quarta-feira, 30 de junho de 2010

PARÓQUIA DE CURVOS EM FESTA COM "PROFISSÃO DE FÉ"

 



Realizou-se este Domingo, em Curvos, a Festa da Profissão de Fé dos Catequizandos do 7º e do 8º ano. A cerimónia foi presidida pelo Arcipreste de Esposende e Pároco de Curvos - P.e Armindo Patrão. A igreja esteve repleta e a eucaristia, revestida de alguma formalidade, como convém nestas alturas, foi superiormente animada pelo Grupo Coral de Curvos.

Foi efectivamente uma Festa muito bonita, com os adolescentes e jovens acompanhados das suas famílias, das suas madrinhas e padrinhos e de muitas amigas e amigos.

Parabéns ao Pároco e às Catequistas de Curvos, pela organização desta bonita Festa da Paróquia.

MF

terça-feira, 29 de junho de 2010

PORTUGAL DE FORA


Portugal sem glória!

Mais uma vez, tão triste como o resultado, foram as declarações a seguir ao jogo. Parabéns ao guarda-redes Eduardo e a todos aqueles que deram o seu melhor!

De sonho em sonho, até à "explosão" final!

Nota:
Parabéns para o árbitro português Olegário Benquerença, pois consta da lista dos árbitros que permanecerão na África do Sul, até ao final deste campeonato do mundo. Aguarda-se assim, a sua nomeação para novo jogo.


MF

segunda-feira, 28 de junho de 2010

PARABÉNS!

Parabéns e as maiores felicidades, para uma pessoa muito especial!

MF

sábado, 26 de junho de 2010

PINTURAS DO MESTRE ADELINO ÂNGELO NO CENTRO MARITIMO DE ESPOSENDE


Encontra-se patente ao publico uma Exposição do Mestre Adelino Ângelo, no Centro Maritimo de Esposende - Estação Salva Vidas.

É uma exposição líndissima, com excelentes trabalhos deste reconhecido pintor e pode ser visitada até final deste mês de Junho, nos seguintes horários:

Terça-feira a Sexta-feira das 15 horas às 19 horas.
Sábados e Domingos entre as 15 horas e as 21 horas.

Vale a pena visitar!

MF

sexta-feira, 25 de junho de 2010

ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS CONTRA PORTAGENS NO IC1/A28


Deliberação das Assembleias Municipais de Vila Nova de Cerveira, Caminha, Viana do Castelo, Esposende, Póvoa de Varzim e Vila do Conde. 

A primeira batalha está parcialmente ganha, com a revogação da obrigatoriedade dos chips para as matrículas, mas ainda faltam muitas outras "lutas" até à vitória final!

MF

quinta-feira, 24 de junho de 2010

ASSEMBLEIA DA REPUBLICA REVOGOU CHIPS NAS MATRÍCULAS


CONCORDA COM A OBRIGATORIEDADE DOS CHIPS NAS MATRÍCULAS?

DÊ AQUI A SUA OPINIÃO

Porque me parece importante saber o "estado de alma" das minhas amigas e amigos cybernautas, agradeço desde já a Vossa contribuição. É só escolher o "SIM" ou o "NÃO" e fazer click na barra lateral do lado direito.

Muito Obrigado!

MF

ESQUEMA DO "MOPTC" PARA PORTAGENS NA SCUT IC1/A28


O que eu espero mesmo, é que a situação descrita nesta imagem nunca se venha a verificar, a não ser quando tivermos uma via alternativa e quando a nossa Região ombrear com Regiões como a de Lisboa, no tocante aos índices do investimento público e do desenvolvimento!

MF

JUNTA DE CURVOS APRESENTOU JORNADAS DESPORTIVAS 2010

...CURVOS EM MOVIMENTO 2010


A Junta de Freguesia de Curvos reuniu esta Terça-feira à noite, com os Curvenses, para finalizar e apresentar o Programa completo das Jornadas Desportivas de Curvos para este ano de 2010.

Do programa definido, há a salientar as seguintes modalidades / actividades:

· III Grande Prémio de BTT
· Futebol Masculino - Feminino - Infantil
· 24 Horas non stop
· Caminhada com Yoga
· Cicloturismo
· Atletismo
· Badminton
· Lan Party
· Andebol de 5
· Voleibol
· Insufláveis

Brevemente será publicada uma brochura com o programa completo e devidamente calendarizado.



Participe nas Jornadas Desportivas de Curvos 2010!


Este ano ainda vai dar mais gosto participar, uma vez que agora dispomos de um complexo desportivo novo, com balneários, sala de apoio aos atletas e responsáveis das equipas, bar, bancadas, iluminação adequada, etc., etc, etc.!

MF


quarta-feira, 23 de junho de 2010

WORKSHOP DE FOTOGRAFIA NA CASA DA JUVENTUDE EM ESPOSENDE


A Câmara Municipal de Esposende vai promover, no próximo dia 26 de Junho, na Casa da Juventude, um Workshop de Fotografia de Retrato e Moda, dirigido a jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos.

Com a duração de oito horas, este Workshop decorrerá entre as 9h30 e as 18h30 e será orientado pela fotógrafa Ana Filipa Scarpa, Prémio NIKON D70–Atlant Photo em 2005 e Prémio Arthus, Gacilly–França em 2008.

Esta acção de formação visa dotar os participantes de um instrumento teórico–metodológico para uma sessão fotográfica com modelo, em estúdio e/ou exterior.

Entre outros conteúdos, serão abordadas as técnicas de iluminação em estúdio, os diversos tipos de iluminação, medir a luz com flash, os fundos apropriados, as bases do retrato, a escolha das objectivas, o uso dos reflectores, outros cenários de luz, como trabalhar com o modelo, as indumentárias do modelo, captar o olhar, provocar o olhar, as poses, captar a essência do retratado.

Este Workshop é limitado a 15 participantes e tem um custo de 15 euros por pessoa, sendo que as inscrições podem ser efectuadas na Casa da Juventude ou na Câmara Municipal de Esposende. Para mais informações, os jovens deverão contactar a Casa da Juventude, através do e–mail casa.juventude@cm–esposende.pt

MF

terça-feira, 22 de junho de 2010

VIVÊNCIAS LOCAIS NA "ANTÓNIO CORREIA DE OLIVEIRA" EM ESPOSENDE

STAND DA FREGUESIA DE CURVOS




















VIVÊNCIAS LOCAIS - ONTEM E HOJE!

A Freguesia de Curvos esteve representada pela Junta de Freguesia, com um stand onde apresentou alguns dos produtos de Curvos, bem como os ofícios e as artes mais características da Freguesia.

- O Artesanato com a cultura do Linho;
- Os citrinos com as laranjas;
- O mel;
- A cozinha regional com a broa e o bolo de chouriço;
- O Vinho da Quinta de S. Cláudio;
- A Cultura com livros publicados pela Junta de Freguesia;
- A música com o Grupo de Cavaquinhos;
- As artes com as miniaturas em madeira;
- O Desporto com o Clube de Ténis de Curvos;
- A Natureza e os produtos naturais;
- A defesa do meio ambiente e a protecção da floresta, etc.

O stand de Curvos foi visitado por inúmeras pessoas. As pessoas que nos foram visitando teceram rasgados elogios à representação de Curvos. Parabéns ao Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, por mais esta excelente organização das "Vivências locais - ontem e hoje"!

MF

segunda-feira, 21 de junho de 2010

II ENCONTRO DE CLÁSSICOS FOI UM SUCESSO


II ENCONTRO DE CLÁSSICOS COM AUTÊNTICAS RELIQUIAS DE OUTROS TEMPOS

Realizou-se este Domingo o II Encontro de Clássicos, em Vila Cova - Barcelos.
A concentração dos "bólides" iniciou às 10 horas, junto ao Centro de Saúde de Vila Cova. Aí iniciou um espectacular convívio não só entre os apaixonados das velhas máquinas, como com os populares que se deslocaram ao local, para apreciar ao vivo a beleza dos clássicos e o roncar dos seus motores.

Ás 11.00 deu-se inicio ao "Passeio Rally-Paper". Saída da zona central de Vila Cova e passagem por vários monumentos locais, terminando na líndissima Quinta da Extremora, onde foi servido um porto de honra.

De seguida novo percurso até para o almoço. No final do almoço novo passeio seguido de merenda a condizer com o momento.

No final foram atribuidos vários prémios e lembranças, com a entrega de medalhas alusivas ao Encontro.Tratou-se efectivamente de um belo regresso ao passado, de um reviver de boas recordações e de momentos de enorme prazer.

Parabéns para o Senhor João Nogueira, principal obreiro deste magnifico evento!

Nota: Com o meu carocha voltei a vencer o prémio para o carro mais antigo da concentração! Sempre são 56 anos! Ser velhinho, até prémios dá!!!

MF

domingo, 20 de junho de 2010

A SEMANA EM REVISTA

Uma imagem da semana
Faleceu esta semana o Português Prémio Nabel da Literatura


PAULA REGO CONDECORADA PELA RAÍNHA DE INGLATERRA
A pintora portuguesa foi galardoada com a Medalha de Mérito pela Rainha de Inglaterra, em reconhecimento do trabalho realizado nas artes, mais concretamente na pintura.

SIZA VIEIRA GALARDOADO COM PRÉMIO CRISTÓBAL GABARRÓN
O arquitecto português Álvaro Siza Vieira foi, esta segunda-feira, galardoado com o Prémio Internacional de Artes Plásticas 2010 da Fundação Cristóbal Gabarrón que quis distinguir «o magistério, a relevância internacional e a inspiração poética» da sua obra. O júri do prémio destaca a defesa que Siza faz de uma arquitectura «transparente e respeitosa com o ambiente onde se enquadra", elogiando a sua capacidade de desenvolver uma "poética comovedora dos edifícios, a partir do trabalho com espaços e luz».
Prova disso, destaca, são o edifício da Universidade do País Basco, que estará terminado este ano, ou o Centro Meteorológico da Aldeia Olímpica de Barcelona (1992), o Centro Galego de Arte Contemporânea em Santiago de Compostela (1993), o edifício da Reitoria da Universidade de Alicante (1997) e o da Fundação Serralves (1999).

PORTUGAL EMPATA COM A COSTA DO MARFIM
Algumas sugestões para a nossa equipa
Jogadores: Deixarem de falar! Estão lá para jogar e vencer se lhes for possível.
Treinador: Escolher a melhor equipa para vencer o adversário e pô-la a jogar com garra e com vontade de vencer. Esta segunda-feira vamos ter a prova dos nove!

SEGUE A ESCOLHA DAS 7 MARAVILHAS DE ESPOSENDE
A Freguesia de Curvos concorre com duas das suas (muitas) maravilhas: a Igreja Paroquial e Cruzeiro e, a Capela do Senhor dos Aflitos e a Alameda com o mesmo nome. Este concurso terá 3 fases, sendo a primeira delas a que hoje se inicia com a divulgação da lista das 30 maravilhas nomeadas para o concurso. A votação via internet para a primeira selecção de 15 maravilhas termina a 7 de Julho, havendo uma segunda votação até 8 de Agosto, altura em que serão divulgadas as 7 maravilhas do concelho de Esposende. Nesta primeira fase estão a votação 30 Maravilhas do Concelho de Esposende, sendo 2 por Freguesia. VOTE: http://www.7maravilhasesposende.com/. Não se esqueça de Votar nas que mais gostar e, se isso significar que vai votar nas Maravilhas de Curvos, tanto melhor!

HOLANDA (2) DINAMARCA (0)
Laranja mecânica entre no mundial com uma importante vitória.

JAPÃO (1) CAMARÕES (0)
Japão levou de vencida a selecção dos Camarões. Excelente arbitragem do português Olegário Benquerença. Parabéns e que venham mais jogos.

ITÁLIA (1) PARAGUAI (1)
Os actuais campeões do mundo iniciaram este mundial com um empate. A equipa do Paraguai esteve à altura dos acontecimentos e impôs um merecido empate à selecção italiana.

Nova Zelândia (1) Eslováquia (1) 


C. do Marfim (0) Portugal (0) 


Brasil (2) Cor. do Norte (1) 


Honduras (0) Chile (1) 


Espanha (0) Suíça (1)


África do Sul (0) Uruguai (3) 


Argentina (4) Coreia do Sul (1) 


Grécia (2) Nigéria (1) 


França (0) México (2) 


Alemanha (0) Sérvia (1) 


Eslovénia (2) E.U.A. (2) 


Inglaterra (0) Argélia (0) 


Holanda (1) Japão (0) 


Gana (1) Austrália (1) 


Camarões (2) Dinamarca (2) 


Eslováquia (0) Paraguai (2) 


Itália (1) Nova Zelândia (1) 


Brasil (3) C. do Marfim (1)


AEP, AIP E CIP ANUNCIARAM FUSÃO
Os patrões vão finalmente juntar-se. A AEP, AIP e CIP vão fazer uma fusão institucional das três organizações.

FREITAS APOIA RECANDIDATURA DE CAVACO
O antigo ministro e líder do CDS-PP, Freitas do Amaral anunciou, este sábado, o seu apoio incondicional a Cavaco Silva numa recandidatura à Presidência da República.

HOLANDA E BRASIL JÁ PASSARAM
Holanda e Brasil foram as primeiras selecções a qualificarem-se para os "oitavos"

PRESIDENTE DE FÉRAS CÁ DENTRO
Cá dentro, nos Açores.

JOSÉ SAMARMAGO FALECEU AOS 88 ANOS
Morreu José Saramago. O Prémio Nobel português deixa obra em quase todos os estilos da literatura com um total de 36 obras publicadas. Dos vários livros que li de José Saramago, aquele que mais gostei foi do "O Ensaio Sobre a segueira". Trata-se de um livro que prende o leitor à escrita, com um enrredo surpreendente.

OBRAS NO POLIDESPORTIVO DE CURVOS SEGUEM A BOM RITMO
A construção de balneários de apoio, da garagem, da sala de apoio e da iluminação do polidesportivo, fazem parte de uma Empreitada lançada pela Junta de Freguesia de Curvos, no valor de 143.950,80€ e, é financiada na totalidade pela Câmara Municipal de Esposende, através de Protocolo celebrado entre o Munícipio de Esposende e a Freguesia de Curvos.

APROVADA BIBLIOTECA PARA ESCOLA EB1/JI DE CURVOS
Na cerimónia realizada ontem no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio em Esposende, O Presidente da Câmara - João Cepa, lembrou o compromisso assumido pelo Município, para a criação de bibliotecas escolares, e regozijou–se com a garantia de apoio estatal à instalação de mais uma biblioteca escolar, desta feita na EB1/JI de Curvos. João Cepa assegurou ainda, que apesar das dificuldades económico–financeiras, a Câmara Municipal vai continuar a apostar na área da Educação e manifestou disponibilidade para "assumir todas as competências que nos queiram entregar", desde que o Município reúna condições para tal.  Óptima noticia, da qual eu próprio já tinha conhecimento há alguns dias mas que fiz questão de guardar, para que fosse o Munícipio a tornar pública a aprovação desta Biblioteca Escolar para Curvos. Parabéns, Curvos!

EXPOSIÇÃO DO MESTRE ADELINO ÂNGELO
Encontra-se patente ao público no Centro Marítimo de Esposende. Vale a pena visitar.

BENFIQUISTAS EM CONVÍVIO DE CAMPEÕES
Segundo sei os Benfiquistas da nossa zona terão celebrado a conquista do campeonato com um jantar convívio na Estalagem Zende em Esposende.

CURVOS EM FESTA COM "ARRAIAL MINHOTO"
Organizado pelo Centro Social de Curvos, realizou-se esta Sexta-feira ao final da tarde e noite um arraial minhoto seguido de jantar convívio, com a presença dos utentes do Centro e de muitos outros Curvenses e amigos de Curvos que se quiseram associar a esta lindíssima festa. O desfile contou com a participação dos utentes do Centro e das suas colaboradoras. Vestidos a rigor, com trajes minhotos, onde o colorido se salientou. Muita música e canções populares alusivas aos Santos Populares e uma líndissima canção alusiva ao Centro Social espalharam a alegria, a animaçãoe a boa disposição. No final do desfile, houve lugar ao jantar, do qual fizeram parte as tradicionais fêveras assadas, o frango no churrasco, salcichas, sardinhas, pão e broa, champarrião, vinho e sumos. Foi ainda servida a sopa e o caldo verde, bem como inúmeras sobremesas, frutas das mais variadas e café. Pela noite dentro actuaram os tocadores de consertina, que tocaram e cantaram ao desafio. Parabéns ao Centro Social pela iniciativa e pela excelente organização, bem como a todos os Curvenses pela participação! Gostei muito da canção criada pelo Centro Social, que marcou o ritmo das marchas populares e aproveito para sugerir desde já, que a adoptem para hino da instituição. Que bonito hino!!!

II ENCONTRO DE CLÁSSICOS
à semelhanço do ano passado, participei e gostei muito. Potentes máquinas, que fizeram furor há várias décadas. Parabéns ao Senhor João Nogueira, principal obreiro desta concentração, pelo sucesso de mais este encontro.

MF

sábado, 19 de junho de 2010

CURVOS EM FESTA COM "ARRAIAL MINHOTO"

 
ARRAIAL MINHOTO E JANTAR CONVÍVIO EM CURVOS

Organizado pelo Centro Social de Curvos, realizou-se esta Sexta-feira ao final da tarde e noite um arraial minhoto seguido de jantar convívio, com a presença dos utentes do Centro e de muitos outros Curvenses e amigos de Curvos que se quiseram associar a esta lindíssima festa.

O desfile contou com a participação dos utentes do Centro e das suas colaboradoras. Vestidos a rigor, com trajes minhotos, onde o colorido se salientou. Muita música e canções populares alusivas aos Santos Populares e uma líndissima canção alusiva ao Centro Social espalharam a alegria, a animaçãoe a boa disposição.

No final do desfile, houve lugar ao jantar, do qual fizeram parte as tradicionais fêveras assadas, o frango no churrasco, salcichas, sardinhas, pão e broa, champarrião, vinho e sumos. Foi ainda servida a sopa e o caldo verde, bem como inúmeras sobremesas, frutas das mais variadas e café.

Pela noite dentro actuaram os tocadores de consertina, que tocaram e cantaram ao desafio.

Parabéns ao Centro Social pela iniciativa e pela excelente organização, bem como a todos os Curvenses pela participação!

Gostei muito da canção criada pelo Centro Social, que marcou o ritmo das marchas populares e aproveito para sugerir desde já, que a adoptem para hino da instituição. Que bonito hino!!!

MF

APROVADA BIBLIOTECA PARA ESCOLA EB1/JI DE CURVOS

Escola de Curvos vai ter Biblioteca

Criada Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende

Na cerimónia realizada ontem no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio em Esposende, O Presidente da Câmara - João Cepa, lembrou o compromisso assumido pelo Município, para a criação de bibliotecas escolares, e regozijou–se com a garantia de apoio estatal à instalação de mais uma biblioteca escolar, desta feita na EB1/JI de Curvos.

João Cepa assegurou ainda, que apesar das dificuldades económico–financeiras, a Câmara Municipal vai continuar a apostar na área da Educação e manifestou disponibilidade para "assumir todas as competências que nos queiram entregar", desde que o Município reúna condições para tal.

Óptima noticia, da qual eu próprio já tinha conhecimento há alguns dias mas que fiz questão de guardar, para que fosse o Munícipio a tornar pública a aprovação desta Biblioteca Escolar para Curvos.

Parabéns, Curvos!

MF

sexta-feira, 18 de junho de 2010

II ENCONTRO DE CLÁSSICOS EM VILA COVA BARCELOS


CLÁSSICOS DE TODO O TIPO
VILA COVA – BARCELOS

…Eu vou!

Realiza-se este Domingo, dia 20 de Junho de 2010, às 10 horas, o II Encontro de Carros Antigos & Clássicos. A concentração realiza-se no parque de estacionamento frente ao Centro de Saúde de Vila Cova.

Espera-se mais uma vez a presença de todos os amantes da velha mecânica e outros curiosos.

MF

quinta-feira, 17 de junho de 2010

OBRAS NO POLIDESPORTIVO DE CURVOS SEGUEM A BOM RITMO

Painel Informativo da Empreitada do Polidesportivo


Complexo do Polidesportivo de Curvos 

Balneários e arrecadação do Complexo do Polidesportivo

Garagem para viaturas da Junta de Freguesia de Curvos

Sala de apoio à formação e aos Grupos Desportivos
Espaços envolventes a arvorizar e a ajardinar
Entrada norte - rampa de acesso aos balneários do Complexo Polidesportivo

A construção de balneários de apoio, da garagem, da sala de apoio e da iluminação do polidesportivo, fazem parte de uma Empreitada lançada pela Junta de Freguesia de Curvos, no valor de 143.950,80€ e, é financiada na totalidade pela Câmara Municipal de Esposende, através de Protocolo celebrado entre o Munícipio de Esposende e a Freguesia de Curvos.

MF

terça-feira, 15 de junho de 2010

JONINHAS VILAR É BICAMPEÃO NACIONAL INFANTIL DE KARATÉ


A AKA - Associação de Karaté de Apúlia, conquistou este fim-de-semana, quatro títulos de Campeão, no VII Torneio da Juventude/Campeonato Nacional de Karaté de Combate Desportivo e no Campeonato Nacional de Combate Tradicional que decorreu no Estádio Universitário de Lisboa.

Joninhas Vilar, foi o grande vencedor do VII Torneio da Juventude/Campeonato Nacional de Karaté de combate desportivo. Joninhas Vilar, ficou em primeiro lugar e conquistou o título de Bicampeão Nacional, no escalão infantil (8/9 anos).

No Campeonato Nacional de Combate Tradicional, Gabriel Vilar, que ficou em 1º, foi Campeão Nacional no escalão cadete (14/15 anos), Flávio Lourenço, sagrou-se Bicampeão Nacional no escalão juniores(16/17 anos) e João Marcos Santos, conquistou o titulo de Bicampeão Nacional no escalão juniores (16/17 anos).

Na participação da AKA-Associação de Karaté de Apúlia, no VII Torneio da Juventude/Campeonato Nacional de Karaté de combate desportivo e no Campeonato Nacional de combate Tradicional, que decorreu em Lisboa, destaque ainda para o 3º lugar conquistado por Brigite Moreda no escalão juniores(16/17 anos), em Combate Tradicional.

Parabéns a todos estes campeões, em especial ao Joninhas (que muito bem conheço, porque frequenta semanalmente o karaté em Curvos, com o seu Pai, que também é o seu Mestre). Parabéns ao Professor Jonas, grande obreiro destas vitórias!

MF