terça-feira, 26 de agosto de 2014

CRÓNICA SEMANAL NO SEMANÁRIO «NOTÍCIAS DE ESPOSENDE» DE 18 DE AGOSTO DE 2014




ESPOSENDE SOCIAL

A Rede Social do Concelho de Esposende tem um papel fundamental num contexto de afirmação das políticas sociais activas para o esforço da erradicação e atenuação da pobreza e da exclusão social. Nesta linha de orientação, e concebida no âmbito da Rede Social do concelho de Esposende, surge a Loja Social Rede Solidária que em rede integra vários parceiros da Rede Social do Concelho de Esposende que entenderam associar-se a este projecto.

A Loja Social Rede Solidária inaugurada a 11 de Dezembro de 2011 define-se como uma rede de partilha e solidariedade de toda a comunidade, possibilitando o acesso a bens de primeira necessidade por parte das famílias que comprovadamente apresentem carências socioeconómicas, na medida em que as mesmas são acompanhadas tecnicamente.

Missão
A Loja Social Rede Solidária tem como missão apoiar cidadãos e famílias, agregando valores, respeitando o meio ambiente e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Concelho.

Objetivos
Promover e contribuir para a melhoria das condições de vida das famílias socialmente mais carenciadas, através da distribuição de bens; Apresentar-se como um complemento à intervenção social, dirigido a famílias carenciadas do concelho; Potenciar a responsabilidade cívica e comunitária das famílias carenciadas, procurando a sua integração em programas de serviço comunitário em entidades concelhias; Sensibilizar a comunidades para a responsabilidade social.

Campanhas de recolha de bens alimentares
Atenta à situação das famílias carenciadas do concelho, a Loja Social Rede Solidária no âmbito da Rede Social de Esposende, em colaboração com os parceiros, levou a efeito mais uma Campanha de Recolha de Bens Alimentares.

Sob o mote “Porque há causas boas, Seja Solidário!”, a campanha decorreu nos dias 1, 2 e 3 do mês de Agosto, em quatro hipermercados do concelho de Esposende, onde estiveram voluntários a apelar à solidariedade da comunidade na recolha dos bens.

Os bens alimentares representam um apoio essencial e fundamental para as famílias que, por diversas circunstâncias, possam estar a passar por uma situação de maior vulnerabilidade socioeconómica.

Análise comparativa das últimas campanhas realizadas
ANO = UNIDAD. =     KG:
2010 =   7.397     = 3.523,40
2011 =   4.815     = 3.474,48
2012 =   7.469     = 4.668,38
2013 =   8.765     = 5.516,93
2014 = 10.779     = 7.245,48

Distribuição dos Bens
ALIMENTOS TOTAIS
Açúcar 154; Arroz 1.829; Atum 893; Azeite 179; Batatas 2; Bebida energética 4; Boião de Fruta 12; Bolacha 369; Cereais 529; Chouriço 2; Couscous 1; Cogumelos 18; Farinhas Lácteas 119; Farinha trigo 297; Feijão 304; Fraldas 1; Grão bico 135; Leite 1.746; Leite achocolatado 19; Marmelada 2; Massas 2.535; Óleo alimentar 545; Vinagre 1; Sal 33; Salsichas 988; Sardinha em lata 45; Sopa de Legumes 4; Sumos 12; Tremoços 1. Num total 10.779 artigos.

Participações do voluntariado
Homens 46, Mulheres 125: Total 171.
Local Nº de horas: Continente 109; Mini-Preço 92; Merc Atlas 143; Jaju 94; Loja Social 108. Total 438 horas.

Voluntariado
Os 130 voluntários estiveram presentes nas quatro áreas comerciais (Continente, Minipreço, Mercatlas, JAJU) sensibilizando a comunidade para a adesão a esta acção de partilha e de solidariedade, bem como no espaço sede da Loja Social efectuando a triagem, contabilização e acondicionamento dos bens.

Comparativamente ao ano transacto, que contou com a participação de 53 voluntários e um total de 268 horas, verificou-se um aumento de 39% do nº de horas disponibilizadas (438h), bem como um aumento em 59% do nº de voluntários envolvidos (130).

Parceiros
Banco Local de Voluntariado; Câmara Municipal e Esposende; CNE Agrupamento 301 de Esposende; Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha de Portuguesa; Fábrica da Igreja Paroquial de São Martinho de Gandra; Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Gemeses; Grupo de Jovens de Palmeira de Faro; Liga dos Amigos do Hospital Valentim Ribeiro
Rotary Club de Esposende; Jaju; MercAtlas; MiniPreço e Continente.

A Rede Social de Esposende, e em particular a Loja Social Rede Solidária, agradecem o dinamismo e empenho com que a comunidade abraçou esta causa, conseguindo-se superar todas as expectativas com a quantidade angariada.
Fonte: Eng.ª Raquel Vale, Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Esposende, a quem desde já agradeço.

A «Loja Social da Rede Solidária de Esposende», está presente na Feira do Artesanato em Fão com um stand, onde divulga a sua atividade [onde tirei a presente foto].

Eu que também tive o prazer de participar na criação deste projeto é com o maior gosto que assisto à dinâmica desta Loja Social, com a envolvência de inúmeros parceiros e voluntários. Sempre em prol dos que mais precisam!

As minhas Felicitações vão em primeiro lugar para duas pessoas; Raquel Vale, Vereadora da Ação Social e Alzira Maciel, responsável operacional da Loja. Depois, claro, para todos os parceiros, voluntários e cidadãos que generosamente têm colaborado. Pequenos gestos que fazem toda a diferença.

HOMENAGENS NO DIA DO MUNICIPIO DE ESPOSENDE
No Sessão Solene do Dia do Município, que se assinala na próxima 3ªfeira, dia 19 a Câmara Municipal de Esposende vai condecorar cidadãos e instituições concelhias. Dois cidadãos, sete instituições e um órgão de comunicação social e atribuir ainda um Voto de Louvor a quatro munícipes.

Medalha de Honra para o ex-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, João Cepa.
Medalha de Mérito Municipal para Associação Fórum Esposendense; Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro, Centro Paroquial e Social de Vila Chã, Fundação Lar Santo António, Esposende Rádio e para Francisco Sampaio, ex-Presidente da Região de Turismo do Alto Minho.

Medalha de Mérito Cultural para a Academia de Bailado de Esposende, Banda de Música de Antas – Associação Banda dos Bombeiros Voluntários de Esposende e Cooperativa Cultural de Fão. 

Voto de Louvor para os quatro Munícipes que encontraram os achados arqueológicos na Praia de Belinho, em janeiro deste ano, a saber Luís Miguel Pereira Calheiros, João Filipe Alves Sá, Emanuel Alves e Sá e Alexandre Laranjeira e Sá.

Considero estas homenagens uma enorme mais valia, pois trata-se do reconhecimento, por parte do Município, do trabalho desenvolvido por pessoas e por instituições em prol da comunidade. As homenagens devem ser feitas em vida, para que os visados sintam que valeu a pena e a comunidade veja aqui excelentes exemplos de cidadania, amor à terra e algum altruísmo.

Aproveito este momento para agradecer ao Município, então presidido por João Cepa, pela Medalha de Mérito Municipal que há dois anos me atribuíram em condecoração também no 19 de Agosto, dia do Município.

Espero que para o próximo ano sejam outras e outros a ser granjeados com tão importantes condecorações. É sinal de que a sociedade Esposendense é ativa e as suas Instituições são exemplos de dedicação e trabalho em prol de todos.

Mário Fernandes

15-08-2014

Sem comentários: