segunda-feira, 11 de agosto de 2014

MAIS UMA CRÓNICA AO SÁBADO NO «NOTÍCIAS DE ESPOSENDE»



30 CRÓNICAS
...O MEU BALANÇO!

Iniciei aqui estas minhas crónicas com o título «descomprometidamente», há oito meses! Já vou na 30ª crónica semanal, sem interrupção, onde abordei os mais variados temas, desde os mais imprevistos e improváveis àqueles que toda a gente debate e gosta de ouvir debater, desde os temas locais aos nacionais e internacionais.

Tenho tentado deixar aqui uma marca muito própria e pessoal, com as minhas opiniões, os meus pontos de vista, a forma como vejo e sinto a sociedade e toda a sua envolvência.

O meu principal objectivo vai continuar a ser dar o meu contributo para uma sociedade melhor, mais justa e solidária, comentando, criticando e elogiando aquilo que merece ser elogiado, apontar caminhos e soluções para temas que mexem connosco e tem implicações na nossa vida, no nosso dia-a-dia e no nosso futuro e no futuro das próximas gerações.

Sei que nem sempre, e nem todos concordarão comigo, e ainda bem, porque existe diversidade de pensamento, liberdade de expressão e diferentes ângulos e modos de ver e analisar um mesmo assunto, onde entram muitas variáveis, como a informação disponível, o momento e o local.

De uma coisa podem ter a certeza, independentemente dos alvos, a minha opinião é uma opinião livre, que jamais se deixará condicionar por este ou aquele comentário, por esta ou aquela reacção, por qualquer forma de pressão. Muitos têm sido os comentários e as mensagens que me tem chegado, por vários meios. Desde o contacto pessoal, ao telefonem, e-mail, sms e facetou. Uns acham que fiz muito bem escrever isto e aquilo, outros nem tanto e outros ainda que acham que fui longe de mais. Há aqueles que sugerem que devo atacar a Câmara, outros há que acham que a devo defender. Nem uma coisa nem outra, aquilo que sempre tento fazer é dar a minha visão dos factos, tentando deixar de lado tendências e gostos político/partidários. Cada acto, cada obra, cada atividade vele por si e não por quem a idealizou ou realizou. Se se trata de algo positivo é para mim indiferente que venha do partido “A” ou do partido “B”, do poder ou da oposição, seja a nível local ou mesmo nacional.

Aos meus colegas, cronistas, mais concretamente um abraço e as minhas felicitações pela riqueza das suas crónicas, que sempre faço questão de ler atentamente.

Aos leitores, esses mesmos que me lêem, semana após semana, regra geral ao sábado, em especial àqueles que estão fidelizados com estas minhas crónicas, porque fazendo questão de as ler, dão-me assim um gostinho e um prazer especial, pois fazem parte desta enorme família de milhares de leitores semanais.

Quero agradecer a todas aquelas e aqueles que me vão comentando, seja com reparos ou com elogios. É graças a vocês que muitas vezes abordo e comento certos temas, dando a minha opinião e apresentado a minhas próprias propostas.

Ao jornal «Notícias de Esposende», aos seus proprietários, à sua direcção e a toda a equipa, o meu reconhecimento pela ousadia do convite que me fizeram no inicio deste ano e o meu muito obrigado pela hipótese que semanalmente me é dada para daqui me dirigir a todos os leitores. Esposendenses ou não, até aos quatro cantos do mundo.

Sabendo como sabemos das dificuldades que se vivem atualmente no nosso país, percebemos facilmente quão difícil deve ser a manutenção de um jornal local, onde os recursos escasseiam. Este semanário tem conseguido, devagarinho, impor-se no panorama da comunicação social local, ganhando o seu próprio espaço, com periodicidade semanal, difícil de manter num concelho de média dimensão, como é o caso do nosso concelho.

Vale a muita atividade que sempre se vai desenvolvendo nas 15 Freguesias, numas muito mais do que noutras, mas isso sempre assim foi e há-de continuar a ser, e a persistência dos colaboradores do jornal na obtenção das informações e das notícias que vão chegando e marcando a atualidade local. As minhas felicitações pelo esforço, pela persistência e pela resistência com que sempre têm conseguido sobreviver e levar aos Esposendenses todos os sábados as mais «quentinhas» noticias dos concelhos de Esposende e de Barcelos.

ESPOSENDENSES CONTRIBUIRAM SOLIDARIAMENTE COM MAIS DE 7 TONELADAS DE ALIMENTOS PARA A LOJA SOCIAL

Um «BEM-HAJA» a todos os Parceiros Sociais; Loja Social da Rede Solidária, Banco Local do Voluntariado e aos demais Voluntários e Beneficentes pela solidariedade demonstrada na Campanha de Recolha de Alimentos realizada no fim-de-semana passado e que angariou mais de 7 toneladas de alimentos, que serão distribuídos pelas famílias mais carenciadas e por isso momentaneamente com as maiores dificuldades.

Esta campanha desenvolveu-se nos super e hipermercados do concelho de Esposende. Num momento de enorme crise económico/financeira e até de valores, podia pensar-se que as pessoas, por essa razão se fossem mostrar mais retraídas, mas não, os 7.250 kg de alimentos doados provam que havendo vontade sempre se consegue dar um pouco, mesmo muitas vezes fazendo falta. Isto a que é solidariedade, porque sabendo que há alguém a precisar o pouco que cada um dá pode fazer toda a diferença.

ESPOSENDE É UM CONCELHO SOLIDÁRIO!

NO FIO DA NAVALHA

São 4,9 mil milhões de euros emprestados pelo Fundo de Resolução ao BESBOM. É inequívoco que estamos a falar de dinheiros públicos e com juros baixíssimos. Com a desculpa de sempre, a mesma que já serviu para outras intervenções, de todos conhecidas, que é o tal «risco sistémico». Bem, se isto não está já a estragar o «sistema» todo às pessoas, então não sei o que será preciso mais. É claro que estas situações deixam no «fio da navalha» não os bancos, nem os ditos sistemas, mas as empresas e as pessoas e as suas poupanças de uma vida

Já é a terceira vez, em pouco tempo que se vai ouvindo os responsáveis políticos afirmar que tomam esta e aquela medida excepcional, a penalizar os contribuintes, para evitar e impedir o aparecimento de novos «buracos». Espero que este tenha mesmo sido o último dos buracos a levar «pipas de massa» do erário público.

Curioso foi saber-se que num só dia fugiram 200 milhões de euros do Banco intervencionado para o Banco [ainda] público.

Ainda esta quinta-feira em conversa com um emigrante, com aparente boa situação financeira, fruto de muito trabalho, dizia-me ele que já não dorme descansado pela incerteza vivida na Banca nacional, com casos atrás de casos.

Por falar em emigrantes em inequívoco que este ano andam por cá muitos mais emigrantes que em anos anteriores. E não são só emigrantes também se vêem por aqui, por Esposende mais turistas e visitantes. Em visita que fiz ao Posto de Turismo pude constar uma maior afluência de pessoas à procura de informações a cerca do nosso concelho; Hotelaria, restauração, pontos de interesse, património, percursos, atividades e riquezas naturais. Esposende tem tudo isto., por isso a todos sejam muito bem-vindos e desfrutem deste «privilégio da natureza e da simpatia das nossas gentes.

Mário Fernandes
09-08-2014

Sem comentários: