domingo, 31 de agosto de 2014

CRÓNICA DE OPINIÃO NO SEMANÁRIO «NOTÍCIAS DE ESPOSENDE» DE 30 DE AGOSTO





PAGAMENTO DAS SCUT’S AFASTA ESPANHÓIS DE ESPOSENDE

Portugal inventou o sistema de pagamento de auto-estradas, as ex. Scuts sem a existência das portagens tradicionais onde é possível proceder ao pagamento das passagens através de cartão multibanco ou em dinheiro.

Acontece que este novo sistema primeiramente introduzido nas ex.Scuts, como é o caso na nossa A28, obriga os condutores a possuírem um dispositivo e a terem-no nas viaturas para registo das viagens e consequente pagamento através de débito direto na conta bancária.

Com esta inovadora solução está vedada ao condutor a possibilidade de pagar na saída, nas tradicionais portagens, as viagens acabadas de fazer.

Assim, com a alteração de metodologia a confusão tem sido muita o simples esquecimento da liquidação posterior, para quem não tiver dispositivo do tipo via verde, está a trazer multas exorbitantes, fazendo com que viagens de cinquenta cêntimos posam atingir as várias centenas de euros.

Verifica-se que o sistema de multas e penalizações ultrapassa brutalmente aquilo que se pode considerar como razoável, originando dívidas de centenas, ou milhares de euros.

Acresce a este facto que se o condutor/proprietário não liquidar as referidas coimas/multas, as mesmas duplicam várias vezes e a cobrança coerciva, através das Finanças torna-se real levando a penhoras de valores ou bens.

Não percebo porque é que são as Finanças a cobrar valores que se destinam a privados, os tais das PPP’s – Parcerias Público Privadas, estas mesmas que já todos sabemos terem sido negociadas com enormes prejuízos para o próprio Estado com reflexo nos impostos a pagar pelos contribuintes.

Das promessas de corte nas PPP’s, aquilo que verdadeiramente nos chega é apenas a penalização brutal pela utilização de uma infra-estrutura rodoviária que no caso das ex.Scuts era simplesmente para ser de utilização livre. A prometida atenção aos moradores não veio a ter aplicação que se veja e as populações sentem-se enganadas e prejudicadas. De nada serviram as contestações e a luta pela defesa das regiões mais vulneráveis.

A agravar tudo isto há ainda o sistema de cobrança a que inicialmente me referi e que, por ser novo, só tem trazido constrangimentos e prejuízos aos utilizadores.

Está bom de ver que é de todo o interesse das concessionárias que os utilizadores não liquidem as viagens realizadas, pois o sistema de cobranças que lhes foi concedido parece estar a proporcionar-lhes grandes vantagens. Todos os dias têm sido noticiados casos absolutamente brutais e escandalosos de utilizadores que se vêem inundados por comunicações escritas a exigir-lhes milhares de euros por meia dúzia de utilizações, que custariam pouco mais de uma dúzia de euros.

Acresce o facto de que das informações que apurei, quando se tratar de situações em que os condutores pretendam contestar, terão que desembolsar à volta de cem euros por cada contestação.

Alguém está a ganhar muito dinheiro.

Já tenho viajado por auto-estradas de toda a Europa e em nenhum país encontrei um sistema que me impedisse de pagar na hora pela utilização das vias por onde passei.

Parece-me termos aqui um excelente exemplo de que nem tudo que é moderno é do interesse dos cidadãos. É bom que se modernize, mas neste caso parece-me claro que é necessário permitir outras opções/formas de pagamento, nomeadamente com a existência de portageiros, nas saídas das referidas vias, como aliás “ainda” existe nas auto-estradas, essas mesmas construídas de raiz e com o claro objectivo de serem pagas pelos seus utilizadores.

Bem isto a propósito das notícias conhecidas esta semana, que nos dão conta de que, para além dos milhares de Portugueses sancionados, também agora estão a ser notificados mais de 300.000 Espanhóis, por terem utilizado estas ex.Scuts sem que tenham pago. Só para a Galiza terão seguido mais de 40.000 notificações. Este é um número assustador, que vai certamente causar graves prejuízos aos comerciantes do norte de Portugal, que assim poderão perder muitos dos seus clientes e visitantes.

Não estamos a falar das auto-estradas com as tradicionais portagens e portageiros, mas destas ex.scut’s onde as viaturas passam sem ter como pagar, a não ser com os ditos dispositivos magnéticos ou num determinado prazo nas payshop’s.

Ora no caso dos espanhóis, parece-me compreensível que tenham passado muitos milhares deles na nossa A28 e nas outras sem se aperceberem que estavam a cometer alguma infracção.

É que, para além de estar em desacordo com esta exclusividade de forma de pagar, entendo que houve muita falta de informação, principalmente em relação aos estrangeiros que nos visitam.

Conheço muitos Espanhóis, em especial da vizinha Galiza que desconhecendo o sistema viajavam com regularidade para o norte de Portugal e agora se deparam com as notificações e ameaças de penhoras e de processos em Tribunal.

Ainda esta semana tive oportunidade de trocar algumas impressões com Espanhóis visados, que viajam até Esposende, Viana, Porto, tanto para negócios como para turismo, que se afirmam traídos e dispostos a mudar o rumo e o destino para outras paragens.

É lamentável que depois da introdução de portagens, que tanto veio penalizar Esposende, ainda venha agora mais este processo dissuadir os Espanhóis e muitos Portugueses porque simplesmente se vêem brindados com estes processos e ameaças.

Esposende deve continuar a lutar contra os 2 pórticos que tem no seu concelho, porque para além de tudo ainda somos claramente prejudicados quando comparados com os concelhos vizinhos.

IV FEIRA MEDIEVAL DE ESPOSENDE

A cidade de Esposende vive este fim-de-semana mais uma animada Feira Medieval, com animação no núcleo central da cidade a atrair até nós turistas e forasteiros. Muitos mais viriam não fosse a cobrança das ex.Scut’s. A cobrança e a forma de cobrar.

Mais uma excelente iniciativa da ACICE e dos comerciantes do concelho de Esposende, em parceira com o Município. As ruas brindadas com esta feira são; Rua 1º Dezembro, Avª Valentim Ribeiro, Travessa Sr. dos Aflitos, Praça do Município, Rua Rodrigues da Faria, Largo Fonseca Lima, Rua Conde Castro e Largo Rodrigues Sampaio.

Estive na inauguração, bastante concorrida, apesar da chuva que se fez sentir na passada quinta-feira e gostei de ver a animação das ruas. Parece-me um evento a manter mas que pode ser melhorado, com a ligação da rua Conde Castro à Rua 1º de Dezembro pelo Largo Rodrigues Sampaio e a várias outras ruas do núcleo central da cidade. Também devem ser criados incentivos para que os comerciantes locais adiram à iniciativa e durante este período tenham os seus negócios integrados na Feira de forma a dar mais vida e uma outra dimensão ao evento e claro está, que potencie o negócio e o turismo.

Mário Fernandes
30-08-2014



Sem comentários: