quarta-feira, 29 de junho de 2011

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE CURVOS REUNIU HOJE EM SESSÃO ORDINÁRIA

Salão Nobre da Sede da Junta de Freguesia de Curvos - AF - 29.06.2011 - 20h00

A Assembleia de Freguesia de Curvos, reuniu hoje (29/06/2011), pelas 20 horas, em Sessão Ordinária, no Salão Nobre da Sede da Junta de Freguesia de Curvos.

Estiveram presentes, seis dos sete Membros da Assembleia de Freguesia, presidida por José Eiras. Em representação da Junta de Freguesia, esteve, como habitualmente o Presidente da Junta - Mário Fernandes.

A agenda de trabalhos, foi integralmente cumprida;

1) Aprovada a Ata da última sessão, realizada em 27 de Abril de 2011;

2) Período de antes da ordem do dia; Intervenções politicas;

3) Intervenção do Presidente da Junta de Freguesia de Curvos;
Informação escrita Apresentada pelo Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Curvos - Mário Ferreira Fernandes, de acordo com o estabelecido na alínea o), n.º1 do art.º 17 da Lei n.º 54-A/2002, de 11 de Janeiro.
Informação com base na actividade da Junta, no período compreendido entre a última AF e a actual:
ACTIVIDADES E OBRAS
TARDES DANÇANTES NA "QUINTA DO SOUTO" EM CURVOS
Perto de duas centenas de idosos participaram, em mais uma edição da «Tarde Dançante», que a Câmara Municipal de Esposende levou a efeito na Quinta do Souto, na Freguesia de Curvos, no âmbito do Programa «Conviver para Viver».
Participaram nesta iniciativa os idosos das IPSS’s com valência para a terceira idade e muitos idosos residentes na Freguesia de Curvos especialmente os Utentes do Centro de Dia do Centro Social da Paróquia de Curvos e os participantes do Programa "Dar Vida aos Anos", promovido também pela Câmara Municipal para a comunidade idosa.
Num clima alegre e com música ao vivo, os idosos participaram de forma entusiasmada e bastante activa na festa, o que reflecte a receptividade com que acolhem este tipo de actividades. Com efeito, aplaudem a iniciativa da Autarquia, na medida em que, por um lado, constitui uma forma de fugirem à rotina do dia a dia e, por outro lado, lhes permite divertirem–se e conviverem.
A Vereadora da Educação, Jaqueline Areias, marcou presença na iniciativa, tomando parte na festa ao conviver e dançar com os participantes.
A Junta de Freguesia também participou muito activamente na organização e na realização de mais esta actividade salutar dirigida aos mais idosos.
APRESENTAÇÃO DO LIVRO INFANTIL DA CURVENSE ALICE COSTA NA BIBLIOTECA DE CURVOS
Tratou-se de uma festa lindíssima, com a Sala Polivalente da Escola repleta de pessoas, que se quiseram associar a esta apresentação do livro infantil de Alice Costa.
Estiveram presentes a autora Curvense, Alice Costa, o Presidente da Junta de Freguesia de Curvos, Mário Fernandes, o Director do Agrupamento Vertical de Escolas António Correia de Oliveira, Albino Casado Neiva, a responsável da Biblioteca da Escola António Correia de Oliveira, Alice Fangueirinho, a responsável da Biblioteca Escolar de Curvos - Alice Azevedo, o Coordenador da Escola EB1/JI de Curvos, Jorge Sampaio, a docente Virgina, a directora do Centro Social de Curvos, Elsa Fernandes, a Presidente da Associação de Pais, Sónia Marques e muitas outras personalidades e representantes de instituições locais. A sessão foi aberta por Mário Fernandes, que deu as boas vindas e agradeceu a presença de todos. manifestou-se muito contente e satisfeito por ver a sala repleta, com muitas crianças, adultos e até muita população mais idosa, bem como muitos visitantes e ilustres convidados. Felicitou a escritora pela excelente qualidade do livro e incentivou os presentes a escrever e se possível a publicar os seus escritos. Informou que no âmbito da politica cultural da Junta de Freguesia, seriam adquiridos vinte livros da autora e o mesmo será feito sempre que outros Curvenses apresentem trabalhos com qualidade e reconhecido interesse. lembrou vários outros apoios já concedidos, bem como o facto de a própria Junta ter já editado dois livros da autoria da investigadora Curvense Inês Faria. Referiu ainda o importante papel da leitura e dos livros na sociedade e no conhecimento. As designadas novas tecnologias, como a Internet, o Magalhães, a informática, são importantes mas os livros continuam e continuarão sempre a ter um importante papel, pois são palpáveis e facilmente transportáveis. Cada livro é único e isso torna-o ainda mais importante e mais desejado. O autarca de Curvos concluiu afirmando que os livros são cultura, são saber e são conhecimento.
Seguiu-se a intervenção de Alice Fangueirinho, que louvou a iniciativa, e agradeceu a todas as pessoas que tornaram possível esta sessão.
Depois destas primeiras intervenções, passou-se à apresentação do livro, razão principal deste encontro, tendo ficado em palco Alice Costa e Mário Fernandes, que fez uma breve apresentação do livro e moderou a conversa entre Alice Costa e o público. A escritora falou na forma como nasceu este livro, falou da sua relação com o seu filho Diogo, também presente e no gosto especial que estava a sentir, por pode-lo apresentar na sua terra e perante tão grande plateia. Na conversa com a autora, o público mostrou-se muito interessado e interventivo colocando questões, tanto por parte dos mais novos como dos mais adultos. Saliento aqui as intervenções de Américo Martins e Penteado Neiva, alguns dos ilustres convidados, também presentes.
Penteado Neiva, historiador e escritor, felicitou a autora e referiu o facto de o título do livro ser atractivo tanto para crianças como para os adultos, pois a primeira impressão que teve ao receber o convite foi "será que o lápis de cor desaparecido, é o lápis azul da censura???". Concluiu louvando a iniciativa e o papel da Junta de Curvos, na divulgação cultural da freguesia. No final desta animada conversa, houve lugar a uma representação levada a efeito pelos alunos da Escola. Foi uma representação de alto nível, alusiva ao livro e que levou a plateia ao rubro, com muito animação. Estas meninas e meninos receberam um fortíssimo e merecido aplauso, por parte de todos os presentes que ficaram maravilhados com a criatividade e originalidade da representação. Esta representação teatral, foi um dos momentos altos da sessão, que deverá ficar na memória de todos os presentes!
A autora ofereceu um livro à Biblioteca e outro ao Agrupamento e de seguida realizou uma sessão de autógrafos, deixando dedicatórias nos livros adquiridos por muitos dos presentes.
O sucesso foi tanto que os livros esgotaram, tendo sido feito o registo de encomendas que serão satisfeitas o mais breve possível.
A encerrar a noite houve  ainda lugar a um beberete, oferecido pela Junta de Freguesia, que proporcionou alegre convívio entre todos.
Esta sessão marcou o inicio da abertura da Biblioteca à comunidade, através de protocolo assinado entre a Junta de Freguesia de Curvos e a Biblioteca Escolar da E.B.1 / J.I. de Curvos. A Biblioteca vai abri quinzenalmente de uma forma alternada, ao Sábado de tarde, das 14 às 18 horas e ao Domingo de manhã, das 10 às 12 horas.
CENTRO SOCIAL DE CURVOS REUNIU EM ASSEMBLEIA-GERAL DE PAIS E UTENTES
O Centro Social da Paróquia de Curvos reuniu esta terça-feira, às 19h15, em Assembleia-Geral de Pais e Encarregados de Educação dos Utentes.
A Coordenadora Geral da Instituição, Elsa Fernandes, presidiu à Sessão, tendo na sua presença na Mesa o Presidente e a Vice-Presidente, P.e Armindo e Manuela Viana, o Presidente da Junta de Freguesia, Mário Fernandes, representantes da Escola EB1/JI, Eugénia Ferreira e Fernanda Ribeiro e ainda as várias responsáveis pelas várias valências do Centro.
Os representantes dos Utentes compareceram em grande número, tal como é habitual e mostraram-se interessados nos temas apresentados, colocando questões e dando contributos para os temas em análise e debate. Elsa Fernandes apresentou o Plano de Actividades a realizar no futuro próximo e até final do ano lectivo. Deu a conhecer o processo de Formação em curso, que envolve todas as colaboradoras da Instituição, a decorrer fora do horário de trabalho e que visa preparar o Centro para a certificação da qualidade, segundo as normas da Segurança Social. Informou ainda que o passeio de final de ano, deverá ter como destino as cidades de Guimarães e de Amarante e deverá realizar-se nos dias 29 e 30 de Junho.O Sr. P.e Armindo falou na qualidade de serviço prestada pela instituição, com preços bem competitivos e lançou um repto aos utentes no sentido de se unirem em torno de causas que poderão passar pela realização de actividades com vista à animação e à angariação de fundos para fazer face aos avultados investimentos realizados pelo Centro na recente remodelação e ampliação das instalações. O autarca de Curvos, Mário Fernandes, lembrou a cedência das instalações da sede da Junta de Freguesia e de todas os equipamentos desportivos da freguesia, totalmente a custo zero, para bem do Centro, dos seus Utentes e de toda a comunidade em geral. Lembrou a cedência das carrinhas, sempre que são solicitadas e lançou um convite à instituição, para que adira a um projecto piloto que vai ser lançado pelo Clas - Conselho Local de Acção Social de Esposende, no sentido de desenvolver actividades conjuntas com as freguesias de Vila-Chã e de Forjães, para potenciar os seus equipamentos e infraestruturas e possibilitar aos seus utentes o conhecimento de novas realidades e o desenvolvimento de novas actividades. Elsa Fernandes encerrou a cessão agradecendo a presença de todos e desafiou ou presentes a participar mais pró-activamente com o Centro, na organização e na realização de actividades e no acompanhamento dos seus educandos.
DÁDIVA DE SANGUE NA SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA DE CURVOS
A Junta de Freguesia de Curvos cedeu a Sede da Junta para a recolha/dádiva de Sangue ao Instituto Português de sangue através da Associação dos Dadores de Sangue do concelho de Esposende. Foi no dia 22 de Maio de 2011.
ARREMATAÇÃO DE RAMOS A FAVOR DAS OBRAS DO SALÃO PAROQUIAL
A Freguesia de Curvos realizou um cortejo de ramos e oferendas, que foi leiloado, para angariação de verbas para fazer face às despesas realizadas na recente requalificação do Salão Paroquial.
A Junta de Freguesia também colaborou, tanto na logística como na cedência de viaturas, para o próprio cortejo.
JUNTA DE FREGUESIA ORGANIZOU SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE “O USO DO FOGO EM ESPAÇO RURAL”
O Salão Nobre da Sede da Junta de Freguesia de Curvos encheu-se para a sessão de esclarecimento de "O uso do fogo em espaço rural", apresentada pelo Núcleo de Protecção do Ambiente da Guarda Nacional Republicana do Destacamento de Barcelos.
A sessão foi presidida por Mário Fernandes e contou com a presença do responsável do Gabinete Técnico Florestal Municipal, Engº Carlos do Carmo, com uma representante da Esposende Ambiente, Engª Anabela e com os representantes da GNR, Cabo Arantes e Cabo Coelho.
Da apresentação constaram temas como, enquadramento legal e a legislação aplicável, as obrigações dos proprietários e as práticas correntes.
Este ano de 2011, a Portaria 165/2011 de 19 de Abril, estabeleceu como período critico, a seguinte data: de 01 de Julho a 30 de Setembro de 2011. Neste período, não é possível obter autorização nem realizar qualquer queima ou queimada.
Foi uma sessão muitíssimo esclarecedora, com o publico presente a mostrar-se muito interessado e a colocar muitas questões, tanto de carácter geral como de carácter particular, de situações concretas, que foram sendo respondidas pela Mesa.
DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
O Centro Social de Curvos festejou o Dia Mundial da Criança, com um conjunto de actividades dirigidas aos mais novos, que também contou com a presença dos mais idosos. Os utentes do Centro de dia também participaram na festa. Foram realizadas duas peças teatrais, a primeira pelas colaboradoras do Centro e a segundo pela Escola Profissional de Esposende.
As crianças tiveram muitos balões e puderam decorar a face com pinturas, imitando muitas das suas personagens favoritas. A Junta de Freguesia colaborou nos transportes e na limpeza do espaço Junto ao Salão Paroquial.
VEREADORA DA EDUCAÇÃO VISITOU A ESCOLA EB1/JI DE CURVOS
A Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Esposende, Jaqueline Areias, realizou mais uma visita à Escola EB1/JI de Curvos. Tratou-se assim de mais uma, das regulares visitas que a Vereadora tem realizado em todos os períodos escolares aos vários estabelecimentos escolares do Município de Esposende.
A receber a Vereadora, esteve o Presidente da Junta de Freguesia de Curvos, Mário Fernandes, o Coordenador da Escola, Jorge Sampaio e demais docentes do estabelecimento.
Foram identificadas algumas intervenções, como o abate de eucaliptos de grande porte que se encontram no terreno adjacente ao edifício do Jardim de Infância, a substituição da areia no parque infantil, a pintura de paredes de vedação, a poda de árvores e vários outros pequenos trabalhos de manutenção.
A Junta de Freguesia assumiu proceder à pintura dos muros exteriores e interiores, bem como realizar uma limpeza geral de todo o espaço exterior, tanto do recreio como do próprio pinhal.
ELEIÇÕES LEGISLATIVAS

A Mesa de Voto de Curvos funcionou no Salão Nobre da Sede da Junta de Freguesia.

No âmbito da assinatura do Protocolo entre a Junta de Freguesia de Curvos e o Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Henrique Medina, realizou-se uma acção de divulgação junto dos Curvenses. Foi no dia 07  de Junho, às 21 Horas, na Sede da Junta de Freguesia de Curvos e contou com a presença de mais de uma dezena de interessados.
VISITA AO CENTRO COMUNITÁRIO DE VILA-CHÃ
Esta visita realizou-se no âmbito de uma Comissão do Clas - Esposende, com o objectivo de conhecer as Instituições Sociais e estabelecer parcerias entre as Instituições de Solidariedade Social de Vila-Chã, Curvos e Forjães, com o apoio das respectivas Juntas de Freguesias. Estiveram presentes, para além da Junta de Freguesia de Curvos, por mim representada e da Esposende Solidário, o Centro Social de Curvos, representado por Elsa Fernandes e Berta Ferreira e a Acarf, representada por Pedro Ribeiro. Gostei das instalações da Instituição, dos trabalhos expostos, sobre artes e ofícios tradicionais e da forma como funciona a organização!
GRANDE CORTEJO EM CURVOS NO DOMINGO DIA 19 DE JUNHO
Realizou-se no dia 19 de Junho um cortejo de oferendas e leilão a favor das Obras do Salão Paroquial de Curvos. A Junta de Freguesia cedeu as suas viaturas a titulo gratuito.
GINÁSTICA EM CURVOS ÀS SEXTAS-FEIRAS NO POLIDESPORTIVO
Continua a decorrer com enorme sucesso o Programa do Município e da Esposende 2000 "Dar Vida aos Anos". Realiza-se semanalmente uma sessão de ginástica no Polidesportivo de Curvos. A Junta de Freguesia associa-se a mais esta actividade e procede à inscrição dos interessados e ao seu transporte. Esta actividade realiza-se nas instalações da Junta de Freguesia como, o Polidesportivo, a Sede da Junta de Freguesia, o Campo de Futebol e outros Equipamentos públicos de Curvos. Trata-se de uma actividade muito interessante, que associa o exercício físico ao lazer. Já se encontram a frequentar esta actividade cerca de 15 Curvenses.
CENSOS 2011
A Junta de Freguesia de Curvos colaborou muito activamente no processo dos Censos 2011.
À DESCOBERTA DE PORTUGAL
10 idosos de Curvos participara no programa do Municipio à descoberta de Portugal. A Junta de Freguesia de curvos procedeu ao transporte dos idosos.
OBRAS EM CURSO
·         Conclusão do Parque de Compostagem;
·         Construção de uma “Ilha Ecológica” junto à Sede da Junta de Freguesia;
·         Pequenas intervenções ao nível da pavimentação e repavimentação da rede viária e reparação de vários caminhos florestais, como Caminho Florestal de Vilar, do Alto de Vila Nova, do Souto, do Ervilhal e vários outros. 
AMBIENTE E ESPAÇOS VERDES
·         Manutenção de todos os espaços verdes da Freguesia;
·         Criação de novos espaços ajardinados. Nos terrenos a poente da Sede da Junta de Freguesia.
 EDUCAÇÃO / SOLIDARIEDADE / FESTIVIDADES
·         Fornecimento de material e higiene e expediente à Escola e ao Jardim-de-Infância.
·         Limpeza regular dos espaços envolventes à Escola Básica e ao Jardim-de-Infância.
·         Apoio às actividades do Centro Social – Deslocações, comemorações, festas.
·         Apoio à Paróquia.
·         Apoio às actividades da Comunidade de Inserção Social de Curvos.
·         Apoio ao Grupo de Jovens e aos Grupos Desportivos.
·         Apoio aos Grupos Corais.
·         Apoio à Associação de Pais da Escola EB1/JI na realização de actividades.
 VIAS DE COMUNICAÇÃO E OUTRAS OBRAS
Tem-se procedido á limpeza e manutenção de todas as ruas e caminhos, bem como da E.M. N. 305; Reparação e limpeza de aquedutos;
TERCEIRA IDADE
Transporte às Piscinas – uma vez por semana – terças-feiras; Transporte ao Ginásio – uma vez por semana – quintas-feiras; Transporte a passeios e visitas.
SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA
Continua a ser cedida ao Centro Social, a título gratuito, para a realização de actividades; Cedência à Escola de Musica;
Cedência à Catequese;
Cedência ao Grupo de Jovens.
EM PROJECTO
·         Ampliação do Cemitério de Curvos.
EM AGENDA
·         Aquisição de mini-autocarro;
·         Pavimentação de vários espaços públicos de sub-larguras e pequenas vias.
·         Realização de “Noite de Fado” e outros espectáculos musicais e culturais;
·         Realização das Jornadas Desportivas de Curvos – Curvos em Movimento 2011;
·         IV Prova de Btt de Curvos – dia 10 de Julho de 2011.
·         24 horas de futebol;
·         Torneio inter-lugares;
·         Cicloturismo;
·         Caminhada pelo Coração com Yoga.
Curvos, 20 de Junho de 2011.
O Presidente da Junta de Freguesia de Curvos;
Mário Ferreira Fernandes

4) Período da Ordem do Dia: Jornadas Desportivas de Curvos:
PROGRAMA DAS "JORNADAS DESPORTIVAS DE CURVOS 2011"
PRAIA – GINÁSIO – PISCINA
01 de Julho a 30 de Agosto: Actividades com idosos
IV GRANDE PRÉMIO DE BTT DE CURVOS
10 de Julho – Concentração: 08h – Partida: 09h
24 HORAS
16 e 17 de Julho (das 12h do dia 16 às 12h do dia 17)
JOGO DE FUTEBOL – Campo de Futebol
24 de Julho: 10 horas
TORNEIOS DE FUTEBOL
MASCULINO, FEMININO E INFANTIL
De 24 de Julho a 14 de Agosto
CICLOTURISMO
11 de Setembro – 10 horas
CAMINHADA PELO CORAÇÃO (COM YOGA)
25 de Setembro – 10 horas
IX GRANDE PRÉMIO DE ATLETISMO DE CURVOS
23 de Outubro – 09 horas






5) Período de intervenção do público.
Não se verificou qualquer intervenção.

O Presidente da Assembleia de Freguesia deu a sessão por encerrada.




MF

CENTRO SOCIAL DE CURVOS REALIZA PASSEIO DE FINAL DE ANO COM UTENTES DO 1º 2º E 3º CICLOS



Imagens da saída, do Adro de Curvos, esta manhã (07h25; 29/06/2011)

O Centro Social de Curvos realiza hoje e amanhã, um passeio com 50 dos seus utentes, acompanhados pelo Coordanadora Geral e demais pessoal docente e auxiliar.


Hoje, saíram de Curvos pelas 07h30 em direcção a Guimarães, onde vão visitar a cidade, o Castelo e o Palácio dos Duques, o Parque da Cidade, a zona histórica, o Monte da Penha (de Teleférico) e ainda uma visita noturna.


No segundo dia, seguem para Amarante onde deverão fazer uma visita à cidade, seguida de  ida para o Parque Aquático. Regresso a Curvos ao final da tarde.


A pequenada saiu toda animada, cheia de adrenalina, era vê-los a despedirem-se dos pais e a querer entrar no autocarro em primeiro lugar, para dar inicio à tão aguardada viagem.


Quem não se lembra da alegria que era participar nestas passeios, no tempo em frequentava-mos a Escola primária? Bons tempos!!!


Desejo de um ótimo passeio e bom regresso!


MF



segunda-feira, 27 de junho de 2011

"AUTO DO AMANHÃ" PELA ESCOLA ANTÓNIO CORREIA DE OLIVEIRA NO AUDITÓRIO MUNICIPAL DE ESPOSENDE



O Grupo de Expressão Dramática da Escola Básica 2 e 3 - António Correia de Oliveira de Esposende, vai apresentar o seu terceiro trabalho "AUTO DO AMANHÃ", no Auditório Municipal de Esposende, no dia 30 de Junho de 2011, pelas 21h30.

Conheço o grupo e a qualidade da atuação. Vale a pena ver!

MF

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ESPOSENDE REÚNE NO PRÓXIMO DIA 30 DE JUNHO NA FREGUESIA DE ANTAS




MF



sexta-feira, 24 de junho de 2011

BTT EM IDANHA-A-NOVA EM 16 DE OUTUBRO E EM CURVOS EM 10 DE JULHO



Divulgando o BTT nacional!



"Boa tarde,
A VII edição dos Trilhos da Raia vai realizar-se a 16 de Outubro de 2011, sendo que as iganscrições abrem já no próximo dia 3 de Julho a partir das 00:00Horas.
Aguardamos a vossa participação e divulgação.
ACIN - Associação de Cicloturismo de Idanha-a-Nova
João Afonso [joaofilipeafonso@gmail.com]"


Não se esqueçam que esta prova é no no mês de Outubro, e a de Curvos é já no próximo dia 10 de Julho!


BTT pelos trilhos pitorescos de Curvos


Compareçam!!!
Inscrevam-se e participem!

MF


"TRADIÇÕES SANJOANINAS" BEM VIVAS NA FREGUESIA DE VILA-CHÃ

Igreja Paroquial e Adro de Vila-Chã - dia 24 de Junho de 2011 - 07h00

Grandiosa mostra artesanal no Adro de Vila-Chã!!?


Tradições Sanjoaninas, continuam bem vivas na Freguesia de Vila-Chã! Pelo aparato e objetos expostos no adro, betoneiras, carroças, carros de bois, carrinhos de mão, vasos, mangueiras, tanques, sinais de trânsito, pneus, motorizadas (é verdade!), charruas, limpadores, contentores do lixo, andaimes, bidons, cadeiras, mesas, muitas alfaias agrícolas e muitos muitos outros objetos de grande porte, deve ter sido um noite muito trabalhosa!


Tradições seculares, bem salutares, levadas a cabo por jovens irreverentes e sem... sono!

MF


quinta-feira, 23 de junho de 2011

FESTA DA SARDINHA NO MERCADO MUNICIPAL DE ESPOSENDE













FESTA DA SARDINHA

A Comissão de Festas de S. João, da cidade de Esposende, está a levar a efeito um conjunto de atividades que dão vida à cidade e promovem o turismo e os produtos e iguarias locais.

Saliento a Festa da Sardinha, no Mercado Municipal, onde fui, logo na primeira noite e as marchas populares que se vão realizar amanhã, Sábado à noite. 

MF


III CONCENTRAÇÃO DE CLÁSSICOS COM MUITAS PRECIOSIDADES

Na III Concentração de automóveis antigos e clássicos em Vila Cova


Realizou-se este Domingo de manhã, dia 19 de Junho, a terceira concentração de automóveis clássicos em Vila Cova.

Este encontro contou com mais de cinco dezenas de automóveis antigos e clássicos, todos muito afinadinhos e muito originais.


A confirmar a inscrição junto do Secretariado da Organização

Que... máquina!

Muitos curiosos a apreciar as potentes máquinas do século passado

Potentes motores a acelerar!

Uma exposição com imagens das anteriores concentrações. Na imagem I Concentração c/José Eiras

Uma imagem para a posterioridade com o organizador João Nogueira


Mais uma vez parabéns ao Senhor João Nogueira por mais esta excelente organização!

MF