo. Nesta altura fiz a minha opção pela «estrada». Fui 4 anos sub-23. O primeiro e o segundo ano foram para adaptação.
Em 2007, no terceiro ano enquanto sub-23 obtive a 1ª vitória de estrada, Santa Marta de Penaguião – Vila Real. Fui chamado à selecção nacional de sub-23, o que foi para mim uma grande alegria.
2008 FOI UM ANO DECISIVO
“Foi o melhor ano. Venci a Clássica de Palmela – Volta a Portugal do Futuro. Participei no Campeonato da Europa e do Mundo com a selecção. Participei na Volta a França do futuro, onde trabalhei para o Rui Costa, que foi o 2º classificado.”
Em 2009 assinei o meu primeiro contrato como profissional, pela equipa MADEINOX/BOAVISTA.”
“O SONHO COMANDA A VIDA”
É este o lema do nosso campeão., que regressou cheio de garra à competição. Afastado da competição desde o início de 2011, João Benta reentrou no ciclismo como reforço do plantel do Louletano. O ano de 2015 está a demonstrar as excelentes qualidades de João Benta.
“CURRICULO DESPORTIVO”
São inúmeras as conquistas deste campeão. Começou a vencer com tenra idade e não mais parou de ganhar títulos, quer a nível local quer a nível e com dimensão nacional. Foi campeão em várias categorias e neste ano de 2015 já arrecadou grandes vitórias: Jornal de Notícias, Joaquim Agostinho e várias outras. Com 28 anos de idade, sabendo que o auge de um ciclista pode acontecer bem depois dos 30, vamos muito certamente assistir a grandes vitórias nacionais e internacionais. Espero ver-te nas 3 voltas em que ambicionas participar.
2015 ESTÁ A SER UM EXCELENTE ANO
“No campeonato Nacional de Ciclismo, consegui um 6º lugar, a 22 segundos de Rui Costa que foi o vencedor.
Venci o “TROFÉU JOAQUIM AGOSTINHO”, uma prova mítica, realizada na zona de Torres Vedras, que contou com a participação de grandes ciclistas nacionais e estrangeiros.”
Apesar do azar, com a queda, considero ter feito uma excelente Volta a Portugal. Ficou à vista de toda a gente o que sofri para chegar a Lisboa e terminar a Volta, mas não podia ser de outra forma. Eu queria chegar ao fim e cheguei. Claro que fiquei muito mal tratado e foi necessária uma grande dose de coragem para correr como eu corri. Já está e estou feliz por isso.”
EQUIPAS POR ONDE PASSOU
2003 – JUM – JUVENTUDE UNIDADE DE MARINHAS - JUNIOR
2004 – TENSAI
2005 – GONDOMAR – SUB-23
2006 – ASC VILA DO CONDE
2007 – CASATIVA
2008 – S. JOÃO DE VER
2009 – BOAVISTA – PROFISSIONAL
2010 – BOAVISTA
2011 A 2013 – PARAGEM FORÇADA
2014 – JUM – JUVENTUDE UNIDADE DE MARINHAS
2015 – LOULETANO – RAY JUST ENERGY
MELHORES COMENTOS
“Todos as provas que venço são momentos excepcionais, embora possa destacar algumas pelo seu especial significado; A vitória na 2ª Etapa do GRANDE PRÉMIO JORNAL DE NOTÍCIAS, em Junho deste ano e a 1ª vitória enquanto profissional na Clássica de Amarante em 2010. Este ano de 2015 está a ser um ano que me está a dar grandes alegrias.”
PIOR MOMENTO
“O pior momento é bem conhecido da generalidade das pessoas, prende-se coma suspensão de 3 anos a que fui sujeito. Considero que fui descriminado e que acabei por servir um pouco como o bode expiatório. Cometi um erro e assumi-o. Esse facto em vez de servir de atenuante, ainda foi utilizado para agravar a medida. De qualquer forma esta situação faz parte do passado e agora a única coisa que me interessa é voltar a uma boa forma, competir e vencer. ”
DE MARINHAS ATÉ AO… ALGARVE
“É verdade, iniciei na JUM, em Marinhas, por quem tenho grande admiração e a quem muito devo e hoje, depois de passar por várias equipas, estou no Louletano. Trata-se de uma equipa que está a apostar forte em grandes ciclistas, para disputar as grandes provas com as equipas concorrentes.”
OS TREINOS E OS ESTÁGIOS
“Treino no concelho de Esposende e nos concelhos vizinhos, como Viana do Castelo, Ponte de Lima, Barcelos, Braga e Póvoa de Varzim.
No defeso – pré-época os treinos contemplam natação, ginásio, btt e futebol. No período da época já são treinas praticamente só na bicicleta. Os estágios faço-os quase sempre no Gerês, que é a minha zona de treino de excelência.”
CHEFE DE FÍLA
“O «Chefe de Fila» é aquele que dá garantia de que pode estar na discussão da corrida. É um ciclista que tem que estar habituado a aguentar toda a pressão e a garantir o espírito de grupo”.
A IMPRENSA?
“A imprensa, mesmo a desportiva, dá pouquíssimo destaque ao ciclismo e a tudo que não seja futebol. Primeiro está o futebol, depois outras modalidades e só depois a que vem o ciclismo, o que é de lamentar. Basta ver as capas dos jornais no dia a seguir à Volta a Portugal, para ver como ignoraram quase na totalidade a prova rainha do ciclismo em Portugal. Pode ser que um dia isso se vá alterando, não que seja gradualmente.”
PATROCÍNIOS E PARCERIAS
Uma palavra de agradecimento para os meus principais patrocinadores e para os parceiros que me apoiam;
LOULETANO – RAY JUST ENERGY – BEBIDAS ENERGÉTICAS
PACTO – ROUPAS E EQUIPAMENTOS [BARCELOS]
BIKETREINO – PLANIFICAÇÃO DE TREINOS E BIO-MECÂNICAS [BARCELOS]
SPIUK – ÓCULOS E SAPATOS
CBK – RODAS DE CARBONO
SPORT LAST – MEIAS DE RECUPERAÇÃO E DESCANÇO
PRINCIPAIS EQUIPAS PORTUGESAS DE CICLISMO
Louletano – Rádio Popular/Boavista – Efapel – LA Alumínios e Tavira
UM ÍDOLO
“O melhor de sempre é Lance Armstrong. Em Portugal, Joaquim Agostinho. Na atualidade ALBERTO CONTADOR e em Portugal RUI COSTA é o melhor.”
A FEDERAÇÃO NACIONAL DE CICLISMO
“A Federação tem sido dinâmica e tem feito bons calendários. Uma das grandes apostas da actualidade tem sido a atração de grandes equipas do estrangeiro para estagiar cá em Portugal e isso é muito positivo.”
PISTA COM VELÓDROMO
A nova pista de ciclismo com velódromo, na Anadia foi uma das principais mais-valias dos últimos tempos.”
O CONCELHO DE ESPOSENDE
“Adoro este concelho e não o troco por nenhum outro. Conheço grande parte do país o que me permite valorizar ainda mais tudo que cá temos. Temos cá de tudo. Praia, paisagem e montanha. A única coisa que podíamos dispensar era a ventania. Falo do vento porque até no meu caso, é um pouco prejudicial para o treino.”
MUNICIPIO DE ESPOSENDE
É pena que a Câmara Municipal não apoie o ciclismo, nem os ciclistas do concelho. Há atletas de outras modalidades a quem é facultado o livre acesso aos equipamentos públicos do concelho, como ginásios e piscinas, o que é de louvar. No meu caso isso não me foi ainda facultado. Nem sequer estamos a falar de investimentos, mas simplesmente de apoio, a esposendenses que honram o seu concelho e levam bem longe o nome de Esposende.”
PRESENÇA NA INTERNET E NAS REDES SOCIAIS
“Tenho uma página no facebook, da qual faço eu próprio a gestão. É onde dou a conhecer a minha atividade desportiva e até pessoal. Tenho muitos seguidores e muitos fãs que me apoiam e que me incentivam. Ainda agora na volta a Portugal foi magnífica a quantidade de mensagens que me dirigiram e as publicações de apoio que foram criadas. Até grupos de apoio foram criados. Fiquei muito sensibilizado com a forma como os meus amigos e admiradores se envolveram e me contagiaram com a sua força e entusiasmo. Para todos, um obrigado muito especial.”
UM APELO
“Convidar os jovens e os adolescentes a praticar ciclismo, independentemente da modalidade que escolham. É um desporto saudável, que proporciona em boa condição física e bons momentos de convívio entre os praticantes e ainda podemos conhecer outros locais, muitas vezes inacessíveis a outro tipo de veículos.”
“SONHO PARTICIPAR NAS 3 VOLTAS DE ELEIÇÃO: GIRO, TOUR E VUELTA”
“O meu grande objectivo, podemos considerar o meu sonho é um dia vir a participar nas 3 principais provas mundiais: A VUELTA em Espanha, o GÍRO em Itália e o TOUR em França.”
VOLTA A PORTUGAL DE BICICLETA
Escrevi o seguinte texto no facebook do João Benta; Percorrida que está a 1ª Etapa da VOLTA, quero dar-te os parabéns por teres resistido tão bem [ao classificares-te na 1ª metade] ao arranque perpetrado por ciclistas de renome que contigo concorrem. Quero dizer-te que na tua terra te começaram a apontar como favorito à vitória na prova, embora a nível nacional a imprensa da especialidade aponte outros como favoritos. Ainda bem que assim é. Os teus acham-te capaz, e és. A nível nacional são todos os outros. Segue imperturbável que a corrida ainda agora iniciou e amanhã tens nova prova. Eu acredito que vais “provar” quanto realmente vales! Estou certo, não por ser teu amigo, mas por confiar na tua capacidade e no teu querer, que vais fazer uma boa VOLTA e depois quem sabe, conseguir algo muito bonito. Estou contigo e sei que no que depender de ti tudo farás para te superar e para conseguires o melhor resultado possível. Os Esposendense estão contigo. INDEPENDENTEMENTE DO RESULTADO QUE CONSEGUIRES, SERÁS SEMPRE O NOSSO CAMPEÃO!
O que tens a dizer desta VOLTA A PORTUGAL?
Foi um prazer enorme participar nesta que é a mais importante prova nacional, onde encontramos os mais conceituados ciclistas nacionais e alguns estrangeiros. Iniciei a prova de uma forma razoável, e fui subindo na tabela classificativa, tendo andado sempre nos 10 primeiros. Não fosse a queda que tive, devido ao piso irregular, com raízes salientes e teria conseguido ficar entre os primeiros. De qualquer forma estou satisfeito por mesmo assim ter conseguido terminar a prova e ter obtido o 20º lugar da geral em mais de 150 participantes. O apoio incondicional do público, familiares, amigos e simpatizantes foi muito importante. Houve muitas pessoas que me acompanharam pessoalmente em várias etapas incluindo na chegada a Lisboa. O meu muito obrigado pelo carinho que me dispensaram.
Agora há que recuperar, e voltar à estrada, dentro de aproximadamente 3 semanas.
“AGRADEÇO AOS ESPOSENDENSES TODO APOIO”
“Quero agradecer a todos os que incondicionalmente sempre me apoiaram em especial aos muitos que me proporcionaram uma receção magnífica no passado domingo na chegada a casa, depois de uma volta tão exigente e tão dura. Obrigado.
NOTA FINAL
Foi com o maior prazer que entrevistei este jovem de excelência. Este meu amigo, João Benta, é um homem com um caráter incrível, com uma coragem sem limites e com uma personalidade e um argumentário que desarma qualquer um. Vale a pena conhecer este campeão. Um ciclista que já sentiu na pele o infortúnio e os azares da modalidade. Foi REI no mítico Troféu Joaquim Agostinho, e no Grande Prémio do Jornal de Notícias e um verdadeiro HEROI na Volta a Portugal que terminou este domingo em Lisboa.
Um jovem com múltiplos talentos, em excelente forma, com uma grande capacidade de resistência e uma enorme vontade de vencer, que vai arrancar grandes vitórias nas próximas provas. É, por tudo isto, um nome a fixar, não em Esposende, porque aqui já o conhecemos, mas a nível nacional e internacional. Desejo-te uma rápida recuperação e que voltes rapidamente à estrada que é onde te sentes melhor. Boa sorte e que concretizes todos os teus sonhos. FORÇA CAMPEÃO!
Mário Fernandes
13-07-2015






quarta-feira, 12 de agosto de 2015

À CONVERSA COM O JOVEM ARTISTA ESPOSENDENSE JOÃO BARBOSA VOCALISTA DA BOYS BAND «LIKE US»



JOÃO BARBOSA É MÚSICO E CANTOR E É UM DOS VOCALISTAS DA BOYS BAND «LIKE US»
JOVEM ARTISTA ESPOSENDENSE CANTA NOS LIKE US, A BANDA SENSAÇÃO DESTE VERÃO COM CONCERTOS POR TODO O PAÍS, INCLUINDO UM EM ESPOSENDE, NO DIA 17 DE AGOSTO NO FESTIVAL “SONS DE VERÃO”
João Luís Fernandes Barbosa é natural de Vila-Chã, Esposende, tem 19 anos de idade, estuda arquitetura, tem um irmão mais novo, o Pedro e é filho de pais empresários, a Lúcia Fernandes e o Delmiro Barbosa.
Estamos perante um jovem cheio de talentos, que despertou bem cedo para as artes. Vamos lá conhecer um pouco melhor este jovem talentoso e cheio de sonhos para concretizar e ver concretizados. Mais um Esposendense de excelência. Como se vê, Esposende tem talentos em todas as áreas.
INÍCIO DE CARREIRA
Com apenas 6 anos já fazia companhia ao pai, na Ronda de Vila-Chã, com a função de “porta-estandarte”. Começou a tocar concertina aos 8 anos de idade. Logo de seguida iniciou na guitarra, frequentando aulas com o prof. Paulo Marques. Pelos 12 anos começou a visitar o atelier do pintor e retratista Fernando Rosário, com quem aprendeu algumas técnicas de lidar com as tintas.
Aos 12 entrou num projeto musical local «LEGIUS MUSICAL» onde foi vocalista. Um ano mais tarde participou no programa televisivo da TVI, «Uma canção para ti». Depois de vários castings, onde passou todas as fases chegou à decisiva fase, tendo participado na 1ª sessão em direto.
Esta participação e o seu talento abriram-lhe muitas outras portas. Canal Biggs, Gala de Natal da TVI, Você na TV, I Have The Power, e muitos outros programas radiofónicos, televisivos e espetáculos ao vivo. Missão Sorriso com a Leopoldina, Sic Radical, Rádio Cidade e muitas outras.
UM CLUBE
”Sou adepto do Sport Lisboa e Benfica. Gosto, mas não sou fanático. É o clube que eu adoro e cujas vitórias me dão grandes alegrias. Felizmente, nas 2 últimas épocas tenho assistido a boas épocas da equipa de futebol, atual bicampeã em Portugal. O futebol que mais me entusiasma é ao nível da seleção nacional.”
MÚSICA
”Adoro ouvir música de uma forma genérica. Mas gosto ainda mais de tocar e cantar. A música faz parte integrante da minha vida”
LEITURA
”Leio muito sobre música, sobre automóveis e sobre motos. Também leio sobre saúde e desporto.”
FORMAÇÃO
Frequentou a escola básica em Vila-chã, ou seja, da 1ª à 4ª classe. Do 5º ao 8º ano frequentei o Centro Escolar de Marinhas e o secundário, do 9º ao 12º, esteve na Escola Secundária Henrique Medina em Esposende. Concluído o secundário concorreu e ingressou no ensino superior, tendo acabado de transitar para o 2º ano, no curso de arquitetura.
HOBBY
”Cantar, tocar e fazer desporto. No passado era desenhar e pintar. O meu hobby são as motos. Adoro andar de moto, seja moto 4x4, seja motos de 2 rodas. Também faço muito desporto. Tenho frequentado o novo parque de manutenção instalado pela Câmara junto à lota e parque de caravanismo.”
“ADORO CONVIVER COM AMIGOS”
”Se há coisa que adoro fazer e faço sempre que posso, embora o tempo seja sempre escasso é conviver com os meus amigos.”
QUE IMPORTÂNCIA TEM TIDO A TUA FAMÍLIA NA TUA CARREIRA?
”Tem toda a importância, por todas as razões. A minha família tem sido decisiva para o meu sucesso e para a carreira que tenho seguido. São os meus primeiros e maiores apoiantes e estão sempre presentes, independentemente de se tratar de maior ou menor sucesso, de grandes ou pequenos acontecimentos. São as pessoas com quem posso contar incondicionalmente e são precisamente aquelas que nunca me exigiram sucesso. Apenas me pedem que tenha princípios e que me aplique naquilo que faço. Deixo por isso aqui um obrigado muito especial à minha família, na certeza de que continuarei a dar sempre o meu melhor e a tentar seguir o seu exemplo de vida.”
“LEGIUS MUSICAL”
O João Barbosa foi o vocalista do Grupo Musical «Legius Musical». Um grupo local que atuava em festas, tendo realizado mais 5 espetáculos com grande afluência de público. Atuaram em Belinho, Vila-Chã, Esposende, Vila Verde e outros.
“VOCÊ NA TV” COM CRISTINA FERREIRA E GOUCHA
”Fui convidado do programa televisivo “Você na Tv” e estive presente com Cristina Ferreira e Luís Goucha. Levei quadros meus, que tinha pintado. Também esteve presente neste programa o artista Hérman José. Falei do pintor Fernando Rosário e ofereci 1 quadro a cada um dos entrevistadores/locutores. Foi mais uma experiência para recordar.”
“I HAVE THE POWER”
“Participei num programa pertencente ao movimento mundial “I Have the Power”. Fui como convidado, dar o meu testemunho de vida, com a presença de várias dezenas de jovens e até adultos.”
PARTIPAÇÃO ESPECIAL NO PROGRAMA TELEVISIVO DA TVI «UMA CANÇÃO PARA TI»
”A minha mãe terá visto o anúncio do concurso e inscreveu-me, guardando segredo. Entretanto ligaram de volta a convidar-me para ir participar no casting. Foi ai que a minha mãe me contou. Participei no casting inicial, com centenas de outros concorrentes. Foi no Hotel AC Porto, junto ao Estádio do Dragão no Porto. Ao fim de 4 etapas, em dias diferentes, lá fui sendo selecionado e eis que chega o momento de passar a ir às provas de seleção mas em Lisboa. Entretanto fui selecionado e participei na 1ª Gala, onde cantei com Tony Carreira, que foi como que o meu padrinho naquele programa. Foi uma experiência na qual gostei muito participar.”
Eu também fui à Venda do Pinheiro assistir à tua participação no programa “Uma Canção Para ti” e gostei muito da tua atuação. Estives-te seguro, como sempre e tiveste uma excelente prestação. O Júri teceu-te rasgados elogios e augurou-te uma excelente carreira na área da música, [e nisso eles estiveram certos], mas no final veio a tua eliminação, um autêntico balde de água fria. Todos os que lá estávamos ficamos perplexos e incrédulos, mas tivemos que aceitar a derrota. Apesar de tudo isto, olhava-se para a tua cara e eras um rapaz feliz. Que é que te passou pela cabeça naquele momento?
“Fiquei triste porque tinha dado o meu melhor e senti que seria justo seguir em frente. O júri deu-me muitos elogios, mas depois a votação foi uma surpresa. Fiquei um pouco triste, mas estava contente por ter participado e ter chegado até ali. Levei o nome de Esposende a todo o país e isso foi para mim uma enorme satisfação. Entretanto a quando da vinda de Tony Carreira a Esposende, quando atuou em frente aos Bombeiros estive com ele, que me disse que fazia todo gosto em compor a primeira música quando eu um dia lança-se um disco a solo. Quem sabe um dia.”
CANAL BIGGS
”O CANAL BIGGS tem dado especial destaque à nossa banda. Fizemos atuações ao vivo e o canal passa as nossas músicas com muita regularidade, levando-nos ao público jovem. Trata-se de um canal pago, mas que tem grande audiência e que é visto e acompanhado por muitos jovens e adolescentes, porque é vocacionado para a música. Foi uma excelente rampa de lançamento e continua a ser um espaço de excelência para divulgar as nossas músicas.”
LIKE US
“Depois de participar numa série de programas televisivos, certo dia recebi uma chamada a convidar-me para participar num casting, no Porto, para o programa chamado «BIG TALENT». Fui numa altura em que andava um pouco ocupado e fui adiando a minha ida, mas a insistência foi tanta que acabei por ir. Gostaram e passei. As fases de seleção foram-se seguindo e chego de novo a Lisboa, onde encontrei muitas das caras que comigo tinham participado no programa «Uma Canção para Ti». Vários castings, do meu grupo fui o único apurado. Foi numa altura que andava um pouco rouco, mesmo assim passei. O último casting foi no Vasco da Gama, onde tive conhecimento dos outros e finalistas que viriam a fazer parte da banda comigo: O Francisco Fernandez, de 17 anos, Lisboa, o Daniel Soares, de 19 anos, Lisboa e o David Gomes, de 19 anos, do Barreiro. Portanto acabei por ser o único de fora da área da capital. A partir daqui foram inúmeras sessões fotográficas, ensaios e logo chegou a gravação do primeiro CD. Depois vieram as participações em programas de Rádio – Rádio Cidade e em programas televisivos. Depois as atuações ao vivo, que este ano estão a atingir grande sucesso por todo o país.”
“LIKE US”. COMO FOI ESCOLHIDO O NOME DA BANDA E O QUE SIGNIFICA?
”O nome da banda foi escolhido conjuntamente pela organização e por nós os 4, os elementos da banda. Houve consenso. Significa gostar de nós e ser como nós.”
CERTAMENTE JÁ TIVESTE MUITAS PROPOSTAS E CONVITES. ALGUM EM ESPECIAL?
”Sim, é verdade. Sou frequentemente brindados com inúmeras propostas dos meus fãs. Propostas e convites de todo o tipo. É de uma enorme satisfação sentir que sou admirado e que as pessoas me seguem. A situação mais caricata que tivemos foi um pedido de autógrafos em soutiens.”
LIKE US JÁ COM O 2º CD EDITADO
O primeiro CD tem 11 músicas e foi lançado no dia 28 de abril de 2014. Realizaram-se sessões de autógrafos no Centro comercial Vasco da Gama em Lisboa, no Mar Shoping no Porto e no Braga Parque, em Braga. Foram sessões muito concorridas, com milhares de fãs à procura dos seus artistas preferidos.
O segundo CD é uma reedição do primeiro, com todos os temas do primeiro CD, mais uma faixa – ELA SABE e 5 versões DJ/Remix de algumas músicas. Existem versões digitais, tanto do primeiro como do segundo CD.
CONCERTOS
Lisboa, Setúbal, Guimarães, Águeda, Faro e o último deste verão é precisamente na tua terra, em… ESPOSENDE.
”O ano passado foi o lançamento da banda, com a apresentação dos CD’s, muitas atuações em programas diversos, presença nas rádios e televisões, músicas nas telenovelas dos vários canais e um sem número de atuações. Este ano estamos já numa segunda fase, a consolidar a banda, a atuar para um público mais diversificado e a atuar em palcos de renome, ao lado dos grandes nomes da música nacional e internacional, como são caso disso, o MARÉS VIVAS, o AGUITÁGUA, FARO, e o próximo nos SONS DE VERÃO em ESPOSENDE.”
QUAL FOI O MELHOR CONCERTO? E AQUELE EM QUE TE DEU MAIS PRAZER ATUAR?
”Gostei de todos. Cada um com um público diferente mas sempre a apoiar e a vibrar connosco. De qualquer forma tenho que destacar o MARÉS VIVAS em Vila Nova de Gaia e o concerto de Setúbal. Atuar para milhares de pessoas, como aconteceu também em Águeda é qualquer coisa de espetacular. No final do concerto ainda demos entrevistas para as televisões onde esteve a RTP1 e 2 e a TV Globo, de entre outras, para além das Rádios nacionais. É um espetáculo ver os jovens a cantar as nossas músicas a apoiar-nos entusiasticamente e a aplaudir”
O QUE SENTES AO VER NA ZONA CENTRAL DA TUA FREGUESIA E EM TODO O CONCELHO A TUA FOTO NO CARTAZ DOS SONS DE VERÃO?
”Nunca imaginei que um dia isto viesse a ser possível. É uma honra enorme e um orgulho.”
SENTES-TE FAMOSO?
“Ser-se famoso e ser-se conhecido é muito diferente. Já me considero conhecido, mas espero um dia, ser… famoso! Independentemente disso, há coisas que nunca esquecerei, como é o caso da minha terra, das minhas origens.”
FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITER
A boys band LIKE US tem uma presença muito importante nas redes sociais com mais de 50 mil seguidores e apoiantes
“Recebemos muitas mensagens, nas várias redes sociais, onde inclusivamente existem vários grupos de fãs que nos seguem e apoiam. Obrigado a todos.”
LIKE US EM ESPOSENDE DIA 17 DE AGOSTO
“Tenho a certeza que vai ser um concerto memorável. Atuar na minha terra, para as pessoas da minha terra, com quem habitualmente me cruzo e convivo é a concretização de mais um sonho. Espero que as pessoas compareçam e vibrem connosco. Tenho a certeza que vão gostar. Quero aproveitar a oportunidade para deixar uma palavra de agradecimento à Câmara Municipal de Esposende pela oportunidade que me dá e à minha banda para atuarmos num festival tão importante como este.”
PRÓXIMOS CONCERTOS: 12-AGOSTO EM FARO - 17- AGOSTO EM ESPOSENDE
O FUTURO DA BANDA E DA CARREIRA. 2016?
“Contamos lançar tão breve quanto possível o nosso terceiro CD, com novas músicas. No próximo ano contamos voltar aos principais palcos e cartazes nacionais e fazer uma digressão internacional, até porque já existem convites.”
O QUE PENSAS SEGUIR? ARQUITETURA, MÚSICA, AMBOS, OU OUTRA ATIVIDADE? O QUE ESPERAS ESTAR A FAZER DAQUI POR 5 ANOS?
“Espero ser arquiteto e se isso for possível, viver da música. Uma coisa é certa a arquitetura vai estar sempre lá, porque é a área que eu adoro.”
“O MEU SONHO É TER UMA CARREIRA A SOLO”
“O meu sonho é continuar a cantar, chegar o mais longe possível e um dia poder ter uma carreira a solo.”
UMA MENSAGEM PARA AS FÃS
O que os LIKE US querem é marcar uma nova posição na música portuguesa. Criar o seu próprio estilo. O que nós queremos é fazer aquilo que adoramos que é cantar e encantar o nosso público. Um obrigado muito especial a todos os fãs e simpatizantes. Sigam-nos que as surpresas vão ser mais que muitas.”
Sigam-me em: www.facebook/joaobarbosaoficial e instagram.com/joaobarbosa official.
NOTA FINAL
Por todas as razões e mais algumas, foi para mim um enorme prazer fazer esta entrevista ao João Barbosa. Um jovem que vi crescer, que conheço de perto e a quem reconheço um grande carater, uma personalidade ímpar e uma grande humildade. Um jovem que tem talento para as artes. Toca concertina, guitarra, cavaquinho, piano, canta, pinta e desenha. Estuda arquitetura, a sua segunda paixão e segue com grande sucesso a carreira musical na banda nacional “Like Us”.
Esteve bem a Câmara Municipal ao incluir esta banda musical no seu cartaz «Sons de Verão’2015» porque assim enriqueceu a sua oferta musical, diversificando-a e ao mesmo tempo permite aos esposendenses que assistam à atuação de um jovem esposendense que encanta o público.
Felicito-te, João, nem tanto pelos talentos que te reconheço e que acabo de enumerar, mas muito mais pelo jovem que és, pela simplicidade e pela humildade com que vives e encaras a vida. Segue em frente, porque todo o sucesso que tens vindo a alcançar é merecido e há uma carreira que te espera, seja na arquitetura, seja na música.
Esposende espera-te, a ti e à tua banda «LIKE US» e estou certo, vai brindar-vos com uma das maiores enchentes de sempre no Largo dos bombeiros e na zona central da cidade de Esposende. Um abraço, forte, com estima e amizade.
Mário Fernandes
06-08-2015





MF


CARTAZMANIA


O entretimento dos políticos portugueses neste verão, é... brincar aos cartazes. O debate político é do mais baixo nível que se pode imaginar. “O meu cartaz é falso, mas o teu também é. Por isso estamos quites!” Não fosse o dinheiro gasto nesta brincadeira provir dos nossos impostos e isto até dava para rir. Haja respeito. Apresentem e debatam propostas sérias e credíveis para o país.

A minha solidariedade neste momento vai para os bombeiros, que com poucos meios dão o seu máximo, para vencer as chamas e proteger pessoas e bens, pondo em risco as suas próprias vidas. O meu bem-haja.

MF


quinta-feira, 6 de agosto de 2015

À CONVERSA COM JOSÉ FARIA PRESIDENTE DA ACICE



JOSÉ FARIA PRESIDENTE DA ACICE HÁ 16 ANOS
A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDÚSTRIAL DO CONCELHO DE ESPOSENDE TEM 20 ANOS E MAIS DE 1000 ASSOCIADOS
José Faria é natural da Vila de Forjães, reside na cidade de Esposende, tem 52 anos de idade, é casado e tem 3 filhos. Empresário, foi fundador da ACICE e o seu segundo presidente, tendo sucedido ao Eng.º Jorge Cruz e mantendo-se à frente da Associação há 16 anos. Reconhecido empresário da área do comércio automóvel, piloto de ralis, campeão nacional, ainda teve tempo para a política. Vereador da Câmara Municipal de Esposende durante um mandato, cargo que lhe deu maior visibilidade e lhe trouxe o reconhecimento público pelo gosto que tem pela causa pública. Vamos conhecer melhor este empresário esposendense, piloto de aviões e líder da Associação Empresarial local.
UM CLUBE: ”Sou simpatizante do Futebol Clube do Porto.”
MÚSICA: ”Gosto de música dos anos 80 e música clássica.”
LEITURA: ”Leio em especial jornais e livros mais técnicos, sobre economia e gestão.”
FORMAÇÃO: Licenciatura em gestão e recursos humanos. “Fiz a escola primária em Forjães, o liceu em Viana do Castelo e a licenciatura no ISMAI, na Maia.”
HOBI: ”O meu hobi sempre foi a velocidade. Os carros e os ralis. Hoje o meu hobi é voar. Tirei verbet de piloto privado para pilotar aviões.
DA VILA DE FORJÃES PARA… A CIDADE DE ESPOSENDE
“Vim para Esposende, há 27 anos com o meu comércio. Instalei-me no centro da cidade e depois mudei-me para a zona industrial, onde estou ainda hoje.”
CAMPEÃO NACIONAL DE RALIS E DE VELOCIDADE
”A minha grande paixão sempre foram os automóveis. Comecei por participar em provas locais, mas cedo cheguei às nacionais, onde fui campeão nacional, tanto da categoria de ralis, como em velocidade. Momentos memoráveis de grande satisfação.”
ESPOAUTO É UMA REFERÊNCIA NO COMÉRCIO AUTOMOVEL
“Iniciei em Forjães, mas logo me mudei para a cidade de Esposende. A minha principal atividade tem a ver com o comércio automóvel, a venda e o serviço pós-venda e o rent-a-car. Atualmente tenho stand em Esposende e em Vila do Conde. Para além disso tenho ainda atividade no ramo do imobiliário, essencialmente construção industrial na zona industrial de Esposende.
VEREADOR NA CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE:
José Faria foi vereador – independente nas listas do PSD, no mandato de 2001 a 2005, na presidência de João Cepa. Teve os pelouros das atividades económicas e do turismo. Gostou da experiência? “Gostei muito. Foi um período de intensa atividade, que me permitiu conhecer mais de perto a realidade concelhia e conhecer pessoas. Foi interessante, mas desde essa data não exerci mais nenhum cargo politico.”
EXERCE CARGOS INSTITUCIONAIS EM VÁRIAS ORGANIZAÇÕES
Conselho Consultivo da Universidade do Minho, na Escola de Economia e Gestão;
Membro fundador do CEDRAC - Ave e Cávado, sendo vice-presidente do órgão presidido por João Albuquerque, presidente da ACIB. Membro do Conselho Superior Associativo.
FUTURO POLITICO? FALA-SE QUE O FARIA TEM AMBIÇÕES POLITICAS, O QUE É LEGITIMO. O QUE TEM A DIZER?
“Não tenho nenhuma ambição política. Fui vereador, ponto. Sou empresário e o meu trabalho para além disso circunscreve-se na área do associativismo e da intervenção cívica.”
REALACIONAMENTO COM A “CONCORRENTE” ACIB?
“Temos um relacionamento institucional da maior correção. A ACIB tem um pólo de formação em Esposende, mas numa área diferente da nossa. O meu relacionamento com o presidente da ACIB também se pauta por grande cordialidade e amizade. O facto de liderarmos estas duas associações, não nos obriga a ter um mau relacionamento, bem pelo contrário, podemos complementar-nos tal como tem acontecido ultimamente.”
ACICE JÁ TEM A SUA PRÓPRIA SEDE
“Temos sede própria e com excelentes condições o que nos permite prestar um serviço de qualidade aos nossos associados e desenvolver a nossa atividade com grande eficácia.”
1000 ASSOCIADOS
“São nossos associados a esmagadora maioria dos empresários do nosso concelho. A quota anual é de 60€ para empresários individuais e de 90 para as empresas. Não temos joia de inscrição.”
DESEMPREGO EM ESPOSENDE – HÁ DEPUTADOS QUE ACUSAM O MUNICIPIO E A PRÓPRIA ACICE DE NADA FAZEREM PELOS DESEMPREGADOS. ISTO É VERDADE?
“É mentira. Só pode fazer afirmações dessas quem não tiver o mínimo do conhecimento do que cá se passa e do trabalho que é desenvolvido, tanto pelo Município, como pela ACICE. São várias as estratégias desenvolvidas pela ACICE no combate ao desemprego, quer através do seu GIP – Gabinete de Inserção Profissional, quer através de programas de requalificação profissional, como é o caso do Vida Ativa, projetos em parceria com o IEFP, bem como apoio à criação do próprio emprego e outros programas de empreendedorismo. A título de exemplo, ACICE foi premiada pelo governo para renovar o programa Vida Ativa, que só pode significar a confiança do governo no nosso trabalho. A ACICE é responsável pela inserção no mercado de trabalho, anualmente, mais de 250 pessoas desempregadas, o GIP efetua mais de 3.000 atendimentos anuais. Muito graças a este esforço, em parceria com outras instituições e com o tecido empresarial, constatamos que o nosso concelho apresenta uma taxa de desemprego abaixo da média nacional, que se situa actualmente na ordem dos 10%.
ORÇAMENTO ANUAL DE UM MILHÃO E MEIO DE EUROS
“Temos 5 colaboradores fixos e desenvolvemos atividade que envolve empresas, empresários e trabalhadores e comunidade. O diretor Geral é o Dr. Sérgio Mano que com a sua equipa tem vindo a levar à prática um trabalho de reconhecido e de enorme valor. O seu excelente relacionamento com as empresas e instituições tem produzido mais-valias para o nosso concelho e tem feito a associação crescer, tanto em quantidade como, principalmente, em qualidade.
ESTAMOS A DESENVOLVER NA ACICE UMA PLATAFORMA PARA COMPRAS ON-LINE
“Esta plataforma informática vai permitir partilhar com todos os associados e parceiros uma rede virtual de comércio com ganhos efetivos, tanto a nível de preços como de condições comerciais.”
OS EVENTOS ORGANIZADOS NA RUA 1º DEZEMBRO [RUA DIREITA] PELO GRUPO LOCAL DE EMPREÁRIOS ENTRA EM CONFLITO COM A ACICE?
“Não entra. Todas as atividades e eventos que promovam o nosso comércio são sempre bem vindas. Nós estamos atentos e acompanhamos estes eventos. Alias dois dos diretores da ACICE estão sediados na Rua Direita e participam ativamente quer na ACICE quer no grupo local”
OS CARTAZES A APELAR À COMPRA NO COMÉRCIO LOCAL NÃO PODEM FUNCIONAR AO CONTRÁRIO?
Se para os Esposendenses pode ser apelativo, já para quem nos visita e se depara com estes cartazes ao entrar no concelho, não poderão pensar que se trata de algum egoísmo?
“Penso que não. Apelamos desta forma para valorizar os nossos e defender os postos de trabalho.”
O NOVO PDM RESPONDE ÀS NECESSIDADES DA INDÚSTRIA E DO COMÉRCIO ESPOSENDENSE?
“Resolve e soluciona muitas das questões que nos preocupam. Contudo há situações que nos preocupam muito e que não estão contempladas nesta reforma, refiro-me concretamente ao regulamento das esplanadas, que tal como está se mostra de cumprimento quase impossível.”
OBJETIVOS DA ACICE E DO SEU PRESIDENTE?
“Ver criado um Centro de Negócios no nosso concelho. Deve ser o Município a liderar este processo, mas a ACICE estará na linha da frente para dar o seu contributo.
MODERNIZAÇÃO EMPRESARIAL E CRIAÇÃO DE EMPREGO
A ACICE, através dos serviços que presta ao tecido empresarial, tem sido responsável pela criação de condições de valorização e modernização das empresas do concelho, potenciando a criação de emprego e o crescimento da economia. São inúmeros os projetos que esta Associação tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, posicionando-se na atualidade como uma instituição de referência, reconhecida pelo tecido empresarial e por toda a comunidade.
PROTOCOLOS
Destacam-se 2 protocolos celebrados, ambos com o IEFP – Instituto de emprego e Formação Profissional, com objetivo único de apoiar a população desempregada e reduzir as taxas de desemprego do concelho de Esposende. Um desses protocolos foi celebrado há poucas semanas e permitirá a execução da Medida Vida Ativa, que contempla a realização de ações de formação dirigidas em exclusivo para 100 desempregados. Uma formação com forte componente de prática em contexto real de trabalho, diretamente nas empresas, de forma a assegurar uma maior empregabilidade destas pessoas.
GIP – GABINETE DE INSERÇÃO PROFISSIONAL
O outro protocolo permite a existência em Esposende, nas instalações da ACICE, de um GIP – Gabinete de Inserção Profissional, que em perfeita articulação com o Centro de Emprego de Barcelos assegura o encaminhamento e seleção de pessoas na condição de desemprego para as ofertas de trabalho disponibilizadas pelo tecido empresarial. O GIP tem sido determinante na vida das pessoas, sendo na atualidade uma referência na prestação de serviços de apoio à população desempregada.
PROJETOS
ACICE ATRAIU MAIS DE UM MILHÃO DE EUROS DE INVESTIMENTOS
Destacam-se 2 projetos importantes, um em fase de execução e outro a iniciar que revelam a vitalidade do tecido empresarial e a importância da ação da ACICE junto das empresas. Um chama-se Comércio Investe, o outro Projeto Conjunto para a Qualificação PME e representam no seu conjunto, investimentos de mais de 1 milhão de euros. O Projeto Comércio Investe, que se encontra já em fase de execução, visa a valorização e dinamização da oferta comercial dos espaços urbanos, tendo por objetivo ainda, incutir novas mentalidades de valorização empresarial, no âmbito das novas tecnologias de informação e comunicação, no sector do comércio, interagindo de forma conjunta com os consumidores e com os comerciantes do centro urbano, demonstrando as vantagens de uma cooperação comercial constante, integrada com a associação comercial do concelho. O mesmo foi criado em conjunto com 13 estabelecimentos do centro urbano de Esposende e permitiu a realização de investimentos de diferentes naturezas, nomeadamente: modernização dos estabelecimentos comerciais, aquisição de equipamentos de apoio às novas tecnologias de informação, especialmente hardware e software, criação de novos mecanismos de marketing e comunicação, criação de novas ferramentas de apoio à atividade comercial, especialmente em termos digitais e eletrónicos, entre outros.
Também no âmbito deste projeto, estão a ser criadas novas ferramentas de modernização do sector comercial, cujo impacto será determinante não só para as empresas integrantes do projeto, mas para todo tecido comercial do concelho, sendo que graças ao mesmo, a ACICE consegui atrair para Esposende cerca de meio milhão de euros, sendo que cerca de metade deste valor foi financiado pelo Ministério da Economia.
O Projeto Conjunto para a Qualificação PME, será desenvolvido com 10 empresas, principalmente do sector industrial do concelho de Esposende, e engloba diferentes ações que permitem desenvolver processos de qualificação das PME`S, bem como, a evolução das suas estratégias de negócio, de modo a contribuir para o reforço da sua competitividade, flexibilidade e capacidade de resposta no mercado global.
Inclui nas suas áreas de intervenção, ações nos domínios da inovação organizacional e gestão, economia digital, tecnologias de informação e comunicação e ainda qualidade e eco inovação, permitindo a utilização de novas ferramentas de diagnóstico de benchmarking, modelos de gestão e controlo, melhorias de layout, aquisição de equipamentos informáticos, portais e-commerce, softwares e estudos de marketing, consultoria em Sistemas de Gestão da Qualidade, (ISO 9001), certificação de produtos ou a obtenção de rótulos ecológicos, entre outros, contribuindo para tornar o nosso tecido empresarial mais forte, mais dinâmico e mais preparado para enfrentar os desafios da internacionalização e do crescimento das economias internacionais. No âmbito deste projeto, serão investidos mais de meio milhão de euros, sendo uma percentagem, componente financiada.
Só com estes dois projectos, a ACICE captou mais de 1 milhão de euros de investimento para o Concelho de Esposende.
Destaca-se a estratégia definida pela ACICE desde há vários anos, que assenta na contínua procura por soluções para os problemas das empresas, maximizando assim os seus recursos. Criação de novos serviços e solidificação do apoio prestado ao tecido empresarial e à comunidade é o principal desafio da ACICE para o presente e para o futuro.
CEDRAC
O CEDRAC - Conselho Empresarial do Ave e do Cavado, em que a ACICE assumiu o papel de entidade Fundadora, ocupando a Vice-Presidência da Direcção deste Conselho. Uma entidade que reúne 9 Associações Empresariais, que representa 83.625 empresas e um volume de negócios de 21.879 milhões de euros, pelo que está unida, para criar melhores condições e mais soluções para o tecido empresarial. Só faz sentido desta forma, unidos, com um propósito comum, o de defender as empresas, defender as pessoas, valorizando as nossas regiões.
“PUZI” DA ZONA DE ATIVIDADES ECONÓMICAS
Plano de Urbanização da Zona Industrial. A zona industrial precisa de ser repensada. Mas por favor deixemos de chamar ZONA INDUSTRIAL e chamemos-lhe ZONA DE ATIVIDADES ECONÓMICAS.” Ao contrário daquilo que muitos defendem, ou seja, que Esposende não precisa de grandes empresas eu defendo precisamente o contrário. Precisamos de grandes, de médias e de pequenas. Precisamos de todas. As grandes trazem conhecimento e inovação e criam valor para o concelho, para além claro está dos próprios postos de trabalho.”
PORTAGENS?
“São muito negativas porque representam grandes custos para as empresas e empresários e porque podem dissuadir pessoas de nos visitarem e aqui fazerem os seus negócios e as suas compras.
FEIRA MEDIEVAL É UM EVENTO DE EXCELÊNCIA
Com realização no final do mês de Agosto, início de setembro de cada ano, é um evento que tem vindo a crescer e atrair milhares de forasteiros ao nosso concelho. A hotelaria enche e a restauração e o comércio vêem aumentar muito o seu negócio. É para continuar e fazer cada vez melhor. Esta FEIRA MEDIEVAL prolonga o Verão e mantém a cidade animada e atrativa. Quero aproveitar para apelar a todos os empresários, em especial da cidade, para que adiram pois só terão a ganhar com isso.”
UM SONHO?
“Ambiciono criar um POLO DA ACICE na Zona industrial para apoio às empresas.”
E A RECANDIDATURA?
“Penso recandidatar-me a um último mandato. Não para perfazer 20 anos de presidência mas porque quero deixar a Associação com a situação financeira regularizada, depois do grande esforço que a construção da nossa nova sede nos exigiu. Aproveito para deixar uma palavra de apreço a todos os colegas dos órgãos sociais pela solidariedade e colaboração, porque só em equipa é que se consegue levar à prática um trabalho como aquele que temos vindo a desenvolver. Para os nossos associados uma palavra também de agradecimento pela força que nos dão e por serem nossos parceiros de excelência.”
NOTA FINAL
Foi um prazer falar com o meu amigo de há muito, José Faria e perceber mais de perto a atividade desta Associação Empresarial Esposendense de referência. Nota-se que apesar da adversidade dos últimos anos, a capacidade empreendedora dos seus empresários, que conseguiram demonstrar a sua força e a sua resiliência, preparando-se para um futuro, que sei, que será muito próspero para as nossas empresas e para a nossa região.
Importa que a ACICE continue a fazer o melhor que sabe para assegurar o sucesso do seu tecido empresarial e de toda a comunidade de Esposende. Percebi que existem vários projetos muito interessantes, especialmente com o lançamento da Plataforma de Comércio Eletrónico exclusiva para o comércio local de Esposende e a publicação de um Guia Comercial e a apresentação de um Vídeo Promocional do Comércio de Esposende.
Felicito José Faria, toda a direção e claro está o conjunto de empresários Esposendense por tudo que tem sido feito pelo nosso concelho, seja na divulgação, na dinamização e na criação de valor.
Mário Fernandes
25-07-2015