sexta-feira, 30 de novembro de 2012

NOITE DE FADO ESTE SÁBADO NA FREGUESIA DE CURVOS


Sábado | 01 dezembro | 21h30
Freguesia de Curvos


A Freguesia de Curvos não pára [apesar da ameaça de extinção] e este sábado, dia 01 de dezembro de 2012, pelas 21h30, realiza mais um promissor espectáculo musical, com uma "NOITE DE FADOS", pelo Grupo de Fados de Esposende [com o Senhor Alberto Cardoso e amigos]!

Não perca esta noite de Fado na Freguesia de Curvos, com este magnifico Grupo de artistas Esposendenses e passe uma excelente noite com o "FADO PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE"!

MF

COMUNICADO DA "ANAFRE" ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE FREGUESIAS



ANAFRE
COMUNICADO

A ANAFRE, em reunião extraordinária do seu Conselho Diretivo, levada a efeito hoje, dia 23 de Novembro de 2012, na sua sede, em Lisboa, analisou a intenção do XIX Governo Constitucional persistir no grave erro de extinguir mais de um milhar de Freguesias, fazendo-o sem fundamento científico, razões financeiras ou critérios de racionalidade.

Por tal motivo, o Conselho Diretivo da ANAFRE deliberou por unanimidade, promover uma série de iniciativas, a desenvolver desde já e até meados do mês de Dezembro p.f., nomeadamente:

• Manifestar solidariedade, presença e apoio a todas as Freguesias Portuguesas em risco de extinção;

• Disponibilizar informação jurídica e administrativa às Freguesias Associadas da ANAFRE;

• Pedir audiência, com caráter de urgência – ao Sr. 1º Ministro (pedido já cumprido);

• Deslocar três representantes dos Partidos Políticos com assento no seu Conselho Diretivo, ao Parlamento Europeu, onde serão recebidos, no dia 7 de dezembro p.f., pela Comissão do Território do Conselho da Europa – COTER - nas mãos de quem depositarão documento ilustrativo da figura “Freguesia” no edifício administrativo português, do seu papel no exercício de atribuições e competências e da sua relação de proximidade com as populações.

• Propor à Associação Nacional de Municípios – ANMP – reunião conjunta;

• Mobilizar os Autarcas de Freguesia para se fazerem presentes na AR, aquando da discussão das Propostas de Lei dos Grupos Parlamentares do PCP e do BE, que vão a debate a 14 de Dezembro p.f. de manhã;

• Permanecer em Vigília, na véspera desse dia (serão cultural na noite de 13 para 14), junto da Assembleia da República;

• Anunciar esta iniciativa, com exaustão, nos meios de comunicação social;

• Apelar às Delegações Distritais e Regionais da ANAFRE para que mobilizem os Autarcas das respetivas áreas no sentido da sua presença e participação;

• Produzir Postais de Boas Festas temáticos e alusivos à luta das Freguesias, a enviar por estas à Presidência da República, ao Sr. Primeiro Ministro, à Sra. Presidente da Assembleia da República e aos Srs. Deputados.

• Acolher os contributos de Autarcas e movimentos de Autarcas que se identifiquem com a forma elevada firme e resoluta que caraterizam as posições da ANAFRE.

Lisboa, 23 de Novembro de 2012
ANAFRE
   
Nota:
Ainda tenho esperança que esta reforma que é errada, injusta e injustificada seja travada. Aguardo com serenidade a decisão do Tribunal Constitucional sobre a constitucionalidade, ou inconstitucionalidade desta Lei Nº 22/2012.

MF


quinta-feira, 29 de novembro de 2012

"PRÓS E CONTRAS" DA RTP1 DESTA SEMANA DEIXOU BEM CLARO QUE É UM ERRO GRAVE PERSISTIR NA EXTINÇÃO FORÇADA DE FREGUESIAS

Jornalista Fátima Campos Ferreira nos últimos preparativos [26.11.12,21h50]

"PRÓS E CONTRAS"
O NOVO MAPA DE PORTUGAL

O programa de debate e informação da RTP 1, Prós e Contras desta segunda-feira debateu a Lei 22/2012 com base na qual o Governo pretende levar a efeito a extinção de mais de mil Freguesias, sem qualquer justificação válida.

Convidado, também estive presente [na 4ª fila] juntamente com um conjunto de colegas autarcas cá do norte, mas precisamente do vizinho concelho de Barcelos. Gostei do programa, porque me pareceu esclarecedor e porque fiquei convencido de que as pessoas que assistiram em casa ao programa, terão percebido bem que os representantes do Governo [um Secretário de Estado e um Jurista] não apresentaram qualquer argumento válido para esta extinção forçada que pretendem realizar contra tudo e contra todos.

Foi ridiculo assistir à intervenção de alguns presidentes de Câmara na defesa da Lei, mas desta mesma lei que não se aplica nos seus próprios concelhos! Pudera!!!

As minhas felicitações para o presidente da Anafre, Armando Vieira, para o presidente da Câmara de Baião, José Luís Carneiro e para os presidente de Junta que intervieram em especial para o presidente da Junta de Valbom, Gonçalves.

 

Plateia composta por autarcas esmagadoramente defensores das Freguesias

No intervalo ainda se tentava mais um lugarzinho para intervir!

Ficou bem claro para qualquer pessoa que assistiu a este grande debate, que esta intenção do XIX Governo Constitucional em persistir na extinção de mais de um milhar de Freguesias é um erro grave, fazendo-o sem fundamento científico, razões financeiras ou critérios de racionalidade.

MF

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE JOÃO CEPA ESTEVE EM CURVOS ESTE DOMINGO

SALÃO NOBRE DA JUNTA DE FREGUESIA DE CURVOS - 25.11.2012 - 11 HORAS
Câmara Municipal de Esposende doou 4 lotes de terreno de construção ao Centro Social de Curvos para ajudar a custear obras de ampliação das instalações

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende deslocou–se, ontem, a Curvos, onde formalizou a doação de quatro lotes de terreno ao Centro Social da Paróquia de Curvos.

A cerimónia de assinatura da escritura decorreu na Sede da Junta de Freguesia, perante uma sala completamente lotada, e traduziu–se no cumprimento da promessa feita pelo Autarca João Cepa à instituição de apoio às obras de remodelação e ampliação do Centro Social. Compete agora à instituição proceder à alienação dos lotes, de modo arrecadar a verba necessária para custear as obras efectuadas, num montante que deverá rondar os 75 mil euros.

O Presidente da Câmara Municipal elogiou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, no plano social, pelas instituições do concelho e, atendendo à realidade actual, que aponta para um número cada vez menor de crianças e uma população cada vez mais envelhecida, defendeu a necessidade de reforçar a aposta no apoio à terceira idade. Manifestou a convicção de que "pela dinâmica que esta instituição tem tido, não tenho a menor dúvida de que continuará a desenvolver esse trabalho extremamente meritório", independentemente da mudança que se perspectiva com a fusão da freguesia de Curvos com a de Palmeira de Faro. A Reforma Administrativa mereceu, mais uma vez, as críticas de João Cepa. "Ninguém deveria poder ser deputado ou membro do governo sem pelo menos ter passado por uma Junta de Freguesia ou por uma Câmara Municipal, para saber o que são os verdadeiros problemas das pessoas e o que representa uma freguesia e uma Junta de Freguesia para a população", afirmou, apelando aos presentes para que preservem as tradições, o património e a história de Curvos.

O Autarca deixou críticas também à lei da limitação de mandatos dos autarcas que o impede de voltar a candidatar–se, lamentando que a vontade da população tenha sido substituída por uma lei, que, no entanto, notou, não limita os mandatos aos deputados, que aprovaram essa mesma lei.

Orgulhoso do trabalho feito, lembrou que o Município de Esposende tem as contas em dia, situação que "vai continuar até ao final deste mandato", assegurou, lembrando, contudo, que a conjuntura actual impõe uma gestão cada vez mais rigorosa, obrigando a eleger os investimentos verdadeiramente prioritários. No que respeita à freguesia de Curvos, o Presidente da Câmara Municipal entregou uma "prenda de Natal antecipada" ao Presidente da Junta: a garantia de que o Orçamento do Município contempla a realização de duas intervenções, nomeadamente a ampliação do Cemitério Paroquial e a execução da cobertura do Campo Polidesportivo. O anúncio foi saudado com uma expressiva salva de palmas e, a terminar a sua intervenção, João Cepa quis deixar uma mensagem de esperança, fazendo ver a necessidade de encarar o futuro com optimismo "porque só assim podemos contribuir para um Portugal melhor".

O Presidente da Direcção do Centro Social da Paróquia de Curvos, Padre Armindo Patrão, exprimiu a sua satisfação pelo apoio do Município à instituição que, naquela freguesia, garante o apoio social a 235 utentes, nas diversas valências, desde a infância à terceira idade. "Belo e nobre gesto que muito apreciamos, aplaudimos e agradecemos", afirmou. Enaltecendo o trabalho desenvolvido quer pelo Presidente da Câmara Municipal de Esposende, quer pelo Autarca de Curvos, Mário Fernandes, o Padre Armindo Patrão lamentou que não possam voltar a candidatar–se e referiu que "apesar do futuro próximo das freguesias ser ainda incerto, o Centro Social de Curvos terá um futuro risonho".

O Presidente da Junta de Freguesia, Mário Fernandes, enalteceu, por seu lado, o apoio da Autarquia ao Centro Social, dirigindo uma palavra especial de agradecimento ao Presidente João Cepa por "mais esta prova de confiança" à instituição, a quem teceu rasgados elogios.

Palavras de agradecimento ao Presidente da Câmara Municipal, ao Autarca de Curvos e ao Presidente do Centro Social ouviram–se pela voz de algumas crianças, que agraciaram estes responsáveis com diversas lembranças. Após a sessão, decorreu a visita à exposição de trabalhos manuais executados pelos utentes das várias valências do Centro Social de Curvos, patente na Sede da Junta de Freguesia.



























Mário Fernandes teceu enormes elogios ao meritório trabalho desenvolvido pela Centro Social e felicitou todas as colaboradoras, na pessoa da sua responsável máxima, Elsa Fernandes, também presente, tendo estas merecido um dos aplausos mais efusivos da sessão.

A terminar a cerimónia tivemos um grupo de meninas, utentes do Centro a proceder à leitura de lindíssimos versos de agradecimento aos autarcas presentes e a oferecer um quadro e um presépio muito bonitos a João Cepa e Mário Fernandes.

Do salão Nobre seguiu-se a inauguração de uma lindíssima exposição com trabalhos artesanais e manuais do Centro Social e a terminar a sessão foi servido um beberete a todos os presentes.

São estes momentos que nos permitem viver alegrias indescritíveis e inesquecíveis. Muito obrigado a todos e um abraço;

MF


domingo, 25 de novembro de 2012

"PRÓS E CONTRAS" DESTA 2ªFEIRA DIA 25 VAI DEBATER A REFORMA TERRITORIAL AUTÁRQUICA





PROGRAMA PRÓS E CONTRAS DA RTP 1
26 de novembro de 2012



A "ANAFRE" vai participar no programa "PRÓS E CONTRAS" na próxima segunda-feira, subordinado ao tema: “O NOVO MAPA DE PORTUGAL”.

Dia 26 de novembro, segunda-feira, no Teatro Armando Cortez / Casa do Artista, sita na Estrada da Pontinha, nº 7 em Lisboa.

Fui convidado e é com todo o prazer que lá vou estar, na defesa das Freguesias, contra este absurdo e inaceitável mapa que o Governo quer impor aos portugueses.

MF


sábado, 24 de novembro de 2012

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE ESTE DOMINGO DE MANHÃ NA JUNTA DE FREGUESIA DE CURVOS

Imagem de arquivo: João Cepa em Curvos no dia 20.11.2011


Convite para que compareça este domingo, dia 25, às 11 horas, na Sede da Junta de Freguesia de Curvos.
O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Esposende, João Cepa, vai proceder à assinatura de uma escritura de doação de lotes e à inauguração de uma exposição de trabalhos do Centro Social de Curvos, na sala de exposições da Sede da Junta de Freguesia de Curvos.


MF


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

JORNAL FAROL DE ESPOSENDE JÁ SE ENCONTRA NAS BANCAS



As minhas felicitações para o Jornal Farol de Esposende pela qualidade da suas publicações e pela excelente reportagem sobre a reorganização administrativa territorial autárquica apresentada pelo Governo para o concelho de Esposende.

Entrevista com o Presidente da Câmara e a opinião dos 15 Presidentes de Junta. Nesta número estão as opiniões de 5 Presidentes de Junta e no próximo número serão publicadas as opiniões dos demais 10.

MF


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

FREGUESIA DE CURVOS RECEBE AS "XI JORNADAS MICOLÓGICAS" DA ASSOBIO


FREGUESIA DE CURVOS


A Freguesia de Curvos vai receber as "XI JORNADAS MICOLÓGICAS" da Associação ASSOBIO, no primeiro fim se semana de dezembro, dias 1, 2 e 3.

Vai permitir a possibilidade de levar ao conhecimento das pessoas as várias espécies de cogumelos que se encontram na floresta do nosso concelho.

Fica aqui o convite para que participe nas várias sessões, tais como:
  • SAÍDAS AO CAMPO
  • APANHA E CATALOGAÇÃO DE COGUMELOS
  • EXPOSIÇÕES
  • CONVÍVIO GASTRONÓMICO
  • PALESTRA PARA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL
  • VISITAS ÀS INSTITUIÇÕES CURVENSES

Compareça e participe!

MF


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

CENTRO SOCIAL DE CURVOS ASSOCIOU-SE ÀS COMEMORAÇÕES DO "DIA DO PIJAMA" EM SOLIDARIEDADE COM A "MODOS DE VIDA"






O Centro Social da Paróquia de Curvos aderiu ao "Dia Nacional do Pijama" sensibilizando os encarregados de educação dos seus Utentes a trazerem-nos de pijama para a instituição.

De manhã verificou-se a recepção aos utentes, todos em pijama, bem como as próprias colaboradoras do Centro, que assim se quiseram associar à festa, animando e dando colorido com os seus próprios pijamas. As primeiras valências a entrar em acção foram as valências da Creche e a dos Idosos.

Da parte da tarde juntaram-se as restantes valências que se  associaram realizando um desfile conjunto, no salão paroquial de Curvos.

A "pequenada" andou toda radiante com a "brincadeira" e adorou a iniciativa.

...Era vê-los a brincar e a apreciar o colorido dos bonitos e originais pijamas uns dos outros.













20 DE NOVEMBRO DE 2012

Tratou-se de uma excelente iniciativa, que proporcionou um dia diferente às crianças e assim colaboraram solidariamente com a associação "Modos de Vida", que tem como objectivo dar uma família a todas as crianças.

MF


terça-feira, 20 de novembro de 2012

"FEIRA DO LIVRO 2012" NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO CORREIA DE OLIVEIRA EM ESPOSENDE





FEIRA DO LIVRO'2012

DE 26 A 30 DE NOVEMBRO DE 2012


O Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira vai realizar mais uma feira do livro.

No dia 30 de novembro, pelas 21 horas vai estar presente o escritor RICHARD ZIMLER.

O encontro com o escritor Richard Zimler, surge assim no âmbito desta Feira do Livro'2012, que se realiza de 26 a 30 de novembro e está aberto a toda a comunidade educativa, bem como a toda a comunidade local.

Esta será uma excelente oportunidade para contactar com um escritor e ser um humano extraordinário, com uma vastíssima obra publicada e traduzida em muitas línguas e em inúmeros países.

Tal como já vem sendo habitual, esta Feira do Livro deverá mais uma vez captar a atenção dos alunos, da escola e dos pais e encarregados de educação que se têm mostrado muito interessados e participativos. As Feiras dos Livros potenciam e muito o gosto pela escrita e pela leitura e pretendem criar hábitos de leitura, essencialmente nos mais novos.

Não deixe de comparecer!

Valerá bem a pena!

MF


segunda-feira, 19 de novembro de 2012

IMPRENSA NACIONAL E REGIONAL DESTE DOMINGO DEU DESTAQUE À MANIFESTAÇÃO REALIZADA PELAS FREGUESIAS DO DISTRITO DE BRAGA

















Alguns dos exemplos da imprensa deste domingo

FREGUESIAS DO DISTRITO DE BRAGA ESTÃO CONTRA A EXTINÇÃO

A imprensa deste domingo deu destaque à grande manifestação de Freguesias do distrito de Braga, realizada este sábado na cidade de Braga.

É curiosos ver alguns órgãos de comunicação social falar em quinhentos pessoas [a RTP] e outros a falar em milhares.

Quem lá esteve sabe bem que estiveram bem mais de mil, mas isso até nem tem grande importância, porque o que interessa mesma é ver o sucesso da mesma, com as pessoas a afirmarem-se disponíveis para lutar até que esta Lei N.º22/2012 seja revogada.

Parabéns aos milhares de manifestantes presentes, que apesar da chuva e do mau tempo se mantiveram imperturbáveis na defesa das suas Freguesias.

Tive o prazer de ser um dos oradores na sessão realizada na Praça Central [Arcada], onde aproveitei para vincar a minha posição e elencar as principais razões pelas quais defendo intransigentemente a continuidade da minha e das demais Freguesias, de todas aquelas que não aceitam esta intenção do Governo para incompreensivelmente as extinguir.

As minhas felicitações à Anafre Braga, na pessoa do seu presidente - Francisco Oliveira e a todos os Autarcas e populações presentes nesta significativa manifestam distrital.

MF