domingo, 28 de fevereiro de 2010

A SEMANA EM REVISTA


3 DIAS DE LUTO NACIONAL EM PORTUGAL PELA TRAGÉDIA NA MADEIRA
O Conselho de Ministros reuniu esta Segunda-feira e decretou três dias de Luto Nacional, os dias 22, 23 e 24 de Fevereiro de 2010, pelas vítimas do temporal que assolou a Região Autónoma da Madeira. Num momento destes, é importante que sejamos solidários com esta região do país, para minimizar o sofrimento de todos aqueles que foram atingidos e para ajudar a reconstruir as infra-estruturas e as habitações destruídas e danificadas.

"I FEIRA DO LIVRO" NO CENTRO SOCIAL DE CURVOS DE 17 A 28 DE FEVEREIRO
No Domingo de manhã, fiz uma visita à Feira do Livro de Curvos, que se encontra patente na sala polivalente do Centro Social. Gostei da Feira, tanto pela quantidade de títulos disponíveis, como pela qualidade geral dos livros em exposição. Como habitualmente, aproveitei a visita a uma Feira, para comprar mais alguns livros e, a bom preço! Adquiri vários novos títulos, alguns escolhidos pelos meus filhos, os outros por mim;

PROJECTO LER+ NA ESCOLA EB1/JI DE CURVOS
Realizou-se esta semana o segundo encontro. Agora já mais a sério houve oportunidade de os intervenientes se apresentaram e elencarem as razões que os levaram a participar. Entretanto foi entregue uma mochila a cada participante, com três livros cada para levarem para casa e lerem aos seus filhos/educandos.

FACE OCULTA COM NOVAS ESCUTAS ESTAMPADAS NOS JORNAIS
Continuam a ser publicadas escutas do processo face oculta. Esta semana demitiu-se mais um Administrador da PT.

SÓCRATES ENTREVISTADO NO NOVO PROGRAMA DE MIGUEL SOUSA TAVARES
O Primeiro-Ministro foi entrevistado por Miguel Sousa Tavares, no seu novo programa “Sinais de Fogo” na SIC.

APRESENTADA UMA BASE DE DADOS DA PORDATA DIRIGIDA POR ANTÓNIO BARRETO
Trata-se de uma base de dados estatísticos sobre os mais variados temas, com um arquivo histórico riquíssimo. O responsável por esta base de dados é o Historiador e Sociólogo António Barreto, ex. Ministro da Educação. www.pordata.pt”.

BENFICA E SPORTING SEGUEM EM FRENTE NA EUROPA
Benfica derrotou os Alemães por 4-0 e o Sporting os Ingleses por 3-0. Parabéns a ambos os clubes.

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ESPOSENDE
A Assembleia Municipal de Esposende reuniu ordinariamente no Forum Municipal Rodrigues Sampaio. A câmara Municipal viu todas as suas propostas aprovadas.

JORNAL DE ESPOSENDE NAS BANCAS
O Jornal de Esposende, quinzenário local, saiu para as bancas esta Sexta-feira.

TERRAMOTO DEMOLIDOR NO CHILE
Com 8,8 na Escala de richter, provocou enormes estragos, centenas de mortes e milhares de desalojados. A minha solidariedade com aquele país e com todos as zonas do mundo que tem sido vitimas de recentes tragédias naturais.

MF

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

INAUGURAÇÕES EM FONTE BOA ESTE DOMINGO


Parabéns para o meu caro amigo António Catarino, digníssimo autarca de Fonte Boa, pela realização destas obras na sua Freguesia.

Sei bem o que estes momentos (especiais) representam para um presidente de Junta de Freguesia, ao ver na sua terra, obras concluídas e colocadas ao serviço da população e obras lançadas para realização.

São estes momentos que vem compensar todo o empenho, toda a dedicação e todo trabalho de um autarca e, no fundo é isto que os cidadãos esperam nós: Obras idealizadas, projectadas, realizadas, concluídas e inauguradas, para que sirvam as populações!

Um abraço;

MF

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

2010 É O ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE


2010 - ANO DA BIODIVERSIDADE

22 DE MAIO - DIA DA BIODIVERSIDADE

A Câmara Municipal de Esposende e a Esposende Ambiente editaram um calendário evocativo do Ano e do Dia Internacional da Biodiversidade.

MF

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

SEJA SOLIDÁRIA(O) COM O CENTRO SOCIAL DE CURVOS


Caríssima/o;

SEJA SOLIDÁRIA/O COM CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE CURVOS: NÃO CUSTA NADA!


O CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE CURVOS – Instituição Particular de Solidariedade Social de Utilidade Pública, com Sede na Freguesia de Curvos - Esposende, inscreveu-se como possível beneficiário, de parte do imposto IRS (0,5%) que tiverem a pagar ao Estado, referente ao Ano de 2009.

Caso esteja interessada(o) em colaborar, nada perdendo nem tendo qualquer custo com esse gesto, é só colocar o NIPC deste Centro Social (502.622.393) no Anexo H (do campo 901 do quadro 9) e do imposto devido, 0,5% será encaminhado para esta Instituição de Solidariedade Social.

Gratos pela atenção dispensada e pela Vossa Solidariedade, despedimo-nos;

Com os melhores cumprimentos, pessoais;

CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE CURVOS
Lugar da Igreja – Curvos
4740-183 – CURVOS – ESPOSENDE
NICP.: 502.622.393
Telefone/Fax.: 253.964.958
E-mail: centrosocialcurvos@hotmail.com

MF

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

I FEIRA DO LIVRO DE CURVOS



Este Domingo de manhã, fiz uma visita à Feira do Livro de Curvos, que se encontra patente na sala polivalente do Centro Social.

Gostei da Feira, tanto pela quantidade de títulos disponíveis, como pela qualidade geral dos livros em exposição. Como habitualmente, aproveitei a visita a uma Feira, para comprar mais alguns livros e, a bom preço! Adquiri vários novos títulos, alguns escolhidos pelos meus filhos, os outros por mim;

"Conhece a tua História" de Bernardo Barroso;
"Há fogo na floresta" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada;
"Dicionário ilustrado de Inglês" de Vitor da Rocha;
"O meu dicionário da Língua Portuguesa" das Edições Nova Gaia;
"Aprende com Manny" de Marcy Kelman;
"Música para olhar" de Maria Luísa Amado e Isabel Monteiro;
"O beijo da palavrinha" de Mia Couto;
"101 Poetas" de Inês Pupo.
Visite esta Feira do Livro de Curvos, até ao próximo dia 28, pois poderá ver e adquirir a bom preço, alguns títulos interessantes e não lhe vai faltar por onde escolher! Acresce ainda o facto de
ao comprar, estar a ajudar o Centro Social de Curvos.

MF

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

CALAMIDADE NA MADEIRA LEVA GOVERNO A DECRETAR LUTO NACIONAL


3 DIAS DE LUTO NACIONAL EM PORTUGAL

O Conselho de Ministros reuniu esta Segunda-feira e decretou três dias de Luto Nacional, os dias 22, 23 e 24 de Fevereiro de 2010, pelas vítimas do temporal que assolou a Região Autónoma da Madeira.
Num momento destes, é importante que sejamos solidários com esta região do país, para minimizar o sofrimento de todos aqueles que foram atingidos e para ajudar a reconstruir as infra-estruturas e as habitações destruídas e danificadas.

MF

domingo, 21 de fevereiro de 2010

A SEMANA EM REVISTA

Objectiva... mente;
uma imagem da semana!
Tragédia na Ilha da Madeira

"VIVÊNCIAS LOCAIS" EM CURVOS
Reuni com a Esposende Ambiente – Engª Anabela e Eng. Carlos do Carmo e uma responsável do Grupo de Teatro de Vila do Conde – Drª Filipa, para dar inicio ao trabalho que visa fazer o levantamento das vivências locais da Freguesia de Curvos. Este trabalho de investigação e pesquisa será desenvolvido na Freguesia de Curvos, durante os próximos quatro meses, devendo estar concluído até ao final de Junho. Em Julho realizar-se-á a apresentação do trabalho, com uma representação teatral, um registo em vídeo e em livro.

MAIS UM DESFILE DE CARNAVAL EM CURVOS
O Centro Social e Junta de Freguesia de Curvos organizaram um grande desfile de Carnaval, pelas ruas da Freguesia. Participaram mais de uma centena de pessoas, desde os mais pequenos aos mais idosos. Mascarados a rigor, desfilaram durante toda a manhã por ruas e vielas, perante o olhar de inúmeros curiosos com quem se iam cruzando. Parabéns à organização, pelo sucesso de mais esta magnifica actividade!

YOGA EM CURVOS
Esta Quinta-feira realizou-se mais uma sessão de yoga que contou com a participação de um número considerável de Curvenses. A participação continua a ser gratuita.

CONSTÂNCIO ELEITO VICE-PRESIDENTE DO BCE
O até agora Governador do Banco de Portugal bateu o concorrente Luxemburguês e o Belga. Que rico prémio, para aquele que em Portugal ficava surpreendido com tudo e com todos! Ficou surpreendido com o BPN, ficou surpreendido com o BPP, ficou surpreendido com o valor do défice, ficou surpreendido com a taxa de (des)crescimento, ficou surpreendido com a taxa de desemprego, e aos portugueses surpreendia-os diariamente, ao vir sugerir o aumento de impostos, substituindo-se e de que maneira ao Governo! É curioso saber que no BCE vai ter o pelouro da supervisão!

FUNDO DE FINANCIAMENTO DAS FREGUESIAS 2010
Em consulta ao Orçamento de Estado para 2010, pude tomar conhecimento dos valores que o Estado vai transferir para as Juntas de Freguesia durante este ano de 2010. No que toca ao Concelho de Esposende existem grandes disparidades entre as freguesias que recebem mais (74.878,00€) e as que recebem menos (26.326,00€). Como facilmente se pode verificar, consultando o quadro apresentado, as duas freguesias do concelho de Esposende que recebem menos verbas são precisamente as freguesias de CURVOS e Rio Tinto!

"I FEIRA DO LIVRO" NO CENTRO SOCIAL DE CURVOS
Encontra-se aberta ao público, de 17 a 28 de Fevereiro, nas instalações do Centro Social de Curvos, uma Feira do Livro, com o apoio Editora "Texto Editores".

CHOQUE DE COMBOIOS NA BÉLGICA
Este acidente ferroviário provocou 18 mortos e pelo menos 95 feridos. As primeiras investigações falam em erro humano, mas há também quem fale em falha mecânica e na falta de controlo automático de velocidade nos comboios.

MAIS UM PORTUGUÊS NA DIPLOMACIA EUROPEIA E MUNDIAL
O português Durão Barroso, presidente da EU, nomeou outro português, João Vale de Almeida para Embaixador da União Europeia em Washington.

JUSTIÇA DESPORTIVA SUSPENDE "HULK" E "SAPUNARU"
A justiça desportiva está a funcionar e isso e meritório. Claro que os “castigados” do chamado "caso do túnel da Luz" não terão ficado satisfeitos e deverão por isso recorrer. Uma coisa é certa, quem prevarica deve pagar por isso.

FERNANDO NOBRE CANDIDATA-SE A PRESIDENTE DA REPUBLICA
O Presidente da AMI - Dr. Fernando Nobre, candidata-se, segundo o próprio, em nome de uma imperativo moral, de consciência e de cidadania. Reputado cirurgião, presidente da AMI e autor de vários livros. É um Homem que admiro bastante, pela coragem, pela entrega e pela solidariedade para com os mais fracos, os mais pobres e os mais necessitados. Estamos habituados a ve-lo sempre na linha da frente, a enfrentar todo o tipo de adversidades e de catástrofes mundiais. Certo, certo, é que esta candidatura deverá provocar estragos na candidatura do Dr. Manuel Alegre e não só.

FACE OCULTA COM NOVAS ESCUTAS ESTAMPADAS NOS JORNAIS
É pena vermos o nome desse grande futebolista chamado Luís Figo, ligado a toda esta trapalhada. Para o bem de todos seria bom que fosse apurada toda a verdade para que aqueles que nada tem a ver com processos ilícitos ou pouco claros, possam ver o seu bom-nome reposto publicamente. Entretanto, o processo face oculta, vai provocando danos e há já um Administrador da PT que se demitiu.

PROJECTO LER+ NA ESCOLA EB1/JI DE CURVOS
"Lê para mim, que depois eu conto!” O Projecto "Ler+" foi apresentado ontem na Escola EB1/JI de Curvos e contou com a presença de dezenas de pais e encarregados de educação dos alunos do pré-escolar e do 1º e 2º ano. A presidir à Sessão esteve o Coordenador da Escola - prof. Jorge Sampaio, tendo ainda marcado presença, representantes de outros Departamentos, de Associações e Instituições. Os objectivos do projecto são conquistar leitores, promover o prazer da leitura, e Estimular o gosto pelo livro em idade precoce; Estimular o gosto pela leitura; Envolver toda a família em actividades de leitura, no sentido de promover a cultura do livro no seio da família; criar e promover hábitos de leitura, Criar uma comunidade de leitores, Contribuir para aumento dos níveis de literacia. Trata-se de um projecto com todos os ingredientes para atrair a atenção e o interesse dos pais e encarregados de educação, por isso mesmo, como pai, já confirmei a minha inscrição, para participar activamente. Como Autarca, estou convencido que este projecto poderá ser uma ajuda preciosa para a aprovação da instalação de uma Biblioteca Escolar na Escola EB1/JI de Curvos.

MARÇO COM SABORES DO MAR 2010
A Câmara Municipal de Esposende lançou o programa "MARÇO COM SABORES DO MAR", com o lema, Esposende a tradição e a inovação da nossa gastronomia!

JORNAIS DE ESPOSENDE NAS BANCAS
O "Jornal de Esposende" e o "Farol de Esposende", quinzenários locais, saíram para as bancas esta Sexta-feira.

CATÁSTROFE NA ILHA DA MADEIRA
Um fortíssimo temporal e chuvas torrenciais, levaram a morte e a destruição à ilha da Madeira. Esta catástrofe provocou a morte de mais de trinta pessoas e ferimentos em várias dezenas ou mesmo centenas de pessoas. Muitas casas destruídas e muitos Madeirenses desalojados. Envio daqui um abraço solidário para os Madeirenses, onde já tive a oportunidade de estar, em 2006 e de constatar tratar-se de pessoas simples, simpáticas e muito acolhedoras. Muita coragem, para a reconstrução da tão bonita Ilha que é a Madeira!

MF

sábado, 20 de fevereiro de 2010

PROJECTO "LER+" NA ESCOLA EB1/JI DE CURVOS

"LER+" EM CURVOS

Lê para mim, que depois eu conto!

O Projecto "Ler+" foi apresentado ontem na Escola EB1/JI de Curvos e contou com a presença de dezenas de pais e encarregados de educação dos alunos do pré-escolar e do 1º e 2º ano.

A presidir à Sessão esteve o Coordenador da Escola - prof. Jorge Sampaio, tendo ainda marcado presença representantes de outros Departamentos do Agrupamento, de Associações e Instituições.

Coordenador da Escola: Prof. Jorge Sampaio
Educadoras do Jardim-de-Infância: Educª Fernanda e Educª Eugénia
Responsável pelo projecto LER+: Profª Augusta
Responsável pelas Bibliotecas escolares: Profª Alice Fangueirinho
Representante do Agrupamento: Profª Dina
Presidente Associação de Pais: Elsa Fernandes
Presidente da Junta: Mário Fernandes

Objectivos do projecto: Conquistar leitores e promover o prazer da leitura, e:

  • Estimular o gosto pelo livro em idade precoce;
  • Estimular o gosto pela leitura;
  • Envolver toda a família em actividades de leitura, no sentido de promover a cultura do livro no seio da família;
  • criar e promover hábitos de leitura
  • Criar uma comunidade de leitores
  • Contribuir para aumento dos níveis de literacia
Serão um total de 6 sessões/encontros, um por semana, com cerca de hora e meia cada um dos encontros:
  1. Sessão: Apresentação do Projecto e inscrições (este, realizado hoje);
  2. Sessão: Entrega de um kit de 3 livros para levar para casa;
  3. Sessão: 1ª parte - testemunho daquilo que se passou com a leitura em casa. 2ª parte - distribuição de livros de tipo diferente dos primeiros;
  4. Sessão: entrega do terceiro grupo de livros para levar para casa;
  5. Sessão: De todos os livros vistos, escolhe-se um que se leva para casa e faz-se um trabalho com base nesse livro;
  6. Sessão: Vem toda a família à Escola para em grupo fazer a apresentação do trabalho.
Decálogo para os Pais/Encarregados de Educação:
  1. Dar exemplo;
  2. Escutar;
  3. Partilhar;
  4. Propor, não impor;
  5. Acompanhar;
  6. Ser pertinente;
  7. Respeitar;
  8. Pedir Conselho;
  9. Estimular e elogiar;
  10. Organizar-se.
No final da sessão de ontem, foram logo alí confirmadas 14 inscrições, 11 do pré-escolar e 3 da escola. A segunda Sessão realizar-se-á na próxima terça-feira, das 18h30 às 20h.

Este projecto é organizado pela Escola EB1/JI de Curvos e conta com a colaboração e a articulação da Rede de Bibliotecas Escolares, da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, da Associação de Pais (APEC) e da Junta de Freguesia de Curvos.

Trata-se de um projecto com todos os ingredientes para atrair a atenção e o interesse dos pais e encarregados de educação, por isso mesmo, como pai, já confirmei a minha inscrição, para participar activamente.

Como Autarca, estou convencido que este projecto poderá ser uma alavanca preciosa para a aprovação da instalação de uma Biblioteca Escolar na Escola EB1/JI de Curvos, cuja candidatura se encontra em curso.

MF

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

JORNAL "FAROL DE ESPOSENDE" NAS BANCAS

MF

CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE APRESENTOU PLANO ESTRATÉGICO PARA O TURISMO NO CONCELHO


PLANO ESTRATÉGICO DO TURISMO PARA "2009 / 2015"

A apresentação publica do Plano realizou-se no passado dia 10, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio. A sessão foi presidida pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende – Arq. Benjamim Pereira, acompanhado do Vereador prof. Rui Pereira e por uma Docente do Ipca. Participaram ainda nesta reunião as Vereadoras Engª Raquel e Drª Jaqueline, o Chefe de Gabinete da presidência - Arq. Manuel Losa, alguns Presidentes de Junta e alguns Deputados da Assembleia Municipal de Esposende.

Em termos muito superficial, aquilo que retive da breve apresentação, e da leitura do Plano, poderá resumir-se nos seguintes pontos:

Esposende apresenta uma localização privilegiada e o concelho tem um enorme potencial turístico, cujo desenvolvimento deverá assentar na Natureza, na Tranquilidade e no Mar, de forma a promover o desenvolvimento económico e social de todo o concelho. Verifica-se uma forte aposta da Câmara Municipal na promoção do concelho e a existência no Município de uma Agenda Cultural de excelência.

Neste estudo foram identificados constrangimentos vários, como a reduzida oferta hoteleira e respectiva qualidade, a divulgação de certos eventos, a sazonalidade, e vários outros.

No que toca a acções a concretizar para melhorar o desenvolvimento turístico;

  • Potenciar a "Natureza, Tranquilidade e Mar", identificados como atributos deste concelho;
  • Fomentar e apoiar uma hotelaria de qualidade;
  • Criar/registar pratos gastronómicos típicos do concelho;
  • Realizar actividades ao longo de todo o ano e descentraliza-las por todo o concelho;
  • Converter visitantes (de um dia) em turistas (que pernoitem no concelho);
  • Aumentar o número de turistas estrangeiros;
  • Fomentar a segmentação turística;
  • Alargar a oferta ao segmento sénior;
  • Valorização da relação/relacionamento dos habitantes e dos próprios comerciantes, com os turistas;
  • Etc., etc., etc.!
É um documento, que se encontra "em aberto", segundo a Câmara Municipal, à espera de sugestões que possam trazer mais valia qualitativa, no sentido de potenciar e valorizar os recursos naturais e especificidades locais, para afirmar Esposende e o seu concelho, como um destino turístico de eleição.

Como Autarca de Curvos, tenho ainda a referir como pontos de interesse, para a minha Freguesia, as bonitas paisagens verdejantes, a natureza, os jardins, o Miradouro do alto de Frossos, a divulgação do Património Arquitectónico, do Artesanato, das Quintas e Casas Senhoriais, de monumentos, das azenhas, dos espigueiros, dos marcos da Casa de Bragança, do Turismo de Habitação e do Turismo Rural, do micro-clima com óptimas temperaturas, mesmo no Inverno, dos citrinos, do mel e do vinho S. Cláudio, produzido e engarrafado na própria Quinta de S. Cláudio em Curvos. Freguesia sempre asseada, com ruas de pavimento em cubo, a condizer com a arquitectura circundante e caracteristica da região, e muito rica do ponto de vista da fauna e da flora.

Temos ainda a existência de uma Agenda Cultural, que promove a realização regular de actividades, como as Jornadas Desportivas no Verão e as Jornadas Culturais no Inverno e muitas outras actividades e festividades religiosas.

Estes, são alguns dos exemplos que podem e devem ser divulgados, potenciadores de atracção de turistas a Curvos, durante todo o ano.

Em Curvos, Viva a Natureza e a Qualidade de Vida!

MF

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

FERNANDO NOBRE CANDIDATO A PRESIDENTE DA REPUBLICA

PRESIDENTE DA AMI NA CORRIDA A BELÉM

"Caros amigos,
Decidi escrever estas linhas, no sentido de vos comunicar pessoalmente uma decisão de fundo que tomei enquanto cidadão independente e em nome dum imperativo moral e de consciência para Portugal, uma vez que tenho, por quem acompanha este blog, a maior consideração e respeito.
Resolvi assumir um compromisso com o meu país, Portugal. Serei candidato independente, apartidário e em nome da cidadania, a Presidente da República, nas próximas eleições de 2011.
Esta é uma decisão estritamente pessoal, enquanto cidadão que sou. Muito tenho escrito e dito sobre o dever de todos nós exercermos a nossa cidadania de uma forma activa e corajosa. Sinto que o País atravessa um período em que constantemente se põem em causa os valores e as pessoas, as promessas e os projectos. E sei a gravidade que essa atitude generalizada tem no futuro de todos nós. Acredito em Portugal! Acredito nos portugueses e nas suas capacidades. Somos, no mínimo, tão bons como qualquer outro povo do Mundo. E é isso que pretendo provar, candidatando-me a um lugar no qual penso poder fazer a diferença e dar o exemplo.
Informo por outro lado que a AMI, enquanto instituição absoluta e rigorosamente apolítica, não se imiscuirá neste assunto, estando completamente à margem deste processo.
Sou e serei sempre um ser livre. Rejo-me e reger-me-ei sempre por valores em que acredito e não por qualquer outro tipo de ambição. E neste momento acredito poder vir a ser mais útil num outro contexto.
Espero que compreendam as minhas palavras quando, sexta-feira ao fim da tarde, no Padrão dos Descobrimentos, a minha decisão de candidatura for, por mim, tornada pública. E quero que saibam que a minha motivação é exclusivamente uma: acreditar que posso fazer a diferença, não me acomodando nunca.
Com a maior consideração.
Fernando Nobre"



Nota:
Reputado cirurgião, presidente da AMI e autor de vários livros. É um Homem que admiro bastante, pela coragem, pela entrega e pela solidariedade para com os mais fracos, os mais pobres e os mais necessitados. Vemo-lo sempre na linha da frente, a enfrentar todo o tipo de adversidades e de catástrofes mundiais.

Tive oportunidade de ler três dos seus livros; "Viagens Contra a Indiferença", "Gritos Contra a Indiferença", e "Imagens Contra a Indiferença". São livros que aconselho, pela clareza da escrita, pelo testemunho do autor, de situações que a todos nos tocam, pela realidade nua e crua do mundo que nos rodeia.

Felicidades para o Dr. Fernando Nobre, que com esta sua candidatura vai certamente contribuir para a moralização da politica em Portugal! É importante termos presente que a eleição para a Presidência da Republica, é uma eleição apartidária, ou seja, à qual concorrem pessoas e não Partidos Políticos.

2011 está logo alí e haverá certamente outros candidatos à espreita. Apareçam eles, para que os Portugueses possam comparar e decidir em quem votar.

MF

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

FUNDO DE FINANCIAMENTO DAS FREGUESIAS 2010


SÃO ESTES OS VALORES QUE O ESTADO VAI TRANSFERIR PARA AS FREGUESIAS DO CONCELHO DE ESPOSENDE, DURANTE O ANO DE 2010.

Como facilmente se pode verificar, consultando o quadro apresentado, as duas freguesias do concelho de Esposende que recebem menos verbas são precisamente as freguesias de CURVOS e Rio Tinto!

MF

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

UM MUITO OBRIGADO!


Caríssimo Dr. Luís Bastos;

Permita-me que torne públicas as palavras de agradecimento que tive oportunidade de lhe escrever no último Natal:

"Caríssimo Dr.º Luís Bastos; Neste dia de Natal não poderia deixar de lhe enviar um especial agradecimento acompanhado de um enorme abraço; Muito obrigado por todo o apoio pessoal, profissional e humano que sempre disponibilizou, essencialmente aquando (e sempre) do acidente de viação que tive, e no qual se verificou a hospitalização do meu irmão.
A sua ajuda foi importantíssima, para a evolução, sempre muito positiva, do estado de saúde do meu irmão. É muito raro encontrarmos alguém que reúna as qualidades que o meu Caro Amigo reúne: Profissionalismo, humanidade, empenho e espírito solidário! Amigo de quem de si precisa e amigo do seu amigo. Bom Natal e um Bom 2010! Muito Obrigado, Dr. Luís Bastos.
Um abraço; Mário Fernandes"


Não precisaria sequer de dizer, principalmente para quem tem o prazer de conhecer este reputado Cardiologista e grande Homem, que na volta do correio, o Dr. Luís Bastos me respondeu retribuindo todos os votos que lhe enderecei, considerando até exageradas as minhas palavras. Quem conhece o Dr. Luís Bastos, sabe bem que são reais e merecidas.

Aproveito para endereçar também um muito obrigado a todos os profissionais do Hospital de Braga, pela especial atenção que sempre tiveram, em especial o pessoal de enfermagem e os médicos; Dr. Afonso, Dr. Carlos Alegria, Dr.ª Dina Leal, Dr.ª Ana Alegria, Dr.ª Fátima Assunção e todos os outros Clínicos.

MF

VICE-PRESIDENTE DO BCE É PORTUGUÊS

Dr. Constâncio eleito vice-presidente do BCE

O até agora Governador do Banco de Portugal bateu o concorrente Luxemburguês e o Belga.

Que rico prémio, para aquele que em Portugal ficava surpreendido com tudo e com todos! Ficou surpreendido com o BPN, ficou surpreendido com o BPP, ficou surpreendido com o valor do défice, ficou surpreendido com a taxa de (des)crescimento, ficou surpreendido com a taxa de desemprego, e aos portugueses surpreendia-os diariamente, ao vir sugerir o aumento de impostos, substituindo-se e de que maneira ao Governo!

É curioso saber que no BCE vai ter o pelouro da supervisão! Agora quem ficou mesmo surpreendido fui eu.

Pois então, agora que o Governador vai, que venha mais um "boy" para o BP!

MF

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

CARNAVAL EM CURVOS COM DEZENAS DE FIGURADOS




DESFILE DE CARNAVAL EM CURVOS

O Centro Social e Junta de Freguesia de Curvos organizaram um grande desfile de carnaval, pelas ruas da Freguesia. Participaram mais de uma centena de pessoas, desde os mais pequenos aos mais idosos.

Mascarados a rigor, desfilaram durante toda a manhã por ruas e vielas, perante o olhar de inúmeros curiosos com quem se iam cruzando.

Parabéns à organização, pelo sucesso de mais esta magnifica actividade!

MF

JORNAL DE ESPOSENDE NAS BANCAS


MF

domingo, 14 de fevereiro de 2010

14 DE FEVEREIRO "DIA DOS NAMORADOS"


MF

DESFILE DE CARNAVAL NA CIDADE DE ESPOSENDE

CARNAVAL EM ESPOSENDE

"FANTASIA AMBIENTE"

Foi um espectáculo com muita cor, muita alegria e muita originalidade. O desfile carnavalesco teve inicio às 10 horas e contou com mais de um milhar de participantes, entre crianças, idosos, professores, auxiliares da acção educativa, encarregados de educação e utentes de dezenas estabelecimentos de educação e ensino e instituições concelhias.
O Municipio pretende essencialmente sensibilizar para as questões ambientais, apelando para atitudes mais amigas da Natureza. Os estabelecimentos de educação e ensino e instituições do concelho responderam positivamente ao desafio do Municipio e confeccionaram os fatos carnavalescos e acessórios através de desperdícios e materiais recicláveis, no sentido de promover a aplicação da Política dos 3 R’s e sensibilizar a população para preservação do meio ambiente.
A temática do desfile esteve associada ao tema da Biodiversidade, visto que 2010 foi declarado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional da Biodiversidade, com o intuito de realçar a importância vital que a biodiversidade tem para o bem–estar humano e para a sua sobrevivência.
O desfile iniciou no Largo dos Bombeiros, seguindo até ao Largo Rodrigues Sampaio. Depois de percorrer todo o Largo, o desfile seguiu pela Rua 1º de Dezembro, virando para o Largo Fonseca Lima em direcção à Rua Conde Castro e terminou no Parque Radical, com a distribuição de um lanche aos participantes.
O Centro Social de Curvos também participou neste Cortejo, com a história do "patinho feio".

MF

sábado, 13 de fevereiro de 2010

A SEMANA EM REVISTA

Objectiva... mente;
uma imagem da semana!

“AVATAR” EM 3D NO VIVACI MAIA
Aproveitei uma das noites frias desta semana, para ver o tão badalado “Avatar”. Trata-se de um filme de ficção científica de “James Cameron” e concentra-se num conflito épico em Pandora, onde os colonizadores humanos e os nativos humanóides, os Na'vi, entram em guerra pelos recursos do planeta e a continuação da existência da espécie nativa. O título do filme refere-se aos corpos humano-Na'vo geneticamente modificados e remotamente controlados usados pelos personagens humanos do filme para interagir com os nativos. De salientar os fantásticos efeitos especiais, apresentados em 3D.

CONCURSOS DE LOGÓTIPOS
O Curvense Jorge Fernandes participou em dois Concursos de ideias para a criação de Logótipos de Instituições e Associações. Venceu o primeiro prémio e viu a sua ideia aceite para Logótipo das duas Instituições: Logótipo do Centro Social da Paróquia de Curvos e Logótipo do Clube de Pesca Frente Mar de Fonte Boa. Venceu ainda um concurso em que participou na Escola EB 2/3 António Correia de Oliveira, para a criação de um “Postal do Clube da Floresta - Guarda-Rios" Natal Polonix.

CENTRO SOCIAL INICIOU SESSÕES DE YOGA PARA ADULTOS
O Centro Social da Paróquia de Curvos, iniciou sessões de Yoga, ministradas por especialistas e dirigidas a todos os Curvenses e utentes do Centro Social. A primeira sessão realizou-se esta Quinta-feira, dia 11 de Fevereiro, às 19h30, e contou já com a participação de alguns Curvenses. A participação é gratuita.

CÂMARA MUNICIPAL APRESENTOU PLANO ESTRATÉGICO PARA O TURISMO NO CONCELHO DE ESPOSENDE
Foi esta Quarta-feira, às 17h30, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio. A sessão foi presidida pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende – Arq. Benjamim Pereira, acompanhado do Vereador prof. Rui Pereira e por uma Docente do Ipca.
Participaram ainda nesta reunião as Vereadoras Engª Raquel e Drª Jaqueline, o Chefe de Gabinete da presidência - Arq. Manuel Losa, vários Presidentes de Junta e alguns Deputados da Assembleia Municipal de Esposende.

BENFICA GOLEOU O SPORTING E SEGUE EM FRENTE NA TAÇA DA LIGA
O Benfica foi a Alvalade golear o Sporting, por 4-1 e segue assim em frente na Taça da Liga de Futebol.

ORÇAMENTO DE ESTADO APROVADO
O Orçamento de Estado para 2010 foi aprovado na Assembleia da Republica com os votos a favor do PS, as abstenções do PSD e do CDS, contando com votos contra da CDU e do BE.

CASAMENTOS GAY APROVADOS EM PORTUGAL
A Assembleia da Republica aprovou esta semana, os casamentos entre homossexuais. É a isto que se pode chamar, dar prioridade às questões de interesse nacional. Qual crise económica e social, qual quê!!?

JORNAL "SOL" COM EDIÇÃO EXTRA
“O POLVO”. As escutas do processo Face Oculta continuam a dar que falar e deverão fazer correr muita tinta e originar muitas reportagens e discussões. Trata-se de um processo em que o próprio Primeiro-Ministro de Portugal também foi escutado o que só por si já suscita o interesse dos portugueses.
Se este processo começou a discutir a corrupção à volta do negócio de sucatas, neste momento já se fala mais em hipotéticas tentativas de controlo da comunicação social por parte do poder politico.

PSD JÁ CONTA COM TRÊS CANDIDATOS À LIDERANÇA DO PARTIDO
Pedro Passos Coelho, Paulo Rangel e José Pedro Aguiar Branco. Aqui estão os 3 magníficos candidatos à presidência do Partido Social Democrata!

JUNTA DE CURVOS CONCLUIU PROJECTO E CANDIDATURA PARA ABERTURA E PAVIMENTAÇÃO DE CAMINHOS AGRÍCOLAS
A Junta de Freguesia de Curvos procedeu à recolha de assinaturas, junto de proprietários que confinam ou usufruirão da abertura e/ou alargamento de caminhos agrícolas e a pavimentação de ruas. A candidatura foi submetida pela Câmara Municipal de Esposende, dentro do prazo legal, ficando agora a aguardar a análise e aprovação das Entidades competentes.
Espero muito sinceramente, que esta Candidatura que é de enorme interesse para a freguesia venha a ser aprovada, pois permitirá uma intervenção em grande escala, tanto na abertura e alargamento de ruas, como da pavimentação de outras.

ESCOLA E JARDIM DE INFÂNCIA DE CURVOS FESTEJARAM O CARNAVAL
A Escola básica (EB1) e o Jardim de Infância (JI) de Curvos, aproveitaram a manhã desta Sexta-feira para dar largas à criatividade e à animação. Docentes e Auxiliares mascarados a rigor desfilaram com os alunos pelas principais ruas da Freguesia de Curvos. O sol juntou-se à festa e minimizou os efeitos do frio que se tem feito sentir. Todas as crianças desfilaram impecavelmente mascaradas, não faltando as princesas, as rainhas, brancas de neve, o homem aranha, o noddy, leões, tigres, Gnr's, prisioneiros, etc., etc., etc.

MF

PROJECTO LER+ NA ESCOLA EB1/JI DE CURVOS



19 - FEVEREIRO - 18h30

ESCOLA EB1/JI DE CURVOS

Organização:
- Agrupamento Vertical de Escolas António Correia de Oliveira
- Escola EB1/JI de Curvos
- APEC - Associação de Pais e Encarregados de Educação
- Junta de Freguesia de Curvos

Compareça na Escola do seu filho/educando e participe neste excelente projecto!

MF

ESCOLA E JARDIM DE INFÂNCIA DE CURVOS FESTEJARAM O CARNAVAL



A Escola básica (EB1) e o Jardim de Infância (JI) de Curvos, aproveitaram a manhã desta Sexta-feira para dar largas à criatividade e à animação. Docentes e Auxiliares mascarados a rigor desfilaram com os alunos pelas principais ruas da Freguesia de Curvos. O sol juntou-se à festa e minimizou os efeitos do frio que se tem feito sentir. Todas as crianças desfilaram impecávelmente mascaradas, não faltando as princesas, as rainhas, brancas de neve, o homem aranha, o noddy, leões, tigres, Gnr's, prisioneiros, etc., etc., etc.

MF

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

JORNAL "SOL" NAS BANCAS

Apesar da providência cautelar, "ele" aí está! Uma edição de manhã, como habitualmente e uma de tarde, extraordinária!

MF

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

"I FEIRA DO LIVRO" NO CENTRO SOCIAL DE CURVOS DE 17 A 28 DE FEVEREIRO


MF

DESFILE DE CARNAVAL DIA 15 EM CURVOS

Desfile 2009 - Avª da Escola - Curvos

Desfile 2009 - Sede da Junta - Curvos


C O N V I T E

O Centro Social de Curvos, organiza mais um desfile de Carnaval com os seus utentes e colaboradoras. O desfile terá inicio no adro da Igreja de Curvos e deverá passar pelas principais ruas da freguesia, terminando nas instalações do Centro Social.

A Junta de Freguesia de Curvos, à semelhança dos anos anteriores, colabora activamente e vai participar neste desfile.

Espera-se muita cor, muita música, muita animação, muita originalidade e muita alegria!

Compareça e participe!

MF


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

YOGA ESTA QUINTA-FEIRA NO CENTRO SOCIAL DE CURVOS

O Centro Social da Paróquia de Curvos, informa todos os Curvenses e utentes do Centro, que no próximo dia 11 de Fevereiro de 2010 (5ª feira) às 19h30, vai realizar-se uma Aula de YOGA, de participação gratuita para quem estiver interessado.

Os interessados deverão munir-se de uma toalha, e de vestuário e calçado práticos. A Aula deverá ter a duração de uma hora.

Só poderão participar nesta aula pessoas com mais de dez anos de idade. As crianças com menos de 10 anos, terão que estar acompanhadas pelos pais.

A Coordenadora-Geral do Centro Social de Curvos
Elsa Maria Martins Gonçalves Fernandes

MF

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

CURVENSES JORGE FERNANDES VENCEU CONCURSOS DE LOGÓTIPOS

Jorge Fernandes participou em dois Concursos de ideias para a criação de Logótipos de Instituições e Associações. Venceu o primeiro prémio e viu a sua ideia aceite para Logótipo das duas Instituições:
Logótipo do Centro Social da Paróquia de Curvos
(criado em 2009)
Logótipo do Clube de Pesca Frente Mar de Fonte Boa
(criado em 2008)
Postal do Clube da Floresta "Guarda-Rios" Natal Polonix
(criado em 2002)

Já no "Ciclo", quando frequentava o 6º Ano, em 2002, participou na criação de um postal do Clube Floresta da Escola EB 2/3 António Correia de Oliveira, tendo vencido.

MF

domingo, 7 de fevereiro de 2010

AVATAR DE "JAMES CAMERON" EM 3D


“Avatar” é um filme de ficção científica de “James Cameron” e concentra-se num conflito épico em Pandora, onde os colonizadores humanos e os nativos humanóides, os Na'vi, entram em guerra pelos recursos do planeta e a continuação da existência da espécie nativa. O título do filme refere-se aos corpos humano-Na'vo geneticamente modificados e remotamente controlados usados pelos personagens humanos do filme para interagir com os nativos.

De salientar os fantásticos efeitos especiais, apresentados em 3D.

MF

sábado, 6 de fevereiro de 2010

A SEMANA EM REVISTA

Objectiva... mente;
uma imagem da semana!

“A CASA DO LAGO” NO RIVOLI NO PORTO
É um magnífico espectáculo para toda a família, interpretado por Manuela Maria, Joaquim Rosa, Paula Sá, Bruno Galvão e Jorge Pereira.
Em confronto estão três gerações e os respectivos sonhos e formas de ver a vida. O casal Ethen e Norman, a filha Chelsea, o marido Billy e seu filho Bill e ainda o carteiro Charlie, um carteiro muito alegre e sorridente eternamente apaixonado por Chelsea.

CÂMARA ASSINOU PROTOCOLO COM A ESPOSENDE SOLIDÁRIO
A Câmara Municipal de Esposende e a Associação Esposende Solidário, assinaram um Protocolo de Colaboração, para a realização de obras de recuperação e melhoria de habitações degradadas de famílias carenciadas.

MAIS UMA “VOZ” SILENCIADA
O Jornalista Mário Crespo deixou de escrever às Segundas-feiras no Jornal de Notícias! Na origem deste silenciamento terá estado o teor de um seu artigo de opinião sobre eventuais conversas do Primeiro Ministro com dois Ministros durante um almoço.

JOVENS DE CURVOS E CURVENSES SOLIDÁRIOS COM O HAITI
Os jovens de Curvos cantaram as janeiras com o objectivo de angariar fundos para ajuda ao Haiti, país vitima de uma terrível catástrofe.

ESPOSENDE 2000 LANÇOU CONCURSO PARA NOVO LOGÓTIPO
A Esposende 2000, lançou um concurso de ideias, para a criação de um novo logótipo.

MUNICÍPIO DE ESPOSENDE COM CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE QUALIDADE E AMBIENTE
Realizou-se a entrega dos Certificados do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Ambiente à Câmara Municipal de Esposende.

FALECEU ROSA LOBATO FARIA
Faleceu esta semana a actriz e escritora, autora de inúmeras letras de músicas e de vários livros.

OPOSIÇÃO APROVOU LEI DAS FINANÇAS REGIONAIS PARA A MADEIRA
A oposição uniu-se e aprovou a Lei das Finanças para a Região da Madeira. O Partido Socialista votou contra. O Governo, através do Ministro das Finanças veio em conferência de imprensa garantir que tudo farão para impedir a execução desta lei.

CONSELHO DE ESTADO
O Presidente da Republica – Prof. Cavaco silva, reuniu o Conselho de Estado. No final foi feito um apelo ao entendimento e à colaboração entre os Partidos na Assembleia da Republica.

"ESPOSENDE AMBIENTE" COM NOVA PRESIDÊNCIA
A Eng.ª Alexandra Roeger é a nova Presidente da Esposende Ambiente. Fazem ainda parte do Conselho de Administração o Arq.º Manuel Losa e o Eng.º Nuno Aguilar. As maiores felicidades para os recém-empossados!

JORNAL "SOL" PUBLICOU ESCUTAS DO PROCESSO FACE OCULTA
Escutas polémicas vieram à estampa esta sexta-feira no semanário "Sol".

SELECCIONADOR NACIONAL DE FUTEBOL E JORNALISTA DESENTENDEM-SE NO AEROPORTO
O Prof. Carlos Queirós - Seleccionador Nacional de Futebol, envolveu-se em "azeda" troca de galhardetes com o Jornalista/Comentador Jorge Baptista.
Cenas verdadeiramente lamentáveis e a todos os títulos reprováveis!!!

MF

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE COM CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO

04 FEVEREIRO 2010 - 5ª FEIRA - 11H30

SALÃO NOBRE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE

SESSÃO DE ENTREGA DE CERTIFICADOS DO SISTEMA DE GESTÃO

Parabéns à Câmara Municipal de Esposende e ao seu Presidente - João Cepa, pela obtenção da Certificação do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Ambiente da Câmara Municipal de Esposende.

Sei bem das dificuldades e constrangimento que encontramos numa Organização ou numa Empresa, para a implementação de um sistema destes, mas também sei das vantagens que daí advém e são muitas. (Sei por experiência própria, pois foi com a minha equipa que a Junta de Freguesia de Curvos, obteve em 2005, a certificação da qualidade dos seus serviços. Também uma das empresas onde sou sócio, se encontra com o sistema de gestão integrado de qualidade, ambiente e segurança certificados).

Esta opção pela certificação mostra-se uma excelente mais valia, porque o resultado é extremamente positivo, tanto para os colaboradores da Instituição, como, neste caso concreto, para os Munícipes de Esposende.

MF

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

"ESPOSENDE 2000" LANÇA CONCURSO PARA NOVO LOGÓTIPO

ESPOSENDE 2000 LANÇOU UM CONCURSO DE IDEIAS PARA CRIAR NOVO LOGOTIPO

A Esposende 2000 EEM lançou um novo desafio à criatividade de cada um: Desenhar o seu novo logótipo.

Participe e habilite-se a ganhar bons prémios. Consulte o Regulamento da iniciativa.

REGULAMENTO DO CONCURSO EM:

http://www.esposende2000.pt/imagens/noticias/logotipo.pdf

MF

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

MAIS UMA "VOZ" SILENCIADA

O Jornalista Mário Crespo deixa de escrever às Segundas-feiras no Jornal de Notícias

Texto de Mário Crespo, escrito para o JN de hoje, mas que acabou por não ser publicado:

"O Fim da Linha
Terça-feira dia 26 de Janeiro. Dia de Orçamento. O Primeiro-ministro José Sócrates, o Ministro de Estado Pedro Silva Pereira, o Ministro de Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão e um executivo de televisão encontraram-se à hora do almoço no restaurante de um hotel em Lisboa. Fui o epicentro da parte mais colérica de uma conversa claramente ouvida nas mesas em redor. Sem fazerem recato, fui publicamente referenciado como sendo mentalmente débil (“um louco”) a necessitar de (“ir para o manicómio”). Fui descrito como “um profissional impreparado”. Que injustiça. Eu, que dei aulas na Independente. A defunta alma mater de tanto saber em Portugal. Definiram-me como “um problema” que teria que ter “solução”. Houve, no restaurante, quem ficasse incomodado com a conversa e me tivesse feito chegar um registo. É fidedigno. Confirmei-o. Uma das minhas fontes para o aval da legitimidade do episódio comentou (por escrito): “(…) o PM tem qualidades e defeitos, entre os quais se inclui uma certa dificuldade para conviver com o jornalismo livre (…)”. É banal um jornalista cair no desagrado do poder. Há um grau de adversariedade que é essencial para fazer funcionar o sistema de colheita, retrato e análise da informação que circula num Estado. Sem essa dialéctica só há monólogos. Sem esse confronto só há Yes-Men cabeceando em redor de líderes do momento dizendo yes-coisas, seja qual for o absurdo que sejam chamados a validar. Sem contraditório os líderes ficam sem saber quem são, no meio das realidades construídas pelos bajuladores pagos. Isto é mau para qualquer sociedade. Em sociedades saudáveis os contraditórios são tidos em conta. Executivos saudáveis procuram-nos e distanciam-se dos executores acríticos venerandos e obrigados. Nas comunidades insalubres e nas lideranças decadentes os contraditórios são considerados ofensas, ultrajes e produtos de demência. Os críticos passam a ser “um problema” que exige “solução”. Portugal, com José Sócrates, Pedro Silva Pereira, Jorge Lacão e com o executivo de TV que os ouviu sem contraditar, tornou-se numa sociedade insalubre. Em 2010 o Primeiro-ministro já não tem tantos “problemas” nos media como tinha em 2009. O “problema” Manuela Moura Guedes desapareceu. O problema José Eduardo Moniz foi “solucionado”. O Jornal de Sexta da TVI passou a ser um jornal à sexta-feira e deixou de ser “um problema”. Foi-se o “problema” que era o Director do Público. Agora, que o “problema” Marcelo Rebelo de Sousa começou a ser resolvido na RTP, o Primeiro Ministro de Portugal, o Ministro de Estado e o Ministro dos Assuntos Parlamentares que tem a tutela da comunicação social abordam com um experiente executivo de TV, em dia de Orçamento, mais “um problema que tem que ser solucionado”. Eu. Que pervertido sentido de Estado. Que perigosa palhaçada."
Artigo de Mário Crespo, que deveria ser publicado no JN de hoje (01-02-2010), o que não veio a acontecer!


Nota da Direcção do JN
Mário Crespo cessa colaboração no JN
"O jornalista Mário Crespo foi até ontem colaborador de opinião do Jornal de Notícias. Essa colaboração cessou por sua vontade. Acontece que, no domingo à noite, o director do JN o contactou dando-lhe conta das dúvidas que lhe causava o texto que Mário Crespo enviara para publicação no dia seguinte. Basicamente, no entender do director do JN o texto de Mário Crespo não era um simples texto de Opinião mas fazia referências a factos que suscitavam duas ordens de problemas: por um lado necessitavam de confirmação, de que fosse exercido o direito ao contraditório relativamente às pessoas ali citadas; por outro lado, a informação chegara a Mário Crespo por um processo que o JN habitualmente rejeita como prática noticiosa; isto é: o texto era construído a partir de informações que lhe tinham sido fornecidas por alguém que escutara uma conversa num restaurante.
Da conversa entre o director e o colaborador do jornal resultou que este decidiu retirar o texto de publicação e informou que cessava de imediato a sua colaboração com o jornal, o que a Direcção do JN respeita."


Para não ser acusado da mesma forma que acusaram o jornalista Mário Crespo, da falta de contraditório, optei por transcrever o texto do jornalista e o (contraditório) texto da direcção do JN. Espero bem que possamos continuar a ouvir Mário Crespo, na SIC Notícias.

MF

CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE E ESPOSENDE SOLIDÁRIO ASSINAM PROTOCOLO

Trata-se de um Protocolo de toda a importância, que vai permitir retomar o "Programa de Combate à Pobreza" e a ajuda na reconstrução de habitações degradadas de famílias carenciadas. A Junta de Freguesia de Curvos, estará disponível, como até aqui, para colaborar com a Esposende Solidário na reparação de habitações de Curvos, que se enquadrem neste programa.
Já no passado o fizemos e assim foi possível concretizar a reparação e reconstrução de duas habitações que se encontravam totalmente degradadas e cujas famílias não tinham qualquer possibilidade financeira para o concretizar.

Eu conto lá estar, mais logo, para dar o meu apoio e testemunhar esta importantíssima assinatura!

MF