terça-feira, 28 de janeiro de 2014

JORNAL NOTÍCIAS DE ESPOSENDE DE 24 DE JANEIRO DE 2014




Jornal Notícias de Esposende, edição de 24.01.2014!

Pagina 4 com a minha rubrica «descomprometidamente»! Embora não seja para agradar a ninguém, mas tão somente para dar a conhecer as minhas posições e convicções, espero que gostem!


http://noticiasdeesposende.wix.com/home

MF


domingo, 26 de janeiro de 2014

CENTRO SOCIAL DE CURVOS VAI ANUNCIAR VENCEDORES DO «CONCURSO DE ADORNOS DE NATAL»



No Plano de atividades 2013/2014 do Centro Social da Paróquia de Curvos este contemplado um concurso de adornos de natal em material reciclado, a elaborar pelos encarregados de educação dos utentes.
Neste concurso participaram cerca de meia centena de encarregados de educação, o que demonstrou bastante empenho por parte dos mesmos.
Irá decorrer, no próximo dia 29 de Janeiro de 2014, a eleição dos 3 trabalhos premiados, o júri do concurso será composto por três Doutores da Universidade do Minho.
Desta forma, o Centro Social da Paróquia de Curvos tem a honra de convidar todos os pais, encarregados de educação, amigos e toda a comunidade para visitarem a exposição com os trabalhos premiados e todos os outros a partir do dia 29 de janeiro até ao dia 3 de fevereiro. Durante o fim-de-semana dos dias 1 e 2 de fevereiro, sendo no dia 1 (sábado das 16,30 às 19,30) e dia 2 (domingo das 10h às 12h) no Centro Social da Paróquia de Curvos.

Assim damos desde já os parabéns aos encarregados de educação que participaram.

Agradeço a atenção,

Com os melhores cumprimentos,
Elsa Fernandes


As minhas felicitações à organização, aos participantes e claro está aos premiados!
MF

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

«PROVA ORAL» À SEXTA NA ESPOSENDE RÁDIO!


Caras e Caros ouvintes;

caras e Caros amigos;

Muito bom dia!

Hoje, vou abordar de uma forma sintética os seguintes temas da actualidade;

- O défice das contas públicas de Portugal em 20134;
- A corrida a «Belém»;
- As disciplinas partidárias;
- As «jotas» partidárias;
- As pazes académicas, e
- A agenda para o fim-de-semana em Esposende.

De ontem chegaram-nos notícias, através da Ministra das Finanças de que o valor do DÉFICE do ano transacto vai ficar abaixo do valor combinado com a «troika», que eram os 5,5%. Aliás o valor deve mesmo ficar nos 4,7%.

Mérito do governo, sem dúvida, e isso tem que ser dito e assumido, não sou daqueles que vê tudo mal no que é feito pelo governo e naquilo que corre bem, já nada tem a ver que este. Há mérito do governo, mas à custa dos brutais impostos pagos pelos portugueses.

A corrida a «BELÉM»já tem muitos candidatos à espreita, como Marcelo, Durão, Costa, Nobre e muitos outros. Passos Coelho querendo eliminar ou menorizar a candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa, com a narrativa da sua moção ao congresso, ao tentar classifica-lo como alguém distante do governo e desta governação, acabou por lhe dar uma grande ajuda. Acho mesmo que melhor era impossível!

Sobre as DISCIPLINAS PARTIDÁRIAS, como a da semana passada que levou deputados a votar contra as suas próprias convicções, segundo os próprios relataram nas suas famigeradas e lamentáveis declarações de voto, quero dizer que todas as disciplinas partidárias sobre temas de consciência individual deviam ser banidas, assim como muitas das votações de braço no ar. A obediência ao chefe deixaria de ser um constrangimento e uma fortíssima condicionante à liberdade de voto, de expressão e de opinião e passaríamos com certeza a ter resultados bem mais sinceros e realistas.

As JUVENTUDES PARTIDÁRIAS; Um obrigado muito especial a todos os jovens das Jotas partidárias, pela lucidez com que definem as prioridades do seu país.

Com milhares de jovens sem conseguir mostrar aquilo que valem, sem hipótese de colocar ao serviço das organizações e da própria sociedade as competências adquiridas, sem hipótese de uma primeira oportunidade e com os valores do desemprego nunca antes visto, o que é que os jovens das jotas vêem propor?

- Um referendo à adopção e à coadopção gay!

São estes «meninos» que nos vão governar daqui a um par de anos?

Estou convencido que se trata de um lamentável episódio, isolado, que deverá servir para corrigir trajectórias e fazer com que os jovens se consciencializem das verdadeiras prioridades de todos os jovens deste país e apresentem eles próprios soluções em prol de uma sociedade mais justa e mais solidária.

FORA AS PRAXES! Acho que já é tempo de se acabar com as praxes académicas, ou quando muito discipliná-las, se isso for possível.

Qual é afinal o objectivo das praxes? Eu pensei que era uma forma salutar de dar as boas vindas aos caloiros e ajudar na sua plena integração na comunidade académica! Afinal parece-me que se trata de um bando de… que se limita a enxovalhar os colegas que acabam de chegar à Universidade, de lhes mostrar quem manda ali e de os obrigar a fazer as maiores patetices do mundo, acabando muitas vezes de forma trágica e não me refiro só à morte, mas também e muito às sequelas psicológicas que causa, muitas delas com traumas para toda a vida.

Da AGENDA para o fim-de-semana, para o concelho de Esposende, destaco as seguintes actividades:

Fins-de-semana gastronómicos, levados a efeito pelo Município em parceria com as unidades de restauração e hotelaria, de 17 de Janeiro a 1 de Junho;

O fim-de-semana de 28 de Janeiro a 2 de Fevereiro é dedicado à lampreia, às clarinhas e aos vinhos do nosso concelho;

Nos dias 25 e 26 de Janeiro, uma exposição de orquídeas raras no Centro de Educação ambiental de Esposende;

No dia 25, no auditório Municipal de Esposende segue o 5º Encontro de Teatros, com o Gaterc a levar à cena a peça «A ovelha arco iris».

No dia 26, mais um concerto «MusiCórdia Ensemble», na Igreja de Misericórdia em Esposende;

Um bom fim-de-semana, um abraço e,

Até à próxima!

MF


domingo, 19 de janeiro de 2014

«EFACEC» É UMA DAS MAIORES EMPRESAS EXPORTADORAS DE TECNOLOGIA PORTUGUESA



A EFACEC acaba de assinar [mais] um contrato de mais de 25 milhões de euros, na Irlanda.

É uma das maiores empresas portuguesas e das que mais exporta, com know-how e tecnlogia portuguesa. Posso testemunhar aqui que se trata efectivamente uma das melhores empresas portuguesas e uma das que tive mais prazer em negociar e em participar num Consórcio de excelência «Efacec & Associadas em Consórcio» na área das telecomunicações.

As minhas felicitações para o meu caro amigo Eng.º Alberto Martins e demais administradores e colaboradores, por mais este excelente contrato, que para além de um excelente negócio em termos empresariais, mostra o potencial tecnológico das empresas portuguesas.

MF


sábado, 18 de janeiro de 2014

PALESTRA SOBRE SEGURANÇA DOS IDOSOS, PREVENÇÃO PARA QUEDAS E ACIDENTES



"No âmbito da programação anual de atividades do “Programa de Envelhecimento Ativo para 2014”, vimos convidar toda a população a participar na ação de formação/ informação "Segurança dos Idosos - prevenção para quedas e acidentes" que se realizará no próximo dia 22 de janeiro de 2014, pelas 14h30 no Salão Paroquial de Curvos.

Uma parceria do Centro Social da Paróquia de Curvos com o Centro de Saúde de Esposende e a Câmara Municipal de Esposende." CSPC
Muito bem!

MF


9 MILHÕES DE EUROS PARA UM REFERENDO À COADOPÇÃO GAY!



PORTUGAL É UM PAÍS RICO E A COADOPÇÃO GAY É O TEMA MAIS IMPORTANTE DA ACTUALIDADE, DA QUAL DEPENDE O FUTURO DAS PRÓXIMAS GERAÇÕES!!! VERDADE, VERDADINHA!!!

O Jornal de Notícias fez as contas e diz-nos que este referendo sobre a coadopção gay, a realizar-se, o que eu não acredito, vai custar 9 milhões de euros. Este caso do referendo sobre a coadopção é mais um dos casos onde a disciplina partidária acaba por ser manifestar absolutamente patética, pois trata-se, quanto a mim, de um tema de consciência individual que aconselharia mais do que qualquer outro a tomadas de posição individuais.

Já por inúmeras vezes escrevi sobre o que acho do facto de os partidos políticos poderem obrigar os seus filiados a votar num certo sentido, independentemente da própria consciência de cada um. Sou contra! Não sou contra a disciplina partidária em si, sou contra muitos dos temas onde incompreensivelmente é imposta tal disciplina. Temas com disciplina partidária deverão ser sobretudo temas económicos, de políticas gerais e nunca de consciência individual.

Não me venham os senhores deputados à posteriori desculpar-se com tais disciplinas, as mesmas que depois tentam disfarçar com vergonhosas declarações de voto. Estando contra ou votam contra, ou no mínimo não participem nas votações.

Termino reafirmando que nada tenho contra a coadopção gay, estou é totalmente contra que se ande a brincar aos referendos, gastando recursos e energias que tanta falta fazem para atender as verdadeiras prioridades de Portugal.

MF


sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

PORQUE HOJE É SEXTA «PROVA ORAL» NA ESPOSENDE RÁDIO

17 de Janeiro de 2014

De manhã, às 08:40 em directo e às 18:40 em diferido


Caríssimas e Caríssimos;

Vai ser votado hoje no Parlamento um Projecto-Lei, da autoria da JSD, para a realização de um REFERENDO sobre a co-adopção de crianças por homossexuais.

Sou totalmente contra a realização deste referendo, essencialmente por duas ordens de razões:
Em primeiro lugar, sou contra porque considero que não se trata, nem de longe nem de perto, alias, antes trata-se de uma real necessidade, nem de uma efectiva prioridade para o nosso país.
Em segundo lugar, porque não vejo necessidade de alteração da legislação vigente sobre esta matéria.

Quero desde já reafirmar, e aqui abro uns parênteses, para dizer que a minha participação nesta crónica semanal tem dois objectivos, o primeiro é dar a minha opinião e o segundo comentar acontecimentos, por isso aqui vai, dizia eu que nada tenho, nem contra os homossexuais, nem contra a própria co adopção de crianças por homossexuais, embora confesse que me faz alguma confusão a existência de uma família em que a criança ou crianças, não tenham uma mãe e um pai, mas duas mães ou dois pais. Como já referi considero que a actual legislação já responde a estas situações, como o provam algumas situações de co-adopção que se tem vindo a tornar do conhecimento publico.

Como acontecimentos desta semana com sinal menos, destaco o desinvestimento do governo na saúde e na educação, reconfirmado pelas mais recentes notícias, que na saúde denunciam o aumento das listas de espera nos hospitais e de unidades de saúde com insuficiência de recursos, quer materiais quer humanos e mesmo de medicamentos; e na educação com a redução de cerca de um terço das bolsas de investigação com a consequente saída de Portugal de pessoas altamente qualificadas.

Como negativo, ainda o resultado de um estudo que nos vem dizer que em Portugal, quanto mais ricos e instruídos menos solidários. Apetece-me dizer: Valham-nos os remediados!

Em contra-ponto com os referidos acontecimentos negativos, quero realçar como positivo, ou seja com sinal mais dois temas, por coincidência da área desportiva;

A bola de ouro, que é a segunda ganha por Cristiano Ronaldo, a confirmar a excelência deste jogador e do próprio futebol nacional e mesmo do desporto português, com atletas campeões mundiais em várias modalidades;

Um outro acontecimento que quero aqui destacar, é a conferência de imprensa do português Vitor Pereira, ex. treinador dos Dragões, dada na Arábia Saudita, em que o português se impôs, não se deixando amedrontar, mostrando assim que os portugueses honram o seu país, seja onde for, estejam onde estiverem.

Para este fim-de-semana, para além das inúmeras actividades desportivas, destaco uma peça teatral a levar à cena amanhã, pelas 22 horas, no Auditório Municipal em Esposende, intitulada «A verdadeira história de Robinson Crusoe e de sexta-feira» no âmbito do 5º Encontro de Teatros, organizados pelo Gaterc.

E já agora, agasalhem-se bem que o dia de hoje promete chuva e frio!

Bom fim-de-semana, um abraço e até à próxima.

MF


MUPI REPOSTO COM MAPA DA CIDADE DE ESPOSENDE




Está reposto!

Gostei da eficácia na resolução da situação. Uma cidade tão bonita deve merecer toda a atenção das suas entidades, dos seus cidadãos e dos seus visitantes!

Bom fim de semana!

MF


quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

ESPOSENDE ACORDOU COM «MUPI» DESTRUÍDO



Terá passado um vendaval por Esposende, esta noite?

Vou dar uma volta pela cidade para ver se existem mais estragos! Se calhar existem, mas não estão à mostra.

Imagem do «mupi» no Largo Rodrigues Sampaio, à entrada da Rua 1º de Dezembro.

MF


quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

VITOR PEREIRA IMPÕE-SE NA ARÁBIA SAUDITA




Sobre a conferência de imprensa do treinador português Vitor Pereira, no Irão, cujo VÍDEO circula na imprensa, só posso dizer uma coisa: TOP!

Este senhor merece o meu aplauso, porque não temeu reacções nem se deixou intimidar e porque soube impor-se no tempo e no tom certos! A isto chamo a verdadeira defesa da honra! 5*

Nota final:
Acho muito estranho o título que notícia o referido vídeo «Vitor Pereira perde a cabeça em conferência de imprensa». Pois aquilo que eu acho é que o Vitor Pereira, com aquela atitude, para além de nada ter perdido, ganhou o respeito dos que se encontravam naquela sala e dos que acabarem por ver a sua intervenção. Pelo menos eu ganhei, ainda mais por esta situação se ter passado onde se passou.

MF


terça-feira, 14 de janeiro de 2014

JORNAL NOTÍCIAS DE ESPOSENDE COM PERIODICIDADE SEMANAL



Pag.ª 11
...A ser verdade, oito dezenas de milhares de euros em dívidas parece-me muita «guita»!

MF


segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

PLANETA RONALDO!


PLANETÁRIO!

Segunda bola de ouro, mais um grande feito para o desporto nacional e mais uma alegria para os portugueses!

Parabéns, Ronaldo!

Depois de Eusébio, Figo e Ronaldo, só podia voltar a ser Ronaldo de novo.

Obrigado Ronaldo por levares Portugal e a língua portuguesa a todo o mundo!

Nota final: Foi pena a homenagem da FIFA ao Eusébio ter sido tão fraquinha. Valeu Ronaldo, que no momento de agradecer não se esquecem de evocar Eusébio [e Nelson Mandela]. Bonito!

MF


sábado, 11 de janeiro de 2014

MAIS UMA SEXTA MAIS UMA «PROVA ORAL» NA ESPOSENDE RÁDIO


ASSIM VAI PORTUGAL E O MUNDO!

Caras e Caros;

Quero começar pelo caso que ontem veio a público sobre um doente que esperou dois anos por um exame, uma colonoscopia. Este caso veio por a nu aquilo que há muito se previa:

As restrições financeiras, cegas, estão a por em causa a saúde dos portugueses!

Temos uma saúde para ricos, que podem ir às clínicas privadas e outra saúde para os pobres que são obrigados a esperar eternamente para serem atendidos e quando o são, muitas vezes já vão tarde. O Estado que já não actua na prevenção, deixou também de servir na cura e tratamento da saúde das portuguesas e dos portugueses.

A questão é que graças a erros do passado, de vários governos e governantes, como o injustificado investimento em alcatrão, em estádios de futebol, em parcerias público-privado, em swaps e muitas outras inutilidades e negócios ruinosos como os submarinos e outras mais, por tudo isto estamos hoje a passar por momentos dramáticos e a descorar aquilo que de mais importante e prioritário devia ser atendido que são áreas como a saúde e a educação.

A saúde e a educação são duas áreas onde o estado tem que ser criterioso, como em tudo, mas deve investir de forma a que as pessoas não sejam descriminadas, nem fiquem privados dos serviços a que têm direito,

Tivemos a morte desse grande mito que foi o Eusébio e a decisão da sua ida para o Panteão Nacional. Concordo, por tudo quilo que ele represente mas discordo da forma como está a ser feito, muito à pressa e muito à bruta. Isto só acontece porque estão todos [partidos políticos, governo e outros agentes] a querer ser populares à boleia deste grande homem que foi o Eusébio. Deixem o Eusébio e paz e tentem como ele fazer algo de útil pela nação.

De ontem a triste notícia da desistência do nosso Paulo Gonçalves do Dakar, pelo infortúnio do acidente seguido de incêndio da sua moto. Um obrigado muito especial para o Esposendense pelo profissionalismo, entrega e solidariedade [ao contrário daquilo que fizeram com ele] sempre presente nesta prova. Para o ano lá estará, sempre com o nosso apoio.

Do Vaticano mais uma notícia a surpreender-nos, sim a surpreender-nos, com o Papa Francisco a desmontar uma igreja demasiado formar e piramidal. Acabam vários títulos, como monsenhor, o que me parece muito bem, pois aproxima a igreja dos seus fiéis, do povo, das pessoas em geral. Bem-haja!

De ontem também tivemos a ida de Portugal aos mercados, ou seja, pedir mais dinheiro emprestado, com o governo a embandeirar grande sucesso da operação. Os juros a pagar por Portugal ficaram nos 4,657%, mas segundo apurei a vizinha Espanha fez operação semelhante e os seus juros terão ficado a 2,382%, por isso que não compreendo o sucesso de Portugal, se a Espanha só vai pagar cerca de metade dos juros? Já não percebo nada de números, ou então não vejo onde está o sucesso "propagandeado" pelos nossos governantes!

Alias, continuo a não perceber a inacção da União Europeia, que empresta aos Bancos a 1%, para que estes emprestem aos Estados Membros a valores 4, 5 e 6 vezes superiores. Porque é que o Banco Central Europeu não empresta directamente aos Estados Membros?

Para este fim-de-semana vamos ter uma agenda cultural rica, com vários espectáculos teatrais e com fados.

Um bom fim-de-semana, um abraço e até à próxima.

MF


sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

CENTRO SOCIAL DE CURVOS CANTA AS «JANEIRAS» NA FREGUESIA DE CURVOS



Centro Social de Curvos, utentes e colaboradoras, cantam as janeiras porta-a-porta pela Freguesia de Curvos.

São vários os grupos de utentes que calcorreia as ruas e avenidas da Freguesia, levando as suas bonitas cantorias a todos aqueles que com eles se cruzam e aos que lhes abrem as portas das suas casas e instituições.

Tive o privilégio de me encontrar com um dos grupos [nas imagens], que me brindaram com as suas canções e com toda a alegria que lhes é bem característica. Convidei-os a entrar e ainda lhes ofereci uns chocolatitos para todos e umas moeditas para o saco, deixando a pequenada radiante e feliz!






Gostei de ver este convívio intergeracional, com idosos e crianças em animado convívio e com um grande espírito de grupo.

Muito Obrigado e voltem sempre!

MF


segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

VIVA O «REI EUSÉBIO»!


EUSÉBIO
VIVA O DESPORTO E O DESPORTIVISMO
VIVA O PROFISSIONALISMO E A SIMPLICIDADE

UM PEDIDO, DOIS DESTINATÁRIOS:

1º) AOS MEUS AMIGOS: Por respeito ao EUSÉBIO, por favor não republiquem mais as declarações [lamentáveis e reprováveis] do Dr. Soares acerca da morte deste Grande Homem;

2º) AOS SENHORES JORNALISTAS: Por favor, evitem colocar microfones à frente do Dr. Soares, pelo menos em respeito pelos seus 90 anos de idade.

MUITO OBRIGADO A TODOS!

UM OBRIGADO MUITO ESPECIAL AO «REI EUSÉBIO» POR TUDO QUE FEZ POR PORTUGAL, PELO BENFICA E PELO DESPORTIVISMO NO DESPORTO EM GERAL.

MF